domingo, 8 de julho de 2018

RETRATOS DE BAURU (216)


ADILSON E NEIDE POSSUEM UMA AURA SOB O QUE FAZEM TODO DOMINGO NA FEIRA
Diante deste casal um escrito me veio á mente. "O historiador equivale ao pintor de vastos painéis onde se fixam importantes e decisivas etapas vencidas pela humanidade. Já o cronista, esse comentador de tudo quanto é momentâneo, se assemelha ao modesto fotógrafo lamber-lambe da imensa praça pública que é a vida quotidiana", Flávio Rangel, no livro "A praça dos sem poderes". Eu tento ir registrando as pessoas dentro dessa dimensão de vida. Meu olhar viaja com eles e tento ser o transmissor da "pequena história", uma que muitos menosprezam, mas muitos historiadores consideram de extrema importância para o entendimento - ou ilustração, pelo menos - da realidade de um dado tempo. Eu saio às ruas propondo dar voz aqueles que por qualquer motivo, estão emudecidos, mas, nem por isso, amortecidos. Ao meu modo e jeito tento cumprir um papel, o de ser um dos intérpretes da maioria silenciada ou atemorizada. Quando escrevo deles, tento transmitir o reflexo do que pensa e como age o povo sofrido, a sua consciência abafada. Hoje na feira, me derreti diante desses dois, imensas figuras humanas.

ADILSON GONÇALVES, 55 anos e NEIDE BINCOLETTO, 65 anos são dois exemplos típicos de carregadores de piano. Casados de longa data, ela trabalha durante a semana inteira na cozinha da loja da Renault, ali na Nações Unidas, defronte o Teatro Municipal e ele atua na Vidraçaria Lukisa, onde entende tudo de vidros, variados e múltiplos. Casa um para um lado logo pela manhã e o reencontro em casa no final do dia. O que fazem no domingo pela manhã é mais que um complemento de vida. Trabalham nos bastidores da Choperia do Barba, ali na esquina da Feira do Rolo e são os que, anonimamente tocam tudo com aquele jeito simples, carregado de sapiência e luz mais que própria. Ela comanda a cozinha do estabelecimento e todos os sucos vendidos na feira, aqueles com misturas inusitadas passaram pelo seu crivo. Impecável no que faz, sem ficar rodeando nada, chega, faz e acontece. Ele a mesma coisa, atendendo como garçom na parte interna e externa. É desses que sabem como tratar o semelhante e na simplicidade conquistou a todos. Os frequentadores do local não tem do que reclamar, pois com eles por perto, a garantia de uma manhã auspiciosa e alvissareira. Quando tudo termina, ainda sobra a limpeza do local e só a partir disso, quando a calmaria volta a se estabelecer no local é que pensam em como voltar para o bairro Santa Edwirges, onde moram. A feira dominical de Bauru é um reduto iluminado, recheado de seres como esses dois, simples até a medula, boníssimos em tudo, gente que você bate os olhos e se apaixona logo de cara. Fui arrebatado pelo casal e o que escrevo aqui deles é pouco diante de tudo o que fazem ali na manhã no Bar do Barba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adilson, educadissimo. Sempre com um sorriso no rosto. Ela não me lembro, mas também me parece ser gente boa. Parabéns ao casal.
HELENA AQUINO