terça-feira, 11 de novembro de 2014

BAURU POR AÍ (105)


VEREADORES, A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA E A PREFEITURA DE BAURU

VEREADOR 1 – RAUL GONÇALVES DE PAULA é também médico. Administra a Beneficiência Portuguesa. Ano passado durante o auge da crise médica na cidade disse em alto e bom som: “Médico não trabalha por mixaria, quem o faz é médico cubano”. Não move uma palha para tentar resolver a catastrófica crise da saúde em Bauru, pois defendendo escancaradamente a Fundação Regional de Saúde, sabe que ela só foi criada para pagar mais e mais (muito mais) para os de sua categoria profissional. É isso o que sempre defendeu. Hoje, prega algo mais, que pode salvar o DAE – Departamento de Água e Esgoto da desagradável crise no setor e resolver todos os problemas de falta de água na cidade (deve ser mágico ou tem afinidade com São Pedro). Quer presidir a autarquia e talvez consiga seu intento. Na verdade, o DAE, se isso acontecer, poderá ser o trampolim para outro salto. Raul tem pretensões de ser prefeito e pressiona o atual, Rodrigo Agostinho, para que lhe conceda graciosamente o cargo e dessa forma apareça mais e mais, fique em evidência (aposta que a chuva virá). É bom todos saberem dessas suas intenções.

VEREADOR 2 – RENATO PURINI até o mês passado foi o líder do prefeito e da administração na Câmara Municipal dos Vereadores. De uma hora para outra, assim do nada, decide não mais exercer essa liderança. Sob a alegação de já ter cumprido sua missão, abre mão da função e foi ser gauche na vida. Lindo ver isso, esse desinteresse sem compromisso nenhum com mais nada, tudo para poder flanar mais à vontade. Quem assume a nova função é Markinhos da Diversidade e Renato lhe diz que, continuará o apoiando em todos os momentos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Será? A leitura que muitos fazem não é bem essa. Renato saiu para não continuar sob as luzes dos holofotes. Sua real intenção no momento é presidir a Câmara dos Vereadores e para tanto armou uma estratégia. Permanece distante, o pau come lá com as indicações atuais, todos se esfalfando entre si, com evidentes escoriações generalizadas. Quando tudo estiver naquele deus no acuda ele surge como nome de consenso. Falam até de um acordo entre ele e o presidente atual da casa, Sandro Bussola. Um saindo e o outro assumindo. Falam mais, o do prolongamento desse acordo também para a sucessão no Executivo, um como candidato a prefeito e o outro como vice (resta saber qual em qual cargo). Isso é o que rola por aí.

VEREADOR (ES) 3 – Aqui escrevo de vários deles, alguns com a mesma pretensão, a de presidir a Câmara, outros sendo sugestionados e até empurrados, outros forçando a barra, tudo no desenrolar da competição. Tem um trio já declarado na disputa, CARLÃO DO GÁS, ARILDO JUNIOR e MOISÉS ROSSI. Como bons cavalos paraguaios, talvez nada saia desse trio (sempre foi assim). Um que, cacifado pelos votos obtidos na disputa para deputado estadual, pode querer se fazer valer do bom momento é o FÁBIO MANFRINATO e pode gerar surpresas. E tem sempre um ou outro nome esperando o momento certo de dar o bote. Por outro lado, esquentando a campanha para prefeito existem algumas situações. A médica TELMA GOBBI nunca escondeu de ninguém o desenfreado desejo de ser prefeita, tanto que já locou espaço diário na rádio Jovem Auri-Verde e ali pretende ampliar seu nome cidade afora. Ali se faz de santa, escamoteia algumas de suas participações polêmicas na Câmara e se mostra entendida de tudo e todos. ROQUE FERREIRA poderia ser um ótimo nome para oxigenar o PT (e a própria vida política local), mas suas instâncias internas precisam primeiro defenestrar ESTELA e até SANDRO, pois com esses na parada, nada de novo e de proveitoso teremos. E tem também DARLENE TENDOLO, hoje dirigindo a SEBES e correndo por fora, aparecendo aqui e ali, dando a entender ser a preferida do prefeito. Eu não entendo nada disso, pouco sei dos bastidores, pois de conchavos quero distância, mas isso é o que ouço nas rodas pela aí. Um pitaco que de nada vale, não se esqueçam, levem isso em consideração.

Nenhum comentário: