sábado, 14 de abril de 2012

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (33)

JORNADA DE DIREITOS HUMANOS COLOCA BAURU NO EPICENTRO DOS DEBATES SOBRE O TEMA
Acontece hoje aqui em Bauru a abertura da II JORNADA DE DIREITOS HUMANOS DE BAURU, um grandioso evento, capitaneado principalmente pelo professor da UNESP Bauru, Clodoaldo Meneghello Cardoso, docente atuante e instigante dentro do meio universitário, criador do Observatório de Educação em Direitos Humanos, algo possibilitando o ainda pensar politicamente dentro das atuais instâncias universitárias brasileiras. Junto dele, o Centro de Estudos Sociais e Políticos: “Nossa memória, Ninguém apaga”, muitas parcerias e apoios. A grandiosidade está explicita já na extensa programação, indo da abertura de hoje até o dia 24/04. Serão dez dias, com entrada franca em todas as atividades e todos os detalhes são facilmente encontrados no http://www.oedh.unesp.br/.

Tudo vale muito a pena por um único e exclusivo motivo. Pouco se debate no Brasil temas desse naipe e quando ocorre uma tentativa de abrangência para todas as camadas da população, a importância cresce. Que a denominação DIREITOS HUMANOS ainda sofre uma carga excessiva de preconceitos isso é do conhecimento até das pedras do reino mineral e quem faz algo para desmistificar isso, com propostas sérias, verdadeiras obras de “evangelização” educacional, efusivos aplausos. “Reflexões sobre a cidadania, estabelecendo diálogo entre o passado e o presente”, essa a proposta mor embutida em cada um dos muitos eventos, desde as exibições de filmes, peças teatrais, exposições fotográficas, debates, mostras e muita conversa.

O texto de apresentação, retirado do site oficial do evento é elucidativo quanto a proposta e os objetivos: “Nós somos, não apenas o que fomos; mas, sobretudo, o que sonhamos ser. Enquanto a desforra nos prende ao passado; a justiça pacífica o presente e abre portas para o futuro. Nosso direito à memória e à verdade é condição para superar o legado de violência e garantir o fortalecimento de instituições com valores democráticos. Com este tom, a II JORNADA DE DIREITOS HUMANOS DE BAURU propõe pensar o sentido de cidadania, hoje, a partir da história recente do Brasil. A liberdade e a democracia que temos foram conquistadas com muita luta e sofrimento de grupos organizados de trabalhadores, estudantes, intelectuais, religiosos, artistas e políticos contra a ditadura militar. O que essa geração tem a dizer aos jovens de hoje? E o que tem a ouvir deles? Como preservar as conquistas e avançar rumo a uma sociedade democrática plural, participativa e igualitária? Como superar a cultura autoritária e as desigualdades sociais que se perpetuam no país? Estimular este diálogo entre o passado e o presente, por meio da reflexão e da sensibilidade estética/ética, é o objetivo principal do evento”.

Diante disso e da COMISSÃO DA VERDADE, instituída pelo Governo Federal, temas como esses precisam ser entendidos, discutidos e com ampliação da participação. Fazendo isso, Clodoaldo e todos os que nele estão envolvidos, vão estar plenamente realizados. O engajamento dos que pensam e agem com os olhos voltados para as questões sociais, independente de seu credo é primordial. Ocorrendo um entendimento nessa questão, temos grande possibilidade de entendimento em todas as demais. Quem faz de tudo para não entendimentos num quesito como esse é fechador de portas em tantos outros. Convite recebido e confirmado, lá estarei.

E PARA AMANHÃ, DOMINGO, 15/04, MADRUGADOR CONVITE: "Amigos, Neste domingo 15/04, o Jardim Cultural dá início ao novo circuito pelos cantos verdes de Bauru! Nos concentraremos a partir das 9h na esquina da Getúlio Vargas com a rua Ignácio Alexandre Nasrala e às 9:30 sairemos num cortejo artístico junto de vários artistas, grupos e amantes das artes de Bauru e da região!! Seguiremos em direção a nossa rainha mãe Copaíba, a árvore centenária da Getúlio Vargas onde já estarão montadas as exposições e a partir das 10h então daremos início às atrações musicais, corporais, dramáticas e circenses! Confiram a programação no site http://www.jdcultural.com.br/. Espero vocês para a nossa PARADA ARTÍSTICA às 9:15!!! Beijão, Manu http://www.manusaggioro.com.br/".

2 comentários:

Anônimo disse...

foi um evento imperdível e plenos de memórias dos que lutaram muito - e ainda lutam - pelos direitos humanos. imagino que vá reproduzir em outros momentos a vivência que tivemos ontem. e, agora começam os outros acontecimentos previstos na programãção que vale a pena conferir. agradeço a você henrique por ser meu companheiro nestas coisas de UNESP.
um beijo da ana bia

Anônimo disse...

Henrique

Aqui em Bauru tem muita gente que ainda chama o que aconteceu com o Brasil em 64 de REVOLUÇÃO. Escrevem isso até hoje nos jornais, falam nas rádios e tvs. E tem aqueles que por algum tipo de receio ainda se utilizam do termo, nos tais resquícios golpistas e uma comprovação de que tudo o que se sucedeu ao Brasil ainda não está mal resolvido. Somos um dos únicos países que ainda não tiveram a coragem de enquadrar os golpistas.

João Camargo