quinta-feira, 29 de março de 2018

FRASES DE UM LIVRO LIDO (125)


QUE BOM SERIA SE OS AGREDINDO QUEM COMBATE O CAPITALISMO O CONHECESSE DE FATO – UM LIVRO CAINDO COMO UMA LUVA PARA O MOMENTO ATUAL


Dedicado aos que chamam todos os oponentes de 'comunistas' pelas redes sociais.

Abro o facebook por esses dias e me espanto. Proliferam como mato uns que antes acreditava mais palatáveis, compreensíveis com as diferenças deste mundo, entendedores de que se pode conviver com diferenças ideológicas e tentar manter algo palatável, como uma amizade. Com tristeza vejo parcela considerável dos que antes toleravam (hoje tenho certeza disto) a convivência e hoje, repetem fake news seguidos, mesmo cientes de serem descaradas mentiras, tudo para fazer valer o seu ponto de vista sobre outros, Ninguém mais quer ser convencido de nada, mesmo que a verdade não esteja ao seu lado, isso pouco importa, pois o que vale mesmo é vencer a contenda e, se possível eliminar os que pensam ao contrário. Tem aqueles desmerecendo a história assim do nada e como se o que fazem é a própria expressão da verdade, a da imposição da sua verdade. Talvez nem saibam o que venha a ser fascismo.

Com tristeza tento entender tudo isto e para clarear as ideias, num dia em que operei uma das vistas, na tentiva de melhorar a visão, diante de uma catarata, tudo para poder ler mais, enxergar mais e só assim, poder continuar querer emitindo alguma opinião. Preso dentro de um quarto de apartamento, recluso por ordens médicas, fico prostrado diante da estante até encontrar um velho livrinho, um que li e reli tempos atrás e creio ser muito útil nos dias atuais, “CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES”, do Carlos Eduardo Novaes (editora Clube do Livro, São Paulo, 1987, 208 páginas), com belíssimas ilustrações do Vilmar Rodrigues, 435 cartuns dele. Esse livro fez parte de uma série, onde num texto com alguma pitada de humor se mostrava para quem tivesse interesse em se aprofundar em conhecimentos básicos, algo sobre Capitalismo, Comunismo, Filosofia, Cristianismo, Marxismo, etc. Quando vejo muitos fazendo uma desbragada defesa do Capitalismo como o “salvador da pátria”, nada melhor do que uma releitura no livrinho do Novaes, para que ao menos não se continue defendendo essa nhaca sem conhecimento de causa.

O meu eu empresto para quem quiser e se interessar por saber algo básico sobre esse tema. E como não posso neste momento, com operação justamente na visão, ficar muito tempo diante de um velho livro, cheio de poeira, me prendo em algo que quando li pela primeira vez, a reação imediata foi de riso (hoje nem isso se dá mais para fazer), mas serve como algo didático para entender disso de MILITAR nunca se voltar contra o CAPITALISMO. A historinha que aqui reproduzo é contada pelo autor logo na apresentação do livro e com ela encerro minha escrita neste dia:

“O título original deste livro era Capitalismo para Principiantes – crianças e militares. Reduzi o título, mas mantenho o livro dedicado às crianças e aos nossos militares. Sou filho de militar, um velho lobo do mar, que chegou a almirante, acreditando que o mundo se dividia em ‘democracia’ e comunismo. Durante todos estes anos em que estamos juntos – mais de 40-, ouvi meu pai falar de pátria, segurança nacional, democracia, psicossocial, mas jamais escutei de sua boca a palavra ‘capitalismo’.
Precisei crescer mais um pouquinho para entender seu alheamento. Os militares, afinal, não estão sujeitos à lei do mercado: não tem patrão, não precisam ir à greve, não sofrem, o desemprego, não discutem aumento salarial, não trabalham para o enriquecimento de outros homens. As Forças Armadas não são, enfim, um negócio em busca de lucro. Talvez por isso meu pai nunca enxergou o lobo do capitalismo sob a pele de cordeiro da ‘democracia’. Nunca suspeitou que a ‘democracia’, cantada em prosa e verso, não anda sob as próprias pernas. Ela, como qualquer regime político, precisa de um sistema econômico que lhe dê um sopro de vida. No mundo ocidental, o sistema que movimenta as ditas democracias é o capitalismo. Curiosamente o capitalismo é o mais desumano, injusto, perverso e anti-democrático de todos os sistemas econômicos.
Os militares que conheço nunca souberam disso; as crianças também não. Daí dedicar-lhes este livro. Às rianças, na esperança de que cresçam interessadas em conhecer o capitalismo. Aos militares, para que reflitam duas vezes antes do próximo golpe”.

Este livro é um deleite para meus olhos, quase renovados e o seria para muitos que hoje esbravejam a favor deste cruel e insano sistema e nem ao menos o entemdem superficilamente, quanto mais em suas entranhas.

Nenhum comentário: