terça-feira, 7 de julho de 2015

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (101)


O QUE REPRESENTA A PRISÃO DO PAULINHO, O DO BLOG
O momento brasileiro é mesmo para constatações de que tudo está um tanto de pernas para o ar. Com algumas instâncias governamentais enfraquecidas, outras se arvoram no direito de ocupar os espaços vazios e fazer acontecer ao seu bel prazer. Esbórnia total. Alguns se deliciam, mas na maioria tudo ocorre com grande perigo e muitas das conquistas tão duramente conquistadas ao longo das últimas décadas estão se esvaindo pelo ralo. E o país piorando.

Cito um caso onde talvez a maioria das pessoas possa até ter passado despercebido. Ontem, segunda, 06/07, ocorreu a prisão do blogueiro que produz o “BLOG DO PAULINHO”. Vejam como se deu. O tal do Paulinho é um declarado bocudo, vai na veia em suas denúncias, a maioria no campo do esporte, mais precisamente no futebol e em algumas vezes usa desmedidamente de palavrões para atacar não só seus desafetos, como os que vê incidindo em maledicências esportivas, na verdade os grandes algozes do esporte nacional. Adora espezinhar Vanderlei Luxemburgo e o que representa com suas artimanhas futebolísticas. Da última vez que o fez foi interpelado pela banca advocatícia do Antonio Carlos Sandoval, famosa dos paulistanos e isso resultou num fato inédito no mundo jurídico nacional. Ele foi preso pelo que escreveu. Leiam essa notícia com uma meia verdade publicada: http://esporte.uol.com.br/…/blogueiro-e-preso-por-calunia-c…. Juca Kfouri se manifesta de forma solidária: http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/o-blogueiro-preso/.

Eu não concordo com a forma como o Paulinho escreve, panfletário e em algumas vezes esbarrando no perigoso direitismo em voga. Isso uma coisa. Formas agressivas como a dele podem e devem ser combatidas com ações na Justiça, quando alguém se achar prejudicado. Aliás, a Justiça está aí para isso mesmo. O que ocorreu ultrapassou isso. De uma forma muito rápida e sem direito de defesa ele nem foi tirado do ar, foi é tirado de circulação. Foi sumariamente preso e o motivo foram seus escritos, ainda nem apurados da provável veracidade. O perigo é o precedente aberto com essa arbitrária prisão. Qualquer jornalista poderá ser preso daqui para frente por simplesmente se opor de forma mais dura aos tantos desmandos que hoje pipocam pela aí.

Com uma condenação na Justiça você mexe no bolso da pessoa, mas com a prisão dessa forma, ocorre a quebra de um preceito jurídico. Entendam algo, o tal do Paulinho pode ter cometido excessos, mas não é um criminoso e o que denunciava ainda não havia sido devidamente esclarecido. Sacaram mais essa? Isso sim é um forte golpe contra a Liberdade de Expressão e mais uma vitória da Judicialização da Justiça e dos poderosos Donos do Poder local contra os que ainda levantam suas vozes e denunciam as grandes mazelas desse país. Daí eu não conseguir permanecer calado nesse momento.

Nenhum comentário: