quinta-feira, 4 de novembro de 2021

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (171)


A VESTIMENTA DE HOJE NÃO PODERIA SER OUTRA
Num dia como hoje, 04 de novembro de 1968, as forças repressivas do regime militar que nos oprimia assassinava a sangue frio o desarmado MARIGHELLA. Lembrando que, num dia pouco antes da pandemia, meu filho me presenteia com dois mimos para melhor me informar sobre o ocorrido. O livro "Marighella - O Guerrilheiro que incendiou o mundo", do jornalista Mário Magalhães (que leio neste momento juntamente com minha mana Helena Aquino) e essa camiseta, com a qual hoje desfilo pelas ruas bauruenses, com os dizeres, frase dita por ele: "O HOMEM DEVE SER LIVRE". Acabo de assistir o filme aqui em Bauru, ainda chocado por não ver nenhum cartaz no hall de entrada do Boulevard Shopping, mas entendendo que este país sempre foi assim, cagão, medroso e nem um pouco livre. Lutamos exatamente por isso, LIBERDADE. Cá estou ao lado de tantos outros corajosos, lutando contra essas PECs votadas na calada da noite, votação construída com votos de gente que passa desavergonhadamente para o lado contrário, vota junto do algoz e assim dana mais um pouquinho com este insano e surreal país. Marighella é do time que não aceitava isso, perdeu as esperanças de algo ocorrer com beneplácito dos algozes. Cansou do jogo sórdido da ação política pelas vias ditas possíveis, as seguindo o jogo conforme regras ditadas pelos donos do poder. Ele sabia que desta forma não chegaríamos a lugar nenhum e assim lhufas de liberdade. Lutou com as armas que tinha em mãos pela transformação deste país. Compreender melhor o que foi a luta de tanta gente como ele, pegando em armas para ter um país mais justo, onde ninguém seria massacrado ou oprimido, eis a luta que também me move e assim procederei enquanto por aqui estiver. Na lida, luta e como me ensinou e repetia sempre Roque Ferreira, "jogando pesado". Isso mesmo, precisamos mais e mais parar de jogar leve com quem nos apunhala. Eu ainda jogo leve demais com alguns, mas os acontecimentos recentes e de sempre, me fazem refletir e chegar na única condição possível de luta: impossível jogar leve com quem tanto judia deste país. Ou vamos pras cabeças ou seremos eternamente humilhados. Marighella sacou isso bem cedo, desde jovem, nunca se entregou e desta forma, acabou se transformando no "maior inimigo" do país, numa titulação dada por seus perseguidores. Inimigo pra quem mesmo? A luta continua e cada dia pior, pois neste momento perdemos muitas das trincheiras onde guerreávamos. Desistir pra que? Lembro do filme, quando ele foi morto, sua mulher num outro canto do país, gritou onde se encontrava, em praça pública ao vê-lo ali exposto no fusca perfurado pelas balas: "Esse homem amou o Brasil". Estou do lado dos que verdadeiramente amam e lutam por algo melhor para este país, o resto é balcão de secos e molhados.

A RÁDIO PERMANECENDO LIGADA O TEMPO TODO AQUI NO MAFUÁ
Não consigo mais sintonizar a tal da Jovem Pan, ops, cada vez mais Velha Klan. Pérfida e criminosa, além de espalhadora de fake news, produz um jornalismo da pior espécie, totalmente bolsonarista. Fujo destes. Não faz falta nenhuma. Jornalismo sem importância, desacreditado, verdadeira lata do lixo. Ouço outra coisa. Hoje mesmo estou aqui plugado na 750 AM argentina ouvindo o La Mañana, com Victor Hugo Morales e no programa matinal uma entrevista com o ex-presidente equatoriano RAFAEL CORREA, com frase contundente, motivando qualquer sensato para escutar a conversa por inteiro: "Não temos democracias na América Latina, temos eleições, porém não são livres". Alguma semelhança com o que acontece no Brasil, não é mero acaso. Estamos sempre sujeitos à vontade dos donos do poder. Até quando? Por uma rádio livre ouço maravilhas, pelas neoliberais, ouço só merda. Eis o link da fala dele hoje pela manhã no La Mañana: https://750.am/2021/11/04/rafael-correa-no-tenemos-democracia-en-america-latina-tenemos-elecciones-pero-no-son-libres/?fbclid=IwAR1H-ixPW4YW4P0yPCRaaZkgktEyZXa3BeFf-l2BLkZlA4gvqRoMULv9u0E

ENFIM, O MELHOR É BAURU TOMAR CONHECIMENTO OU NÃO DOS GRANDES INADIMPLENTES COM O MUNÍCIPIO?
Ontem, na sessão da Câmara dos Vereadores, realizada nesta semana na quarta, pois tivemos feriado na terça, algo dominou as discussões e também está dominando as conversas cidade afora no dia de hoje, principalmente pelas redes sociais. Um Projeto de Lei estava colocado em votação e daria publicidade para os nomes dos grandes devedores para com a Prefeitura Municipal, principalmente no quesito IPT, água, etc. Sempre algo assim foi solicitado pelos próprios vereadores e os dados escamoteados de divulgação pelos alcaides, tanto a atual como os anteriores. Seria uma oportunidade e tanto para a cidade tomar conhecimento dos nomes desses grandes devedores. Ela foi perdida e algo merece uma melhor explicação.

Justamente a vereadora representando e concentrando a maior oposição a atual administração, Estela Almagro PT apresenta emenda para excluir da divulgação os devedores ainda com débitos discutidos na Justiça. A partir daí, o pau comeu em acaloradas discussões. Na votação final, a emenda da vereadora foi aprovada por 8 a 7. Votaram a favor Estela Almagro, Junior Rodrigues, Carlinhos do PS, Sergio Brum, Edson de Jesus, Guilherme Berriel, Beto Imóveis e Marcelo Afonso. E votaram contra Ubiratan Silva, Mané Losila, Eduardo Borgo, Julio Cesar, Roberto Segalla, Lokadora e Bendito Meira. Dois vereadores não votaram, o presidente Marcos de Souza, que só o faz em caso de empate e Chiara Ranieri, alegando impedimento, proprietária de universidade na cidade, provavelmente com interesse pela não aprovação.

Evidente que o resultado causou um frisson entre eles, algo normal quando os interesses estão colocados na mesa de forma bem dividida. Os dois vereadores que idealizaram o projeto, Eduardo Borgo e Ubiratan Silva, descontentes com o resultado, até para marcar posição e tentar demonstrar de forma mais evidente algo suspeito no ar, retiram o mesmo da pauta e desta forma as discussões são encerradas. Ainda tentando entender melhor o que de fato aconteceu e dos interesses em questão, confesso não ter entendido bem dos motivos dessa não exposição de alguns com tramite sem definição.
 
Muitos dos grandes devedores estão sorrindo neste momento, pois a cidade não tomará conhecimento dos seus nomes. Evidente que, a imensa maioria dos grandes devedores da Prefeitura causam enormes prejuízos para os cofres da Prefeitura e quando seus nomes são divulgados, além do constrangimento, uma pressão popular para dar cabo de privilégios. Nem se compara como são os procedimentos entre os pequenos devedores, todos sem condições de defesa jurídica, daí obrigados a pagar ou ter os serviços cortados, enquanto os grandes, sabem como protelar, postergar e jogar para a frente.

De minha parte, preferiria ver o nome de todos estes divulgados, indistintamente, mas isso não ocorrerá de forma ampla, geral e irrestrita na cidade. Creio, algumas explicações ainda precisam ser dadas para um melhor entendimento e esclarecimento de tudo, todas e todos. É o que a cidade aguarda como próximo capítulos do que foi decidido na tarde de ontem.

A MILÍCIA BOLSONARISTA JÁ ATUA EM BAURU E NÃO PODEMOS PERMANECER CALADOS
Eles JÁ soltam a franga nos arredores de Bauru, sem receio de punição, pois possuem respaldo federal. Já são vistos nas franjas da cidade, principalmente na área rural, personagens insuflados pelo momento atual e desfilando com armas na cinta, falando grosso e querendo tomar conta de tudo e de todos. São mandões, se acham e fazem questão de aparentar o que não são. Desta forma, intimidando pequenos proprietários, deixando vão conquistando espaços, terrenos e se achando os reis do pedaço. Muitos fazem parte deste grupo dos pequenos do campo, favorecidos pelo que representa o bolsonarismo em curso e daí, vão tentando se impor aos poucos, como lideranças rurais. Bons de conversa, folgados, se apresentam como representantes destes tempos sombrios. Pouca mente encefálica, só estão vicejando pela aí e navegando na insensatez após a chegada deste nefasto ao poder.

Tem muitos destes já em Bauru e ao tomar conhecimento de uma tétrica história, de um destes ameaçando pequenos agricultores com sua arrogância, sempre a demonstrar ser amigo de militares, postando pelo facebook algo onde dar tiros é o trivial, o típico valentão que só está aí enquanto perdurar este triste momento da vida brasileira. Não dá para gente continuar demonstrando indiferença com o que está acontecendo aqui bem do lado da gente. Muitos ainda pensam que, algo assim só é possível acontecer no Rio de Janeiro, mas não, ledo engano, pois os tentáculos já estão mais do que espalhados país afora. Estes não podem tomar conta do país, pois será sua destruição. Não trazem nada de bom, só coisas ruins.


Entristecido e angustiado pela história que tomei conhecimento, algo constrangedor, de pura intimidação para com gente desprotegida, sei que algo precisa ser feito, deve ser feito e rápido. Sei que providências estão sendo tomadas, pois assim como o espalhador de fake News lá de Brasília, seus seguidores, tão pérfidos e perigosos como ele, agem somente fazendo uso da violência. Eu gostaria demais de escancarar tudo, botar logo a boca no trombone, mas não posso me antecipar. Isso aqui é também um alerta, pois o que tomei conhecimento estar acontecendo num local aqui bem próximo de todos nós, sei acontece com outra intensidade em tantos outros lugares. Não podemos nos calar. Esses doentes mentais não são a maioria. Eles são poucos e se acham muitos, daí surfam no momento, mas precisam levar a traulitada que os devolverá para o lugar de onde nunca deveriam ter saído. Pessoas assim precisam ser contidas pelo bem do que ainda resta de dignidade e liberdade dentro de cada um de nós.

Desculpem, mas estou nervoso por poder fazer tão pouco neste momento e diante de fato tão repulsivo. Faço um ALERTA para que, quem souber de outras intimidações em curso pela aí, que venham a público, pois nos calando e consentindo, eles crescerão e isso é inadmissível. A perversidade, a insanidade e o milicianismo não pode vencer.

Nenhum comentário: