quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CENA BAURUENSE (126)


DUAS DA RÁDIO BAURUENSE

PRIMEIRA – REINALDO CAFEO é o economista da “zelite” local, intransigente defensor do neoliberalismo como única saída plausível para o mundo atual e também, seguidor dessas ditas incontestáveis leis do “mercado” financeiro. Fala diariamente pelas ondas da 94FM, no matutino Informa Som, ao lado do dono da emissora, o jornalista Paulo Sérgio Simonetti e do jornalista Luiz Roberto Tizoco. Esses dois insistem em dar pitacos econômicos enquanto Cafeo profere seus divinos pronunciamentos. Num dos programas do início dessa semana, Cafeo falava com seu peculiar jeitão impositivo, definindo tudo, sem hipótese de contestação. Tizoco resolve fazer um aparte ao sacralizado e leva uma bordoada no ar. Cafeo fez biquinho e responde em algo assim: “Tudo bem, já que é assim, não falo mais nada, me calo. Daqui por diante deixo tudo por escrito nos meus artigos”. Paulo engoliu em seco, até tossiu (deve ter engasgado), petrificando o ar rarefeito naquele momento no salão oval da emissora. Tizoco, contemporizador, tentando aplacar a ira do colega de bancada propôs um armistício, colocando panos quentes na situação. Dialoga até acalmar o contrariado (dá logo um diazepan). Daí conclui que, quando escrevo sobre o enunciado pelo incorrigível Cafeo devo ter lá minhas razões. Deve ser mesmo difícil ser o absoluto dono da verdade e ser obrigado a suportar opiniões contrárias e totalmente desabalizadas e descabidas (sic). Foi hilário e histórico.

SEGUNDA – Ouço muito rádio, principalmente quando aqui no mafuá, trabalhando, batucando escritos e com algo de som ligado ao meu lado, de preferência rádio. No final do dia tenho por hábito ouvir os programas esportivos. Antes dele, acabo escutando o único jornalístico no horário das 18h, o “Plantão das Seis”, apresentado pelo discutível Chico Cardoso (ele faz questão de deixar mais do que exposto ter suas preferências políticas, nadica imparcial, totalmente parcial). Nessa semana, Alexandre Pitolli (agora diretor da rádio – ufa, uma luz no fim do túnel) apresentou o programa e observei algo diferente, uma abordagem menos tendenciosa. Gostei. Assim como gostei do Auri Verde Notícias, das 11 às 12h com apresentação também do Pitolli, dando voz ao vivo aos ouvintes (um risco que só os mais ousados praticam). Estou gostando, apesar também de gostar do Rafael Antonio, que faz uso de um tom mais agressivo (adquirido na Auri-Verde, pois não possuía isso antes). Vamos aos esportivos. O da Auri-Verde está inaudível nos últimos tempos. Com Rafael de férias o Timão da Auri-Verde está reduzido ao Jota Augusto, praticante hoje do time do eu sozinho e com participação do Ubriratan Silva, que antes tinha somente 3 minutos e hoje, por falta de outrem, dá seus pitacos durante programa inteiro. Num outro dial, o da 87 FM, das 18 até 19h, o Giro Esportivo, com a Equipe 100 Limites dá um banho e com um timaço composto por Tony de Paula, Théo Oliveira, Claudinho do Queijo, Jota Martins, Roberto Maldonado, Ademir Elias, Marcelo Efigênico e Jose Carlos Gonçalves. A hilariedade do programa é saborosa, melhor que os programas humorísticos da TV atual. Tenho gostado muito, inclusive quando o Jota diz: “vamos restaurar a seriedade”. Não sei o que vai ser da antes inquebrantável Auri-Verde se não der uma chacoalhada na roseira, dessas de fato e de direito. Tenho ouvido também o Observatório da Unesp, na FM Unesp, aos sábados 11h e num outro à noite. Um debate esportivo em alto nível, estilo saboroso e com primorosa degustação. Era isso.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:

Tiago Pátaro Pavini É uma honra tê-lo como nosso ouvinte no Observatório do Esporte meu amigo! Grande abraço!!
26 de novembro às 09:53 · Descurtir · 1

André Zambelo Apesar dos pesares o melhor da rádio é o cara parcial o que é uma pena
26 de novembro às 10:10 · Curtir · 1

André Zambelo Realmente a Auri-verde parece atualmente com o meu querido verdão....e caro colega não se engane com a nova direção da rádio acho que não muda nada....o passado glorioso da rádio a cada dia fica mais no passado.....quanto ao parcial locutor ele realmente parece conhecer os meandros da nossa política pois na mudança do líder do prefeito sabia mais que o próprio líder algo a se lamentar abraços
26 de novembro às 10:11 · Curtir · 2

André Zambelo Existe uma mudança de gestão na rádio que tem que viver do seu lucro e não do dinheiro do dono o que particularmente acho um acerto dos donos....essa rádio deu muito
prejuízo e agora precisa se reinventar
26 de novembro às 10:12 · Curtir · 1

André Zambelo Já sobre o nobre economista concordo em número, gênero e grau
26 de novembro às 10:15 · Curtir · 1

André Zambelo O cara é um pavão de alto confiança kkkkk
26 de novembro às 10:16 · Curtir · 1

José Esmeraldi Em adendo à manifestação do amigo André Zambelo gostaria de citar que, enquanto o seu "verdão" atualmente corre o risco de ir pra segunda divisão, com esperanças disso não ocorrer, a emissora, que tb tem verde no nome, já foi rebaixada e só um surdo "não vê"... Lamentável a situação das rádios AM em Bauru! Pelo andar da carruagem muito em breve teremos mais um loteamento radiofônico de micro empresas religiosas...
26 de novembro às 11:02 · Editado · Descurtir · 6

Lazaro Carneiro Carneiro a unica coisa que salva na auri verde é qualidade tecnica até ferro eletrico pega, programação zero.
26 de novembro às 11:35 · Curtir · 1

Cleide Portes Obrigada por ouvir a Unesp FM. Realmente, o programa Observatório do Esporte muito nos orgulha.
26 de novembro às 11:44 · Descurtir · 3

Lazaro Carneiro Carneiro por falar em unesp um abraço para o Wellington Leite
26 de novembro às 11:46 · Descurtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino José Esmeraldi, você não foi na véia, foi na VEIA. Gracias, escrevi tanto e vc em duas linhas disse tudo.
26 de novembro às 14:06 · Curtir · 2

Daniel Pestana Mota É a sina do fim dos jornalistas, do apogeu das assessorias de imprensa, dos bajuladores. Por isso mesmo tem espaço, nesses novos nichos, pra que se pratique, através de profissões ditas "egóicas", o mais crasso falso jornalismo. Tempos novos e precarios, Henrique Perazzi de Aquino
26 de novembro às 18:03 · Descurtir · 2

Rosana Fidalgo · 2 amigos em comum
QDO MORAVA AÍ OUVIA A 94FM DIRETO QTS SAUDADES
26 de novembro às 18:22 · Descurtir · 1

Ademir Elias Gostei muito da observação do amigo José Esmeraldi, curto e grosso, preciso! Com relação ao Observatório da Imprensa, na Rádio Unesp, também já ouvi diversas vezes. Gosto muito do estilo de colocar um especialista em cada esporte para fazer os comentários!
26 de novembro às 23:46 · Descurtir · 1

Roberto Maldonado em nome da equipe de esportes da 87 FM, agradecemos ao amigo HPA pelas palavras de carinho e incentivo. Tenho participado em alguns dias e também me divirto........o futebol é um esporte fascinante e temos espaço para todo tipo de "abobrinha"
Ontem às 00:47 · Curtir · 1

Ademir Elias Tambem agradeço as palavras elogiosas do amigo Henrique Perazzi Aquino e entendo que a Equipe 100 limites tá no caminho certo. O grupo de profissionais é bom e democratico, sob o comando do locutor "bola cheia", Tony Di Paula.
Ontem às 07:27 · Descurtir · 2