sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BEIRA DE ESTRADA (41)


O FANTASMA DO CASTELO E OUTRO ESPANTADO PRA BEM LONGE*

*texto desse HPA publicado no jornal quinzenal de Pederneiras SP, o Pedra de Fogo, edição nº 3, 08/11/2014.

Pederneiras possui um típico lugar, talvez o seu maior ponto turístico, ainda pouco explorado e que, infelizmente, chegando aos 54 anos e morando aqui tão pertinho ainda não tive o prazer de conhecer, o tal do Castelo Mal Assombrado. O assombro é por minha conta, pois sinceramente nem sei como anda aquele lugar, que só conheço por fotos e por um filme muito antigo ali rodado. Sei, por já ter lido em muitos lugares e visto em algumas matérias jornalísticas na TV, ter ali sido a residência de ilustres moradores. Essa história precisa ser não só contada, mas preservada e passada adiante.

Conheço muitas cidades que pegam algo assim, um pequenino elo lá do passado e transformam tudo em algo grandioso e a partir daí começam a baixar turistas e gente interessada em conhecer o que vem a ser aquilo. Vira lenda, causo repassado de boca em boca e quem ganha com isso é a própria cidade. O castelo é uma coisa, deve sobreviver e buscar esse algo novo, mas o que quero mesmo escrever e um bocadinho só e sobre outra coisa relacionada com o castelo. Fui me lembrar dele e é claro, na hora veio outra coisa na mente: os fantasmas da cidade vizinha como andam?

Acho que o grande fantasma de Pederneiras é ter superado um grande momento de estagnação em sua vida administrativa. Trabalhei décadas atrás por aí e em Jaú e até bem uns dez, doze anos atrás achava Pederneiras uma cidade um tanto parada no tempo e no espaço. A terra vermelha sempre lhe deu um aspecto meio diferente, tirava um pouco a cor da cidade. Não era sujeira, era algo assim como uma cor desbotada. Enxergava a cidade dessa forma. Ela também parecia patinar na sua vida política. As coisas aconteciam, mas sem aquilo tudo aparecer para o mundo.

Comparo a Pederneiras dessa década e meia atrás com a de hoje e vejo uma bela de uma transformação. A cidade parece estar renovada, cheia de luz, brilho próprio, caminhando com as próprias pernas, mais altaneira e com o seu povo também mais feliz, com mais oportunidades e tendo mais opções, principalmente sendo melhor assistida e atendida que antes. Dou dois exemplos. Aquele lado lá da estação ferroviária estava uma coisa horrorosa e hoje uma lindeza, transpirando e transbordando cultura. E as instalações de saúde criadas na última administração, motivo de políticos nacionais terem ido até a cidade para tomar conhecimento e filmar, passando em suas campanhas eleitorais. Cito mais uma, a entrada da cidade foi sendo realmente ocupada nesses últimos anos e está ficando cada dia mais linda.

Daí, faço essas comparações todas com o ontem e o hoje, crendo que Pederneiras soube muito bem espantar o seu fantasma, aquele que falava muito e fazia pouco. Hoje, enalteço isso, vejo os atuais políticos falando pouco e fazendo muito. Essa belezura toda dos últimos tempos é sinal mais do que evidente da implantação de uma nova forma de fazer política. Já os tais fantasmas do castelo, queria ver aquilo tudo ficar lindo como vejo ter ficado a estação férrea. Esses precisariam ser revividos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso mesmo, o coisa ruim de Pederneiras hoje é mantido à distância.
Você está escrevendo coisas que nem os caras daqui tem coragem de escrever.
Valeu!
Benedito Silva