segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (54)


AMIGOS, AMIGAS E CHEGADOS MAIS
Praticamente a última semana útil do ano, pontuada com algo que vou adiando, a faxina do meu mafuá e uma revisão em tudo o que vou acumulando por aqui, separando o inservível e o que ainda posso utilizar. Como junto papéis, bilhetinhos e demoro para os processar, digerir então, tudo é mais que um parto. As últimas vendas do ano, talvez a última viagem à trabalho ainda hoje, talvez mais uma ida a um novo médico e acompanhar os últimos recebimentos, pois duro não posso ficar. Preparar os planos para o ano que vem, o que vou esperar dele, como o irei encarar e tudo o mais. De bermuda e chinélo, mais à vontade, junto meus cacos, esperanças, sonhos, realizações e planos, bato tudo num liquidificador e começo essa semana como algo reparador, olhando sempre para a frente. Aos 53, cheio de dores, remédios como nunca havia antes tomado na vida, algo mais preciso juntar a isso, pois se não o fizer, reduzirei ainda mais minha participação nesse imenso circo da vida. E como não acredito em outro espetáculo, crendo que só teremos essa única oportunidade por aqui, deixa eu aproveitá-la bem e marcar presença de forma significativa. Eu continuo em exposição e com alguma lenha para queimar, um filhão lindo crescendo cada vez mais, me enchendo de orgulho e contentamento, meu pai convivendo comigo, um amparando o utro, ele muito bem aos 85 anos e uma intensa e contagiante relação amorosa, que precisa ser renovada, recarregada a cada dia. Tudo para mim precisa disso, energias recarregadoras e elas estão em nós mesmos. Se quero mudar o mundo e vê-lo mais ao meu jeito, nada como mudar a mim mesmo e fazer disso que me resta por aqui algo cheio de encanto. Assim toco meu barco. Tenhamos todos uma boa semana. Nesse período de festas que se aproxima, prefiro ficar mais no meu canto do que me enfiar de corpo e alma nelas. Uso-as para reflexões múltiplas e variadas. É o que tento fazer a partir de agora, ficando mais introspectivo diante de um final de ano e começo de outro. O fato concreto mesmo é que meu corpo está sentindo tudo o que fiz nesses 53 anos passados e se não der um breque, necessária repensada, terei reduzido o tempo ainda por vir. E, confesso, eu quero um pouco mais disso tudo. Coisas do HPA
OBS.: Onde achei essa fotomontagem do Darcy tinha lá uma frase junto e ela é muito pertinente: "O povo brasileiro é minha bíblia e Darcy Ribeiro nunca me faltará".

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, sempre que ouço essa, lembro de ti. Já ouviu?

http://www.youtube.com/watch?v=apnlMTWwR3w

Paulo Roberto proença

Anônimo disse...

Oi, Henrique!
O Paulo César Pinheiro, naquele livre em que fala de algumas de suas músicas, fala algo sobre esse problema que atinge aos homens de "certa idade". Pra esse homem de 40 e tal, João Nogueira destila todo seu veneno, por puro medo de se tornar um. Discussão semelhante vi meu avô ter com minha vó. Ele não querendo mudar seus hábitos, dizendo que não valia a pena. Ela mudando tudo em troca de mais alguns anos. Como ele morreu pouco tempo depois, considero que minha avó está certíssima, vivendo bem, mas de outro jeito. Como neto ganhei um presente e uma lição.
Abração
W.Leite
http://www.youtube.com/watch?v=P2M3q-2z61A