quinta-feira, 25 de março de 2021

COMENTÁRIO QUALQUER (212)


HOJE MAIS UM CAPÍTULO DO "WALACESAR", MAS PELO VISTO POUCOS CAÍRAM NA LADAINHA... - O FIASCO DO PONTAPÉ INICIAL DO "REAGE SÃO PAULO" EM BAURU
O "coroné" Walace Sampaio continua aprontando das suas e hoje, marca e realiza ato político dentro do novo passo dado em prol do favorecimento do fundamentalismo na cidade. Algo contrário a qualquer princípio de respeitabilidade, pois a pandemia atinge índices nunca vistos na cidade e país. Desta feita, pensando ter feito jogada de mestre se afasta da presidência do SinComércio e, a partir de agora, com dedicação exclusiva para o exercício de algo totalmente fora da casinha, o tal do Movimento Reage São Paulo, começa a nova empreitada em algo decepcionante em todos os sentidos, uma carreata. Na verdade, esse agrupamento tem por função defender Bolsonaro e cair de pau no governador Dória. Essa a mola mestra.

Ontem, com a cirúrgica advertência o Mafuá antecipou algumas das jogadas ocorridas na manhã de hoje. Da farsa montada por Walace Sampaio, dentre outros são dois os fatos resultantes:
1º - O "coroné" afastou-se provisoriamente da direção sindical para evitar enquadramento na legislação sindical, que penaliza o gesto com perda de mandato;
2º - Segundo a nota de hoje do JC na carreata por ele convocada, estiveram somente 14 carros.

O alerta mafuento, pegou. Ou seja, mesmo desesperados e ameaçados de quebradeira, os comerciantes não se "walacesaram". Algo positivo, pois mesmo com o chamamento feito nas empresas de forma coercitiva e impositiva, poucos aderiram, aliás, pouquíssimos, o que representa algo alvissareiro, pois nem todos conseguem seguir algo totalmente despropositado para o momento. Para dizer ter Walace ficado sozinho e com a brocha na mão, talvez seja cedo, mas o alento é para alegrar. O danado esbravejou, esperneou, rodou a baiana, elevou o tom de voz, mas pouco convenceu e assim, dá o novo passo, tendo como primeiro ato um sonoro fracasso.

Insisto na tese: as pessoas de bom senso não conseguirão WALACESAR - este o novo verbete no mercado e representando algo como, grudando como cola naqueles que, extrapolam de suas atribuições, passando a melar as próprias calças com suas atitudes. Quem quiser WALACESAR que siga o "coroné", mas saiba de antemão: o caminho pode ser o precipício ou o fundo do poço. O melhor mesmo é se manter alinhado com a Ciência, promover um sério isolamento social, pressionando o desGoverno Federal em busca de um Auxílio Emergencial justo para todos e só assim, esperar as vacinas chegarem e o país voltar a caminhar. Chega de patacoadas e desvario. O primeiro passo para Bauru deixar de ser considerada "Sem Limites" foi dado...

DUAS CARAS
Em foto de Priscila Corrales publicada ontem nas redes sociais, algo mais do posicionamento do SinComércio, ainda comandado pelo "coroné" Walace Sampaio, pregando a abertura do comércio na cidade em pleno caos já estabelecido pela pandemia, promovendo até carreatas nesse sentido pela Nações Unidas, mas com atitude bem diferente na sede da entidade patronal: "Ele quer o comércio aberto, mas segue com atendimento pelo whats e e-mail". Seriam eles adeptos do lema: "Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço"?

“KOBAYASHI DÁ UM DUPLO TWIST CARPADO NEGACIONISTA”*
*Texto do jornalista Ricardo Santana ontem sobre o posicionamento da Secretaria de Educação, oriunda da Unesp, extensivo a outros (as) atuando dentro da atual administração da novíssima (sic) prefeita bauruense e comentários à respeito.

Primeiro trecho do texto jornalístico do Ricardo: “KOBAYASHI PROTAGONISTA DO NEGACIONISMO - A secretária de Educação Maria Helena Kobayashi protagonizou a cena negacionista do governo Suéllen Rosim na quarta-feira, dia 24. O imbróglio é, principalmente, o trecho de documento de 19 de março e assinado por Kobayashi endereçado ao Jurídico da Prefeitura de Bauru, em resposta à ação judicial do sindicato dos servidores municipais (Sinserm) contestando a retomada das aulas presenciais na rede de ensino municipal. Em 3 parágrafos, a professora Kobayashi nega o risco da covid em crianças. Portanto não havendo nada que possa impedir o retorno de aulas presenciais. SÊLO KOBAYASHI DE QUALIDADE ESTÁ EM XEQUE - O documento circulou nas redes sociais, em grupos diversos, gerando debate. Porque Kobayashi rompe o lacre de uma visão que a define como a professora e a acadêmica da Unesp em patamar de excelência na área da Educação. Parte das pessoas tratavam Kobayashi com respeito mas observaram que seu verniz descoloriu. Esta maneira nova de assimilar a, agora, secretária municipal estremeceu o segmento da Educação em Bauru. Segmento, principalmente o acadêmico, com rigores que não se permite aventuras, como propostas negacionistas”.

Comento por lá: “Meu caro amigo Ricardo, tem momento que me pergunto o que leva pessoas hoje atuando na administração da Suéllen, não necessitando do valor que ali recebem para sua sobrevivência, a continuarem manchando seus currículos num desGoverno que todos imaginam onde irá dar, levando Bauru ao fundo do poço? Algumas pessoas demoram uma vida inteira para construir seus currículos e depois os colocam à serviço do que de pior temos. Isso vai além da vontade interior que o ser humano possui de colaborar, de prestar um serviço comunitário para com os seus, os de sua aldeia, a contrapartida. Neste caso, não consigo dissociar em alguns que hoje vejo ali, muito cientes de onde se encontram, de ali estarem por pensarem e agirem exatamente igual aos preceitos da mandatária. Não posso entender outra explicação. Não me entra na cabeça outra explicação”.

OUTROS COMENTÁRIOS SOBRE A MESMA ABORDAGEM:
1 - “Concordo contigo mano. Pensei exatamente isso, qdo li o escrito. Kobayashi decepcionou. Os comentários anteriores eram super-positivos, com relação ao seu trabalho. Mas agora vejo uma insipidez, de uma frieza incalculável e totalmente avesso à td que tinha lido sobre ela. Rasgou seu currículo. Lamentável”, Helena Aquino.
2 - “Não decepcionou! Ela está demonstrando o que sempre foi! Uma pedagoga oriunda dos quadros do ensino católico privado e conservador, com visão pedagógica tradicionalista, populista e carreirista...”, Dino Magnoni.
3 - “Eu não a conhecia, li apenas os comentários de amigos e colegas de trabalho. Mas agora montei minha opinião, baseada em fatos. Vc com certeza já a conhecia. Pelo visto, mais uma bolsonarista , que vai rasgar o currículo e jogar anos de trabalho, no lixo”, Helena Aquino.
4 - “Se a secretaria fosse de fato um quadro crítico, com visão democrática e progressista, não aceitaria participar de um governo bolsonarista, pois saberia que não teria autonomia para gerir um projeto de educação laico, eficiente e inclusivo. Afinal, a escola da extrema-direita religiosa é a "sem partido, com catequizadores no comando", pq converter e evangelizar é mais importante do que ensinar adequadamente e formar gente independente". Para o bolsonarismo, os sistemas educacionais são extensões das igrejas, os professores são os novos pregadores...”, Dino Magnoni.
5 - “Vou além: nestas horas, observamos o espírito de corpo que toma conta de uma parcela do campo progressista. O fato de ela ter construído sua carreira acadêmica na universidade pública, por onde muita gente progressista também passou, criou a ilusão instantânea de que ela seria diferente, em meio a um governo fascista. Furtaram-se de denunciar essa bizarrice, que é a pessoa aderir de bom grado ao governo de uma bolsonarista fundamentalista religiosa. Essa nota dela ao Sinserm é o cúmulo do cinismo e da prepotência”, Rodrigo Ferrari.
6 - “Ela não foi formada pela universidade pública e por um departamento de educação com perfil crítico e progressista. Ela migrou para lá pq há estabilidade, melhor salário, projeção pessoal etc. Infelizmente, o campo educacional tem sido capturado pelo pensamento conservador que sempre orientou a maioria da classe média estudada, mas sem visão social e democrática. A classe média sempre foi "reserva da direita" dentro da administração pública e do debate social. Vide os paneleiros anti-Dilma, os marchadores de 64...”, Dino Magnoni.
HPA, pela transcrição

NINGUÉM ESTÁ LIVRE DO COVID E POR MAIS CUIDADOS, EIS NOSSA VILA VICENTINA
Recebo do amigo publicitário Pallu, o belo vídeo produzido pela sua equipe de trabalho sobre os valorosos da Vila Vicentina, esse oásis dentro da cidade de Bauru. Muito me encanta o que é feito por lá e ao assistir a peça publicitária, bate algo dentro da gente de como é salutar esse cuidado mais do que especial para com nossos velhos. Diante do que assisto (eis o link: https://www.facebook.com/100001411184605/videos/3967777353279265/), minha mente se volta em como deve estar sendo difícil para todos os cuidadores de lar de idosos, manter estes devidamente isolados e sem esse contato com o mundo externo, hoje representando eminente perigo. Assisto o vídeo e logo a seguir me surge pela rede social, matéria produzida pelo G1, relatando exatamente de foco de infecção exatamente lá na Vila Vicentina. É dessas matérias para entristecer além da conta. Sento, respiro fundo e tento crer no que leio, que tudo já está controlado. Vida que segue, cada vez mais complicada, 300 mil mortes no país, um desGoverno Federal e Municipal negacionistas, promotores de uma criminosa flexibilização no isolamento social. Cuidados redobrados, é o que nos resta fazer. Tudo está tão perto, tão próximo de todos nós. Junto ao link do vídeo do Pallu, este do G1 e assistindo a ambos, todos devemos estar cada vez mais atentos: https://g1.globo.com/.../lar-de-idosos-registra-seis...

OUÇO RÁDIO TODOS OS DIAS, O "LA MAÑANA", NA AM750 DE BUENOS AIRES, DAS 8 ÀS 12, CONDUÇÃO DE VICTOR HUGO MORALES 
Ele hoje internado com Covid, mais um infectado e em tratamento. Acompanhando o programa hoje, pela primeira vez sem sua presença física. Com 74 anos, ele representa o que nos falta hoje na rádio brasileira, uma voz atuando dentro da "verdade factual dos fatos", num programa que realmente nos faz muita falta, pois mostra o que deixou de existir na maioria da imprensa brasileira, o dar voz para os verdadeiramente de luta. Prefiro muito mais ouvi-lo, rádio argentina, do que sintonizar na baboseira da Jovem Pan, ops, digo, Velha Klan local, onde o que se sobressai é a visão dos golpistas que tomaram conta deste país e num conluio o levam adiante, colocando abaixo tudo o que duramente havíamos conquistado. Ouço o "La Mañana" (https://750.am/), sempre cheio de muita esperança, renovada a cada sintonizada, pois ali reencontro a cada dia algo onde não só me encontro, como dou vazão para o que ainda mantenho dentro de mim, chama que não deve ser apagada enquanto persistir vivo. Programas e pessoas assim me movem. Eis o link de matéria no diário argentino Página 12, edição de hoje: https://www.pagina12.com.ar/331494-el-mensaje-de-victor...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha Henrique, a Kobayashi sempre foi muito querida de muitos alunos da Pedagogia, trabalhava com muita seriedade, muito critério, excelente professora e pesquisadora também, nunca vi vieses religiosos nos trabalhos dela, ou de seus orientandos. Já participei de congressos com ela também. Nunca imaginei que ela se aliaria a bolsominions. Mas a pulga atrás da orelha já coçou só de se aliar à Bozuellen. Ainda tive uma esperança dela ter posições firmes. Mas a decepção se concretizou de fato. Para mim, rasgou e esfarelou seu currículo e toda admiração que tinha por ela.
Daniel Dalla Valle