segunda-feira, 9 de abril de 2012

INTERVENÇÃO SUPER-HERÓI BAURUENSE (34)

PISO DE PARALELEPÍPEDO REMENDADO COM ASFALTO É “BOCA DESDENTADA”

Algo horrível em qualquer cidade é ver o seu visual deteriorado. Quando quem propicia isso é a natural degradação de uma região, além dos lamentos, movimentação pelo resgate e recuperação em ação conjunta. Quando o próprio Poder Público incentiva isso, além da lamentação, cobranças por outro tipo de ação e proposta. Aqui um caso bem concreto. Guardião, o super-herói brasileiro acostumado a sobrevoar a cidade pelo alto, observando tudo lá de cima, vê algo de errado no piso das ruas de Bauru. “Quer coisa mais bonita que aquelas ruas todas calçadas com bloquetes ou paralelepípedos. Quando tudo alinhadinho, no seu devido lugar, além do visual impecável, o meio ambiente agradece, pois não torna o piso impermeável, a água infiltra-se nos seus vãos e até nasce uma graminha”, diz ele.

Um antigo prefeito, desse à moda antiga quando questionado sobre a troca de um piso desses por asfalto foi enfático: “Não, pois o paralelepípedo dura mais de cem, duzentos anos. Tem alguns por aí da época do império, já o asfalto eu tenho que ficar trocando a cada dois ou três anos. Não aguenta mais do que isso”. Guardião que não é bobo nem nada, conclui ao tomar conhecimento da história: “Então é por isso que muitos prefeitos preferem o asfalto. Ganham tudo de novo a cada piso novo”. Será? Não sabemos, mas acredita-se que não deva ser esse o pensamento dos administradores municipais.

Já no caso de Bauru, o desleixo começou em duas ou três administrações atrás, quando ainda existia um setor dentro da Secretaria de Obras, com gente especializada só na instalação e manutenção desses pisos. Foi desmantelada e a partir daí, em qualquer problema, como uma simples manutenção de rua, o paralelepípedo é descartado e em seu lugar, entra o pixe. “Daí, tudo ficar parecido com uma boca desdentada, BANGUELA, horrível. E por que não resgatar isso?”, pergunta Guardião. Leia o que já havia saído aqui no mafuá sobre o assunto: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=asfalto+boca+desdentada.

Esse HPA, em visita à Curitiba semana retrasada constatou nas ruas como é feito o serviço de reposição do belo piso de ruas e calçadas daquela capital. O piso é tombado pelo Patrimônio Cultural e a Prefeitura contratou através de licitação uma empresa só para executar esse serviço. Nas três últimas fotos, como o serviço é executado por lá. Em Reginópolis existia anos atrás uma fábrica municipal desses lajotões, desativada sem motivo; em Gália e Itápolis uma lindeza ver a cidade com esse calçamento e aqui em Bauru, foi comprado na administração passada equipamentos com essa finalidade, hoje encostados em algum esquecido e empoeirado depósito. “Por aqui existe até uma lenda apregoando que asfaltando algumas dessas ruas, o prefeito que o fizer morre. E é feito um serviço deplorável com remendos em asfalto, com a boca desdentada enfeando a cidade. Demonstração de falta de zelo. No largo da Feira do Rolo, local em processo de tombamento queriam asfaltar tudo, mas o CODEPAC impediu e tudo está meio a meio”, conclui Guardião. O super-herói, esse HPA e Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/) deixam mais esses questionamentos no ar: Por que não preservar esse tipo de tipo, resgatar as equipes de trabalho especializadas, economizar gastos e facilitar a vida de todos nos dias de chuva?

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique....Nao sei se vc ja leu a respeito ..E sobre de uma materia que saiu hoje no Estadao sobre a lotacao dos aeroportos do interior...Nem lembraram que Bauru tem um aeroporto...Citaram o aeroporto de Aracatuba mas nao o de Bauru...Estamos lascados..

Abracos

Reynaldo

Ai abaixo vai o link da materia

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,nem-em-aeroportos-do-interior-de-sp-passageiro-consegue-escapar-da-lotacao,858437,0.htm

Reynaldo Grillo

Anônimo disse...

Henrique

Quem tá fazendo falta aqui no seu blog é o Marcão, aquele bocudo que não deixava pedra sobre pedra nessas questões, ia na veia, sem dó e piedade. Cadê ele... Que sumiço é esse... Ele está fazendo falta...

Terá ele aferrecido a luta e se aquietado.

Faz muita falta. Reclamávamos quando estava muito exaltado, mas é um dos poucos que não dava o braço a torcer.

Aurora

Mafuá do HPA disse...

cara Aurora
Muito bem lembrado. Marcão, o Marcos Paulo C. Resende é um amigão do peito, desses que dão belos toques no caminhar da vida desse aqui. Tenho por ele muita consideração, pelo caminho que escolheu para trilhar. Podia ter uma outra vida, cheia de benesses, mas optou pelo lado mais difícil dela e não se verga. Nós todos, estamos mais do que inseridos no sistema capitalista, quer queiramos ou não, o Marcos não. Ele não quer, não consegue e vive meio que apartado, sem abrir a guarda, nem fazer concessões. Torço muito por ele e infelizmente, não lhe dou a atenção devida. Sou um amigo que deixo a desejar. Sei e também sinto a falta dos toques dele por aqui, mas sei que ele continua me lendo e louco para dar seus pitacos. Qualquer hora, quando a gente menos esperar ele estará batucando uns toques bem no seu estilo por aqui novamente. Ele não vai conseguir se segurar por muito tempo. E mais, eu preciso muito dos toques vindos de tão boa cabeça. Que isso tudo, o seu chamamento e essa minha resposta o faça voltar o mais rápido possível.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

adoro a ideia de uma cidade toda de paralelepipedos...aí nem precisa lombadas e radar. e nada de enchentes, né...adorei. vamos fazer uma campanha?
ROSE BARRENHA

Anônimo disse...

Henrique

Vc viu na TV Tem, eles estão fazendo matérias na região sobre esse tema. Começaram ontem. Não seria inspiradas no texto oriundo do seu blog? Sempre antenado.

Valéria