segunda-feira, 16 de maio de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (50)

QUATRO QUESTIONAMENTOS TIRADOS DE MANCHETES DOS JORNAIS E DOIS ACONTECIMENTOS CULTURAIS
1.) “Segalla busca assinaturas para CEI – Vereador anuncia convite a colegas para pedido de abertura de inquérito por descumprimento de fiscalização da Seplan”, JC, 10/05/2011. Meu comentário: Ele, renunciante para paralisar a Câmara não seria merecedor de uma CEI ou até um Conselho de Ética?
2.) “Chiara completa Mesa Diretora – Vereadora do DEM é eleita para segunda secretaria com apenas um voto contrário – do isolado Moisés Rossi”, BD, 10/05/2011. Meu comentário: Ela, segundo fortes comentários será candidata a vice na chapa à Prefeitura, tendo como cabeça de chapa Marcelo Borges, PSDB. A paralisação nos trabalhos (sic) da Câmara tem a cara desses dois partidos.
3.) “PSB quer 21 cadeiras – O presidente do PSB, Pedro Romualdo, informa que os filiados votaram para que o representante do partido na Câmara, Paulo Eduardo de Souza, defenda e vote no número de 21 cadeiras para a próxima legislatura. Será que ele concorda?”, JC, 14/05/2011. Meu comentário: Já vi esse filme, cheguei a participar de algumas dessas reuniões quando estive no PSB, um que ainda possui o nome socialista só no nome, mas que até já abrigou Skaf (até ele abandonou esse barco, levando Chalita junto). Esse PSB tem cada vez mais uma cara conservadora, uma cara nitidamente tucana e menos socialista. Por que ainda fazem uso da letra "S" na sigla?
4.) “Deputado bauruense Pedro Tobias é eleito para presidir partido que governa o Estado – Com a eleição, se consolida como uma das principais lideranças tucanas de todo o país”, JC, 08/05/2011. Meu comentário: Pedro é do grupo do governador (governa nossa dor) Alckmin, adversários, quase inimigos mortais do ex, o Serra, todos tucanos. O que chega desacelera tudo o que estava em curso feito pelo outro. Isso não é o menos pior. Acredito que assim como leio nos jornais de hoje algo sobre o Chefe da Casa Civil, Pallocci (dinheirama em excesso, comprovação de menos) e que está dando o que falar, o seu Pedro Tobias deveria dar explicações convincentes sobre o seu pessoal envolvidíssimo com a quebradeira financeira da Associação Hospitalar de Bauru. Muita grana envolvida, uma instituição levada ao buraco, assessores diretos seus todos por lá e ele fugindo pela tangente, como se não fosse com ele. Isso não é nem um pouco bom para todos nós, paulistas. E se?

OS ACONTECIMENTOS
1.) Começa hoje aqui em Bauru a 13ª Semana Municipal e 9ª Semana Nacional dos Museus, com ampla programação, que pode ser conferida no site da Prefeitura Municipal (http://www.bauru.sp.gov.br/Materia.aspx?idnews=4323 ). Participei por quatro anos, de 2005 a 2008 da montagem da programação desse evento, que me é muito grata. Tudo culmina nessa semana com o Dia Internacional dos Museus, dia 18/05. Na abertura, hoje 19h, na Casa Ponce Paz (esquinas das ruas Antonio Alves e Ezequiel Ramos), uma mesa redonda com tema bem bauruense, “Bauru na Memória”, composta por: UNESP/FAAC representada pelo Prof. Dr Nilson Guirardello, USC - Prof. Drª Terezinha Santarosa Zanlochi, Associação Preservação Ferroviária - Ricardo Bagnato, USP/ Museu da Ciência e Técnologia - Luis Vitorelli, CODEPAC - Prof. Ms. Fábio Paride Pallotta, Instituto Lauro de Souza Lima - Noemi Garcia de Almeida Galan, Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural - Divisão de Museus e Memória - Prof. Ms. Ronaldo Gifalli e Divisão de Pesquisa e Documentação - Prof. Alex Gimenez Sanches. Uma ótima oportunidade para tomar conhecimento de propostas, conceitos e andamentos das questões ligadas ao setor. Lá estarei encaminhando algumas sugestões.
2.) Leandro Gonçalez é um artista sempre em busca de espaços para expor seus trabalhos. Faz e acontece, numa labuta sem fim e está expondo algo novo. Tendo iniciado sua carreira em Ourinhos, em uma agência de Propagandas em 1.993, sua terra natal, o desenho entrou em sua vida já na infância, quando veio a conhecer o artista "Luciano Oliveira". Em 1.996 veio para Bauru de mala e cuia e hoje publica personagens no Jornal da Cidade. Para exposição iniciou em 2006 com as paisagens e fazendo registros dos lugares ao vivo. As caricaturas tiveram início em 2007 e também publicou charges em jornais nesses últimos anos pela cidade de Ourinhos. Fazendo um remember dos tempos vividos lá em Ourinhos a "Exposição Ourinhos Minhas Raizes", de 07 a 17 de junho, na Gibiteca da Biblioteca Municipal de Bauru, Avenida Nações Unidas, 8-9, horário comercial, fone para maiores informações é o (014) 3204-7488. Rever a trajetória de Gonçalez é constatar o quanto é difícil continuar vivendo com exclusividade da arte do traço no interior paulista. Além disso, criou um personagem bem bauruense, um super-herói de capa e espada, estando à procura de um órgão de imprensa para despejá-lo aos olhos da população da cidade. Em breve mais novidades.

5 comentários:

Anônimo disse...

Os "irmãos" que tomavam conta (???) do HB estão quietinhos, será que vai acabar em SOPA DE BODE? Ou em CARNEIRADA e quibes aos montões?

new.time@terra.com.br

Anônimo disse...

os que pregam nao praticam
a lei é só para os inimigos
entre eles se tudo se ajeita
nos repassam os prejuizos
prefeito é amigo do bispo,
parente do deputado
quando nao junta com o juiz
ja almoçou com o delegado
o pobre a toa vai preso
rico nunca é condenado
se existir deus como pai
pobre é um filho abandonado
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Henrique e amigos desse blog:

Lendo esse texto aqui do Rio de Janeiro, onde voce cita o PSB, de saudosa memória, hoje um arremedo de partido, mas com alguns nomes ainda respeitáveis e uma direção capenga e fugindo do viés ideológico do partido. Envergonham o socialismo. Sou brizolista, convicto e não consigo entender como um partido como o PC do B pode ter em suas fileiras um Netinho e o PSB um Skaf e Chalita, citados também por ti. Envergonham o que resta da esquerda. Mas escrevo por outra coisa. Aqui no Rio, essa semana, o Neguinho da Beija Flor, nosso ótimo sambista, puxador de qualidade comprovada assina ficha de filiação ao PC do B, para puxar votos na próxima eleição. Igual ao Netinho. Nunca foi e nunca será comunista. Ele quando entra na avenida entoa um grito para o chefão da beija Flor, o bicheiro Anísio Abrhaão, assim: "Alô papai, a família Beija-Flor te ama". Como alguém a enaltecer um bicheiro como Anísio pode ingressar num partido comunista? Ou eu estou louco ou o mundo está mesmo de pernas para o ar. Esses partidos, o PSB, o PC do B e mesmo o que restou do PDT de Brizola são hoje balaios de gato. E para onde vamos?, deixo a pergunta.

Pascoal Macariello - RJ

Anônimo disse...

Nós não vamos, já estamos na merda a espera de quem dará a descarga.
A disputa politica no estado capitalista é algo nojento e nada vai além das mesmices das brigas partidárias, onde todos que lá se colocam se transformaram em gangsters batedores de carteira dos trabalhadores. Há uma diferença dos rótulos e da prática, pq hj se rotulam os partidos como uns de um lado, outros de lado oposto, quando na verdade a prática é a mesma, uma grande negociata corrupta onde a grana dita os rumos. O que se deve perguntar é o seguinte, se como opinião crítica para a população queremos levar a socialização desta politica e suas picuinhas, ou levar ideais revolucionários que fazem questionar???
Que saudade da URSS, saudade dos tempos em que o questionamento, ideais, pensadores estavam na vanguarda dos povos a lutar.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Sorte tenho eu, a possuir amigos do quilate de um Lazaro Carneiro, Pascoal Macariello e Marcos Paulo, que abrilhantam meus escritos.

HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ