sábado, 25 de julho de 2015

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (98)


O RACISMO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, HOJE MOSTROU SUA CARA NA FAAC UNESP BAURU

Existem uns poucos que ainda insistem em apregoar que o Brasil não é racista. Sempre o foi, não só racista, mas hoje também um tanto homofóbico, intransigente, excludente, ainda mais nesse exato momento onde forças reacionárias avançam nas ruas e dizem promover atos pela “democracia” (que é isso?), vestindo verde e amarelo e tudo o mais, mas juntando atrasos mil em suas atitudes e também muito ódio nas ventas. Um dos sinais mais do que evidentes desse claro retrocesso é quando alguns ficam clamando pela volta do regime militar. Bestialidades repetidas a todo instante, como no fato do sinal de continência que temos visto em alguns atletas dos Jogos Olímpicos. Na junção disso, alguns mais ousados, vendo bater um vento favorável, aproveitam e tascam o contrariamento que sentem com os diferentes deles estarem ocupando espaços antes só reservados a uns poucos, indicado pelos deuses e hoje, uma maior quantidade de pessoas. Os escritos nos banheiros da UNESP Bauru, evidentemente racistas não merecem só o repúdio, mas o escárnio amplo, geral e irrestrito. Conheço pessoalmente o professor Juarez Xavier, meu amigo e compro a briga por e com ele. Não fico mais perplexo com nada, pois sei onde piso e onde o país está se metendo com gente como Eduardo Cunha no comando da Câmara dos Deputados, um Judiciário cada vez mais penalizando um dos lados da questão corruptiva e isentando outro, com essas igrejas pregando abertamente o fim do estado laico e um quase clima de confronto se estabelecendo. Ou o país todo pisa no freio já ou gente como esses anônimos bestiais de banheiro vão a cada dia mostrar mais suas garras. Depois de tudo o que passamos em duras e suadas conquistas, não podemos baixar a guarda e aceitar como normal o que está se construindo no país nesse momento. O racismo decididamente, como o retrocesso que está se construindo hoje no país é uma grande MERDA. Tenho dito!
HPA

Leiam a NOTA DE REPÚDIO ÀS PICHAÇÕES RACISTAS NA UNESP:
Nesta semana, no banheiro do Departamento de Comunicação Social (DCSO) foram feitas pichações racistas contras as mulheres negras da instituição, os coletivos de jovens afrodescendentes e a mim, coordenador geral do Núcleo Negro UNESP para a Pesquisa e Extensão.
Repudio essa prática racista e covarde!
Essa ação consolida duas das principias propostas do Plano de Ação do Nupe. 1. Combater o racismo institucional, a exemplo do que fez a Universidade de Harvard, de debater as ações contra o racismo em todas as suas instâncias: áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão [órgãos colegiados locais e centrais, grupos de estudos e salas de aula, e 2. Organizar um Centro de Memória e de Registro sobre as práticas racistas na instituição, para o desenvolvimento de ações permanente antirracismo.
São medidas necessárias.
Primeiro: o ingresso de negras e negros na UNESP [funcionárias/funcionários, discentes e docentes] será crescente e abrangente, em todas as áreas e cursos, pelo fato de a universidade ter adotado uma política de inclusão, baseada nas cotas sociais e raciais, coisa que a USP e a Unicamp não fizeram.
Segundo: racismo é um crime inafiançável e imprescritível e, na medida em que os responsáveis forem identificados, eles deverão ser punidos, na forma de lei.
Terceiro: os Grupos de Trabalho (GT) do Nupe e os coletivos são realidades em oito campus e, mais tarde, em toda a universidade.
Quarto: na década do Afrodescendente [Resolução do da Plenária das Nações Unidas, entre 2015/2024] serão desenvolvidas ações no campo da educação, com impacto em toda comunidade acadêmica.
Hoje, no Departamento de Comunicação Social, membros do Coletivo Kimpa e a coordenação local do Nupe farão reunião de encaminhamento sobre as medidas que deverão ser tomadas.
Elas terão dois vetores: 1. Pedagógico: estamos em uma instituição de ensino e queremos qualificar o debate político contra o racismo. 2. Legal: foi cometido um crime contra o Estado Democrático de Direito e a população negra, e seus responsáveis responderão pelos seus atos.
Bauru, 24 de julho de 2015.
Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier
Coordenador Executivo do Núcleo Negro Unesp para a Pesquisa e Extensão


No Jornal da Cidade de hoje uma ampla matéria, inclusive com chamada na primeira página. Leia aqui: http://www.jcnet.com.br/…/inscricoes-racistas-sao-encontrad…
Obs.: as duas charges são de dois diletos amigos, o Pestana e Latuff.

Nenhum comentário: