terça-feira, 14 de agosto de 2012

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (17)
UMA EMILLIANA LIVRARIA NO CAMPUS DA UNESP BAURU
Confesso algo aqui e que talvez não seja novidade para muitos que me conhecem. Não me seguro nas calças diante de uma LIVRARIA. Meses atrás escrevi aqui com muito entusiasmo quando da abertura da Nobel, lá na rua defronte o shopping e depois, com tremendo amargura comuniquei o seu fechamento. Lemos tão pouco e como reproduzi no texto com a vinda para Bauru do professor Muniz Sodré, “como discutir isso tudo num continente de iletrados”. Num outro momento, na meteórica passagem pela histórica cidadezinha uruguaia, Colonia Del Sacramento, com menos que 3 mil habitantes na sua área urbana e lá uma livraria e algo ouvido da proprietária: “E vendo bem, os uruguaios lêem muito”. Diante disso tudo, divulgo livrarias e livros sempre que trombar com algo que me chame a atenção.
Semana passada fui espiar o CELACOM, lá no campus da UNESP Bauru (a tal palestra do Muniz) e vi uma banca de livros, com temas do Congresso. Fiquei interessado em alguns e ao voltar com o filho em 10/08 descobri que tudo fazia parte de revenda feita por uma livraria divinal, existente lá no espaço colado à cantina central do campus, a VERSO & PROSA. Mais encantado fiquei ao tomar conhecimento que tudo era brilhantemente comandado por EMILLA GRIZENDE, uma jovem de trinta anos e há cinco no comando do negócio livreiro. Sua história é bonita demais. Veio de Juiz de Fora MG para estudar (é Historiadora, como eu) e percebendo uma oportunidade, isso aos 25 anos, abriu a livraria e a toca até hoje. Não é encantador?
Tem mais. Uma resistente, pois vai tocando o barco, nem sempre com vento a favor, mas mesmo tendo que remar muito, não desiste. “Com a internet ocorreu uma alteração no padrão de leitura da geração de estudantes universitários. As vendas caíram, pois muitos preferem ler hoje baixando tudo via computador. O hábito de antigamente sofreu alterações, mas como muitos ainda preferem continuar lendo tudo no papel e não conseguem fazer leituras alongadas na tela de computador, as livrarias não fecharão tão já. E eu, com minha livraria vou buscando preços mais acessíveis a cada nova compra”, me diz. Lá, além dos livros, produtos como camisetas, chinelos e bolsas personalizadas pelos estudantes e distribuidas pela livraria. Comprei alguns livros e encomendei outros, ou seja, sai de lá endividado e com compromissos assumidos.
Além de todas as particularidades possibilitadas por essas pequenas livrarias, o que me faz escrever dessa por aqui é pelo fato da Emilla ter conseguido uma promoção especial para  livros da Cia das Letras, com descontos de 25% no preço da capa. Trata-se de uma parceria da editora com as livrarias universitárias, algo bem específico e criado para aumentar a venda dos livros dessa editora. Vi mais de vinte caixas lotadas desses livros por lá e tudo teve início ontem, 13/08, prosseguindo até 14/09. Um mês com preços mais acessíveis. Divulgo com gosto e muito contentamento, pois sei da batalha que é conseguir manter livrarias em funcionamento no Brasil. Essa uma bela história e papear com a simpática Emilla, outro fator determinante para lá estar. Ela é livreira de fato e de direito, pois conhece de tudo e papeia gostosamente sobre cada obra. Recomendo e depois tem um bar logo em frente, também com módicos preços.
UMA COISINHA DESSA TERÇA: Circula um boato pelas redes sociais internéticas e isso precisa ser confirmado ou não. Falam que Marcelo Borges, o vereador tucano de Bauru não estará concorrendo à reeleição, não porque estaria pensando em cuidar dos seus negócios particulares, mas porque já tem como certo atuar como Diretor da SABESP em Bauru. Quer dizer, o DAE já teria seus dias contados, tudo sacramentado pelas hostes do Palácio das Cerejeiras. Li mais nos comentários por lá, que a chegada da SABESP é um acerto entre a Prefeitura e o Governo Estadual: a cidade aceita a quase estatal da água e eles, o Governo, nos passam em condições satisfatórias o repasse da administração do Hospital de Base (prestes a fechar e que condições seriam essas?). Não acho recomendável o prefeito Rodrigo fazer esse tipo de acordo, pois já foi apunhalado em diversas outras oportunidades e o será novamente (é ver para crer). Dois comentários entre aspas recolhido de papos lidos por lá: “Não seria isso presente de grego?” e “Tem gente aos MONTI interessada nisso”. Conferindo...

Por fim, uma observação de minha lavra. Pegaram muito no pé da FUNPREV tempos atrás quando fez aplicações com lucros não tão vantajosos para a instituição e hoje ela divulga o oposto, um índice mais do que satisfatório de lucratividade no mês passado. Não seria o caso de aplaudirem pelo bom serviço prestado ao funcionalismo municipal ou isso não seria mais do que mera obrigação? Registro como curiosidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Ontem recebi no meu e-mail algo parecido do que voce escreveu no blog.

Leia, pois colei abaixo
Alvarenga


"O empresário Marcelo Borges está sendo cogitado para ser o diretor da Sabesp em Bauru, em passando a bandeira do DAE para a companhia de âmbito estadual. Pelo menos este é o comentário que circula pelas mídias sociais",
Renato Senis Cardoso.

Anônimo disse...

Conheço a livraria e a sua proprietária, pois como aluno gosto muito de comprar os livros de Comics lá. Ela negocia os preços com a gente de uma forma muito legal. Tenho comprado coisas muito interessantes por lá e gosto muito, porque ela entende da coisa e além de tudo é muito bonita. Você não acha isso?

Lucas D'Abril