quinta-feira, 9 de julho de 2015

COMENTÁRIO QUALQUER (141)


LINCHAMENTOS NO POSTE À MODA DO TRONCO

Esse texto que acabo de ver no site da Carta Capital é ótimo para ver o que fomos, somos e o que queremos ser, ou até melhor, no que estamos nos transformando, se é que algum dia deixamos de o ser. Linchamos os da classe na base da pirâmide, os mais explorados com a mesma eficiência de antanho. Leiam:
http://www.cartacapital.com.br/…/o-linchamento-como-sintoma…

Numa semana onde me encontro longe de Bauru, em viagem ao Rio de Janeiro, uma das capas de jornais que mais impressionou a tudo e todos foi a do jornal EXTRA, edição de 8 de julho. Nela, duas grandes imagens, na primeira um escravo sendo açoitado amarrado no tronco e na segunda o quase escravo sendo linchado amarrado a um poste. São duzentos anos entre as duas imagens. A capa do jornal merece ser emoldurada e o tema colocado em ampla discussão.

O Cleidenilson, o jovem linchado em São Luís MA tentou assaltar um bar e o resultado foi esse da foto. Na diferença de ambas situações é que no distante 1815, a multidão assistia a tudo impotente, sob o tacão de um governo duro, austero e totalmente insensível, rédea mais que curta para manifestações e aos contrários. Hoje, constata a manchete de capa do jornal citado, "em 2015 a maciça maioria aplaude a selvageria".

Pior que tudo e essa a questão que deixo aqui para reflexão: O jornal Extra colocou à baila uma discussão entre seus leitores e dos "1817 comentários no facebook, 71% apoiaram os feitores contemporâneos". Um belo sinal dos nossos tempos. Isso vai muito além do tal pavio curto contra a violência que nos assola. Estamos prontinhos para linchar não só o que nos assalta da forma como fez Cleidenilson, mas todos os outros que pensarem e agirem em desacordo com os preceitos ditados contra as boas normas de conduta prescritas pelos manuais de boas maneiras do tempos atuais. O próximo pode ser o que pensa diferente do que reza essa cartilha.

Tenham todas e todos um boa quinta.

Nenhum comentário: