quarta-feira, 11 de abril de 2012

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (12)

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA AGITADA: PISTA DO AEROCLUBE TORNA-SE INTOCÁVEL
A capa da revista Época dessa semana mostra uma visão aérea do Google-Maps, na região onde o metro quadrado é o mais caro do país, Ipanema e Leblon, no Rio de Janeiro. A foto aérea e a matéria não escondem o que a especulação imobiliária fez, faz e continuará fazendo com os preços naquela e em outras regiões mundo afora. Tudo virou um deus-nos-acuda, mas nem por isso não devam existir limites, que precisam ser respeitados. Nesses dois lugares, existem dois santuários, muito pretendidos, mas cuja especulação ainda não conseguiu profanar de forma definitiva, o Jardim Botânico (criado por D. Pedro II) e o Jockey Clube (o paraíso do turfe).

Quis fazer uma abertura com esse relato e estabelecer uma relação com o que vi na capa da revista (me limitei a ler o texto do site, não da revista), com algo que está a ocorrer aqui em Bauru. Tanto lá como cá e por todo o canto a especulação imobiliária mostra seus tentáculos (deus dinheiro, o do “ter”, sempre acima do “ser”). Dizem que o imbróglio a envolver a imensa área do Aeroclube, no coração da Zona Sul de Bauru, uma das mais valorizadas, entre as avenidas Octávio Pinheiro Brizolla e Getúlio Vargas é o epicentro de uma disputada ação dos querem ver tudo retalhado e ocupado por imóveis variados. Parece que a pendenga jurídica está para ter um desfecho e talvez o grande prejudicado sejam os interesses dos que querem ver tudo aquilo preservado como “intocável santuário”. Seria o fim, não dos imóveis, já tombados, portanto garantidos, mas da pista do aeroclube.

Antecipando-se ao desfecho que provavelmente e irremediavelmente iria acontecer com tudo sendo repassado para as mãos gananciosas da especulação, os integrantes do CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru em sua reunião mensal realizada no final de março decidiram colocar em votação e sacramentar a ampliação da área de tombamento, antes restrita somente para os imóveis e a partir de agora, também para toda a pista. “Ufa!”, diriam alguns, “tudo está salvo”. “Nada que não possa ser revertido via bastidores”, diriam outros.

O fato é que, assim como existem áreas intocáveis dentro de quase todas as cidades, essa é a de Bauru. Alguns membros do CODEPAC não são favoráveis a essa divulgação nesse momento, pelo menos até o Aeroclube ser notificado via Prefeitura da decisão (fato que deve estar ocorrendo nessa semana), mas como as reuniões são públicas, nada melhor do que fazê-lo já e colocar o assunto no epicentro da discussão. A comparação está estabelecida e assim como o Jockey Club é uma intocável área, encravada dentro da mais valorizada e disputada na Cidade Maravilhosa, a do nosso Aeroclube, guardadas as devidas proporções é a de Bauru. E que “venga el toro”.

OBS DE CUNHO ELEITORAL E ELEITOREIRO: Esse mafuento escrevinhador aplaude intensamente e efusivamente a intenção de CHIARA RANIERI (DEM) e MARCELOS BORGES (PSDB) de canditarem-se, respectivamente a Prefeito e Vice, nas próximas eleições. O motivo é somente um, pois sem chance nenhuma de alcançar êxito em suas intenções, estaremos livres de ambos continuarem atuando como vereadores no próximo mandato. Eis aí uma real possibilidade de renovação e oxigenação naquela Casa de Leis.

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa, Henricão,

Imagina os motivos de gozação nacional de Bauru tendo um aeroporto sem pista na sua área nobre. Aeroporto sem pista não dá, né Henrique. Dá-lhe, Bauru. Os que só pensam no dinheiro nem se tocam com isso, o negócio deles é encher as burras.

Adorei o comentário da Chiara e do Marcelo. E depois vão querer ambos, ou acho que só ela, ser candidata também a deputada daqui há dois anos. Novo pau. Não teria uns 4 a 5 mil votos. Tem uma revista aí na cidade com ela na capa dizendo que ela representa a modernidade. Se viu isso? Que raio de modernidade seria essa?

Rosana

Anônimo disse...

ISSO É ENGESSAR A CIDADE E NÃO PRESERVACIONISMO.
BAURU PERDERÁ COM AQUILO TUDO PARADO, NO TEMPO E ESPAÇO.
É ASSIM QUE SE FAZ A LUTA POR PATRIMÔNIO CULTURAL, IMPEDINDO OS AVANÇOS.
CADÊ O BOM SENSO?
A CIDADE PRECISA CRESCER E AQUELE PEDAÇO DE BAURU FICARÁ VAZIO, SEM OCUPAÇÃO.
QUE SE MUDE O AEROCLUBE PARA UMA ÁREA LÁ JUNTO AO NOVO AEROPORTO.
NÃO É ESSA UMA BOA IDÉIA?
DECIDIR COM O DINHEIRO ALHEIO É FÁCIL.
REFLITAM
REFLITAM
REFLITAM

Anônimo disse...

HENRIQUE

No programa da 94FM, hora do almoço, a Maria Dalva e o Tharso de Luca deram um destaque muito legal a esse assunto, inclusive com a sua fala. Pelo comentário anônimo aí de cima o tema já deve estar te rendendo alguma dor de cabeça. Não desistam, pessoal do Codepac. Eles são fortes, mas não vencem sempre.

Daniel

Anônimo disse...

HENRIQUE, converse com o Prof. Gabriel, ele tem cópias das doações do Aeroclube.

O outro (Arealva) nem deveria existir...Pessoalmente, conto o Plano de aumento da pista e construção da Estação de Passageiros na Getúlio, formulada por meu amigo, Cel. Osires Silva, pois um determinado prefeito não tinha espaço na agenda para recebê-lo. ELES TEM LOUCURA PARA LOTEAREM O AEROCLUBE...Já está tombado, no meu tempo no CODEPAC.Abs.
MURICY DOMINGUES

Mafuá do HPA disse...

VAMOS LÁ:

1. Em relação a idéia tuas, Rosana, incorporei sua idéia e repasso desde já: seríamos motivo de piadas tendo um aeroporto, porém, sem pista.

2. Respondendo ao anônimo: Refleto sempre e chego à conclusão que estamos agindo corretamente. Faça o mesmo, te peço, reflita.

3.Daniel, eu ouvir e ficou legal, era para o presidente do Codepac falar, o Losnak, mas ele estava numa reunião sobre museus e estava com o celular desligado, falei eu. Deve ter dado entrevista no período do almoço.

4. Sim, prof Muricy, o tombamento é realmente de sua época e o que fizemos foi somente incluir mais um item no mesmo processo, a pista, pelos motivos já expostos. Também não concordamos que tudo possa ser loteado, lutamos contra isso, na mesma trincheira.

Henrique - direto do Mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Ando meio sumido, consumido pelo trabalho aqui nas barrancas do estado.
Circulo muito por Prudente, como sabes, principalmente nos finais de semana, para fugir de uma cidadezinha pequena onde trabalho e para ir ao cinema, tentar ver shows, eventos, enfim.
Algo que me chama a atenção por aqui é que sempre os interesses do mandatário daqui, um imponente e autoritário prefeito é o que vale. O que ele diz é lei. Poucos, mas cada vez menos pessoas tem a coragem de enfrentar o poder estabelecido quando ele é autoritário e depois se vinga dos que não o apoiam.
Patrimômio por aqui, pelo pouco que vejo é algo insipiente e de acordo com os interesses do mando local.
Se ele achar conveniente, derruba e pronto. Tomara que em Bauru tudo ocorra diferente e o prefeito, meninão que um dia já foi ecologista, faça ações diferentes. O preço do passe do onibus, pelo visto ele vai bancar a gritaria e respaldar o que as empresas determinam, mas no caso do aeroporto, poderia assinar já o decreto concordando com a ampliação da área de tombamento, incluindo a pista.
Aqui em Pudente isso dificilmente ocorreria, mas aí em Bauru, ainda vejo esperança.
Abraços do PAULO LIMA