quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

CARTAS (183)


DISCUSSÃO DE RUA*

* Carta de minha lavra e responsabilidade publicada na edição de hoje, Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade - Bauru SP (https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php…):

Tarde de quarta, dia fatídico, 24/1, 16h30, imediações da praça Rui Barbosa, calçadão da Batista, passo e sou chamado a uma roda:

- Seu barbudo dessa vez se danou, hem? Vai pagar pelos seus delitos?

- Muito me indigna ver você me questionando dessa forma. Triste, pois pelo jeito que me questiona, percebo que se posiciona contra o ex-presidente. Você está feliz com a injusta, indigna, inadequada, inepta e intolerável condenação de um tribunal viciado, atuando sem ter em mãos nenhuma prova concreta, mas o fazendo para atender interesses dos donos de poder e da mídia?

- Mas se ele está sendo julgado, algo deve ter sido comprovado. Ou não?

- Eu que te devolvo a pergunta. Eu não te respondo por convicção, mas por comprovação, diferente dos juízes gaúchos. Pelo conjunto de ações inadequadas, só com o intuito de afastar o ex-presidente Lula do próximo pleito. Foi o único que fez algo de concreto para a imensa maioria dos brasileiros e está sendo julgado por isso. Tudo isso que você teve de benefícios, legislação ao seu favor, previdência e trabalhista, sendo retirados e sua ficha não caiu. Não percebe a ardilosa negociata dos golpistas e com o intuito de calar a voz dos trabalhadores. Você acreditou em tudo o que a TV lhe dizia esses anos todos?


- Eu nem vejo mais televisão, sei que eles pegaram muito no pé de Lula, aquelas manchetes todas. A gente sabe que aquilo tudo não era normal, tinha algum interesse, mas muitos petistas foram presos.

- Sim, foram, mas você viu até agora algum do PSDB ser preso. Nem aqui em Bauru no escândalo da AHB, nem do metrô paulistano, helicóptero do Perrela, a grana do Aécio de Furnas envolvendo até Bauru na trama e nada de cadeia, nem são indiciados. A Lava Jato passa batido por eles. Pegam os do PT, cumprem pena, alguns injustamente, mas nem indiciam os tucanos. Isso é normal? Nunca pensou ser perseguição a tudo o que Lula representa essa insistência em tentar incriminá-lo por algo sem nenhuma prova? Acha normal o que os golpistas fizeram com o país? Vê alguma possibilidade de recuperação econômica com esses no poder? Já refletiu e fez uma comparação entre o país que tínhamos na época de Lula, a soberania do país perante o mundo e hoje, a vergonha que passamos em Davos, dívidas só crescendo, dependência externa e o país de joelhos. Está feliz com isso? Quer isso e acha mesmo que Lula, o barbudo se danou? Quem se danou, na verdade, somos todos nós, o povo num todo. Perceba o que fizeram conosco.

- É, a coisa não está boa, estávamos bem melhores que hoje.
Chico Buarque já entrou em várias dessas...


- Então, me diga, por que repete o que os caras querem ouvir. Te fazem de bobo e ainda os defende. Imagina você ser acusado de alguma coisa que não é sua, fazer a defesa, comprovar que não é seu, mas mesmo assim ser condenado. Acha normal isso? Concorda com um Judiciário agindo exatamente dessa forma. Uns privilegiados e outros sendo massacrados. E culpam aquele que conseguiu que melhorasse de vida, pudesse viajar em aviões, colocar seus filhos em escolhas melhores, remédios subsidiados nas farmácias, programa de moradia como nunca tivemos e até de renda para quem mais precisa. Tudo isso e gente como tu o critica.

- Não. Eu não estava criticando. Estava só querendo ver sua opinião.

Ele viu.

Henrique Perazzi de Aquino - Professor de História e jornalista.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tucanos também são socialistas. Social democracia é socialista em qualquer pais do mundo, menos no Brasil. O fato dos tucanos não serem julgados significa então, você quer dizer, que o lula e pt também não podem (apesar de seus crimes horrendos principalmente apoiando a morte de pessoas na Venezuela)? Realmente o seu discurso é de alguém que é especialista. Especialista em confundir. Um sofista.

Henrique disse...

Meu amigo oculto
Tenho adorado suas incursões. Falta mostrar a cara. Deve ser bastante conhecido, porém cagão. Cagões são uns bostas. Sim, só no Brasil tucano passa ao largo de ser social-democrata, quanto mais socialista. São o que de pior existe no ramo direitista no cenário político. Aves de rapina. Pelo visto não sabe, mas a Venezuela está bem longe de ser considerada um regime horrendo, pois lá, vigora uma democracia mais apurada do que a hoje imposta ao país pelos cruéis e insanos golpistas. O Judiciário de lá dá de dez a zero no nosso. O PT já foi julgado, porém o tucanato ainda não, pois mantém laços carnais com a mídia, Judiciário e a parte mais hipócrita deste país. Eu sofista? Releia o que me escreveste e assuma para si o título. Abracitos ainda cordiais do HPA, direto do mafuá.

Anônimo disse...

Está no UOL: "Justiça da Venezuela proíbe oposição de concorrer coligada".
Bela justiça essa.
Abs!

Mafuá do HPA disse...

E nesta altura do campeonato tu ainda acredita no UOL?
Se queiser passo lista de leituras mais recomendáveis e confiáveis.
Henrique - direto do mafuá