sexta-feira, 26 de novembro de 2021

FRASES (214)


QUEM ME CONHECE SABE, IMPOSSÍVEL CHEGAR NUMA CIDADE E NÃO CONHECER A LIVRARIA OU SEBO - A IDENTIFICAÇÃO É QUASE IMEDIATA
Em Águas de Lindóia, escapo das obrigações do dia e me refugio no inigualável Sebo do Ismael, toda uma galeria de lojas abrigando este oásis, numa cidade de 18 mil habitantes. Professor aposentado de Letras, montou uma pequena portinha após sua aposentadoria. Hoje ocupa todos os demais boxes. Sogro do jornalista Chico Pinheiro, não vende pelo Mercado Livre, nem pela Estante Virtual, somente venda presencial. Passei, assuntei, cheirei, entrei e não queria mais ir embora. Ismael e seu único funcionário, Ronaldo, professor de História da única escola pública municipal convivem no melhor espaço da cidade, verdadeiro santuário da região. Não queria mais ir embora, mas as portas precisavam ser fechadas. Apaixonei..

Conversei muito com Seu Ismael e me perguntando de onde era, disse ser de Bauru e ter encontrado um único livro a me lembrar de minha aldeia, o do Coedeiro sobre o Pelé em Bauru, dos 3 aos 17 anos. Ele me pediu para voltar lá e trazer o livro para ele, pois queria ler. "Assunto interessante", me disse. Depois, assim do nada disse: "Bauru não é a terra daquela prefeita maluca, bolsonarista e igrejeira". Ri e lhe confirme acrescentando: "Essas péssimas notícias correm o mundo. Sim, temos uma prefeita fundamentalista, tão fora da casinha quanto nosso presidente". Ele ouviu tudo e acrescentoou: "Mas pelo que sabia, pelo que já tinha ouvido de Bauru, sempre foi uma cidade pra frente, como foi possível, o que aconteceu pra vocês elegerem algo assim?". São destes momentos em que o bauruense fica com a cara no chão. Sem muita ação, minha resposta: "Decrescemos demais, somos retrato deste país avacalhado e com mentes ao avesso. A onda que varreu o país, infelizmente chegou lá e o estrago é imenso. Uma vergonha sem limites".

Nenhum comentário: