sexta-feira, 5 de novembro de 2021

CENA BAURUENSE (220)


AS FOTOS QUE VOU TIRANDO PELAS ANDANÇAS NA CIDADE*
* Em dias quando o tempo urge, nada consigo escrever, reúno as cenas que publico, uma a cada novo dia e assim lacro com meus olhares bauruenses.

01. Publicado em 16.10.2021: "Aqui neste prédio, no Jardim São Geraldo, algumas décadas atrás funcionou a antiga 96 FM, então ligada ao Jornal da Cidade e em sua redação gente do quilate de João Jabbour e Beto Pampa. Hoje, a rádio está em outro lugar, outros profissionais, mas a programação, antes dentro da verdade factal dos fatos, hoje deixa muito a desejar, preferindo atuar dentro de padrões ligados ao tacanho conservadorismo predominante em tempos neoliberais bolsonaristas".

02. Publicado em 26.10.2021: "Esse é o alto da rua Floresta, parque Vista Alegre, um dos locais de maior altitude nessas plagas, lugar de intensa movimentação e quando as carregadas nuvens no céus despejam água sobre nós, tudo escorre por ali e acaba desembocando e se acumulando na baixada logo a seguir, para desespero de quem por lá toca sua vida".

03. Publicado em 27.10.2021: "Na entrada do bairro Fortunato Rocha Lima, numa minúscula pracinha, a reunião do trabalho dos moradores no entorno, com carros estaciobados aguardando reparos, muitos sacos de reciclados sendo ajuntados para venda e do outro lado da rua um borracheiro itinerante. A vida pulsa com tudo junto e misturado na periferia de Bauru".

04. Publicado em 28.10.2021: "Essa placa fixada na Estação da NOB, significa muito para a história desta cidade, mesmo que, hoje estando lacrada e interditada por razões mais que políticas e muitos a imaginam deixando de pertencer ao poder público e vindo até a abrigar supermercados".

05. Publicado em 01.11.2021: "Décadas atrás essa imponente residência, a primeira na rua Nobile de Piero, perto prédio do INSS, depois construíram o viaduto JK, de onde se enxerga seu quintal e quando janelas abertas até seu interior. O tempo passou mais um pouco. Ela foi se isolando cada vez mais, a ferrovia abandonada e hoje, quem se habilitaria a ali morar, tal a mudança de tanta coisa na região. Imponente ela sempre será, mas desbotada, tenta resistir à sombrio futuro, nada alvissareiro".

06. Publicado em 02.11.2021: "Na página do "Jaraguá Mil Grau", a foto da fachada da escola estudual do bairro Ayrton Busch, motivo de orgulho para todos, como se percebe pela legenda colocada por eles: "Aqui já estudou e só estuda os NATAS os FERA !! Aqui tem os melhores professores RESPEITA ", ou seja, quem ama, preserva e assim não deixa que toquem numa das preciosidades do lugar, a escola". 

07. Publicado em 03.11.2021: "Quem sobe pela rua Bernardino de Campos, quadra 10, vila Falcão, adentra, tanto nos dois sentidos por um verde túnel, desses só possíveis após décadas da natureza ir possibilitando esse crescimento. Atravessá-lo sem se importar é praticamente impossível, pois é como estivéssemos ultrapassando um portal, adentrando do outro lado outra cidade. Do lado esquerda casa do ser Laércio Pereira, dono da antiga Madeireira Pereira, décadas atuando na região. A foto é do Adilson Chamorro, que diariamente cruza essa rua de lado a outro".

08. Publicado em 04.11.2021: "Alguém poderia me explicar, ou melhor, decifrar a inscrição grafitada na parede, esquina das ruas Aviador Gomes Ribeiro com Antônio Alves, quadra acima da avenida Duque de Caxias? Não gosto nem um pouco do que representa o governador João Dória, mas em questões de quantidade de mortes, creio que o capiroto seja inigualável e inalcançável. Ou não?".

09. Publicado em 05.11.2021: "Para os amantes de um bom bailão, este aqui na rua Presidente Kennedy, bem atras do Confiança Centro, o Veredas Show, deixou muita saudade, famoso risca-faca, permanecendo muitos anos fechado e agora, dias atrás, eis que uma faixa anuncia sua reabertura e com a mesma finalidade de antes".

10. Publicado em 06.11.2021: "Não posso me deparar com algo assim pelas ruas e já vejo motivo para escrevinhações variadas e múltiplas. Alguém abandona na beirada da pista, altos da Nações Norte, lixo, aqui representado por um engradado com garrafas vazias, demonstrando muitas coisas ao mesmo tempo: desleixo, degradação, noitada com bebedeira e como se diverte o povo pelas rebarbas da cidade. Por onde devo começar?".


Nenhum comentário: