sexta-feira, 3 de julho de 2015

ALGO DA INTERNET (105)


O QUE NEM TODOS SABEM DAS REDES SOCIAIS – POSSIBILIDADES DO CYBER ESPAÇO
Bastou clicar seu computador ou celular na internet, pronto está plugado nas tais redes sociais. Entrou nela um universo ainda um tanto incontrolável, cheio de mistérios, nuances e também de possibilidades. E quanto mais você vai se inteirando do que de fato ocorre e pode ser possível através do dito CONTROLE das mesmas, cresce o espanto. Estamos diante de algo tão grandioso, que nada escapa do controle de quem se interessa por nós do lado de lá. Dilma, a presidente voltava de sua viagem nos EUA e algo sendo informado. Nem no seu avião presidencial estava isenta de ser vigiada em mensagens passadas e telefonemas. Tudo já estava devidamente lincado pelos tais donos do mundo. Ninguém mais escapa disso.

Entrou na rede tenha ciente que, qualquer coisa que faça na internet pode ser descoberto. O fato, no nosso caso, pessoas simples, sem grandes segredos a interessar outros, daí a revelação não faça sentido. Porém, para outras, sim. Tudo o que você faz tem um sentido na rede. Ontem ouvi a história daquele atentado nos EUA, o feito com uma panela de pressão no dia de uma corrida de rua. Os sujeitos foram rapidamente identificados e na ânsia de conter novos ataques, a polícia lá deles passou a investigar todos os que buscaram informações via redes sociais naqueles dias sobre como fazer algo explosivo com panela de pressão. Virou uma caça às bruxas em cima de meras consultas na net. Agora mesmo algo de minha lavra. Lia sobre o desentendimento da família Le Pen, ultra direitista francesa e no texto uma informação sobre outro grupo francês, mais à direita que o deles (se é que isso é possível), um tal que edita o jornal Rivarol. Entrei para pesquisar sobre eles. Achei-os babacas e esqueci o assunto. Quando entro de novo e na próxima pesquisa, eis que vejo algo me sendo informado. Era sobre mais coisas sobre os tais do Rivarol. Eles usam algo que pesquisou como de seu interesse e passam a te repassar mais e mais informações sobre o tema.

Outra premissa interessante das redes é sobre as postagens feitas. Nelas não existe o arrependimento. Levou para o digital acabou com a confiabilidade. Querer retirar algo a seguir por ter achado ruim, pode ser tarde demais, desde que seu conteúdo crie problemas, tenham certeza, estará enroscado. Ouvi algo mais de um programa de busca, desses que fazem monitoramento nas redes. Isso virou praga e como estão aí, vejo cada vez mais e mais grupos de pessoas e interesses se beneficiando dessas informações. Você sabia que o governador Alckmin hoje não vai mais visita em certas regiões quando seus funcionários detectam algo como protestos naquele lugar? Sua agenda é modificada a cada instante por gente monitorando as redes e vendo onde o político não sofrerá constrangimento com sua presença. Acham que só ele faz isso? Claro que não. Isso tudo é feito com simples ferramentas de monitoramento. Simples assim, disponível para todos em sites gratuitos e pagos.

Por fim conto algo ouvido também ontem na aula de Mestrado. Já ouviram falar no UBER? Essa a definição: “Uber é uma startup americana do setor tecnológico. O aplicativo homônimo oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, com a diferença que para ser um motorista do Uber, basta cadastrar-se...”. Você chega de avião em Congonhas, por exemplo, conecta-se com eles, ali um serviço que disponibiliza na rede quem pode te levar de um lugar ao outro da cidade, seguindo as conecções feitas naquele instante. Elas caem no seu colo e você escolhe, descartando táxi ou ônibus, quem pode te levar mais em conta no seu destino, vendo também informações de outras pessoas que já se utilizaram do mesmo serviço e com a mesma pessoa. Em São Paulo deu a maior confusão e os taxistas estão numa briga judicial com o atrativo proporcionado pelas redes sociais.

O inusitado não vem só desse novo serviço de transporte, mas de todas as possibilidades decorrentes do que possa surgir com a utilização de dados disponíveis na rede em prol das pessoas, pelo bem e pelo mal. As redes juntam todas as informações que você quer em fração de segundos e te disponibiliza o canal mais adequado, ali no vapt-vupt. Quando isso começa a funcionar dentro da cachola de qualquer ser humano com uns sensores a mais, pronto, está dado o click para uma imensidão de possibilidades. O que pode ser extraído das redes sociais ainda é ínfimo e a cada nova revelação um baita de um mundão mais que novo à frente de tudo e todos. Uma loucura na cabeça dos pobres mortais. Entender o cyber espaço é algo desconcertante, pois está sendo construído a cada dia. Estamos diante de algo revolucionário e não sabemos utilizá-lo a contento, para nosso benefício. Besta daquele que o usa somente para ficar nessas mensagens sem pé nem cabeça via facebook, pois enquanto uns fazem isso, outros exploram cada coisa que nem sonhávamos ser possível, mas é. Tomemos tento, ainda é tempo.

Nenhum comentário: