domingo, 23 de novembro de 2014

CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (88)


BORGES NOS VISITA
Eu adoro ficar observando o traço desses visionários desenhistas. Algo que me encanta demais da conta é ver o traço aliado a um pensamento e a um texto altaneiro. MIGUEL REP faz isso diariamente nas tiras publicadas no diário argentino Pagina 12 e eu abri aqui no meu computador uma pasta só para ir colecionando as melhores. Tenho já umas mil juntadas, pois faço isso desde 2007, quando estive em Buenos Aires pela primeira vez (tudo para ver um comício com Hugo Chavéz, junto do amigo Marcão Galeano Resende). No último dia 16/11 ele começou uma série dessas de cair o queixo, algo só possível em obras literárias, fruto de imaginações mais que férteis. É a provável (não seria improvável?) volta do maior poeta argentino, BORGES para revisitar a Argentina de hoje e daí, das andanças e olhadas pelas ruas, observações feitas por alguém andaluz, a junção de um belo desenho com um texto primoroso. Guardei desde a primeira (a série sai até hoje 23/11), mas não resisto e publico aqui para que todos os interessados nessas coisas de HQ, de escritas diferenciadas, de desenhos pensantes, possamos viajar junto com Rep e Borges. Desde já me coloco no lugar do artista e tento fazer o mesmo, por exemplo, com JORGE AMADO. Imagine alguém como o Gilberto Maringoni fazendo algo assim e com um personagem ilustre aí da nossa literatura. Imagine essa volta e após a olhadela pelo mundo e pelo Brasil de hoje, qual seria a reação diante disso tudo? Vamos curtir juntos o traço do argentino REP, mais um belo momento do desenho latino.

Um comentário:

Anônimo disse...

SOCORRO!
ME PRENDAM NUM LIVRO...
Aurora