sábado, 6 de novembro de 2021

PERGUNTAR NÃO OFENDE (179)


DIVAGAÇÕES DIANTE DO SEGUNDO MAIOR EMPREGADOR DA CIDADE DE BAURU*
* Eis meu 38º texto para o semanário DEBATE, de Santa Cruz do Rio Pardo, edição vistual desta semana. Na foto, reprodução de matéria do JC, edição de quinta, 04/11, fonte inspiradora para minha escrevinhação.

A Paschoalato oferece no momento o que ninguém tem aqui em Bauru. Sabe o que é? Emprego e carteira assinada. Pode não ser um salário dos mais convidativos, mas pelo que sabemos, em tempos neoliberais predatórios umbilicados com o milicianismo fundamentalista, isso não mais existe. Tudo agora precarizado, terceirizado, bestializado e tratado dentro da informalidade. Eles fazem cobrança pelo telemarketing e hoje são o segundo maior empregador da cidade de Bauru. O primeiro continua sendo a Prefeitura Municipal, mas a Paschoaloto surpreende. Hoje, sexta, 05, ocorreu na cidade mais uma rodada de contratações para preenchimento de vagas. É difícil por aqui um jovem que não tenha se iniciado no quesito registro em carteira e não o tenha feito através deles ou de qualquer outro do ramo de cobrança por telefone. Até hoje não entendi direito como esses fazem a mesma coisa há tanto tempo e os devedores nunca acabam. Pelo visto só aumentam, pois dizem que só essa empresa tem ao todo mais de 5 mil funcionários, espalhados aqui e em algumas cidades da região.

Empregam muito. Descobriam um milionário filão e nele se especializaram. A moçada em início de carreira consegue com estes empregos, a maioria de pequena duração, amealhar algum no final do mês e assim, sonhar em ter uma vida com menos percalços. Passam a viver do negócio da cobrança e cobrar, pelo que sei é ouvir histórias, a de quem deve e não está conseguindo se safar das parcelas em atraso. Quem liga para o telefone de uma pessoa e o cobra terá pela frente uma cabedal, diria mesmo, roseiral de histórias. Neste caso, antevejo, a maioria triste. Comprar e não conseguir pagar, por si só já é algo constrangedor. Daí te liga um jovem em início de carreira, cheio de gás, tendo acabado de fazer um treinamento, tudo afiado na ponta da língua e lhe apresenta propostas para quitação de suas pendências. Assim adentra em sua vida pela porta dos fundos.

Dessa conversa travada, inevitavelmente um fica sabendo de algo mais da vida do outro. Se houver brecha, oportunidade o cobrador acaba tomando conhecimento dos motivos do atraso. Um querendo mostrar serviço, fechar cotas e assim aumentar seus ganhos e do outro lado da linha alguém fazendo de tudo para conseguir os maiores descontos possíveis para ver se consegue quitar o que deve. Um tenta convencer o outro a tirar leite de pedra. Quem cobra tem o tempo cronometrado e não pode ficar dando trela para o oponente. Tem que passar as condições conseguidas e ver se dali sairá uma comissão. A lista de ligações, ou seja, sua cota diária precisa ser coberta e com resultados positivos. Um no seu primeiro emprego, tentando sair de uma vida enrolada e diante de um enrolado, cada qual com seus interesses. Enfim, se alguém deve e deixou de pagar, deixou acumular parcelas é porque a coisa não está nada boa pro seu lado.

Destes encontros saem embates inimagináveis. É a fome disputando espaço com a vontade de comer. Um tem fome, gana de mostrar serviço e pela frente, um que tentou, comprou algo e não conseguindo pagar, agora diante de uma proposta mais amena. Travam uma espécie de luta pela sobrevivência. Hoje ao ler no jornal que a Paschoaloto abre centenas de novas vagas, a maioria para o primeiro emprego, penso nisso tudo. Como tem gente que deve neste país? Como tem gente que faz compras, frustra seus planos de viver melhor e se enrola até o pescoço. Um não vive sem o outro, o cobrador e o cobrado. São peças dessa engrenagem cruel que é a vida humana dentro do modal capitalista, onde toda a roda gira em torno do deus mercado e dinheiro. Uma espécie de moto contínuo, algo sem fim e sem esperança de solução. No jogo como é jogado nunca as peças vão se encaixar, sempre irão faltar algumas delas. Esse jogo é assim, tem seu lado de crueldade bem evidente, mas é jogado desta forma e jeito, gerando muito lucro para uns, a sobrevivência para outros, porém com carteira assinada e ligações que não acabam mais. Pensei num destes cobradores diante do próximo nome para ligar e cobrar, quando descobre que é o seu próprio. Será que, com o que agora ganha conseguirá quitar sua pendência e assim manter seu emprego de carteira assinada? A Paschoaloto não pensa nisso, mas emprega e pasmem, com carteira assinada, essa vilã dos tempos modernos.
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

NOTÍCIAS DO DESGOVERNO FUNDAMENTALISTA DE SUÉLLEN ROSIM

SECRETÁRIO DEMISSIONÁRIO CHARLLES RODRIGO DANGELUS ESPALHA FAKE NEWS NA REGIÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO
Recebo ontem pedido do amigo jornalista do DEBATE, de Santa cruz do Rio Pardo, Sérgio Fleury Moraes investigando uma matéria: "Boa noite, Henrique. Deparei-me com algumas publicações mentirosas de um tal Charlles, que tem familiares em Santa Cruz. Ele se diz cristão, mas na página dele, só louva a Bolsonaro. Até comentei numa delas, uma fake news sobre a cantora Zélia Duncan, que já desmentiu a mentira. Por acaso este cara ainda é secretário em Bauru? Parece que é casado com uma cantora gospel e é fundamentalista religioso". Respondi desta forma e jeito: "Sim, continua secretário. É da turma fundamentalista neopentecostal da incomPrefeita de Bauru. São da mesma linhagem, barbaridades iguais a que você acabou de ver, espalhadores de mentiras. Aqui na atual administração existe uma concentração destes fundamentalistas".

Abro o Jornal da Cidade de hoje e lá a manchete: "Gislaine Magrini assume comando da SEDECON - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e renda. Charles Diogo colocou o cargo à disposição da prefeita Suéllen Rosim, que resolveu aceitar". Como sempre nessas oportunidades, algo muito parecido como justificativa: "O ex-secretário afirmou que decidiu abrir a possibilidade de troca de comando em sua pasta motivado pela necessidade de permanecer mais tempo com sua família".

Eu não querendo me aborrecer mais do que já ando com o que vejo sendo reproduzido pelas redes sociais pelos evangélicos neopentecostais, não me atrevo a entrar na página do dito cujo e constatar o que o jornalista Sérgio Fleury Moraes afirma lá existir e só pela postagem aqui printada já dá para perceber o nível da deslavada mentura repassada como verdade, com intuito de iludir incautos. Sérgio ainda revela algo mais: "E recebem dinheiro público para ficar postando fake news em horário de trabalho. É o fim da picada. Henrique, eu não devia ter comentado na página dele, pois ele me bloqueou ou apagou a conta". A página, felizmente, foi printada antes. Enfim, Bauru ganhou ou perdeu com a troca? Não é nada apreciável um espalhador de fake news continuar atuando dentro do serviço público. Não vai deixar saudades.


OSSO DURO DE ROER
A perversidade está em curso e na capa desta última edição da revista Piauí, edição de novembro, chegando nas bancas começo próxima semana, algo bem contudente, como que um soco no estômago, para demonstrar o quando nos atolaram num lodaçal, onde dizem que a culpa não é deles, mas dos anteriores. O país todo atolado, gente perdida no comando, desvario de mentes e atitudes. Capiroto dizia que a Argentina iria se transformar numa Venezuela e hoje, a cena mais comum na fronteira brasileira são filas de carros brasileiros atravessando a fronteira para abastecer seus veículos do lado de lá, justamente na Argentina. Quer sinal melhor do que este do desvario em curso do lado de cá? Esse tipo de neoliberalismo praticado aqui no sertão tupiniquim só alavanca a crise. Mais do que sabido que a agenda liberal sofreu uma sucessão de choques que praticamente a liquidaram. Não é mais aceito nem nos EUA, seu país de origem. Se cruzar na rua com o neoliberalismo, Biden, por exemplo, nem cumprimenta. Aqui ele continua sendo incentivado e praticado descaradamente para favorecer esses boçais se beneficiando da desgraça de um país inteiro. Insuportável o nível de destruição destes hoje no poder. Reagir é mais do que necessário, urgente, antes que não exista mais o que defender e lutar. Nem mesmo um osso.

NO 70º LADO B, PADRE SEVERINO, DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA E MOVIMENTO TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA DE PROMISSÃO SP, NUMA CONVERSA MUITO PRA LÁ DA RELIGIOSIDADE
1.) EXPLICAÇÕES: Neste final de semana não iria realizar o Lado B - A Importância dos Desimportantes, pois estaria viajando, eu e a cara metade, batendo asas pela aí. A viagem gorou na última hora e como só daria uma justificativa pela não realização, me virei nos trinta e apresento um nome de peso para um bate papo mais que revelador, a do revolucionário padre SEVERINO LEITE DINIZ.

2.) O FATO E O ATO: Severino tem rodinha nos pés e hoje está em Brasília para participar de algo da luta, reunião do Conselho Nacional da CPT - Conselho Pastoral da Terra, do que resta de brio dentro da instituição Igreja Católica, pois está em constante luta, motivo de sua vida. Sai de lá amanhã cedo, via São José do Rio Preto e me diz que a partir das 15h estará a postos para um bate papo dos mais reveladores.

3.) A EMOÇÃO: Este mafuento escrevinhador, agora tentando algo no mundo da entrevistação, não se aguenta de emoção ao anunciar essa conversa. Tive a ideia de trazê-lo aqui após assistir o filme Marighella e ver o papel dos padres dominicanos junto da luta, enfim, tinham um lado e estiveram também ao lado da luta armada, única saída para mudar de fato este país. Esse padre, sempre com o boné do MST na cabeça, corajoso como poucos, representa muito dessa luta da qual muitos abrandam, mas gente como ele, não desiste nunca. Impossível gravar uma chamada com o danado hoje circulando pela Capital Federal, mas amanhã falaremos de tudo um pouco e do pouco muitíssimo.

4.) AMANHÃ, DOMINGO, 07/11, 15H aqui pelo facebook deste mafuento, uma conversa imperdível com alguém que tem muito a contar e também mostrar caminhos, apontar direções e incentivar pela não desistência da lida e luta. Vamos juntos?

Nenhum comentário: