segunda-feira, 23 de abril de 2012

AMIGOS DO PEITO (67)

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO, BARCELONA E GONÇALEZ
Hoje, segunda, 23/04 é o Dia Internacional do Livro e como não vivo sem ter um desses à mão, reverencio todos os que já passaram por elas. Esse ano comemoro a data de forma inusitada, inédita e inesperada. Estou num país até então estranho para mim, a Catalunha, cuja capital é nada menos que Barcelona. Quando aqui cheguei na noite de domingo ainda acreditava e propagava estar na Espanha, mas com pouco menos de 24h de convivência com os catalões, chego á conclusão que todos por aqui já tiveram, a de que a Catalunha é um outro país, para mim, mais vibrante e empolgante que o outro, o legalizado. Afirmo isso por outra constatação. Sou um "tarado" por jornais e nesses dois dias, mais de sete diferentes já me passaram às mãos, a metade de Madri e a outra daqui, de Barcelona. Nos primeiros, uma velada e até declarada benção ao rei Juan Carlos, o que foi caçar elefantes em Botsawa e gastou a bagatela de 30 mil euros, além de ter fraturado o quadril, esse o motivo de tudo ter vindo á tona. Nos diários de Barcelona o pau come e o rei não tem perdão, nem trégua. Identificação imediata. Hoje, na famosa feira e comemoração da Festa di San Giorgio (o nosso São Jorge), cada mulher ganha uma flor e o homem um livro, numa troca mais do que justa. Ganhei o meu e dei minha flor, tudo na Ramblas, uma avenida divinal a cortar o centro da cidade e com bancas espalhadas por todos os lados. A cidade inteira estava nas ruas e dela também não sai. Não tenho como comentar mais nada, poi sestou exausto. Durmo um pouco e recomeço minha maratona amanhã logo cedo. Quando retornar à Bauru, tudo deverá voltar ao normal pelos lados do meu blog, mas por enquanto, tento publicar algo, para ir preenchendo o espaço até o dia de minha volta, 30/04.

 
Não posso esquecer de revenciar um amigo, o cartunista GONÇÁLEZ, que lança amanhã na Gibiteca Municipal "Aucione Torres Agostinho" a exposição em homenagem ao personagem Conan, o Bárbaro.São mais de 40 desenhos de autoria do ilustrador Leandro Gonçalez, todos feitos no formato aquarela, trabalhos em guache e esboços a lápis, que o autor, grande fã do personagem, produziu no último ano. A exposição fica aberta ao público até o dia 8 de maio, de segunda à sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. A Gibiteca fica dentro da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, na avenida Nações Unidas 8-9. Informações pelo telefone (14) 3235-1312 ou com o ilustrador no telefone (14) 3016-6854. Gonçalez é meu parceiro no Guardião, o Super-Herói de Bauru e acompanhei bem de perto todo o seu empenho nesse trabalho, de um dos seus ídolos, pois lá no seu ateliê ele tem quase tudo sobre Conan. E antes que me esqueça, a exposição não ocorre somente na Gibiteca e sim, também lá na rua Bandeirantes, no quarteirão atrás da Câmara, onde reside, trabalha e bate cartão. Vale a pena incentivar o trabalho desse arrojado batalhador dos pincéis e das tintas.

CONFESSIONÁRIO: O Blogger mudou tudo, diz que facilitou a forma de publicação. Inicialmente acredito que ocorreu exatamente o contrário, pois daqui de longe, sem ninguém para me auxiliar, com um tempo mínimo defronte um computador, estou tendo dificuldades mil para inserir imagens, ilustrações e fotos da forma como fazia anteriormente. Entendam, acredito que resolverei tudo quando retornar ao Brasil. Por enquanto, até dia 30/04 tudo seguirá meia boca.

Nenhum comentário: