domingo, 7 de outubro de 2012

AMIGO DO PEITO (73)

CENSURA É COISA FEIA E DEVE SER REPUDIADA NO NASCEDOURO
Escrever nesse internético negócio denominado por um amigo como o “penico do mundo” é algo instigante, pois aqui tem de tudo um pouco e muitas coisas são puros dejetos. Eu tento manter a linha, mas constantemente saio dos trilhos, o trem me pega, volto e tento aos remendos consertar tudo. Sigo uma linha (tortuosa de vez em quando) e dela não me desvio. Escrevo dos outros e recebo o troco, tudo dentro da normalidade. Aqui mesmo nesse blog, mantenho algo inimaginável por aí, a permanência dos comentários de duas formas: ANÔNIMA e com identificação. Na anônima pinta de tudo e mais um pouco. Deleto só os escritos muito abusivos, mas quando os faço, explico os motivos. Preconceito, baixaria, mentira deslavada, denúncia sem respaldo ou algo que beire à irresponsabilidade, que com certeza recairá sobre mim, pois posso ser processado e não conseguirei identificar algo anônimo. Esses eu deleto sem dó e piedade. Isso não é CENSURA. Distinguo bem uma coisa de outra. E mais, defendo meus amigos com unhas e dentes. De censura basta a nossa própria, pois todos sabemos que ninguém hoje é totalmente livre e cada um tem sua própria limitação, o limite onde pode e deve chegar, dependendo dos seus interesses. Relato abaixo algo detestável e que não tem nada a ver com isso que escrevi acima. Entendam lendo o próximo parágrafo.
Ainda sobre a greve dos motoristas, tenho lido muita coisa nas participações em vários grupos via facebook e um deles é o BAURU NA POLÍTICA, onde não publico, prefiro ler alguns dos posts lá efetuados. Acreditava que tudo fosse comandado pelo publicitário Renato Cardoso, que respeito, porém credito com posições conservadoras, opostas às minhas. Não posso me aliar a quem defende o agronegócio e reproduz a agenda do poder (não o do Executivo, mas o do constituído, a dos refinados salões da Zona Sul). Ele sabe disso e nem por causa disso nos desviamos do caminho da cordialidade. Ele cumpre um papel (muito bem, por sinal), eu outro. Descobri ontem que o grupo não está mais sob sua coordenação, o nome do novo coordenador foi citado ontem nos papos acontecidos no facebook, mas ele não participou em nenhum momento de nenhuma discussão. O motivo de minha revolta é que no dia 05/10 às 0h29 meu amigo Duílio Duka de Souza postou por lá o seguinte:PROPOSTA PARA OS MOTORISTAS: A GREVE CONTINUA - COM A CATRACA LIVRE - PROPOSTA PARA OS MOTORISTAS: A GREVE CONTINUA - COM A CATRACA LIVRE - Companheiros motoristas, agora vocês podem aprovar numa Assembleia esta proposta. O Sindicato é uma Instituição legal dos trabalhadores. A Assembleia é uma instância regimental e estatutária, portanto legal, do Sindicato; logo, uma decisão de Assembleia, onde participam a maciça maioria dos trabalhadores, aprovando e acatando a proposta, esta, pode ser executada, sem problema. Portanto: A GREVE CONTINUA COM OS ÔNIBUS CIRCULANDO COM A CATRACA LIVRE!!! O que vocês acham disso? - A população vai adorar!!! Vocês sabem que eu sou solidário com a greve. Apoio e continuarei apoiando a luta de vocês. PENSEM NA PROPOSTA DE COLOCAR OS ÔNIBUS PARA CIRCULAR COM A CATRACA LIVRE...! Contem sempre comigo. Duílio Duka”. Nada de problemático no texto. A defesa de um dos muitos posicionamentos dados antes do fim do movimento grevista, que uns concordavam e outros não. Meu estranhamento é que não acho mais o post por lá. Será que foi sacado pelo gerenciador do negócio? Renato me explica que umas oito pessoas detém esse poder dentro de um grupo como esse e acredita que não tenha sido o atual gerenciador. O fato é que o ocorrido possui um nome: CENSURA. Pergunto: Quem fez isso? O fez para defender o interesse da empresa? Podem achar insignificante isso tudo, mas quando podamos tal atitudes logo no nascedouro, melhor para todos. Aprender a conviver com todos os matizes e linhas de pensamento é um mínimo exigível de todos nós. Respostas são bem vindas...

PS.: Hoje é dia de eleição no Brasil (prefeito e vereadores), mas resolvi escrever de outra coisa. Voto e caio na estrada. Tenho viagem fora de Bauru para os próximos sete dias (vou conhecer um pedacinho do Nordeste, São Luís MA). Todas as fotos aqui publicadas são desse amigo, o professor Duílio Duka, com o meio de transporte utilizado durante os quatro dias da greve dos motoristas. Percorria, segundo me diz, em 38 minutos a distância de sua residência até a escola onde dá aulas no Bauru 21 (acho que deve continuar assim, pois o corpinho tá bom demais pelo sessentão no costado). Uma pena não acompanhar a apuração da eleição em Bauru e a festa que poderia fazer pela reeleição do amigo Roque Ferreira (toc toc toc). De longe tento acompanhar tudo e manter a regularidade com um post diário nesse mafuento blog, feito sem nenhum tipo de censura. E para fechar a tampa do caixão, além da nossa, eleição na Venezuela, também ocorrendo hoje merece toda minha atenção, pois com a reeleição de Hugo Chávez à Presidência, a única possibilidade de continuidade desse vicejante processo de libertação dos países latinos, antes amordaçados e hoje, altaneiros e livres. Chávez teve tudo a ver com esse novo momento latino, pois é uma de nossas mais significativas lideranças.

sábado, 6 de outubro de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (30)

COMENTÁRIOS E REPERCUSSÕES SOBRE QUATRO POSTs DESTE MAFUENTO BLOGUEIRO
Vejo a charge do Fernando, no JC Bauru de hoje com certo desgosto. Expressa um “vai na valsa”, onde todos pegam carona, incautos, desinformados e os bem informados, mas que querem mesmo confundir tudo. Lewandowiski não é esse pulha que divulgam. Legalista, não legisla fora do que prescreve o livrinho de leis que aprendeu a respeitar. Essas alterações jurídicas para penalizar um dos lados da corrupção brasileira (isentando o outro) podem nos dar uma dor de cabeça sem tamanho no futuro. Tudo pode acabar sendo julgado por mera presunção. A melhor interpretação disso quem meu deu foi o amigo e chargista Gilberto Maringoni, hoje candidato a vereador pelo PSTU paulistano: “O STF E O MENSALÃO - Aos que comemoram os resultados até aqui do julgamento do chamado mensalão no STF, cabe uma ressalva, seja qual for a opinião de cada um sobre o caso. Aquela corte criou um precedente perigosíssimo, que pode se tornar jurisprudência a ser adotada em todas as instâncias do judiciário. Trata-se da possibilidade de se condenar sem a apresentação dos "atos de ofício", ou seja, de provas. Para o elo mais fraco da sociedade - os pobres e o movimento popular - equivalerá à legitimação do arbítrio. Os juízes não precisarão mais se ater a questões objetivas para julgar, mas a opiniões e indícios. Sinal amarelo para a democracia”. Esse mafuento blogueiro escreveu sobre isso essa semana.
Escrevi sobre a vinda do Gabeira aqui e sua mudança de postura, antes progressista (dito de esquerda) e hoje conservador (dito de direita). Veio para ajudar (mesmo não citando seu nome, pois o candidato não saiu do lado da estrela) na campanha do candidato do PV ao Executivo, um que se intitula diferente, novo, porém poderá assumir uma mandato na ALESP e daí veremos mesmo quem tinha razão, se ele se dizendo diferente, ou eu, vendo-o como igualzinho aos demais do grupo aliado á  crueldade dos que não querem mudanças, somente reformas. O que mais me contrariou nessa campanha foi o fato dele ter conquistado para suas hostes o meu melhor amigo, Duílio Duka, que se bandeou para sua campanha, inclusive com gravação de depoimento na propaganda da TV. Tento na sequência do pós-eleição demonstrar por A+B o quanto ele se enganou em ver diferenças inexistentes no Gazzetta. Terei isso como missão, resgatar meu amigo para a normalidade. Corroborando o que escrevi sobre o Gabeira nesse mafuento espaço, ontem na seção dedicada aos leitores do BD Bauru, uma missiva assinada por Marina Moura e com o título “Gabeira em Bauru”. Enxergamos a mesmíssima coisa.

Escrevi outro dia nesse mafuento espaço sobre os vereadores de Bauru definirem que todos os imóveis tombados devam passar pelo seu crivo antes da aprovação final. Um absurdo, pois tudo iria passar de uma análise TÉCNICA (feita pelo CODEPAC) para uma POLÍTICA, talvez até beneficiando a especulação imobiliária. Escrevi também que o prefeito estaria contra isso e na edição de ontem, 05/10 do BD Bauru, uma ampla matéria com uma enquete aos quatro postulantes a eleição. Rodrigo Agostinho, o atual prefeito confirmou o que havia escrito, respondendo à pergunta: “Há interesse em mudanças nas leis e projetos que definem o patrimônio histórico da cidade?”. Veja a resposta do Rodrigo na foto ao lado. Tomara que ele possua coragem suficiente para propor exatamente o que respondeu e está na foto ao lado.
Outro fato muito comentado na semana dentre os textos que esse mafuento blogueiro escreveu foi sua opinião sobre os rumos do movimento grevista dos motoristas em Bauru. Sempre o achei autêntico, inovador e exemplar, primeiro por atingir 100% de participação, sem piquetes e sem ressalvas sobre a empresa exigir que se voltasse ao trabalho de forma enérgica e dura (esse meu primeiro estranhamento) e depois por ser uma greve não de reivindicação salarial, mas por ajustes na prática das relações trabalhistas. Tudo esplendoroso, porém com um toque ainda não revelado. Primeiro uma paralisação sem o sindicato estar presente, depois a união deste. Ficou claro existirem dois grupos condutores do movimento. O que me foi explicado pelos comentários de meu texto no blog foi o que representa uma coisa e o que representa a outra coisa. Ler o que foi ali publicado é um belo exercício para quem quer de fato entender dos meandros dessa greve. Ontem à noite foi decretado o fim do movimento e recebo via e-mail do vereador Roque Ferreira PT, o único que acompanhou tudo do começo ao fim, uma resposta explicativa, após meus questionamentos: Caro Henrique, foi uma vitória. Os trabalhadores não estavam reivindicando hora extra não. A reivindicação era mais qualificada, pois lutava para reduzir a jornada sem redução do salário e conseguiram. Os dias parados não serão descontados, serão pagos com trabalho de mais duas horas diárias, é que é comum nas negociações nestes casos. As horas extras que eram realizadas em excesso, danosas para os trabalhadores devem ser indenizadas. Se um trabalhador realizou durante cinco anos 40 horas extras por mês em média, se elas são suprimidas o empregador deve pagar essa média a título de indenização pelo mesmo período. Quem propagandeou a questão do valor das horas extras foram os setores conservadores da cidade, que também divulgaram outras mentiras com o intuito de jogar a opinião pública contra os trabalhadores. Como acompanhei todo o processo posso lhe garantir que os trabalhadores realizaram e conduziram o movimento com muita responsabilidade. Como voce sempre emite opinião, seja legal e hoje às 20h deve estar presente em frente a garagem da Sem Limites lá no Distrito Industrial, onde realizarão Assembléia. Assim você poderá conversar pessoalmente com os trabalhadores. Vou estar lá, te espero. Abraços”. Não pude ir, mas as dúvidas levantadas, não me colocaram em nenhum momento contrário à luta dos trabalhadores. A minha estranheza foi outra e agora sei que o sindicato foi praticamente empurrado pelos trabalhadores para estar ao seu lado no movimento, pois nem pensavam em algo como uma greve e talvez nem saibam fazer (absoluta falta de prática). Ficaram vendo quem sabe fazer. A luta do trabalhador é sempre digna, a de alguns personagens nem tanto.

Encerro com duas coisinhas. Na primeira hoje tem NOROESTE em campo aqui na cidade, depois da debandada da famiglia Garcia (talvez até retornem...) e acredito que verei gente no campo que há um bom tempo estava afastado do vermelhinho. O jogo é contra o Osasco e com um empate estaremos garantidos na fase seguinte da competição. A segunda é a minha DECLARAÇÃO DE VOTO, já sabida até pelas pedras do reino mineral: sou ROQUE FERREIRA para VEREADOR em Bauru. Continuará me representando condignamente pelos próximos quatro anos.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MEMÓRIA ORAL (128)

BANCA DO ADILSON E SEU ALBUM DE FIGURINHAS POLÍTICAS
Banca de jornal é local onde o que mais grassa nesse período eleitoral são discussões e a divulgação de boatos. “Quer saber de alguma novidade ou quer espalhar algo para cutucar alguma estrutura meio fora do prumo, lance a ideia dentro das rodas de uma banca e tudo será multiplicado. Experimente”, ouço um senhor dizendo isso numa fila de casa lotérica. Fui conferir isso numa localizada bem no centro nervoso de Bauru, quase no cruzamento das ruas Treze de Maio (ela está nesse lado) e Primeiro de Agosto, famosa BANCA DO ADILSON, levando o nome de seu proprietário, ADILSON CHAMORRO, 48 anos e 32 em atividade naquele lugar. Local dos mais frequentados, muita gente passa por ali só para saber das novidades, bater papo, despejar temas que querem ver divulgados e até gente para comprar o que existe em exposição.
Adilson não pensa em tocar sua vida de outra forma. Faz o que gosta e a leva com os rendimentos advindos da banca, juntados ao de sua esposa. Seu horário é o do comércio central, mas nunca fica até o fechamento, 18h. Sempre dá um jeito de bater as asas mais cedo e não contem com ele em dia de comércio aberto à noite. Sabe o horário que sua clientela procura seus produtos e está com porta da frente sempre levantada nos mesmos. Nesse período eleitoral a discussão fervilha por ali, rodas são formadas e o assunto dominante parece ser só esse.

“Adoro esses cientistas políticos, pois eles enxergam coisas que muitas vezes passam despercebidos por nós. Em casa tenho uma parabólica e ali gosto de ficar vendo a propaganda política de várias outras cidades e outros estados. Sabe quais os candidatos que menos prometem nessa eleição? São o dos cariocas. Eles tem coerência, prometem menos, diferente daqui, onde tem candidato fazendo campanha para prefeito. Tem mais promessas que o próprio candidato ao Executivo”, começa falando sobre o tema, quando abordado sobre meu motivo de estar ali.

Além de saber das últimas, corre a notícia de que Adilson é colecionador de santinhos de candidatos e já faz isso há algum tempo. Fui conferir e vejo uma agenda já bem gordinha, recheada de propaganda colada com santinhos das campanhas de 2004, 2008 e a desse ano. “Tenho até mais velhas que essas, muitas com santinhos em preto e branco, mas estão num outro caderno. Se quer ver eu trago. Eu e o Wilson Lozilha até apostamos quem junta mais santinhos. Quando sentamos juntos, cada um descobre os que um achou que o outro ainda não havia conseguido. Virou distração. Tudo porque gosto desse negócio de acompanhar política”, diz.
Esse ano são 253 candidatos e o santinho mais difícil é o do Bico Doce. Esse ainda não arrumei nenhum”, fala mostrando o álbum. Ali ao seu lado, Jean Martins, 22 anos, sai da rodinha de bate papo e complementa: “E vale lembrar também do Marquinhos da Diversidade, que não fez santinhos. Ele não quer sujar a cidade”. A conversa ali pela banca é sempre assim, todos ficam escutando a conversa do outro e um acaba adentrando no papo que acontece ao lado, tudo misturado, porém integrado. “Olha esse aqui, é do João das Ervas, que tinha uma banca nesse quarteirão e morreu ano passado. Quando foi candidato brincava com ele e corrigia seu nome como João da Cerva”, conta rindo.

O álbum corre de mão em mão e gente conhecida é o que não falta, muitos que deixaram de disputar eleições, outros morreram e tem os que insistem e todo pleito estão de novo nas paradas. “Eu gosto muito de política. Passa gente o dia inteiro e sou franco com todo mundo e se voltam é por causa disso. O Garms, que já foi vereador quando lhe disse que não era político, me deu uma aula, pois respondeu que não existia na cidade lugar mais político do que a banca. Já o Mariano, que hoje é vereador, quando lhe disse a mesma coisa, respondeu que precisava me interessar mais, pois era importante, essas coisas. Na diferença das respostas, nas visões diferentes eu tiro minhas conclusões”, continua falando.
Histórias com os candidatos, todos com santinhos colados no seu álbum é o que não falta. Uma bem saborosa é a que aconteceu com um que concorreu no pleito passado, nesse novamente e veio aumentando seu cacife eleitoral para cima do Adilson. “Chegou todo pomposo e dizendo que na eleição passada havia tido 1754 votos. Desconfiei e peguei o álbum e o deixei nervoso, pois fui conferir na lista e só tinha tido 750. Cadê os mil? Saiu meio sem jeito e dizendo que se confundiu. Eu conto o caso, mas não declino o nome do santo, tá bom?”, conta. E continua com outra. “Esse aqui”, mostra seu nome da lista dos candidatos desse ano. “Não o conhecia e disse a ele que teria cinco minutos para me dizer o que iria fazer como vereador. Se apresentou e desfiou um rosário de promessas. Terminei dizendo a ele que deveria se candidatar a prefeito. Estava perdendo tempo como vereador”.

Tudo nas suas relações são de uma franqueza e assim também nas relações com os clientes. Passa um cliente compra um cartão de Zona Azul e participando do papo político, erra na marcação da data. Adilson pega o cartão e lhe diz: “Deixa eu ver se o dia 11 é últi. Se for, troco para você e no dia revendo já preenchido a data”. Era útil e a troca foi feita. Mas o papo é sobre política e ele solta mais uma: “Netão, o famoso radialista faz questão de me dar uns toques lá na 94FM. Ele faz isso para saber se seu programa tem audiência e já no ônibus, vem gente me dizer que ele falou meu nome no programa. O Claudinho do Queijo tá começando agora, lá na 87FM e pedi a ele para tar uma alô para mim no programa esportivo da rádio. Sabe o que me disse? Que não faria porque sabe que não o ouço. Ele não é de rádio, é novato e não entende muito dessas coisas”, conclui.
O movimento é assim o dia todo e não só de política são os comentários. Nisso passa um velho conhecido, colega de atuação numa igreja católica e o convida para algo logo mais à noite: “Vá lá hoje comer uma sopa. Tem sopa o dia inteiro”. Sua resposta é um primor e demonstra como é rápido nas sacadas: “Não vou, pois a igreja faz sopa para os pobres e se nós mesmos vamos lá comer, não vai acabar sobrando para eles, os que mais precisam. Eu acho isso, tô errado?”. Enquanto isso seu álbum continua circulando de mão em mão, fazendo o maior sucesso e a cada nova foto de gente conhecida, os comentários geram papos variados, favoráveis e desfavoráveis, mas tudo dentro da normalidade, ou seja, rindo são tiradas boas lições e ensinamentos, só proporcionados pelos frequentadores de lugares iguais a esse. “Adilson merece um título de Cidadão Bauruense por propiciar  esse congraçamento popular”, diz um lançando a nova ideia.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE  ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (69)
UM ALERTA DE ÚLTIMA HORA SOBRE OS DESDOBRAMENTOS DA GREVE DOS MOTORISTAS
Eu fui assuntar melhor sobre essa greve dos motoristas. Por mais justa e significativa que possa ser, via pairando no ar algo de estranho. Sabe a frase, “há no ar algo além dos aviões de carreira” e sei que ela tem muito a ver com o que ocorre essa semana na cidade de Bauru. Acho estupendo a manifestação não ter partido de uma reivindicação salarial e sim, pelo cumprimento de horas ao volante e descanso. Observava uma organização além da conta no fato dos trabalhadores terem ignorado o seu sindicato e ido para a rua, na primeira paralisação e agora, na segunda, estão todos juntos, eles e o sindicato. Ficou tudo muito afinadinho em tão pouco tempo. Aí o primeiro estranhamento. Algo que não existe como aprovar é se alguém nesse momento estiver tirando proveito da luta do trabalhador e dessa forma, fazendo uso da paralisação para outros fins. Seria o fim da picada.
Nada é muito transparente hoje, esse fascismo moderno é pior do que tempos antigos. Tudo é feito por debaixo do pano, com palavras bonitinhas, isso em tudo. Nessa greve, poucos são os que realmente estão entendendo o que está acontecendo. Já são dois dias de multa e confesso não ter visto até agora nenhum sindicato ter bancado uma multa de forma tão tranquila. Não vi nenhum dirigente reclamar de ter que pagar o valor. Afinal, a multa será ou não paga? E se o ocorrer, quem o pagará? O tal do Sindtram bancará isso sozinho? Para um sindicato que estava apartado da luta dos trabalhadores, de uma hora para outra retoma a dianteira e é quem dita as cartas. Tudo o que é dito, quem o faz são os representantes do sindicato e nada sobre uma preocupação com o caixa, de como irão pagar isso tudo. Parece não estarem preocupados com esse confronto com a Justiça. Escrevo isso tudo porque estou entendendo muito pouca coisa do que de fato está acontecendo.
Queria uma explicação sobre uma churrascada no pátio na tarde de terça. Greve com festa e baile de forró no pátio. Nunca vi isso, ainda mais dentro do pátio da empresa, ou seja, no espaço físico onde o patrão dá as cartas. Isso merece uma explicação. Que patrão aceita isso dentro do pátio de sua empresa e com o som alto. Muitos presenciaram isso. Greve não é festança. Os jornais locais fizeram menção dessa festança.
Terça e ontem a revolta nas ruas foi grande. Está mexendo demais com as pessoas. Eu não ando de ônibus, mas vejo que os usuários foram penalizados. Sou um andante das ruas e ouço as pessoas, principalmente as mais simples. Nunca me posicionaria oa lado dos patrões e confesso ter tidop até então uma enorme simpatia pelo movimento e da forma como aconteceu. Parecia algo puro, advindo realmente de um anseio da categoria, mas até hoje não percebi nenhuma manifestação dessas novas lideranças. O que vejo hoje é só o pronunciamento do sindicato, um que os motoristas pareciam renegar e repudiar.
Esse escrito é para colocar no ar um ALERTA. Ou estou redondamente enganado e terei o bom senso de resignado pedir desculpas e fazer uma retratação pública. Para isso ocorrer, preciso entender direitinho tudo o que está em jogo, principalmente por estarmos às vésperas de uma eleição. Dúvidas não podem pairar no ar. Analisando essa greve friamente, sem deixar de fazer a defesa do trabalhador, acho que eles precisam ter suas reivindicações atendidas e vir à tona o que ainda não foi explicado, o que ocorre sem o conhecimento da maioria. Estejamos todos atentos.
OBS.: As fotos foram retiradas da internet.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CARTAS (91)

DOIS MINISTROS, UM COMPARADO AO BATMAN, OUTRO AO PIOR VIGARISTA
caro amigo e jornalista Mino Carta:
A internet, como me diz acertadamente um amigo é o PENICO DO MUNDO. Cheguei também a essa conclusão e um dos motivos é o que me move a te repassar algo e escrever um sentido texto. Viceja uma desinformação imbecilizante pelos meios do facebook e e-mails. São textos induzindo as pessoas a tomarem partido por esse ou aquele posicionamento. Feitos com o intuito de que o seu ponto de vista prevalesça, mesmo que o repassado tenha um conteúdo inventado, criado dentro de um perversa teia de malvadezas. Com o tal do Mensalão algo alucinante. Primeiro o ministro Barbosa, que até a própria Carta Capital elogiou um dia, colocando-o numa laudatória capa e hoje é merecedor, com toda razão, de ácidas críticas por tomadas de decisões duvidosas e intempestivas, virtualmente o oposto do que havia feito até então em sua trajetória jurídica. Ele virou o astro da vez dos inescrupulosos e num texto que recebi e te envio acabou por se transformar no Batman, numa comparação feita por um contentinho e sempre anônimo internético, que vê resolvido nos atos do ministro todos os problemas do Brasil, claro, com a prisão dos (petistas) mensaleiros. Já foi santo, hoje é o próprio diabo para alguns e vive-versa para outros. Os que o odiavam ontem o  adoram hoje. O inusitado do que lhe envio veio num outro email recebido hoje, o ministro Lewandowiski tinha uma atuação discreta, ora inclinado a votar de um jeito, ora de outra, sempre sensato e ponderado. Passava incólume e não tinha seu nome envolvido na trama do "Baú das Maldades". Bastou ter um posicionamento de confronto com o hoje herói ministro Barbosa e o fez simplesmente na defesa do ordenamento jurídico, contrário ao desastre que estão pretendendo fazer com o mesmo, para que o mundo caísse sobre sua cabeça. Virou o próprio capeta da noite para o dia. O título de um e-mail anônimo que recebo é escabroso nesse sentido: "O juiz mais pilantra e corrupto do Judiciário brasileiro". Virou o capeta para uns e o Salvador da Pátria (ou da Lavoura) para outros. Envio os dois textos a ti, pois acho que isso possa gerar um belo de um texto nas páginas da mais lúcida revista semanal brasileira. Eu não sei o que fazer diante de tanta icoerência, inércia e maledicências. Tenho um pequenino blog aqui em Bauru, o Mafuá do HPA (www.mafuadohpa.blogspot.com) e meus textos repercutem como aquele garoto que fez um buraquinho na areia à beira da praia e ia correndo com um copo até o gigante à sua frente, enchia o copo e despejava seu conteúdo no buraco. Não produzo efeito quase nenhum. Poucos interessados, poucos lúcidos, a maioria em outra, navegando em outros mares. No facebook quando escrevo sério sobre isso, ninguém responde, todos acuados, quando publico sobre festas, eventos, palhaçadas, muitos me respondem. Faça algo, proponha uma discussão sobre essa onda de textos desvirtuantes da verdade factual dos fatos sendo distribuidos por aí, como se verdade fossem. O que mais me assusta é os incautos, como a pessoa que recebeu esse do Lewandowiski e quando interpelado me respondeu assim: "Calma comigo, eu só reproduzi. Não tenho nada com isso". Na verdade tem, mas nem sabia direito do que se tratava e achou legal porque acha certo que todo mundo do mensalão vá em cana, nem se importando se a forma encontrada é a mais desajustada possível. Pelas informações que recebe diariamente, o mensalão é só o do PT e nem sabe da existência de outros infinitamente maiores, esses certamente produzidos pelas pessoas defendidas pelos espalhadores desses e-mails via internet. Faça algo mais, meu caro Mino, porque o que posso fazer é reproduzir aqui no meu espacinho e fazer a minha parte.
Um abracito bauruense do HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO
ps.: tô enviando cópia disso para outros, mas o endereçamento principal é para ti.

E-MAIL 1:
"PARABÉNS, JOAQUIM BARBOSA!!! - BATMAN É POUCO
Ex faxineiro...ele limpava banheiros no TRE do DF
Filho de uma dona-de-casa e de um pedreiro...
Dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do Distrito Federal.
Apaixonado por línguas. Um dia, o mineiro, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.

É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol.
Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da faculdade. Passou nos concursos de: Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro. Ahh, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Então, tá!

Aqui tem mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Barbosa

E-MAIL 2:
REPASSANDO!!!!!!!!!!!!!!!!
O JUIZ MAIS PILANTRA E CORRUPTO DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO
Lembre-se, a internet tem um poder fantástico! É o famoso ditado, a união faz a força, na prática virtual!
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski é o juíz mais pilantra e corrupto do judiciário brasileiro.
Mandou interromper uma investigação onde juizes são acusados de receber R$700.000,00 de auxílio moradia. (ah!! ele também recebeu...).
Atualmente está tentando adiar o processo do mensalão até que os crimes prescrevam.
Ajude a combater a corrupção no Brasil, divulgue.
Só podemos contar com você.
Eu repassei pra mais de trinta, veja quantos você consegue.

Faltou dizer que ele chegou ao STF porque a mãe dele era muito amiga da Marisa Letícia em São Bernardo (SP) e foi ela (primeira-dama) que pediu ao Lula para indicá-lo ao STF...)

OBS FINAL DESSE MAFUENTO BLOGUEIRO: Analisando ambas as poturas, Lewandowiski age em conformidade com a lei e não deveria merecer a injusta saraivada de críticas, quase todas abaixo da linha de cintura, portanto, desleais. O ministro Barbosa tem passado dos limites e legisla de acordo com o que a mídia nativa prescreve. Do disvirtuamento disso tudo para a insanidade internética é um pulo. É o que acontece.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

FRASES – GILETE  PRESS (95)

UMA GREVE É UMA GREVE, SÓ ISSO, NADA MAIS – E A FRASE DE TIM MAIA CAI COMO UMA LUVA NESSES MOMENTOS
Ocorre hoje a segunda etapa da greve dos condutores das empresas (na verdade três empresas e com um mesmo dono) de ônibus de Bauru. Dez dias atrás os corajosos motoristas (nem cobradores existem mais para os ajudarem) pararam a cidade numa manhã por duas horas, das 5 às 7h, numa demonstração de mobilização pouco vista na cidade. O espanto generalizado ocorreu pela organização inusitada, independente de orientação do sindicato da categoria, que nada sabia. Foi um alerta para os empresários (também para o sindicato). Ele foi dado, os trabalhadores se sentiam massacrados pelos turnos excessivos, sem que a empresa fizesse algo para amainar o padecimento de horas e mais horas no volante, sem direito a meros e necessários descansos. Eram obrigados a trabalhar e pronto. Chegaram ao limite.
A empresa caiu de pau, sob a alegação: “Onde já se viu fazer isso sem nos avisar”. Muitos foram instigados a propagar aos quatro ventos outra abominação: “A cidade não foi avisada e isso é inconcebível, foram penalizados”. Sim, concordo, foram, mas a causa foi das mais justas e se ocorresse de outra forma não teria obtido o resultado alcançado. De tudo o que foi dito, o mais sofrido é ver trabalhador defendendo o patrão. Muitos induzidos pelo discurso de que a cidade não poderia ficar sem o transporte (meras duas horas), caíram de pau na parte mais fraca. Tim Maia já dizia acertadamente: “O Brasil é o único país onde pobre é de direita”. Influências recebidas pelo massacrante noticiário favorável ao patrão. Falta união da causa pelos trabalhadores, desunidos demais, cada um a pensar no seu prórpio umbigo e cada vez menos no coletivo, no todo.

Tudo foi levado à Justiça e essa de forma magnânima não culpabilizou os trabalhadores, vendo na ação deles legitimidade. Isso mereceu notinhas de rodapé na imprensa, pois contrariou seus interesses. Já na divulgação de provável nova paralisação, uma mobilização enorme, com texto pago pelo lado patronal na primeira página do JC e um alerta: “Não entrem em greve, pois essa é ilegal. A data base da categoria é somente daqui a seis meses e só aí poderão pensar no assunto”.  É de espantar. Greve agora precisa ter hora e data e para acontecer. Durante o período de sua não permissão (sic), tudo podem fazer aos trabalhadores, as maiores malvadezas, pois eles estarão impedidos de cruzar os braços. Nem na ditadura militar vi algo igual. Ou pioramos, ou estamos mesmo lesados e nem reagir mais conseguimos. A questão em pauta não diz respeito à questão salarial, o buraco é mais embaixo. Daqui do meu cantinho, o que posso fazer é escrevinhar essas poucas linhas em auxílio aos trabalhadores e permanecer atento, contribuir no entendimento do que é joio e o que é trigo, ou seja, da postura, das opiniões emitidas, saber discernir quem realmente está de um lado e quem está do outro. Desmascarar os que se dizem aliados, mas fazem a defesa do lado contrário é necessário. Não me furtarei em fazer isso. Não vejo como um prefeito, por exemplo, poderia fazer mais do que já fez, propondo o diálogo entre patrão e trabalhador. A questão é entre essas duas partes e sem envolvimento político, ainda mais nas vésperas de uma eleição. O meu papel nesse momento é o de amainar a ira de alguns, que deixam de entender uma justa forma de luta, passando a defender o lado contrário, o de quem promove a indevida forma opressiva de trabalho.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (51)

UM POLÍTICO A NOS VISITAR - JÁ FOI MODERNO, MAS ACABOU ENGOLIDO PELO SISTEMA (QUEM DIRIA, ACABOU NÃO NO IRAJÁ, MAS NO LUGAR COMUM)
Sábado 30, postei no facebook um texto curto e grosso sobre a vinda do ex-guerrilheiro e hoje deputado federal Fernando Gabeira – PV/RJ à Bauru nesses dias.
FERNANDO GABEIRA estará entre nós. Já gostei muito de Gabeira, hoje ele resume-se numa grande decepção. Li todos os seus livros quando do retorno ao Brasil no pós-exílio. Colecionava o Pasquim e sua entrevista me cativou, fez minha cabeça, o tinha como ídolo, exemplo. Sua coragem na praia com a diminuta sunga marcou época. Gabeira foi mudando aos poucos e hoje está tão conservador quanto tudo aquilo que repudiava. Ficou igualzinho aquilo que era o motivo de sua fina ironia. Aliou-se ao que de mais retrógrado existe no país. Suas últimas campanhas foram lamentáveis não só pelo fisco eleitoral, como pelas companhias, todas conservadoras. Seus livros todos continuarão na minha estante. Tenho todos os editados pela Codecri (a do rato que ri) e deles não me desfaço. Guardo-os como exemplo de que quando mudamos, na maioria das vezes não progredimos, não avançamos, mas regredimos, damos passos para trás. Gabeira andou para trás (continua andando) e hoje é uma triste figura. Se fosse duas décadas atrás sairia correndo atrás dele, levaria meus livros correndo para ter seu autógrafo, mas hoje não tenho coragem nem de encará-lo tal a mudança de rumo e propósito. Enfim, ele deve estar tão modificado que pode ser capaz de pegar seus velhos livros e fazer o mesmo que FHC fez com alguns dos seus: "Esqueçam o que eu escrevi" . GABEIRA ESTÁ CHEGANDO EM BAURU, MAS ESSE GABEIRA NÃO É O GABEIRA QUE EU CONHECI E DESSE ATUAL EU ESTOU FORA. ALIÁS, QUERO DISTÂNCIA”.

Poderiam me dizer: Mas por que pegar no pé do Gabeira, se existem tantos iguais a ele, fazendo o mesmo que ele e não escreve dessa forma dos demais? Respondo: Com gente como o Gabeira é diferente. Li tudo o que escreveu, seguia seus passos, o seu ideal era o meu, trilhávamos caminhos idênticos, foi um ícone, vibrava com sua atuação, seu modo de ser. Eu continuo na mesma trincheira, mesmo tendo optado por outros partidos (como ele), sem abandonar a ideologia de que outro mundo é possível e de que o neoliberalismo é mesmo o mais cruel dos sistemas políticos em funcionamento. Com a mudança ocorrida nas ações, acredito que Gabeira até já possa entrar nos EUA, sem ser barrado, num impedimento por causa dos tempos onde atuou como participe do sequestro de um embaixador norte-americano. Com a cabeça de hoje, nem ele, nem tantos outros não mais fariam o que tiveram a altivez e a coragem de fazer naqueles históricos momentos. Uma pena. Leiam isso: http://conservador.blog.br/2012/04/fernando-gabeira-reconhece-luta-armada.html

Posto abaixo alguns dos comentários que pintaram lá no facebook:
1.) Henrique, lembro quando falava com entusiasmo, há mais de 25 anos atrás, sobre o Gabeira... Creio que a decepção atual não se resume somente a ele. O país paga hoje um alto preço pela falta da educação política!”, Luiz Francisco M. Campos.
2.)  http://www.youtube.com/watch?v=rGsipC91sSk – Memória Gabeira 43 – Gabeira X Severino e http://www.youtube.com/watch?v=NcDi65Cf7Uw&feature=related – Gabeira e Renan – Gabeira interdita Renan Calheiros por não aprovar CPI dos Sanguessugas – O planeta está em órbita retrógrada caro HPA”, Marta Caputo.
3.) Eu também "fico velha mas não envergo". Não admito que para se conseguir votos se faça alianças até com o inimigo. Mas parece que hoje essa moda " pegou"... Então, para quê tantos partidos se na hora do "vamos ver" aparece até Lula e Maluf de mãos dadas?! É só sujeira! A ânsia de poder cega os homens e os degrada...”, Elza Caputo.
4.) Talvez seja vc que tenha mudado tanto durante seu próprio amadurecimento. Talvez seja vc que não goste mais desses mesmos livros na estante. /// O comportamento revolucionário não cabe mais nessa democracia que temos hoje ... não é mais necessário. Logo, a atividade dele, Gabeira, no site dele http://www.gabeira.com.br/ (falando bem mal das palhaçadas do mesmo PT que eu vi no seu perfil), falando ainda de parques, e questões pertinentes ao meio ambiente, fazendo jornalismo e política ... sei lá cara ... ele tá fazendo o trabalho dele. E o Dirceu ? E o Lula ? Viraram o que depois que a Ditadura Militar terminou ? De direita, ou os novos Ditadores da modernidade. No mundo da governabilidade. Onde não existe mais oposição. Onde ninguém mais consegui fazer como antigamente: esperar quatro anos inteiros, para tentar de novo chegar ao poder ... e continuar sendo fiel a seus princípios. O PV é macho pra isso. Mesmo tendo em nosso grande líder, um cara que transcendeu as barreiras da sexualidade há muito tempo ... mas que continua muito homem nas suas decisões. (...) Na verdade Henrique, olhando seu perfil, eu noto que temos praticamente os mesmos ídolos. Só acho que o Gabeira, pelo menos, envelheceu com dignidade”, Paulo Sampaio Chediak Alves.
As conclusões tirem todos os que tiverem paciência de ler tudo até aqui. Depois comentem...