terça-feira, 31 de janeiro de 2017

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (34)


NO MOMENTO EM QUE VÃO ACABAR COM AREAS DE APAS EM BAURU, EIS QUE CHEGA À CIDADE UMA FILIAL DO “FILHOS DA ANARQUIA”
Abro o jornal bauruense no domingo passado e lá como manchete de primeira página algo mais do que estarrecedor: “Conselhos aprovam mudança no Plano Diretor para uso sustentável das Apas”. Como?, é a pergunta que me fiz assim de imediato. Explícito na manchete a abertura dos portos, o “liberou geral”, para a partir de agora o poder econômico, a especulação imobiliária fazer o que quiser de uma outrora área de proteção ambiental, uma reserva de cerrado até então considerada como paraíso ecológico. Tudo está sendo mandado as favas e com aval de dois conselhos, CM – Conselho do Município e CMA – Conselho do Meio Ambiente. “Até tu, Brutus”, poderia qualquer leigo dizer dos tais ecologistas que votaram pela derrubada da mata e facilitação para abertura de novos condomínio fechados, os tais de muros bem altos (iguais ao que Trump quer erguer entre os EUA e o México) para separar muito bem o lado dos que tudo possuem e os do que devem permanecer sempre do lado de fora.

Aberrações como essa de agora em diante estão sendo aprovadas e referendadas como as coisas mais normais desse mundo. A isso, esse todos chamam de PROGRESSO. Enfim, o argumento é convincente: “A cidade não pode parar”, “É só mais uma pequena faixa, nada de aviltante” e “Quem ganha com isso é a cidade num todo”. Para mim, nada justifica esse crime de lesa cidade. Com o aval principal dos novos mandatários de Bauru, eis algo que poucos estão a fazer, a denúncia de mais esse crime contra a cidade. Enfim, a especulação precisa sempre de mais e mais áreas para construção, expansão e suprir a saga de mais e mais, sempre mais. Eis a rotina do neoliberalismo predatório, sem tirar nem por.

Não quis ler mais nada. Liguei meu computador e fui em busca de uma solução para combater esse crime contra a cidade. Encontrei. No youtube todos os episódios de uma série norte-americana encerrada em 2011, a FILHOS DA ANARQUIA (Sons of Anarchy - https://www.youtube.com/watch?v=SJGCbRBc-EY&list=PL75mRXvrOkLkT-sSE0UopbBU66k2y6yWk). O roteiro é simples e contagiante. O filme não é somente algo sobre uma gangue de motoqueiros, essa galera que suja as mãos. Tem um algo mais nessa série, algo que faz qualquer pessoa sensível vibrar de emoção. Um dos aspectos é o de que o pessoal da tal gangue promove um protecionismo ao pequeno comércio local da cidadezinha de Charming, na Califórnia.
Como? Explico. Quando alguma grande corporação, tipo Wal Mart, Mc Donalds ou grandes redes se instalam na cidade eles fazem de tudo e mais um pouco para inviabilizá-los. Aprontam das suas até que os grandões não auferem mais lucros e se vão para sempre do lugar. Com isso, o que prevalece é o pequeno comércio local. Todos sabemos que, com a chegada desses grandões, fecham de dez a vinte pequenos comércios no entorno e adjacências. Não existe como competir com os grandões. Tudo bem que alguns podem me dizer do preço mais baixo desses grandões, mas o que enxergo na ação do motoqueiros é a defesa de algo dos mais interessantes.

Encerro falando disso e juntando o caso bauruense com o da série de TV. Por aqui, tudo sendo implantado quase sem contestação. Poucos continuam com essa prática hoje em dia, quando a maioria já se amofinou (a luta pela sobrevivência afugenta muitos da luta). Falta contestação para o bom combate, o necessário combate e isso visto na série de TV é o maravilhamento de quando a ficção acaba se fundindo com a realidade. Imagine como seria mais do que auspicioso um grupo a combater essa dilapidação do que ainda nos resta de meio ambiente saudável no entorno de Bauru? Estou nesse momento contatando o pessoal lá do “Filhos da Anarquia”, para virem, inicialmente dar uma palestra para os remanescentes da contestação bauruense, tudo para que se unam e não esmoreçam de continuar gritando em alto e bom som contra os tais “vendilhões do templo”. Se tudo der certo, em breve, uma filial deles estará sendo aberta na cidade para preocupação das tais “forças vivas” da cidade.
Quer conhecer mais da rebeldia do Filhos da Anarquia? Cliquem a seguir e assistam alguns dos episódios: http://topcinehd.com/serie/filhos-da-anarquia/.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO BIZARRO

Na quarta-feira foi realizada audiência pública em Bauru para discutir sobre a utilização das APAs da cidade.
Qualquer um que observa com o mínimo de atenção, percebe o que está por trás dos interesses para a liberação dessas áreas, fui até a Câmara onde foi realizada a audiência, com a ideia de me inscrever para uma das falas e não apenas expor questionamentos, mas também por fogo na discussão como a minha língua afiada adora.

Infelizmente não pude sair mais cedo e quando cheguei o local se encontrava lotada e muita gente ficou de fora e restou acompanhar pelas telas disponíveis.

É incrível como essas audiências da forma que são expostas só servem para amarrar cachorro com linguiça, uma forma de tentar ludibriar o povo com frases de efeito e receitas prontas, tudo para dizer que estão "consultando e dando satisfações" ao povo bauruense. Bastava um olhar para ver algumas figuras presentes no local, barões de terras e perceber quais os grandes interesses, até o ex-vereador Marcelo Borges vi por lá, será que virou um membro do MSL?? Nãooo. Após a introdução das secretárias da Semma e da Seplan, com explicações que giram como brincadeira de roda e ninguém sai do lugar, surge no microfone entre os primeiros inscritos o ferroviário Roque Ferreira abordando as reais intenções da audiência e colocando alguns questionamentos para as secretárias, um tema que ele bateu muito na tribuna ano passado na Câmara quando vereador, e aí foi o ponto alto da audiência e até cômico, a secretária da Seplan ao tentar responder e dar mais algumas voltas com aqueles prévios discursos que não explicam nada, travou e começou a disparar uma gagueira que rendeu risos e vaias da platéia em sua maioria formada pelos trabalhadores que lutam pelo seu direito de moradia.

A audiência poderia terminar naquele momento, era como um cair de máscaras de um bizarro carnaval às avessas. Mas eis que entra em cena o Procurador da Prefeitura Maurício Porto que estava presidindo a audiência naquele momento, mas como o bizarro não poderia faltar, ele parecia um Juiz num Tribunal, começou a cada manifestação e questionamentos dos que usavam da palavra, a dizer que estavam a fugir do tema, que não estavam entendendo a finalidade daquela audiência, mas quando da fala do Kláudio Cóffani presidente de Ong, que já foi meu professor e hoje parece mais um bajulador de príncipe, além de fazer pregação evangélica no microfone da Câmara e bajular a audiência pública, o Maurício Porto interveio novamente e disse que a fala dele era a mais sensata da noite, ora bolas, ele estava ali para presidir uma audiência pública ou fazer julgamentos de opiniões?? Audiência é para isso, discutir os mais variados pontos de vista sobre o tema, nada ali estava fora dos anseios populares, a não ser ironicamente a própria audiência e os arcanjos do prefeito. Santa arrogância Batman.

CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO...

Todo o circo está armado e contam com o aval e interesse não só dos grandes "medalhões" do município como também do grande partido que rege Bauru, o Grupo Cidade, vejam na edição desta quinta-feira como rasgam elogios para as secretárias pelos seus "esclarecimentos e jogo de cintura".

Esse papo de que o manejo será para cunho social é a velha tática da raposa, destina-se pequenas merdas para uma parte do povão trabalhador e da-lhe grandes empreendimentos e condomínios de luxo, porque para essa turma o povão tem que ficar sempre com as sobras do prato, para tudo na vida desse povo sofrido. Óbvio que nenhum representante do governo vai falar isso abertamente numa audiência, mas no íntimo dos gabinetes, o plano já está traçado.

E tudo isso já foi alertado aqui em outros artigos e agora onde estão os raivosos que diziam ser apenas um louco atacando o prefeito recém empossado, argumentando que ele é um cara legal. Se ser legal é bagagem para ser prefeito, vamos por o cantor e filósofo do Ceará, Falcão para comandar nossa cidade.

Bauru está virando uma grande ONG do Gazzetta e será o governo do setor privado, dinheiro público para o privado, portanto não estranhem se acabarmos falidos como muitas cidades e estados brasileiros.

Camarada Insurgente Marcos Paulo Resende".