sábado, 4 de julho de 2015

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (75)


OS PEQUENOS PODEM DERROTAR OS GRANDÕES...



Anteontem encontro nas ruas do centro bauruense um velho conhecido, ELIAS BRANDÃO, bacharel em Direito e como leio lá prescrito no seu próprio cartão de visitas e acho tão original, cai-lhe como uma luva o “conciliador em conflitos familiares, comerciais e contratuais”. Essa sua profissão, sua fonte de renda. Ele recentemente vergou um poderoso da região, levando-o aos tribunais e na sequência esse perdendo não só seu cargo público, como com imensas possibilidade de tornar-se inelegível (toc toc toc). Elias é um sujeito dos mais simples, modesto, anda com ternos surrados nas ruas, sempre a pé ou de circular, come nos restaurantes mais baratos da cidade, compra produtos em liquidação, frequenta sebos e brechós sem nenhum tipo de constrangimento e na imensa maioria dos dias do ano, assim como boa parte dos brasileiros, anda com o dinheiro mais que contado nos bolsos. Ou seja, um sujeito simples, que faz valer dos seus direitos e quando necessário enfrenta dragões e até os vence. Meses atrás esse mesmo político citado anteriormente concorreu em outra eleição e na TV Preve explicava dos motivos de não ter sido eleito para deputado: “Foram uns atrapalhadores de campanha que entraram no meu caminho”. Pois bem, a carapuça serviu em Elias. Ele é o próprio ATRAPALHADOR DE CAMPANHA. Um sujeito mais do que necessário.

Escrevo dele e o uso como exemplo para dar sequência no que quero continuar escrevendo. Elias perdeu o medo e enfrenta, com algum respaldo jurídico, alguns no poder. Por que não outros fazendo o mesmo? Sim vejo muitos outros com as mesmas possibilidades e nas mesmas condições dele. Tinha até preparado uma lista de gente na luta, ou próximas, com afinidades (ou até não), todos empreendendo uma incessante batalha contra desmandos, abusos, prevaricações, descalabros e atos desprovidos do bom senso. Vejo tanta gente hoje mostrando uma garra desmedida para seguir religiosamente o que lhe dita a mídia nativa, como se ela fosse ilibada para fazê-lo, parecendo cegos, meras marionetes e mesmo quando contra todos os interesses populares, dizem-lhe “amém”. Diante disso, esses que resistem, espezinham os poderosos, cutucam suas entranhas, provocam arrepios, remexem com entulhos autoritários, cavoucam as barbaridades e não tem medo de cara feia, de encastelados ou grupos do poder. O bicho não é tão feio quanto lhe parece, pois com um bocadinho de ousadia, de racionalidade, de coragem, de pimenta malegueta, alguns conseguem vitórias maravilhosas, verdadeiras conquistas. Imagine quando isso se proliferar e muitos outros passarem a fazer o mesmo. Vamos deixar de incomodar os bestiais no poder e sim, mostrar o quanto alguns desse insano reino estão mais que nus. Que essa legião cresça cada vez mais.

OUTRA COISA - ESSA MAIS TRISTE DO QUE NUNCA

LUIZ CARLOS MACIEL FOI MEU GURU N'O PASQUIM
77 anos de escrevinhações e sem nada na dispensa para comer. Eis como está a vida de alguém que me conduziu com seus escritos nos anos 70/80. Seguiu vida adiante sem se preocupar com a aposentadoria e hoje, sem lugar para atuar na imprensa, pede socorro, vive de favores e joga sua garrafa ao mar com uma dolorosa mensagem, dessas de cortar o coração. E eu enrolado com a minha aposentadoria. Isso tudo ferve a cabeça desses que insistem em remar contra a maré e pouco olham para a própria situação. Toques iguais a esse me fazem levantar, sacodir a poeira e tentar recuperar algo enquanto ainda existe tempo. Maciel e seus livros, um deles aqui na minha estante me alimentam a alma, mas como vivo nesse mundo onde o 'deus dinheiro' é o que comanda tudo, acho que, assim como ele, a fome me espreita, me observa pelo buraco da fechadura.
http://gutemblog.com/…/77-anos-desempregado-bela-biografia…/
HPA - más notícias num frio sábado


SÓ MAIS UMA COISINHA ANTES DE DESLIGAREM:


UM BELO EXEMPLO DE JOGÃO DE BOLA LATINO HOJE À TARDE:

Cliquem a seguir e assistam antes de darem uma lida no texto abaixo: www.youtube.com/watch?v=Wrif3RmTzhY    

Final da Copa América entre Argentina X Chile e cada um escolhe um dos lados para torcer, como na maioria das contendas futebolísticas. Escolhi o meu: Argentina. Um belo de um time. Estarei ao lado deles hoje à tarde. Não com a mesma intensidade desse vídeo que o amigo gaúcho Silvio Mendes, lá de Itaqui me envia, pois acho uma forçação de barra essa mistura sobrenatural de política e futebol, mas gosto da garra platina, dessa união em torno de um ideal, algo também feito em qualquer outra partida, desde um mero joguinho de botão. Não me venham desprezar a Argentina, com aberrações bestiais, pois dentre todos os países dessa nossa América Latina é o que mais conheço e posso afirmar, sempre fui muito bem recebido, bem tratado e consegui boas amizades a cada retorno. Nas relações de poder, tanto os de lá como os de cá são podres, diferem pouco na crueldade. Já nos contatos populares, nenhuma decepção e muito aprendizado. Eles vão mais para as ruas que nós, enfrentam seus poderosos, os tais donos do poder com mais disposição e consciência. Sem neuras, trata-se de um jogo, mas sou Argentina. E não podemos negar, o time deles é o melhor da América no momento. Alguma dúvida?

Nenhum comentário: