quinta-feira, 30 de junho de 2011

CARTA (66)

REFORMA NA CÂMARA E UM PROCESSO DESAPARECIDO – carta publicada na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade, Bauru SP – edição de hoje
No JC de sábado passado, 25/06 um susto na página 4, “Prédio da Câmara vai ser reformado”. Após não oficializar mudança para prédio da Estação da NOB, não conseguir emplacar o “puxadão” (mais adequado que puxadinho) como anexo ao prédio atual, muito menos a construção de um mega prédio novíssimo em folha, a nova investida do presidente da edilidade bauruense, Roberval Sakai Pinto será por uma reforma. O espanto maior foi pela foto, com Sakai apontando um dedo para um vaso na entrada da Câmara com a legenda “RS mostra trincas no imóvel que atualmente sedia a Câmara Municipal”. Trincas num vaso? Se o problema for só esse, faço eu mesmo a doação de um novo e encerramos o assunto. Parece que o problema é outro, pois pelo que leio na mesma edição do jornal ele decide por algo grandioso (explicita até o dinheiro em caixa para isso) e volta a tomar decisões sem ouvir nenhum outro vereador. É aí que o bicho pega. Havendo entendimento, nada contra, porém, algo mais precisaria ser levado em consideração.

Aproveito a oportunidade para levantar um questionamento sobre algo um tanto esquecido. Existe um processo de tombamento dessa edificação junto ao CODEPAC. Mais que isso, esse processo encontra-se desaparecido, isso mesmo, escafedeu-se e seu paradeiro é ainda incerto e não sabido. Não se assustem, isso não é coisa de hoje, pois quando assumi o Conselho e lá permaneci como presidente por 4 anos, de 2005 a 2008, vasculhamos tudo, informações foram solicitadas aqui e acolá e nada. O processo de abertura do mesmo é 23.678/01, ou seja é de 2001, teve tramitação normal nos primeiros anos e evaporou-se como num passe de mágica. Existe até um folclore sobre tal sumiço, sempre no campo das suposições. O alento atual é por saber terem sido encontradas cópias deste na Câmara e com isso em mãos a retomada poderá ser feita.

Muito importante isso, pois o CODEPAC, hoje presidido por Sérgio Losnak tomou conhecimento após decidir pela abertura de um novo processo que, o prefeito solicita que esperemos um pouco mais, ou pelo menos até ter plena ciência da destinação final daquela edificação. Não questiono isso, pode ser feito, mas com a verificação das cópias existentes em poder da Câmara, talvez uma retomada (quase dez anos depois). Reformas em prédios históricos (esse além de público, inquestionável) precisam ser feitas com todo o cuidado possível e isso é o mínimo que se é pedido aos proprietários destes ou aos detentores temporários do poder de mando sobre eles, em caso de propriedade pública.

A cidade precisa estar atenta na recuperação nos dois momentos que acontecerão a seguir. Na primeira, a verificação dos documentos perdidos ao longo do tempo, reencontrados nesse momento dentro da Câmara e depois, os responsáveis pelo uso da atual edificação fazerem algo dentro dos preceitos básicos e necessários para restauro de imóveis tombados ou em processo. Será uma preciosa oportunidade para a presidência da Câmara se mostrar atenta ao cumprimento de legislação existente. E mais, aquele prédio todo restaurado, sem anexos, ficará lindo dentro de algo um tanto deteriorado e de gosto duvidoso no centro de nossa cidade. Amanhã, quinta, 30/06, o CODEPAC tem reunião ordinária marcada e seria ótimo já ter em mãos esses documentos para análise de seus conselheiros.

OBS. DE OUTRA COISA: Ontem, 29/06, Espetu’s Bar, 21h, dois eventos paralelos dentro da I MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE BAURU. No primeiro o espetáculo de mímica com JÚLIO HERNANDEZ e depois um show de violão e gaita, com o artista colombiano JAIME ALBERTO CÁRDENAS MONSALVE –TITIRITOM. Noite das mais agradáveis, com algo extra, uma canja maravilhosa com dois mestres bonequeiros, o uruguaio LUÍS ALEJANDRO MOZZO, o CHINA e o luso curitibano BETO HINÇA, colocando dois dos seus bonecos sob o mesmo tablado e ao som de algo bem brasileiro. Gravei tudo e uma pequena amostra aqui em baixo, num bocadinho por dia, começando hoje com o TITIRITOM cantando Mano Chao em "Clandestino", com ampla participação dos presentes. Todas as fotos do lado direito do texto são da noite de ontem, o segundo dia da Mostra que está agitando a cidade até o próximo domingo. Hoje, 20h, mesmo Espetu's, show com o ALEMÃO, o do KANANGA.

Nenhum comentário: