quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (17)


ESSA TAL DE SOLIDARIEDADE... – MAIS DE MIM E DO LENÇOENSE DÉCIO DE SOUZA
CASO 1 – Eu continuo a receber o troco pela vida que escolhi levar. Acabo de ganhar livros de uma importante biblioteca, a de uma vida toda, de uma conceituada professora universitária, ela entendendo ter chegado o momento de se desfazer de suas preciosidades. Toma conhecimento do perdido por mim e me diz: “Venha aqui e escolha o que lhe interessa. É tudo seu”. Irei e ainda peço se posso ir acompanhando do Carioca, o da banca de livros na Feira do Rolo e de outra popular e de rua, a Biblioteca Móvel Quinto Elemento. Iremos coletivamente nos próximos dias. Está sendo assim: perdi de um lado e estou ganhando do outro. Uma surpresa a cada novo dia. Teve mais, ultimamente vivo de surpresas, uma melhor que a outra. Ganhei duas novas estantes de aço e hoje fui buscá-las. Lá no local da coleta me vejo diante de uma coleção de livros iguaizinhos aos que tive até dias atrás e todos perdidos para as águas barrentas e bostentas do rio Bauru. A minha coloquei na calçada e fiquei observando tristemente ela ser levada para reciclagem, tirando-os da ordem mantida por quase uma década nos confins do mafuá. Ao carregar as estantes, a doadora me diz se não quero escolher nada dentre tantos que possui. Conto a história dos livros perdidos e ela assim de bate pronto me responde: “Leve. São seus a partir de agora, faça ótimo proveito”. Já estão ornando o mafuá e estreando a nova estante ainda em lugar não muito bem definido dentro da nova reorganização do lugar. A solidariedade recebida é do tipo indescritível.

CASO 2 – DÉCIO DE SOUZA é um conceituado artesão radicado na vizinha Lençóis Paulista. Produz peças de grande valor e seu trabalho é bastante reconhecido em toda a região. Além de incomensurável profissional, um ser humano pra lá de bom, ótimo. Viveu dolorosas experiências nos últimos anos. Recentemente perdeu um filho e isso é dessas dores incontornáveis. Justo agora, quando estava fazendo de tudo para contornar o trauma, levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, retomando seu trabalho, eis que avassaladora enchente acometeu Lençóis e sua casa, localizanda na área central foi coberta pelas águas e assim permaneceu por alguns dias. Perdeu tudo, mas tudo mesmo, só sobrando ele e a esposa. Vive até hoje em lugares distantes do que foi seu lar. Junto da esposa vivem aqueles momentos onde tenta a cada novo dia buscar forças e reconstruir não só suas vidas, mas sua casa, ateliê e ter novamente bens pessoais para chamar de seus. O que não perdeu, larápios levaram na cara dura. Décio não é orgulhoso, mas está sem forças até para pedir, lançar um campanha em causa própria. Consciente de não ser o único na mesma situação, é reticente de algo ser feito somente para si. Pensa e age coletivamente, mas está na fase de necessitar e muito ter tudo novamente, voltar a viver com um ser humano normal dentro do seu habitat.
Não sei como posso fazer para ajudá-lo (assim como fizeram para com minha situação) a contento, mas como quero dar o meu quinhão, mesmo tendo passado por situação similar (menos trágica), sugiro uma Campanha em prol da sensibilização dos lençoenses e afins com o intuito de minimizar o sofrimento dele e de tantos outros na mesma situação. O pontapé inicial está dado aqui e agora. Décio de Souza é mais do que merecedor do abraço coletivo em torno dele e feito pelo povo de sua cidade. Vamos fazer algo por ele?

Eis um post dele dias após a tragédia: “A maior tragédia que eu poderia imaginar passamos recentemente qdo nosso filho voltou para Deus. Agora o caos se instalou novamente, zerou tudo com água até quase o teto de casa. Tudo se foi, documentos, fotos, movéis, lembranças... pensei que tinha perdido tudo mas não, não tem como citar nomes porque são muitos e muitos. Amigos que estão juntos para nos manter em pé, ajudando, acolhendo que não tiveram medo de pisar junto com a gente nessa lama de que veio a tona com o descaso. Agradeço a Deus pelos muitos amigos que estão conosco, a cada um muito obrigado, muito obrigado. Abençoada seja essa dadiva que se chama amizade que nos irmana.”.OBS.: Todas as fotos a ilustrar esse texto foram retiradas do facebook do Décio de Souza.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

Henrique Perazzi de Aquino O querido e competente diretor de Cultural de Lençóis, Nilceu Bernardo, poderia movimentar a classe artística daquela cidade em algo coletivo para ajudá-lo. Talvez um show com artistas locais. Se alguém o tiver no facebook, passe a ideia para ele. É da Diretoria de Cultura de Lençóis Paulista. Uma ótima oportunidade propositiva para movimentar a classe artística e todos os interessados, amigos e demais municípes para fazer algo por tudo o que o Décio já fez pela cidade. Que acham?

Beto Enrik · Amigo(a) de Décio de Souza
Eh um imenso prazer tê-lo como amigo, então. seja mt bm vindo... Vc eh meu segundo amigo. Fortes abraços!