sábado, 4 de junho de 2011

UMA MÚSICA (75)

IRMÃOS DISTANTES E O “AUTO RETRATO” DOS IRMÃOS RAMIL
Sábados foram feitos para serem dias alegres, celebração do descanso semanal. Esse meu nem tanto. Vivemos aqui em casa um aflitivo momento, com a mãe internada e hoje voltando para uma UTI. Nem tenho muito tempo e vontade de escrevinhações alongadas e algo que queria já faz um certo tempo reproduzir por aqui, faço nesse momento.

Sou um fã inveterado da dupla gaúcha, os irmãos KLEITON & KLEDIR, que certo dia um sobrinho, ao ouvir tal nome pela primeira vez, achou ser mais uma dupla de sertanojo. Expliquei que o que produzem é algo bem diferente do estilo mela-cueca. Eles caíram no meu gosto desde que ouvi o clássico MARIA FUMAÇA (“É virgem só que morou no Rio”, cantarolo para Ana, a companheira carioca), no primeiro LP. Dos bolachões tenho todos aqui no mafuá e dos CDs, tudo o que encontro, menos as Coletâneas, pois essas não gosto de nenhum artista. Acompanhei a trajetória dos dois, inclusive um período quando ficaram afastados, cada um tentando uma carreira solo (tenho o LP de ambos sozinhos). Chegaram a esboçar publicamente uma desavença muito triste, dessas muito comuns entre irmãos, quando ocorre um distanciamento e até brigas insolúveis, intermináveis e incontornáveis. No caso deles, felizmente, reataram e voltaram a gravar juntos.

E fui lembrar-me de uma música exatamente sobre esse assunto. Desavenças entre irmãos. Vivencio duas ao mesmo tempo. Uma aqui e outra bem longe, ambas próximas de mim e uma mais triste e deprimente que a outra. Sou um sujeito de briga, mas gosto mesmo é de empunhar uma arma contra esse cruel sistema excludente e seus seguidores, que considero vilões da pior espécie. Em família, prefiro dialogar até a exaustão. Algumas vezes consigo, noutras não. Deixo para reflexão geral, a música AUTO RETRATO (do CD com o mesmo nome, Som Livre, 2009), de autoria desses danados dos irmãos Ramil. Curtam o dueto, como numa rinha de galos e vejam o vídeo que encontrei no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=osL7qe0vBPc

Auto-retrato Kleiton e Kledir: “- Já nasci estressado/ Com 2 kgs e 100/ - E eu, careca e pelado/ Meio magro também/ - Não peguei catapora/ - Não fui me batizar/ - Vixe Nossa Senhora/ - Salve Oxalá!/ - Fui criado na rua/ Tenho meus pés no chão/ - Sou do mundo da lua/ Troco os pés pelas mãos/ - Tenho medo do escuro/ - E eu de andar de avião/ - Sou de Porto Seguro/ - E eu de Jaguarão/ Coisa boa é um amigo/ Pra poder se encontrar/ E jogar conversa fora/ Tu me ensina a viver/ Que eu te ensino a sonhar/ E por aí vamos embora/ - Sou do balacobaco/ - Eu não tô nem aí/ - Jogador de buraco/ - Coleção de gibi/ - Futebol de areia/ - Futebol de botão/ - Caminhada na esteira/ - Televisão/ - Tô relendo Bandeira/ - E eu, Machado de Assis/ - Sou Flamengo e Mangueira/ - Vasco e Imperatriz/ - Sinto frio nos joelhos/ - Eu, na ponta dos pés/ - Sou alérgico a pêlo/ - Tenho chulé/ Coisa boa é um amigo/ Pra poder conversar / E trocar figurinhas/ Tu me ensina a viver/ Que eu te ensino a sonhar/ Cada sonho que eu tinha/ - Eu só como o miolo/ - Eu, casquinha do pão/ - Spaghetti com molho/ - Bife, arroz e feijão/ - Sou viciado em chiclete/ - Picolé de limão/ - Bomba e crepe Suzette/ - Goiabada cascão/ - Sou Aquário com Touro/ - Ascendente Leão/ - Eu já fui escoteiro/ - Escapei de raspão/ - Sou cantor de chuveiro/ - Eu adoro dançar/ - Vou casar em janeiro/ Em B.H./ Coisa boa é um amigo/ Pra poder revirar/ O que ficou na lembrança/ Tu me ensina a viver/ Que eu te ensino a sonhar / Cheios de esperança/ - Eu odeio gravata/ - Gente com celular / - Cervejinha de lata/ - Coca Cola sem gás/ - Ando sempre atrasado/ - Eu só pego metrô/ - Corro atrás de uns trocados/ Sou professor/ - Não relaxo o pescoço/ - Eu, só no Maracanã/ - Eu só durmo de bruços/ - Eu, com Lexotan/ - Uso toca de banho/ - Cueca samba canção/ - Eu não ronco/ - Estranho, eu também não!/ Coisa boa é um amigo/ Pra poder confessar/ Cada velha mania/ Tu me ensina a viver/ Que eu te ensino a sonhar / Cada sonho que havia/ - Ando meio caído/ - Pra lá de Bagdá/ - Uma certa barriga/ - É, já deu pra notar/ - Vou fazer um check up/ - Já parei de fumar/ - Antes que dê um ataque/ Vou pra um spa/ - Sou do tempo do êpa/ - Andei de DKW/ - Volta ao mundo, Lambretta/ - Brinquei de bambolê/ - Hoje eu olho na volta/ - Olho e sei que valeu/ - Vou levando a vida/ Graças a Deus / Coisa boa é um amigo/ Pra poder relembrar/ Pois são tantas histórias/ Tu me ensina a viver / Que eu te ensino a sonhar/ Pela vida afora/ Coisa boa é um amigo/ Pra poder relaxar/ E jogar conversa fora/ Tu me ensina a viver/ Que eu te ensino a sonhar / E vamos tocando a bola”.

Nenhum comentário: