segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

BEIRA DE ESTRADA (57)


DEPOIS DE MESES SEM DAR NOTÍCIA, ELA VOLTOU...
Andreza de Oliveira Caetano é uma dentre tantas perambulando na região central da cidade, principalmente os trilhos urbanos. Tenho boa recordação dela a alguns anos atrás quando a vi pela primeira vez nas ruas. Aparentava muito menos idade do que de fato tinha. Apareceu assim do nada e começou a morar na rua e circular entre os tantos usuários de drogas. Uma moça bonita, que o tempo nas ruas alterou rapidamente o visual. Tempos depois apareceu grávida e a vizinhança toda a acompanhou até o nascimento do filho. Tinhamos preocupação do filho nascer nas ruas. Ela ficou com aquele barrigão, dormindo debaixo das marquizes até os estertores do nascimento, mas quando sentiu as contrações ligou para o SAMU e a levaram para a maternidade. Tentou fazer um escarcéu quando a Assistência Social lhe retirou o filho ainda na Maternidade. Nção havia outra alternativa, ela se recusava a voltar a morar com a mãe e queria permanecer nas ruas. Assim ficou até tempos atrás, quando num estalo suimiu. Eis o que já escrevi dela no blog:http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search…. Comparem as duas fotos publicadas junto a esse texto com as dos meus textos anteriores.

Sumiu assim por encanto. Mas ninguém some dessa forma sem motivo que o justifique. O vigilante noturno cantou a bola: "Ela está presa". Sim, estava. Ontem, domingo, apareceu no meu portão e com o mesmo chamamento de antanho, gritando lá da frente: "Tio". Vou assuntar e reencontro Andreza, dessa vez mais gordinha e sem vergonha nenhuma de dizer onde estava. "Tio, acabo de sair da prisão. Não roubei ninguém. Aprontei sim, pois quebrei uma porta de vidro lá na maternidade e peguei cinco meses de cadeia". Vem da rua, dos mesmos lugares de antes, mas diz que dessa vez está morando com a mãe. o fato é que me pede dinheiro e com as mesmas justificativas de antes, sem tirar nem por. Dou e a instigo mais sobre sua atual situação.
De posse de um papel quer dar a entender ser sua soltura, não quer entrar em detalhes, mas afirma ter aprendido boas coisas por lá e algo que nãoquer repetir e a viver se drogando e se prostituindo nas ruas. Acredito, dou o que me pede, mas digo que se a ver uma só vez de novo no meio dos 'nóias", pode esquecer de vir no meu portão, pois não lhe darei mais nada.

Ela ri, pega o dinheiro e dá uma meia volta, indo no caminho de quem vai atravessar a linha férrea, logo ali na frente. Não quero segui-la, mas ficaria contente de que, dessa vez, tenha mesmo conseguido se safar dos males das ruas e dos envolvimentos todos que a transformaram numa pária humana. Fico cá do meu canto torcendo para que consiga dar a volta por cima. Na despedida, diz que está conseguindo um emprego numa grande empresa da cidade. "Eles dão emprego para ex-presidiários e vou levar esse documento para garantir minha vaga". Ela consente que lhe tire algumas fotos e digo que acompanharei sua trajetória, pois ficaria muito contente no dia em que me certificar de que, de verdade, deixou às ruas para trás. Ri e diz que já saiu. Eu volto para meu afazeres e ele segue seu caminho. Andreza está novamente no pedaço e com ela, tento ao meu modo e jeito, sempre dialogando muito ir tentando demonstrar que ainda pode conseguir algo de bom em outra caminhada. Veremos no que vai dar. Foi sócia por um bom tempo dos meus caraminguás, mas dessa vez não vou dar mole. Assim espero.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:

Fatima Brasilia Faria Tomara Henrique Perazzi de Aquino, tomara....

Suely Umbelino Que leva uma jovem bonita levar esta vida. Da uma tristeza ver isto. Poderia trabalhar. Estar com o filho dela. Que Deus tenha misericórdia. E vamos acreditar que um dia ela possa realmente mudar.

Veraldo Fatinha Vai garota lute,tenha força e Fé

Patricia Karst Caminha Na torcida aqui

Almir Cardoso A ensina mais tbm judia as vezes penso
Ate qdo sera.

Rosana Milleo Que DEUS em sua infinita Bondade possa iluminá-la para progredir.

Paulo Saca Cunha força menina!!!!
Curtir · Responder · 26 de janeiro às 19:56