segunda-feira, 7 de abril de 2014

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (69)


OS SETE PECADOS CAPITAIS DE BAURU – O QUE ESTÁ PEGANDO?


Guardião, o super-herói bauruense acordou com algo o intrigando na manhã dessa segunda. “Quantos temas estão empatando a vida do bauruense nesse momento, alguns sendo colocados para debaixo do tapete, outros sendo abortados, amoitados, escondidos, tudo para que assim como no processo do Mensalão Tucano, o do Eduardo Azeredo, caia no limbo e ocorra até uma prescrição”, foi o que prescreveu aos quatro ventos diante da atenta observação diante de decisões não tão normais em alguns desses temas. Mais que isso, acabou por somar assim de supetão SETE enroscos bauruenses, daí foi imediato a comparação: “São os SETE PECADOS CAPITAIS de Bauru”.

Começo a enumerar um por um, sem fazer comparação de qual deles possuía ligação carnal com a Luxúria, Gula, Avareza, Ira, Soberba, Vaidade e Preguiça ou até tudo junto e misturado. A definição dos Sete Pecados Capitais foram criação imaginária da Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno, para tentar frear os excessos do dito ser humano. Daí, fazendo a transposição para os tempos atuais, bem mais liberal, mas nem por isso podendo tudo ser feito, como não fez menção de qual dos enroscos bauruenses são as atitudes humanas contrárias às leis divinas, credita-se que todas contrariem, na verdade, as leis criadas pelo homem como mínimas de pacífica convivência.

Vamos aos seus sete achados, sem ordem de importância, cronológica ou qualquer outra que não a da lembrança do intrépido Guardião:

“1º - O Viaduto inacabado eu lembro assim de cara, vergonha explícita, onde hoje as construtoras entram em licitações, ganham e depois descaradamente pedem aditamento, ou sejam para terminarem as obras querem mais e mais. E ninguém bate o pinto na mesa.
2º - O escândalo do Mensalão da AHB, esse sim, dinheiro desviado mês após mês e até hoje só indiciados de pequena monta. Cadê o mandante, o capô dessa vergonha toda ou será que tudo foi feito sem uma liderança maior?
3º - É a impagável dívida da Cohab, que a Prefeitura de Bauru decide pagar, sem pressionar as demais cidades participantes e sem explicitar como se chegou a um valor estratosférico, inimaginável até para gente especialista em manipulações financeiras de grande vulto.
4º - A liberação irregular para a construção do prédio da empresa Felivel, ali na Nações demonstra como alguns podem construir sem autorização e depois dá-se um jeito, pois como já está construído, tudo se acerta.
5º - O Condomínio Pamplona todo vendido em área de proteção ambiental, demonstra claramente porque os animais silvestres invadem a área urbana de Bauru, enquanto tudo for devastado sob a complacência de uma legislação sempre ultrajada.
6º - A Precarização Saúde Municipal no atendimento à população é latente, demonstrando a insensibilidade de alguns no atendimento da população e na busca de uma definitiva solução para o setor.
7º - O tal dono da cidade, denominação criada pelo pecuarista Mobaid e as relações incestuosas da Seplan, quando alguns vereadores nada viram de errado nele ter destampado a latrina e logo a seguir desdito tudo, tapando tudo como se nada tivesse sido dito”.

Por fim, num tom de crítica e de extremo humor, pede para os adeptos de jogos Caça Erros, Cerca Letras, Palavras Cruzadas, Charadas e Enigmas, que tracem qual e quais se encaixam nos tais pecados: 1. Luxúria: apego e valorização extrema aos prazeres carnais, à sensualidade e sexualidade; desrespeito aos costumes; lascívia. 2. Gula: comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano. 3. Avareza: apego ao dinheiro de forma exagerada, desejo de adquirir bens materiais e de acumular riquezas. 4. Ira: raiva contra alguém, vontade de vingança. 5. Soberba: manifestação de orgulho e arrogância. 6. Vaidade: preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros. 7. Preguiça: negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes.

“Acho que na comparação, existem novos Pecados Capitais em pleno funcionamento. Em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, vejo um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização, como experimentos na poluição do meio ambiente, agravamento da injustiça social, má distribuição de renda, deixando à margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais), a riqueza excessiva, com o capitalismo favorecendo a concentração de renda. Algumas pessoas concentram bilhões de dólares, enquanto outros, não têm se quer o que comer. A geração de pobreza, onde ela e a miséria estão espalhadas pelo mundo. Cometem estes pecados àqueles que contribuem para a geração destas condições sociais”, define Guardião. E ainda conclui: “E citei só sete, mas assim de memória poderia citar muitos outros”.

domingo, 6 de abril de 2014

BAURU POR AÍ (98)


CAÍMOS, NOROESTE NA 4ª – COMO DOIS JAUENSES ME AJUDAM A SUPERAR ESSE TRISTE MOMENTO
Não me peçam para escrever nada sobre a consumação do rebaixamento do Noroeste ontem em Tupã: LUTO é a palavra exata para definir o que sinto. Escrevo hoje de um algo mais, na tentativa de me distrair e não escrever besteiras ou algo onde possa me complicar. Tentei ir além.

Certa feita fui convidado por universitários da Unesp Bauru para discutir questões relacionadas ao futebol e quando lá me declarei apaixonado não só pelo meu Noroeste, mas também por jogos variados e múltiplos pela região, a ida em campos como o do Oeste em Itápolis, o do Novorizontino, da Santacruzenze, do XV de Jaú, algo nostálgico e cheio de muito charme, alguns se mexeram nas cadeiras. No final do debate conheci alguns desses até então alunos, hoje já formados e atuando por aí. Um deles foi um jauense, TIAGO PÁTARO PAVINI, que na sua Jaú já apresenta um programa de debate esportivo via TVC. Desde então trocamos e-mails sobre o tema, ele falando do seu XV e eu do lado de cá desse Noroeste. Hoje, ambos na 4ª Divisão do Paulistão, com a diferença de que o time dele começa o campeonato agora e tem chance de subir para a 3º e o meu caiu ontem e só voltará a entrar em campo ano que vem, abril de 2005. Recebo dele dias atrás, quando ainda tínhamos algumachance esse recado por email:

“E aí meu amigo, tudo certo? Hoje o Norusca deu uma respirada no campeonato hein, tomara que escape! Estou lhe mandando esse email para conversarmos sobre um projeto. Eu e meu amigo Henrique Cézar estamos elaborando uma programa de televisão com o tema de esportes. Nele, trataríamos sobre as principais notícias dos clubes brasileiros, mas um dos nossos enfoques será o esporte local e regional. Pelo pouco que conheço você, percebo que o senhor é um exímio conhecedor e admirador do Noroeste, além, é claro, de grande torcedor haha. Gostaríamos que você compartilhasse de sua sabedoria conosco para nos auxiliar com esse programa. Podemos marcar uma reunião para conversarmos melhor? Qual seria o melhor dia para você? Aguardo a resposta! Um grande abraço!! - Tiago Pavini”. Aceitei e aguardo o que ele aprontará comigo na sequência.

Outro de Jaú, também ex-estudante de jornalismo da Unesp Bauru, hoje formado e cheio de gás é ESTEVÃO RINALDI PEREIRA, o GRAXA. Em 15/03 recebo dele um simpático email: “Olá, Henrique! Mando este e-mail com a versão finalizada de meu livro-reportagem. Gostaria de agradecer de coração pelo apoio e pelas suas informações que, com certeza, foram fundamentais para que o projeto fosse bem sucedido. A nota da banca foi 10! Caso tenha tempo, espero que leia e goste! Fiz esse livro pensando unicamente nos clubes e nas pessoas que se dedicam, sofrem, choram e riem em virtude dessa paixão que nos acompanha até o fim de nossas vidas. Um grande abraço, Estevão Rinaldi”.

Seu trabalho versou sobre times mais do que especiais na história do futebol, clubes denominados de pequenos ou intermediários do futebol paulista: XV de Jaú, Noroeste, Ferroviária de Araraquara e Juventus da Rua Javari. Encantadora e reveladora proposta. Chorei de verdade ao ler o seu trabalho de pesquisa, pois fiquei doendo de saudade de tempos idos, quando esses times tiveram administrações mais decentes, gente por detrás com amor e dedicação, jogadores que suavam a camisa por esses times, enfim, tento repassar em poucas linhas um pouco do que filtrei do seu trabalho. O trabalho se chama “Movidos a Paixão – Quatro Clubes. Quatro Lugares. Vínculos além do futebol”.

O livro do Graxa pode ser todo lido aqui:http://issuu.com/estevaoinaldi/docs/movidos_a_paix__o, com página a página sendo virada. Nas fotos mais motivos para muita nostalgia. Na de Bauru ressaltada as entrevistas com o Pavanello, o Fernando BH, Thiago Navarro e na comigo (citações nas páginas 106, 110, 115, 140, 142 e 177). Na página 177 é reproduzida uma declaração minha a demonstrar como vejo essa paixão pelo time de minha aldeia: “Sabe, eu sou movido por algumas coisas. Por idealismo e por coisas que eu gosto de fazer, e o Noroeste é uma delas. Acho que a vida da gente se torna alegre e movimentada desde que nós tenhamos lugares aos quais gostamos de ir. E o Noroeste para mim é isso. É um dos lugares onde eu me sinto bem, onde eu gosto de ir e encontrar pessoas que também têm o mesmo sentimento. Quando eu fico vários meses sem ir aos jogos eu sinto falta. Hoje, talvez, isso possa parecer besteira pra mentalidade de muitos. Podem falar: ‘Pô, o Noroeste? O cara gosta de ir lá? Tem tanta coisa mais gostosa’. Cada um tem uma opção. A vida das pessoas são construídas disso: de coisas que elas gostam de fazer e pelas quais elas têm amor e carinho ao longo do tempo. O Noroeste é uma das minhas”.

Recomendo a leitura do livro todo, mas logo no início na “Nota do Autor”, talvez uma explicação dos motivos todos desse desmedido amor e dedicação para algo bem próprio de sua aldeia, o seu time de futebol. Ele foi muito feliz nesse texto. Hoje, 06/04, com a consumação do rebaixamento do Noroeste para a 4ª Divisão, a mais baixa do futebol paulista, não quero ficar tecendo bravatas nesse rico espaço, já fiz muito disso, mas hoje estou mais do que ferido, condoído, meio dilacerado por tantos que dizem ajudar e só apunhalaram esses times todos, prefiro ficar com as reflexões que esses dois amigos jauenses me propuseram e é com elas que passarei esse triste domingo.
Obs.: Essa última ilustração, criação do Gustavo Duarte é a imagem que tenho aqui no meu  computador e ela permanecerá por aqui até o dia em que "VOLVEMOS!" de acordo.

sábado, 5 de abril de 2014

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (102)


ALGO SOBRE CÃES: NO DESFILE DE BONECOS, NA RECUSA DO CARGO E NA DESPESA ADICIONAL - E A NOVIDADE, TEREI MAIS UM...

Sábado, em sua maioria, são dias onde sobra sempre um bocadinho mais de tempo livre. Hoje foi ao contrário. Fiquei a manhã toda envolvido com a abertura do festival de Bonecos Bauru 2014, onde participei do grandioso desfile pelo calçadão da Batista (estou pegando gosto de desfilar por lá, o bloco carnavalesco e agora) dentro de um bonecão gigante. O que me coube foi o profeta Gentileza e junto de uma pá de bons amigos, subimos (ufa!) a Batista toda ao som do regional do Alemão da Kananga (sempre ele e seus intrépidos comandados). Galhardamente e suando em bicas dentro da batina (sic) do profeta cafalandense, alegrei e ocupei minha manhã de forma maravilhosa. De lá sai totalmente as pressas para levar meu pai almoçar, pois já eram quase 13h. Ana nos leva para o Convívio e lá traçamos uma feijoada. Pronto, estava feita a fermentação para o desmaio na sequencia, do qual acordei só no final da tarde. Pronto, daí o tempo esvaiu-se e pouco resta. Filho me cobrando atenção de um lado e eu querendo escrever sobre algo sobre cães.

Conto aqui três histórias de cães. Curtas, pois a rua me espera. Ainda do desfile dos bonecos gigantes, algo muito bonito foi um bonequeiro ter desfilado a Batista toda manipulando um minúsculo boneco representando um cão, desses pequeninos. Pois não é que num certo momento o cão se deparou com um de verdade, seguro por seus donos, mas mesmo assim gerando uma cena das mais risíveis. O cão mambembeado pelo bonequeiro dançava e o outro seguro pela corrente tentava de tudo quanto é jeito se aproximar. Foi um deus nos acuda, um tal de segurá-lo com todas as forças para não cheirar bem de pertinho aquele mano tão extravagante. Queria muito ter filmado a cena, mas estava dentro das vestes do Gentileza e nem foto pude tirar.

Mais duas. Na primeira logo no começo da semana quase se encerrando, algo me chamou a atenção na revista Carta Capital edição de sábado passado. Na seção Retratos Capitais, uma foto de um pomposo senhor ao lado de seu cão, tendo uma lareira ao fundo e a legenda: “Longe de Brasília, ao lado do totó – Angelino Garzón, vice-presidente da Colômbia (país de clima temperado, como se sabe), recusou o posto de embaixador no Brasil para preservar a saúde de seu pastor alemão. O calor, disse, poderia afetar o animal”. Veja isso: http://rederecord.r7.com/video/politico-colombiano-recusa-ser-embaixador-no-brasil-por-causa-do-cachorro-532ae53a0cf2df41d979217f/. Se para alguns isso pode passar despercebido, não para mim. Cães transformam a vida de uma pessoa, sei bem disso, quando para bem, ocorrem belezuras como essa.

A última foi quando mostrei a revista para o filho com a foto e ele me conta uma história de um senhor lá do bairro onde mora, o Gasparini. Diz-me ele que um carteiro, teve seu cão atropelado e todo quebrado defronte sua casa. Pegou o bicho ali em caco no asfalto e o levou para vários veterinários. Foi difícil encontrar um que quisesse fazer a cirurgia reparadora, tal o estrago feito. Incansável não desistiu e encontrou quem fizesse o serviço. Pagou os olhos da cara, valor referente a quase três meses de trabalho, por volta de R$ 6 mil reais, mas hoje não se arrepende, pois seu cão está vivo da silva e continua ao seu lado. A dívida contraída por causa do cão ele paga em suaves prestações e não está nem um pouco arrependido. Nem ele, nem o colombiano do pastor.

No mais vivo um dilema, ter ou não ter um cão. Já tivemos vários e hoje com meu pai aos 85 anos, não sei se seria a companhia ideal ou se daria mais transtornos e percalços, mas diante dessas historietas, decidimos: vamos abrigar mais um morador em nossa modesta residência. Falta só decidir que raça. Tchau, amanhã tem mais, como disse, dormi demais a tarde e a rua me espera. Inté.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (55)


A CEGUEIRA DOS QUE CREEM CRENDO, SEM PESTANEJAR E CONTRARIAR O QUE LHE É IMPOSTO
Dias atrás acabei entrando numa discussão religiosa por causa da Vacina de HPG. Distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde, um grupo reduzido de evangélicos nega de dá-la aos filhos. No calor da discussão disse que a pessoa sendo maior de idade pode tomar a decisão que quiser, mas no caso do filho, deve ser obrigada. De uma acalorada debatedora recebo isso na reservada caixa de diálogo do facebook:

“Para os verdadeiros cristãos não é segredo algum que a razão faz um homem perder a fé. (...) É um fato consumado que as pessoas que se tornam muito racionais tornam-se também arrogantes, antipáticas, autoritárias, medíocres e quando desempenham algum tipo de liderança tornam-se verdadeiros ditadores comunistas sanguinários. Como se isso não bastasse passam também a acreditar nas mais extravagantes e bizarras bobagens que a mente humana é capaz de inventar. Conheço vários ateus-satanistas (pessoas da pior estirpe) que negam a existência de Deus, mas que acreditam que o universo surgiu de uma explosão a partir do nada, que a matéria inanimada ganhou vida e, além varias outras besteiras, que o homem veio do macaco. Essas pessoas provavelmente não têm perspectiva alguma na vida para eles equações e fórmulas matemáticas são mais confiáveis que a fé em Nosso Senhor, imagino que tipo de vida essas pessoas devem ter. Esses são os chamados Evolucionistas, defensores da doutrina obscurantista e do misticismo de Darwin. Pretendo nesse texto dar meu parecer sobre esse assunto: fé x razão, Criacionismo x Evolucionismo, honestidade cristã x charlatanismo científico, pastores altruístas x cientistas sádicos e verdade x mentira.

Alertando assim os fiéis desse mal que tanto assola o mundo atual. A Origem Charles Darwin nasceu, na Inglaterra em 1809. (...) A propensão para ser ímpio deve ter vindo de família: Erasmus e Josiah tinham opiniões políticas de extrema esquerda chegando a apoiar a independência das colônias americanas. Ambos participavam de uma seita chamada “sociedade lunar”, onde se reuniam nas luas cheias onde cultuavam deuses pagãos e provavelmente praticavam magia negra (conhecida no Brasil como “macumba”). (...) Durante a juventude Darwin estudou teologia Cambridge (o que é mais uma prova da baixa rigidez em universidades católicas, pois se estudasse em uma instituição cristã mais assídua com a Palavra de Deus, ele nunca teria se desviado do caminho da Salvação) onde pretendia se tornar ministro anglicano. Mas sua vida muda de rumo quando recebe um convite para fazer uma viagem ao redor do mundo em um navio chamado Beagle. Durante essa viagem Darwin conheceu boa parte do território americano, que naquela época era povoado por canibais. Em uma parada nas Ilhas Galápagos, a semente da desconfiança germinara na mente de Darwin dando origem ao arbusto da discórdia que se transformou na arvore da desavença cujo fruto foi o evolucionismo.

O cientista inglês teve a ousadia de desafiar a veracidade da Bíblia afirmando que o Genesis estava errado, segundo a vida na terra não foi criada por Deus, mas tão somente urgiram do nada. Anos depois , Darwin diria que durante a viagem ouvira vozes em sua cabeça, certamente era a voz de Satanael o induzindo a essa blasfêmia. Em 1859, é publicado o livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, onde é introduzida ao publico as heresias darwinistas. E foi assim que se iniciou uma das maiores correntes filosóficas anticristãs da História. Disseminação da semente do mal e suas consequências. O final do Século XIX foi um período marcado pelo progresso científico industrial. As maquinas substituíram boa parte do trabalho manual que era feito por artesãos, mas acabaram criando outros tipos de trabalhos já que elas precisavam ser operadas. Entretanto o trabalho no interior das novas indústrias era extremamente penoso e repetitivo, o que levou milhares de operários a se revoltarem contra esse novo sistema de emprego, reivindicando melhores condições de trabalho. Essas revoltas eram perigosas para os donos das indústrias, pois ameaçavam seus lucros: eles precisavam de algo que tirasse a perspectiva de vida dos seus operários, para que esses se tornassem seus escravos. Nesse contexto social as ideias de Darwin proliferaram de forma espantosamente assustadora. O evolucionismo caiu como uma luva nas mãos dos empresários dessa época: fazendo as pessoas acreditarem nessas blasfêmias elas tirariam o que elas tinham de mais precioso, a fé em Deus, e uma pessoa sem Deus é totalmente escravizada pelo demônio. Uma pessoa que acredita que veio do macaco pode ser enganada por qualquer pilantra que apareça em sua frente!

Para se ter uma noção do tamanho do estrago que o evolucionismo causou em nossa sociedade, basta lembrar que o Comunismo tem suas raízes no Darwinismo: Frederich Engels (evolucionista, ateu-satanista e membro dos iluminati foi um dos principais idealizadores do comunismo) em uma carta a Karl Marx (outro evolucionista, ateu-satanista e membro dos iluminati que foi um dos principais idealizadores do comunismo) “as idéias desse Darwin que estou a ler são fantásticas!”. O próprio Karl Marx disse que e o evolucionismo e suas ideias sobre as lutas entre as classes foi um dos pilares de sua filosofia comunista. Algumas décadas mais tarde surgiria outra ideologia totalmente apoiada nos alicerces oscilantes do comunismo e sobre o terreno pantanoso do evolucionismo sendo mais um dos andares dessa Torre de Babel científica, o nazismo. A doutrina dos “mais aptos” foi o que despertou em Adolf Hitler a vocação revolucionária com o argumento da destruição dos mais fracos, pois foi logo após a leitura direta do livro de Darwin que Hitler começou a escrever seu livro “Minha Luta”. Esses regimes totalitários onde seus governantes eram ditadores ateus/satanistas/evolucionistas mataram em poucas décadas mais pessoas do que todas as guerras entre as religiões causaram em toda a História da humanidade, mesmo levando em consideração a diferença da população entre essas épocas.

Mesmo com todos esses crimes em seu currículo, o evolucionismo vem ganhando força nessa sociedade depravada em que vivemos. Em 1925 quando um professor foi processado no Tennessee por alienar crianças com o darwinismo o mundo inteiro pareceu se revoltar contra os verdadeiros cristãos, hoje se um Pastor não pode nem mesmo ensinar a Verdade de Deus (o Criacionismo) a uma criança. Evolucionistas mais radicais clamam pelo fim da religião. Na verdade o anti-religiosismo já foi utilizado por pelos comunistas e pelos nazistas, e já sabemos no que isso deu. Contradições no evolucionismo Apenas apontar os males causados pelos evolucionistas não é suficiente, temos que mostrar também por que essa doutrina é falsa para que os pais cristão possam educar corretamente seus filhos. Os argumentos de Darwin já foram esmagados por um experimento feito na universidade Evangélica Unisilas. Eis também algumas perguntas com uma lógica cristã perfeita que os evolucionistas não conseguem responder: 1 – Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos? 2 – O que surgiu primeiro as abelhas ou a polinização? Ambas só podem existir mutuamente. 3 – A evolução contradiz a Segunda Lei da Termodinâmica e o conceito de Entropia. Como explicar esse fato? 4 – Se os animais se transformaram em outros com o passar do tempo, por que não temos animais de espécies intermediarias? Por exemplo, se os sapos evoluíram para patos, onde estão os fosseis dos sapatos? 5 – Como surgiram os sentimentos humanos? 6 – Como o simples se transforma em complexo? 7 – Como o inanimado se transforma em animado? 8 - Como uma explosão pode causar ordem? 9 - Como pode ter ocorrido uma explosão no nada, se para algo explodir é necessário que haja oxigênio? 10 - Se os morcegos evoluem dos ratos, como os evolucionista alegam, do que evoluem os anjos? Enquanto os evolucionistas aceleram suas calvícies tentando responder essas perguntas, lembre-se que a Biblia é a palavra de Deus e Deus nunca falha, portanto a Bíblia sempre diz a verdade. Vou deixar aqui uma prova: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” Genesis 2, 7 Irmãos, a Bíblia afirma categoricamente que viemos do barro e é justamente por esse motivo que se formam pedras em nossos rins. Se pegares uma dessas pedras e comparares com as pedras que encontramos nas ruas veras que não possuem diferença alguma. Conclusão: A Bíblia fala a verdade, o Criacionismo está na Bíblia, o Criacionismo é verdade. A bíblia fala a verdade, o evolucionismo não esta na Bíblia, o evolucionismo é falso”.
UFA! Foi isso. Repassei o texto para o amigo camarada insurgente MARCOS PAULO, pois na correria de trabalho não tinha tempo para responder adequadamente. Eis sua resposta, já devidamente repassada para quem de direito:

“Henrique segue a resposta, fiz apenas para atender seu pedido porque olha, quanta cretinice, eu não perco tempo mais com tanta babaquice.

Minha cara, recebo este texto repassado por ti através de meu amigo Henrique, confesso hoje não ter saco para lidar com gente sem um pingo de inteligência, mas a pedido dele farei algumas colocações contra os absurdos que repassa. Procure aprender alguma coisa, discordar de algo e contra argumentar com fundamentos sólidos é algo saudável para mente, mas não faça isso se utilizando de mentiras.

Logo de cara começa criticando a razão, então o seu negócio é a ignorância?? Prefere ficar cega com os fatos da vida, acreditando em mitologias de dois mil anos?? O texto chama Engels de Ateu-santanista, como pode?? Ateu, é a ausência de crença, seja em deus ou no diabo, então não se casam. Onde tirou esse negócio de iluminati?? Como Engels poderia basear o comunismo no evolucionismo, se o Manifesto Comunista data de 1848 e a Origem das Espécies de 1859??

Outra coisa que demonstra você não possuir nenhum tipo de estudo e pesquisa, a Sociedade Lunar era um encontro de cientistas, filósofos, intelectuais, para debater ciência, política, pensamentos, de onde tirou que era um culto a deuses?? O Lunar ganhou esse nome, pois escolhiam dias de lua cheia por causa da luminosidade já que na época muitas ruas não possuíam ainda iluminação pública, você sabia disso?? De onde tirou também que a ciência diz que algo vem do nada?? E onde está na Origem das Espécies dizendo que o homem vem do macaco?? Somos símios como eles, temos um ancestral em comum, primos, mas não viemos dos macacos, estude mais. A evolução é comprovada não só pelos fósseis, mas também pelo DNA, estude mais sobre genoma.

Darwin descobriu a evolução estudando espécies, que documento ele diz ter ouvido vozes?? Hitler não era ateu e odiava comunistas, se procurar em símbolos nazistas verá inscrições cristãs em alguns brasões. Agora respondo as perguntas idiotas de seu texto.

1 – Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos? - Não veio do macaco, temos um ancestral em comum.

2 – O que surgiu primeiro as abelhas ou a polinização? - As abelhas descendem dos Hymenoptera, há fósseis para comprovar, antepassados das vespas, formigas e abelhas.

3 – A evolução contradiz a Segunda Lei da Termodinâmica e o conceito de Entropia. Como explicar esse fato? - Qual fato?? Onde contradiz??

4 – Se os animais se transformaram em outros com o passar do tempo, por que não temos animais de espécies intermediarias? Por exemplo, se os sapos evoluíram para patos, onde estão os fosseis dos sapatos? - Evolução não acontece assim, da noite pro dia, são milhares e milhões de anos evoluindo, não há intermediários porque a evolução é uma constante, mas há fósseis de seres transicionais, quanto aos sapatos, procure nos seus pés.

5 – Como surgiram os sentimentos humanos?- Do cérebro.

6 – Como o simples se transforma em complexo? - Estude biologia e entenda como funciona a genética.

7 – Como o inanimado se transforma em animado?- Lendo uma piada como este texto. Nenhuma matéria é inanimada pois os átomos estão sempre em movimento. Uma célula pode evoluir, veja que de um minúsculo espermatozoide você se transforma num ser bem mais complexo e como?? Com os dados genéticos levados ao seu DNA.

8 - Como uma explosão pode causar ordem? - Não há ordem no universo e sim leis da física para que um evento ocorra no universo.

9 - Como pode ter ocorrido uma explosão no nada, se para algo explodir é necessário que haja oxigênio? - A ciência não diz que vem do nada, no universo quando se fala em explosão não estamos referindo a combustão como soltar um rojão, estude.

10 - Se os morcegos evoluem dos ratos, como os evolucionista alegam, do que evoluem os anjos?- Anjos não existem, prove o contrário.

Pra encerrar, devolvo algumas perguntas: 1 - Se deus criou tudo, de onde ele veio?? 2 - Se os evangelhos não foram escritos por testemunhas oculares, quais provas históricas e arqueológicas tem para provar a existência de Jesus? 3 - A bíblia defende claramente a escravidão, a submissão das mulheres, estupros, apedrejamentos, espancamentos de crianças, pune homossexuais, onde está esse deus bondoso?? 4 - Que moral é essa que pede louvor a um ser e que pune eternamente alguém pelo simples fato de negá-lo??

Procure estudar mais, expandir seu horizonte, mas dúvida que faça. Carl Sagan já dizia: "não queira convencer um crente de nada, pois ele tem a simples necessidade de acreditar".

Camarada Insurgente Marcos Paulo


Dai veio sua resposta, curta e grossa, em forma de duas montagens com esses textos: “Quem é você, homem, para questionar Jesus?” e “Sua mensagem foi recebida, visualizada e ignorada com sucesso”. Não tive outra alternativa, DESISTI DE DEBATER. Havia proposto um debate, confronto de ideias, pensamentos antagônicos, nenhuma resposta sobre isso.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DIÁRIO DE CUBA (69) e FRASE (117)


CARTA ABERTA CONTRA O PRECONCEITO, O QUERER CONTINUAR NÃO ENTENDENDO NADA, OLHOS FECHADOS DOS QUE ACHAM O CAPITALISMO O MELHOR E ÚNICO DOS MUNDOS

Cara TELMA GOBBI
Programa “Auri-Verde e Você”– Bauru SP


Irresistível te escrever nesse momento. Ouço de vez em quando o seu programa junto com a Camila Ravanelli, das 13 à 14h, segunda à sexta, pelas ondas da Auri-Verde. Na última terça, 01/04, justamente no Dia da Mentira, não me seguro nas calças, pois sei que o proferido nos microfones não foi em tom de chacota, mentira, mas afirmações refletindo bem como pensa e age. Recordemos: “Não consigo entender como nesse Programa do Mais Médicos os médicos cubanos recebem um valor e tudo não é deles, a maior parte vai para o governo cubano. Escravidão? Como isso? Agora morreu um e qual será as condições em que estão trabalhando. Não entendo isso”, foram suas palavras.

A repetição disso em vários programas, de forma até acintosa demonstra várias coisas. Quero enumerá-las:

Claro preconceito e uma clara dificuldade em atuar ao lado desses nos vários lugares onde atuem. A Sra já chefiou equipes médicas e em suas declarações demonstra sempre algo favorável ao lado patronal dessa categoria. Nem no uso da Tribuna da Câmara vejo uma defesa das necessidades da população no quesito médico. Em Bauru vivemos situações calamitosas na questão de saúde pública e as soluções advindas dos médicos vereadores, infelizmente deixou muito a desejar, demonstrando uma inconteste afinação com o pensamento tacanho de uma cúpula médica e quase nada com a solução definitiva da questão. Isso ficou claro nos posicionamentos assumidos.

Na questão salarial dos médicos cubanos, algo muito simples, mas de difícil entendimento para quem vive assumidamente com os olhos voltados somente tendo o capitalismo como solução para tudo. Cuba é uma ilha comunista, um mundo bem diferente do que vivemos. Para quem entende o comunismo como uma anormalidade, entendível sua dúvida. No comunismo o dinheiro não é o eixo central das decisões, da vida em si e sim, o ser humano e o atendimento básico de suas necessidades e anseios. Por aqui, o deus dinheiro move tudo e não movemos uma palha sem ele estar metido nas nossas ações. Lá não. Isso o básico. Depois, um algo mais. O cidadão dentro do regime comunista não tem a mesma visão de mundo que nós temos, ele é humanista por formação, tem convicção disso, acredita nas ações coletivas e não nas pessoais, principalmente nas de enriquecimento.

O que fazem é algo muito simples. Seu país vive uma dificuldade, principalmente pelo bloqueio comercial imposto há mais de 50 anos pelos EUA, Nem por isso se vergaram. Investem o que tem e o que não tem na formação de seu povo, tudo feito de forma gratuita, sem nenhum custo aos seus. Isso em tudo, o lazer é gratuito, o transporte, a saúde, a educação, a cultura, etc. Eles não pagam para ter acesso a isso como estamos acostumados. A pessoa é criada dentro dessa concepção e aposta na continuidade disso. Ele quando vem exercer a medicina fora do seu país, como o faz mundo afora, vem em primeiro lugar ajudar humanitariamente seu semelhante (relembremos do Haiti), depois com o que o governo brasileiro paga, parte disso é naturalmente para sua subsistência pessoal e outra parte é revertida ao seu governo, para que dê continuidade nesse trabalho. Não existe mágica, tudo tem um custo e ele demonstra dessa forma, algo pouco entendível para muitos daqui, dentre os quais lhe incluo: “Mas como não querem dinheiro?”. Incompreensível isso, não Telma? Imagina o capitalista doar parte do seu salário para sua formação. Aqui, todos os que se formam gratuitamente nas escolas públicas, no dia seguinte já estão dando uma banana para quem os formou e pensando somente no tal do “mercado”.

A pior das respostas dada nesse momento para analisar o Mais Médicos e para Cuba é usando exemplos de que um ou outro desertou, outro se matou, outro quis retornar por não se adaptar. Isso não poderia em hipótese alguma vir de alguém como a senhora, conhecedora como poucos do que são índices de aprovação e reprovação, critérios, essas coisas. Num universo de dez mil pessoas, o que representam cinco, dez pessoas com problemas? Algo mais do que normal. Vejo quando usa desse argumento uma dificuldade em aceitar o programa Mais Médicos, em reconhecer que temos problemas e que os estrangeiros podem escancarara-los e demonstrar o quanto uma classe atuou e atua erroneamente junto da população. O debate sério não é feito dessa forma. Muito menos com a reprodução desse discurso tacanho e pobre pelas ondas do rádio, possibilitando mínima resposta. Dessa forma a vejo utilizando o seu espaço na rádio para reproduzir inverdades com interesses que ainda estou tentando entender, mas que num primeiro momento demonstra preconceito e dificuldade em reconhecer os erros de sua categoria profissional.

Finalizo expondo aqui algo que ainda não digeri e onde contou com sua participação, fazendo com que definisse bem um perfil de sua pessoa, o lado onde se encontra nas relações humanas, pessoais e políticas. Foi quando um grupo defenestrou numa eleição das mais esquisitas o grupo atuante no Conselho da Condição Feminina de Bauru, lá colocando outro, que até agora não disse a que veio, pois as ações daquele conselho foram estagnadas a partir de então, tudo para reacomodar uma situação política naquela instância de luta na cidade. Sua participação lá naquele momento, o uso feito do seu mandato de vereadora e agora, o que vejo sendo difundido pelas ondas do rádio, me faz tornar-se a cada dia que passa uma pessoa convicta de que não és uma boa política, pelo menos para mim, pois representa os interesses de uma classe dominante e não a da maioria da população. Vejo que poderia ser muito mais útil como médica e não como política, pois de conservadores estamos mais que cheios, ainda mais agora após as reflexões todas sobre os desmandos de 50 anos do nefasto golpe militar.

Era o que tinha para lhe dizer. Não sou dono da verdade e adoraria ser convencido do contrário, pois em tudo onde opino, o faço na esperança de surgir algo que me convença estar equivocado. Sempre aguardo por isso. Atenciosamente.
Henrique Perazzi de Aquino – Bauru SP

quarta-feira, 2 de abril de 2014

AMIGO DO PEITO (89)


O MUSEU E O PH – UM GUIA, UMA EXPOSIÇÃO E UM ESPECIALISTA

Quero escrever sobre essa nova cara do MUSEU FERROVIÁRIO REGIONAL DE BAURU, com exposição recém-aberta, mas antes quero citar algo lido e estabeleço uma relação das mais oportunas com pessoa dentro do nosso museu. Na última edição da Revista de HISTÓRIA da Biblioteca Nacional (www.revistadehistoria.com.br), a de março 2014, nº 102, na sua última página, a da coluna “A História do Historiador”, o artigo “UM GUIA E UMA ESTÁTUA”, do professor Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, da Universidade Federal de Ouro Preto. Eis o link para leitura do mesmo: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/a-historia-do-historiador/luiz-estevam-de-oliveira-fernandes. É sobre o mergulho feito por historiadores em bibliotecas e arquivos para realizar seus doutorados. Nas idas e vindas, o autor reconhece dever muito a esses arquivos e aos professores. Vai além disso e aí faço a comparação com alguém do museu bauruense.
Luiz Estevam diz ter criado uma espécie de ritual com señor Hernandez, guia turístico do centenário templo católico da Catedral Metropolitana da Cidade do México, foco do seu estudo. “Sabia o nome de todos os santos, anjos e arcanjos, tronos e potestados retratados nas capelas da catedral. Como um professor cobrava-me informações que acabara de dar. (...) O mexicano especialista na catedral serviu-me de guia para estudar a formação de uma poderosa memória, Foi por meio das recordações do sr Hernandez que nasceu minha tese...”, escreveu. Daí bateu o estalo na hora: temos alguém aqui e justamente ali no Museu Ferroviário (25 anos em 2014) com essa mesma característica e é dele que escrevo junto com algo sobre a novíssima exposição ali ocorrendo.

“MEMÓRIAS DA FERROVIA” é o nome da exposição aberta em março, dando vida nova ao acervo do museu. Muita coisa foi reaproveitada, tirado da Reserva Técnica e recolocado nas salas de visitação. Logo na entrada um folder dos mais bonitos, 16 páginas com um histórico das ferrovias na cidade, demonstrando toda a importância não só das edificações, mas do trem em si no desenvolvimento de Bauru. Essa proteção do patrimônio ferroviário é fundamental hoje, quando muitos querem e lutam para os trilhos sejam retirados do centro da cidade (quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha). No JC de hoje, texto do vereador Roque Ferreira um algo mais sobre isso, no “Contra a retirada dos trilhos”: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=233550.


O livreto é lindo, a cara do museu está “coll”, para não dizer legal eé no atendimento, na recepção o grande diferencial, o fato gerador desse meu texto. Vivenciei o trabalho nesse museu por quatro anos e vi ali gente saindo e chegado a todo instante. Uns muito interessados em ali atuarem, outros nem tanto. Poderia citar alguns que por ali passaram, mas prefiro fazê-lo com um que hoje ali atua. A reforma foi bancada pela Prefeitura administrada pelo Rodrigo, o secretário da Cultura é o Elson, o diretor de departamento é o Gifalli, o de divisão de museus é o Orlando, o da divisão técnica é o Alex, a chefia é da Marisa, a museóloga é a carioca Luiza e a agente de pesquisa é a Neli, mas o cara detentor dessa relação com o pesquisador, com o visitante, com a pessoa que vai até lá em busca de maiores informações, detalhes não vistos e não revelados é o PAULO HENRIQUE, o popular e insubstituível PH: www.mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=PH. 


PH é o cara e a cara do museu. Quando li o texto na revista, a primeira lembrança, tida ainda durante a leitura é a dessa grandiosa figura humana. Ele é didático, sem ser pedante, elucidativo, sem arrogância, claro e objetivo, sem ser chato. Fala muito, envolve o visitante e acaba estabelecendo uma relação afetiva com o visitante, pois o quer absorver, saber do real motivo de sua visita e daí poder informar em detalhes algo mais sobre esse tema. Poucos fazem isso com tamanha abnegação. Ele não faz nada forçado, por imposição, faz porque acredita naquilo que faz. Simples demais da conta, mas indispensável. Hoje quando da visita que fiz ao museu, estava ocupado com uma visita de um grupo de estudantes e fiquei a observá-lo e daí a constatação de tudo o que escrevi. Fui lá por causa dele e do que havia lido na revista e sai fortalecido de que, primeiro, a exposição está bonita e para ser bem entendida necessita de alguém como o PH por lá, o cara certo no lugar certo. Daí para daqui a pouco surgirem muitos espalhando mundo afora que quem os ajudou de fato nas pesquisas foi o PH é um pulo. Ele é tudo isso e nem sabe e por isso estou espalhando e fazendo isso tudo chegar até suas mãos. Ele merece. É O NOSSO SEÑOR HERNANDEZ, COM TODA CERTEZA.

terça-feira, 1 de abril de 2014

CARTA (120) e MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (271)


50 ANOS GOLPE 64: DOIS TEXTOS DESSE HPA PUBLICADOS POR ESSES DIAS

TEXTO 1 - MEA CULPA MILITAR NOS 50 ANOS DO GOLPE DE 1964*
*carta de minha lavra e responsabilidade publicada na íntegra, edição de hoje do Jornal da Cidade – Bauru SP, Tribuna do Leitor:

Nesses 50 anos do Golpe Militar, data lembrada no dia do seu sucesso enquanto motim, 1º de Abril, o tradicional Dia da Mentira, daí a comparação mais acertada para todo o ocorrido na sequência, a imensa sucessão de falácias, controvérsias, rede de autoritarismo disfarçada de benesses e mentiras implantadas à Nação. Por quase duas décadas o país foi brutalmente submetido a um regime de exceção, perda de direitos e estancamento das liberdades individuais, pairando sempre sob o ar o medo coletivo. Medo esse ainda não totalmente dissipado.

De tudo o que de mal tivemos como péssimos exemplos, algo insiste e perdura até nossos dias. Exemplo maior está nas esquinas de qualquer cidade, na figura de qualquer guarda de trânsito. Esse diante do cidadão comum se vê investido de um poder tão avassalador, algo imposto como portador de uma ordem absoluta, dessas que deve ser imediatamente cumprida, inquestionável e ele, a sumidade, suprassumo da autoridade, não restando ao cidadão nada além da resignação ao cumprimento do ali estabelecido. Resquício evidente dos desmandos autoritários daquele período, feridas não totalmente cicatrizadas.

A fatídica frase “sabe com quem está falando?”, possui o mesmo significado. São poderes ilegitimamente subtraídos por uns para benefício próprio, em detrimento do que deveria ser a regra, o “todos são iguais perante a lei”. Sim, a ditadura militar contribuiu e muito para fixar na cabeça do homem comum que o fardado é uma instransponível e inquestionável autoridade. Quebrar isso não é fácil. Quantos de nós até hoje quando diante de uma farda não nos redimimos, cabeça baixa, voz embargada, acabamos sendo vencidos mesmo tendo razão, deixando-se perder para não complicar ainda mais a situação. Esse medo persiste e resiste.

A instituição militar, executora do golpe, infelizmente pouco tem feito para se enquadrar dentro de um padrão dito normal de conduta. Vivem num mundo à parte. Até hoje, resistindo ao tempo e a própria Lei Maior da nação, uma Justiça Militar julga os seus ao seu modo e jeito, fazendo pouco caso da própria Constituição vigente. Militares não deveriam se diferenciar em quase nada dos civis, “cada um no seu quadrado”, respeito mútuo, porém até as pedras do reino mineral sabem que a realidade é bem outra. Nem a própria Presidenta da República, Chefe Maior das Forças Armadas consegue obter informações definidas dos arquivos militares. Isso é quase um Governo Paralelo.

Falta a esses a humildade em reconhecer os excessos cometidos. Já é chegada a hora do “mea culpa” militar. Pegaria muito bem o reconhecimento dos seus erros, afirmando que tudo ocorreu também por influência direta de uma elite que os instrumentalizaram, referendando-os para os atos ilegais. Nada fizeram sozinhos. Não só livrariam a própria cara, como escancarariam terem sido também usados. Nem o país caminhava para o comunismo em 1964, nem esse eterno silêncio deles demonstra espírito democrático. Fechando-se em copas, reafirmando ideais ultrapassados não mais possíveis de utilização e identificando-se ainda como únicos baluartes de civismo não é posição das mais salutares, muito menos recomendável.

Salutar seria vir a público e em alto e bom som afirmarem, “ERRAMOS”, pedir desculpas à Nação, saindo do imbróglio com a maior dignidade possível. Mereceriam efusivos aplausos coletivos. É evidente a existência de descompasso cada vez maior entre uma cúpula militar e a maioria do pensamento vigente na tropa, essa mais arejada, renovada e sensível, advinda das camadas populares.

Muitos clamam por esse Mea Culpa, forma de finalizarmos um período tétrico na história do país, mas uma minoria resiste, insuflada pelos de pijama e ainda fazem questão de pregar o atraso. Já é tempo do desejo da tropa se fazer valer. O país num todo ficaria muito grato às suas Forças Armadas por tão nobre gesto. Aos 50 anos de fatídico fato manchando nossa história, o país finalmente poderia varrer do seu passado nefastos acontecimentos. Todos ganhariam com isso.

 TEXTO 2 - MENTIRA GOLPISTA AINDA INSEPULTA*
*texto de minha lavra e responsabilidade publicado na íntegra, edição de sábado passado, 29/03, diário Bom Dia Bauru, coluna Formador de Opinião:

Aldir Blanc e Cristovão Bastos lapidaram linda letra, samba cantado magistralmente por Paulinho da Viola, “50 Anos”. Reparem nisso: “Eu vim aqui prestar contas/ De poucos acertos/ De erros sem fim/ Eu tropecei tanto as tontas/ Que acabei chegando no fundo de mim/ O filme da vida não quer despedida/ E me indica: ache a saída/ E pede socorro onde a lua/ Que encanta o alto do morro/ Que gane que nem cachorro/ Correndo atrás do momento que foi vivido...”. Isso, cantado por eles para comemorar um aniversário, cai como uma luva para uma data sendo lembrada no dia 1º de Abril, exatamente no Dia da Mentira, a dos 50 Anos do Golpe Militar.

Todos nós devemos em certos momentos de nossas vidas, mais que tudo, prestar contas, enxergar os tropeções, as pisadas na bola, chegar ao fundo de si mesmo e de lá achar a saída, a mais honrosa possível. Não há demérito nisso. Fazer um “mea culpa” de erros e acertos é algo mais do que necessário, honroso, coisa de gente briosa, que não quer mais errar, nem continuar pisando na bola a vida toda.

Pois os militares brasileiros erraram feio no que fizeram e propiciaram ao país em 64 e até hoje não tiveram a hombridade de ao menos reconhecer alguns dos seus erros. A história cobra isso deles e continuam fazendo ouvidos de mercador. Certo que nada fizeram sozinhos, pois foram instigados, instrumentalizados por uma cruel elite, a mesma que tentou reviver uma triste marcha, a da Família com Deus e pela Propriedade. Dessa inconsequente união, tivemos quase 20 anos de desmandos, exercício pleno do autoritarismo, prepotência e descalabro em todos os níveis possíveis e imagináveis. Atroz retrocesso.

Enquanto não se desvencilharem desse peso sobre os seus ombros não estarão quites com o país. A tropa atual das Forças Armadas possui pensamento mais arejado, jovial e menos carcomido pelo tempo, pensam diferente de uma elite militar envelhecida em todos os aspectos, principalmente nesse de se fechar em copas. O país precisa avançar e seus militares reconhecerem erros cometidos no passado. Essa uma ferida ainda não cicatrizada, chaga aberta, defunto insepulto e só eles podem resolver de vez a questão.