sábado, 7 de abril de 2012

FRASES (89)

CONVOCAÇÕES, PARTICIPAÇÕES, DESAGRAVOS... TENTATIVAS DE COLOCAR O BLOCO NA RUA
Sou CONVOCADO e lá deverei estar numa MANIFESTAÇÃO CONTRA O AUMENTO ABUSIVO do preço das passagens do Transporte Urbano em Bauru, sábado próximo as 10h, Calçadão da Batista, no ponto de encontro mais democrático do centro da cidade, cruzamento da rua Batista com a Treze de Maio. Tales Freitas, do Protesto Jovem fazendo tudo quase sozinho e tentando movimentar céu e terra, num país, estado e cidade cada vez mais distantes das lutas pelas boas causas e por justiça social. Hoje, 13h, reunião de mobilização (cartazes e formas de manifestação) no Centro Marxista, rua Gerson França. Por a cara para bater, algo cada vez mais difícil hoje em dia...

Amilton Sobreira, do SOS Cerrado não sabe mais o que fazer para conter o desenfreado desmatamento de uma área que é protegida por lei de preservação ambiental e agora está a atentar demonstrar que já arrecadamos dinheiro suficiente para promover por conta própria o tratamento de esgoto. Eis a sua ideia para um ato: “Um dos problemas de nossa cidade e este de cunho ambiental é o tratamento de esgoto. É descontado mensalmente em nossa conta de água e já há bastante tempo uma importância para tal e o tratamento não vem. Já foi noticiado o desvio desse dinheiro para outras coisas. Será que o dinheiro arrecadado não daria já para fazer esse tratamento? Apresentamos já há certo tempo a ideia de um manifesto na Avenida Nuno de Assis, tendo por base a literatura bíblica referente a narração descrita no Segundo Livro de Reis, Capitulo 2 sobre o "Profeta Ecologista" em que tivemos a oportunidade já de nos manifestarmos na Tribuna do Leitor, onde Eliseu profere uma benção e joga sal na nascente do rio da cidade de Jericó e despolui a água que trazia problemas para o povo. A ideia seria que nesse local, quem sabe em frente à Semma fosse paralisado o trânsito por digamos 30 minutos e ali fosse narrada a história bíblica e o nosso problema de tratamento e se jogasse sal no rio, e poderíamos contar com vários segmentos religiosos, em uma manifestação ecumênica. Houve criticas a minha ideia, alguns achando que seria algo de cunho religioso, outros que traria embutido uma manifestação política. Outros gostaram da ideia”. Tudo isso pelo desespero de não ver as coisas acontecendo aqui por Bauru.

Já faz uma semana que saiu o último texto nos jornais sobre a transferência dos acervos do NUPHIS, da USC para a Prefeitura Municipal e de lá para cá, nada, nenhuma nova informação. Será que tudo foi efetivado? Será que a USC reviu a decisão de fechar as portas do Núcleo? Será... será... será...? Não se sabe, não se viu, não se tem notícia.

FRASE DE 1920 e será que vale para o Brasil de 2012 ?? Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920): "Quando você perceber que, para produzir, precisa obter autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada". O caso de Demóstenes me faz confirmar algo muito simples: NUNCA CONSEGUIREI VOTAR NUM PARTIDO COMO O “PFL”, HOJE “DEMônio”.

Por que não querem a Comissão da Verdade? Golpe na memória ou retomada do fio da História? Fico a me perguntar dos motivos dessa nova geração de militares não impor aos mais velhos, os dos decrépitos clubes conspiratórios, que se faz mais do que necessário resolver os problemas causados pelos militares ao país e que isso fará um bem danado, inclusive para a oxigenação das próprias Forças Armadas. Qual o temor? A melhor resposta é essa aqui: “Temem que, como consequência dos debates em torno da busca da verdade, possa surgir uma resistência militante da memória popular e a, consequente, resolução revolucionária de muitos lutadores e lutadoras do povo de retomar corajosamente o fio da história de lutas de nosso povo trabalhador interrompido com o golpe de 64. Os golpistas temem a retomada do fio da história!”, professor de História Aurélio Fernandes. Em alguns países vizinhos, além de já terem resolvido tudo isso, ações de repúdio e escárnio ao passado nebuloso. Na Argentina eles pintam nas calçadas dos torturadores o motivo de serem contra seus atos, como demonstra essa tira do REP. Por aqui, míseras manifestações.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Vá tomar seu chopp lá no Torto e esqueça disso tudo. Esse país não tem jeito. Ou melhor, ligue já, reserve seu ingresso para assistir logo mais à noite ao belíssimo espetáculo proporcionado pelos Rebeldes (sic) que irão se apresentar na cidade hoje.
Vai ficar doente desse jeito, meu!!!
Daniel Carbone

Anônimo disse...

Henrique
Jogar sal no rio Bauru defronte a Secretaria do Meio Ambiente. Que é isso? O rio está poluído para caramba, mas preferiria jogar sal grosso na porta da Prefeitura e pressionar diretamente o prefeito, não o seu secretário.

O percepção sua é a correta. Está cada vez mais difícil das pessoas se enganjarem nas questões sociais. Duvido que vá muita gente.


Paula L.

Anônimo disse...

NÃO PODEMOS ESQUECER DA SITUAÇÃO DOS SERVIDORES DO DAE SEM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS E DOS SERVIDORES DA ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR. LAMENTÁVEL O QUE OCORRE EM BAURU. FORA O TRATAMENTO DE ESGOTO E O AUMENTO DA PASSAGEM DE ONIBUS CIRCULAR. VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS É CONSTANTE EM BAURU. CADÊ NOSSA PSEUDA FORÇA VIVA?
GILBERTO TRUIJO