domingo, 6 de junho de 2021

RETRATOS DE BAURU (253)


A BOLOTA ENFERRUJADA
Recortei a foto publicada dias atrás na primeira página do Jornal da Cidade e fixei aqui na geladeira de casa, com o intuito de não esquecer que hoje, domingo, 06/06, essa cidade estará aplaudindo mais uma iniciativa a envergonhar a nação. Essa tal de cápsula espacial é o reconhecimento de um trabalho que o governo do sapo barbudo - sim, foi Lula quem incentivou e bancou o astronauta ter ido ao espaço e depois, ter o reconhecimento desfrutado ad eternum. O astronauta é um traidor, negacionista, incentivador de besteiras como cura da covid com emplastos e coisas parecidas e algo nos liga umbilicalmente ao mesmo, o perverso é daqui, bauruense, tendo estudado na mesma Escolinha da Rede que eu.

Todo ano parte significativa desta aldeia o reverencia num acontecimento onde aufere muita grana e cresce a divulgação do seu feito. Neste ano, recriaram a tal da cápsula espacial que o devolveu à Terra quando esteve no espaço - hoje vive em outra. Nada contra, as pessoas dentro deste nosso mundo fazem isso mesmo, criam símbolos e dele se utilizam para fins variados e múltiplos. Esse só mais um. Acho uma bobagem, mas o hoje Aeroclube está se transformando num reduto para reverenciar o gajo, na verdade traidor desta nação e de todo o investimento nele feito.

Posto isso, o ato marcado para hoje, diante do momento nacional, com o astronauta presente e talvez o capiroto em pessoa, representa algo a ser repudiado, rejeitado e expelido, como o foi a capsula um dia. Por tudo o que está planejado para acontecer, a rejeição e também repugnância é o melhor a ser feito. Manter distância e apontar o dedo para a chaga exposta, demonstrando o quanto são ridículos em tudo o que fazem e promovem. Daí, a denominação de "BOLOTA ENFERRUJADA", caindo como uma luva para a foto que até hoje esteve fixada em minha geladeira e hoje, após o escrito vai para a lata do lixo, como para mim o foi o astronauta, por tudo o que acabou fazendo de presepada após o retorno para a Terra. Bauru compra isso como algo louvável, mas na verdade, enche a bola de um conservadorismo repugnante, pueril e vivendo de uma glória dúbia, pouco consistente. Enfim, o astronauta nos representa muito mal e só ressalta essa Bauru que nos envergonha dia após dia. E para completar a desgraça ainda temos a novíssima (sic) e imperfeita (sic) alcaide junto deles todos, elevando Bauru aos píncaros do pior fundamentalismo existente hoje na nação. Muito retrocesso para um lugar só. Resistir é preciso.

QUEM É DE FATO MARCOS PONTES
The Intercept Brasil produz uma matéria bem elucidativa sobre quem é de fato essa bauruense, que um dia foi astronauta e hoje é ministro fundamentalista e bolsonarista: https://theintercept.com/2018/11/06/astronauta-marcos-pontes-investigado-socio-empresa/?fbclid=IwAR0u2Jl_TUykIY5H09W8bighLJAZaczkuSzaLDXcmrmLm41zkc38fNn60iM

FORA BOLSONARO NO VITÓRIA RÉGIA BAURU SP, MANHÃ DE DOMINGO COM CANTORIA DE CÁTIA MACHADO E NÉL MARQUES - A RESISTÊNCIA SE DÁ DE TODAS AS FORMAS, JEITOS, MANEIRAS E SITUAÇÕES
Eis o link de vídeo gravado por mim hoje pela manhã quando o casal de cantantes pede para acoplar ao som seu microfone e cantam duas canções desancando com Bolsonaro: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4610099099020063

OS QUE ENFRENTARAM O TOURO À UNHA
Em vídeo de Marcos Chagas, da Apeoesp, quando da passagem do cortejo com o ministro, os manifestantes desdizem de sua presença. Eis o link do vídeo: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/4610572695639370

EIS A LETRA DE "SAMBA DO PIOLHO", AUTORIA DA CÁTIA
A que será que se destina/ Tanta ignorância/ Se não for pra aquietar/ O povo inconformado/ Receitando cloroquina/ Haja petulância/ saudade da cachaça/ E da velha cirrose/ Indicaram tubaína/ Para minha militância.
Mas a Ivermectina/ É pra curar pediculose/ Pediculose/ Que é o nome dado/ Pra quem tem piolho/ Todo mundo aqui só pensa/ Todo mundo aqui só quer/ Todo mundo aqui só põe/ Pimenta no seu olho/ Pimenta no olho!/ Pimenta no olho de quem?/ No olho do outro é refresco/ E o gado dizendo Amém.

SUÉLLEN CONCLUI OBRA PISO NA ENTRADA DO PARQUE MAS...
Hoje pela manhã manifestação contra Bolsonaro e seu ministro bauruense, o que um dia foi astronauta, Marcos Pontes e na averiguação feita por todos do novo piso recém inaugurado na parte frontal do parque Vitória Régia, algo ficou a desejar e percebido pelo fotógrafo Pedro Romualdo com o seguinte texto: 

"Na reforma da Prefeitura de Bauru no parque Vitória Régia esqueceram dos banheiros. Mas vai dizer que só foi a primeira etapa". Seria a mania de embelezar só o que é visto, mantendo o que não é visto sem nenhum cuidado?

NÓS NA RUA CONTRA O FESTIM DO MINISTRO HOJE EM BAURU
Havia o anúncio da presença do capiroto junto a motociata, mas diante de tanta mobilização na cidade e também causado pelo momento nada auspicioso do presidente, o evento da inauguração da capsula denominada de por mim de “Bolota Enferrujada” foi, diante do que esperavam, um fiasco. Pouca gente percorrendo o cortejo fúnebre (aliás, destroem o país) pelas ruas, poucas motos e na área do Aeroclube, decepção estampada na fisionomia dos organizadores e propagandistas da bazófia. Por outro lado, no parque Vitória Régia, algo da resistência, com muitos indo pras ruas e ali demarcando posição. Tirei fotos de muitos destes e dez são aqui publicados:

sábado, 5 de junho de 2021

REGISTROS LADO B (48)


NO 48º LADO B ALGO DA NECESSÁRIA RESISTÊNCIA JURÍDICA COM MARIA CRISTINA ZANIN, REBELDIA E VIDA DE LUTA
A cada semana um novo entrevistado (a) e a renovação das esperanças, com histórias cheias de “sangue, suor e lágrimas”. A vida dos aqui abordados são todas recheadas de muita luta, algo a mover todos deste LADO B. Quando se faz uma escolha na vida, a da defesa das causas populares, lutar pela melhoria das condições de vida para os esquecidos, desvalidos e menosprezados deste mundo, sabe-se de antemão que, as agruras serão infindáveis, assim como as perseguições. É do conhecimento até das pedras do reino mineral que, estar ao lado do povo por essas plagas é sinal de criar problemas para os detentores do poder, os que os tratam como peças fora do baralho, meras massas de manobra. E todos os que os defendem são tratados como subversivos, perigosos, pessoas cujas punhaladas devem ser constantes, primeiro para tentar arrefecer o ânimo com que defendem os indefensáveis deste mundo, depois cooptar, fazendo de tudo e mais um pouco para que mudem de lado e quando nada disso é conseguido, se inicia uma campanha de difamação. Muita gente é difamada injustamente neste país e por causa de suas escolhas, a de estar ao lado dos interesses do povo. A escolhida para estar aqui hoje nesse 48º bate papo do LADO B – A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES foi escolhida a dedo, pois representa muito na luta destes tempos.

MARIA CRISTINA ZANIN SANT’ANNA é advogada de reconhecido cabedal jurídico e enfrentamento nas malversações e malversadores destes tempos. Cumpre um papel dos mais dignificantes para o ser humano, o de estar contrário as injustiças todas, mas indo além disso, não só as observando, mas também fazendo o possível e o impossível para tentar vergá-la. Essa abnegada personagem faz isso e muito mais. Hoje, tornou sua vida algo toda voltada para essa luta e quando isso acontece, sabemos que, muita coisa é deixada de lado. Zanin vive quase que exclusivamente para a defesa do que escolheu fazer na vida. Sua causa não somente os seus clientes, mas algo que vai muito além deles, pois ao decidir participar da ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, essa instituição nacional de briga e confronto com os poderosos e as injustiças destes tempos, ela sabia estar adentrando um mundo onde não teria mais paz. Vive quase que exclusivamente para a continuidade da defesa desta causa, envolvente, inebriante e contagiante. Em tempos de pandemia a vida social está praticamente abortada e ciente disso, hoje ela está tão enfronhada no que faz, não pensando em quase mais nada, que convidá-la para uma simples conversa de amigos, como este bate papo é uma saga. Cheia de compromissos, não foi fácil encontrar uma brecha para ela aqui estar.

Este mafuento HPA é persistente e insistiu muito, conseguindo ontem, quando a arrebatou para um café no meio da tarde, junto de sua amiga, minha irmã Helena Aquino e os dois juntos, demonstrando o que se queria, qual o objetivo, a intenção com tudo isso, aos poucos, ela foi cedendo e por fim, aceitou. Ufa! Cristina tem muito para nos contar. Só por vê-la envolvida em temas como a campanha “Moro Mente” e a inclusão do nome do nosso genocida presidente no rol dos detestáveis e abomináveis criminosos mundiais junto do Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, a certeza de estar diante de uma pessoa que tem muito para falar. Aqui em Bauru, Cristina tem algo mais para nos relatar além de sua história de vida. Durante bom tempo pode desfrutar da proximidade de um dos maiores juristas destas plagas – para mim o maior de todos -, Gastão de Moura Maia. Ele foi seu sogro e da proximidade, só aprendizados para o resto de sua vida. A passagem de seu Gastão, impoluto e resoluto homem público na gestão de Tuga Angerami, demarca um tempo inesquecível na vida bauruense. Ela irá reviver um pouco dessa história e deste ser humano de inolvidável humanismo e sensibilidade jurídica. O nome Zanin por si só nos remete à luta do ex-presidente Lula, pois um Zanin está ao seu lado em sua defesa e ela nos conta dessa proximidade, essa família com sobrenome ligado a algo mais do que pulsante.

O país encalacrado num atraso nunca visto, retrocessos despontando e querendo tomar conta de tudo e todos, mentes sendo arrastadas para o desvario, populismo de ultradireita agindo com bandeiras desfraldadas pelas ruas e daí, diante de tanta coisa aviltando em nosso meio, nada melhor do que trazer aqui para a conversa semanal alguém envolvida numa verdadeira luta a combater esse grande mal. Cristina Zanin representa hoje a resistência possível, uma que dá a cara a tapa, luta com as armas possíveis, enfrenta touros e moinhos de vento à unha, não desiste, insiste e persiste e conversando com gente dessa laia, a grande possibilidade de muita coisa mais que boa ser passada adiante. A intenção é essa, a de ao ouvi-la, muitos subtrair desse papo algo de grandioso para a continuidade da luta. Subsídios não faltarão. A proposta é exatamente essa. E muitas outras histórias virão, como a da conhecida instituição jurídica local, a ITE – Instituição Toledo de Ensino, que ontem teve um papel grandioso na formação de advogados e gente do mundo jurídico, mas hoje atrelada ao movimento conservador cumpre um outro papel. A conversa abordará também muito disso, algo necessário para o entendimento o desta cidade, dita e vista como Sem Limites. Um privilégio tê-la por aqui, onde tenho a certeza todos ganharão e ao final, teremos também uma lição de luta e persistências, dessas que nos mantém acesa a chama e o sonho transformador.
A seguir alguns escritos que dela já fiz pelo meu blog, o Mafuá do HPA, aqui com partes reproduzidas para aguçar a curiosidade dos que estarão assistindo o bate papo logo mais ao vivo:

- Em 07/10/2018 sobre o momento do país ela escreveu e eu reproduzi: "Se não houver luta, luta efetiva, rua, atos de força e resistência por parte do PT, e aqui esperamos que outros partidos venham somar a essa luta contra o fascismo, autoritarismo, extrema-direita, o Brasil cairá de vez no abismo da violência política generalizada e será uma total tragédia social. Acredito na força do HADDAD, Manuela as propostas e somada a força e propostas dos demais partidos democratas, e aguardamos esse apoio a luta para combater essa onda fascista, destrutiva à democracia etc. Costumo dizer que estamos em guerra. Alguns não acreditavam, mas estamos numa guerra. E para ganhar uma guerra, necessário estratégia e muita luta. Alguns ainda não acordaram para a importância da militância de rua, demonstração de força, atuação constante, rebatendo de forma mais organizada as mentiras propagadas, fake News disparados. Por isso dou total importância a criação de escola de formação aos filiados e não filiados, um trabalho constante que vise revolucionar. Pois, nenhum super-herói vem nos salvar, contamos com a luta individual de cada um de nós".

- Em 29/10/2018 logo após muitos levarem um livro para a cabine eleitoral quando da eleição do capiroto, ela escreveu e eu reproduzi: “Está muito difícil respirar. Mas tenhamos a determinação da poda e a coragem de cortar fora.... Aqueles que votaram em branco, nulo e aqueles que não deram apoio a luta e não defenderam a democracia, pagarão caro. Ajudaram a jogar fora: direitos e garantias arduamente conquistados. E colocou as minorias num perigoso caminho. Porém, parte da sociedade brasileira, estará acordada. Somos muitos e temos consciência e não vamos desistir dos nossos postos. Estaremos prontos e vamos resistir as violações, a opressão.... Um revolucionário, mesmo nos períodos mais sombrios, busca sua poesia no futuro, essa é a chave de ruptura com a impotência”.
O algo mais virá da conversa de hoje, mas já deu pra perceber que a coisa vai pegar fogo...

AVISO DE ÚLTIMA HORA
Inesperado imprevisto e estou adiando o bate papo que ocorreria hoje 18h, o 48º Lado B, com Maria Cristina Zanin. Tão logo possa ser realizado, nos próximos dias, estaremos comunicando nova data e horário. Com o adiamento, cresce a expectativa. Fiquemos com essas lindas fotos tiradas em seu ambiente de trabalho, dando uma límpida demonstração da grandiosidade da nossa querida amiga, batalhadora das boas causas. Avisaremos tudo, todas e todos com antecedência. Até logo mais...
HPA - Bauru SP, 17h46, 05 de junho 2021.


CIDADE TRAVADA, SOLUÇÕES DISTANTES E LEMBRANÇAS DE UM QUE SABIA FAZER BEM FEITO*
* Texto publicado edição virtual de hoje no site do jornal DEBATE de Santa Cruz do Rio Pardo, o 16º deste mafuento HPA:

Bauru tem seus altos e baixos. Tempos atrás uma fábrica de baterias contaminou o solo de região hoje compreendendo 30% de sua área urbana. Ninguém foi culpabilizado e a fábrica veio a falir, mais pela incompetência deles mesmos do que por fiscalização ou algo parecido. Dos tantos contaminados, algum acompanhamento público, mas a maioria se virou como pode, com seus próprios esforços. No Brasil, é sabido, não existe uma cultura de perseguir poderosos, os tais donos do poder. Estes fazem e acontecem. Poucos os punidos pelas constantes pisadas na bola. Quanto mais com prefeitos, pois estes terminam o mandato e esquecem tudo.

Eu tento olhar para trás e analisar a procedências de nossos últimos alcaides. Tem gente de todas matizes e quilates. Os dois antecedendo a atual novíssima (sic) e imperfeita (sic) Suéllen Rosim são conhecidos pela origem ambientalista, ou seja, a sensibilidade teria que estar à flor da pele. Na região de Bauru uma extensa área ainda onde o cerrado, nossa vegetação natural é mantida a fórceps, ou seja, por decreto. Nem os dois conseguiram segurar o avanço da especulação imobiliária sobre nosso verde. Cederam às pressões e hoje, até uma deputada estadual aportou por aqui e quer propor um projeto na Assembleia Legislativa decretando o fim da área de preservação e com anuência da atual administração.

Nos governos petistas muita grana veio para a cidade na forma da viabilização de projetos, sendo o maior deles e de mais alto custo, o do tratamento de esgoto. O rio Bauru cortando o centro da cidade, deixou de ser bostento, mas a construção física da Estação de Tratamento de Esgoto não sai nem com reza brava. Passaram-se dois mandatos de prefeitos e neste atual, a mesma novela. Ao que tudo indica, um projeto de engenharia deixando a desejar, cheio de remendos e aditivos. De promessa em promessa, a atual alcaide também estabeleceu um prazo para conclusão da obra, mas pelo que se observa no canteiro de obras, tudo como dantes, travado e sem movimentação. E a grana se esvaindo.

Histórias como essa podem ser contadas e descritas aos borbotões. O último que movimentou mesmo algo auspicioso na cidade foi Tuga Angerami, que em dois mandatos, com espaço no meio de uma década, fez algo a mais, muito comentado e pouco reconhecido na cidade. Na primeira administração reuniu um time de dispostos a trabalhar de fato, maioria com posições de esquerda, ousadas e progressistas. Foi um avanço em todos os níveis e no segundo mandato, com o que veio depois dele, rombo incomensurável nos cofres, cidade falida e com nome sujo, sem poder receber nenhum tipo de grana federal. Pagou dívidas nos quatro anos e ao final, algo pouco usual nos tempos atuais, deixa os cofres com boa reserva financeira.

O dinheiro foi gasto e tudo continuou como dantes. Enfim, como Tuga, ousando nos nomes para administrar a cidade, gente qualificada e fora dos padrões dos donos do poder local, mais ninguém. Outro pagador de contas e gerenciador de problemas, com o mesmo cabedal será tão difícil quanto Bauru vir a receber tanta grana, como a que aqui aportou nos tempos de Lula e Dilma. Hoje, a realidade é bem outra, a prefeita é fundamentalista e bolsonarista, segue rezando na cartilha do mentor e na sua igreja, aberta em tempos de pandemia. A cidade está as portas de falir, quando for obrigada a pagar os bilhões de dívida da sua Cohab e agora, tudo é feito através de selfies e lives – rezas também. Nenhum dinheiro federal, só promessas e estadual, em litígio com o governador, de costas um para outro, ela não o reconhecer, não o procura e dá-se o menosprezo.

Ou seja, se já estivemos ruins, hoje nem sei que nome poderia ser dar ao atual momento. O bicho está pegando e vai pegar muito mais. Algo eu recordo com muita saudade: homens públicos como Tuga Angerami são cada vez mais raros. Bauru, pelo jeito, viverá de saudade.
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

URGENTE PROTESTO CONTRA O BOLSONARO NESTE DOMINGO DE MANHÃ EM BAURU!
"A Esquerda de Bauru junto aos coletivos, Partidos e Movimentos da Cidade, convoca um Protesto neste Domingo dia 06/06 as 9:00 horas da manhã no Parque Vitoria Regia, contra a vindo do Presidente Genocida, junto ao ministro da Ciência (Marcos Pontes) em Bauru.
A previsão é de que ocorra uma manifestação de moto entre Bolsonaro e seus apoiadores na Avenida Getúlio Vargas Domingo de manhã, e nos se concentraremos no Vitoria Regia para fazer a intervenção no percurso nos Terra-Planistas.
Estão todos convocados para esta luta. basta acessar o link abaixo para mais detalhes.
https://fb.me/e/1dAKVeUkc
Contamos com a presença de toda a oposição ao genocida!", Matheus Versatti.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

COMENDO PELAS BEIRADAS (103)


EMENDAS DO DEPUTADO E VONTADE DE CONVERSAR COM A ROSE DA CASA DA SOPA
Abro o JC, nosso único jornal impresso e lá uma reclamação do Caio Coube. Transcrevo para consternação geral: "O empresário Caio Coube, tradicional militante do PSDB em Bauru, achou estranho a forma como o deputado Rodrigo Agostinho (PSB) anunciou a destinação de quase R$ 6 milhões em emendas a Bauru. Postou no Facebook: 'Nunca vi nada igual. Emenda parlamentar anunciada através da entrega de cheque simbólico, sugerindo uma folha de cheque pessoal do deputado. É o marketing Sem Limites...'".

Nada mais assusta nesta cidade, dita e vista exatamente assim, como "sem limites". Este só mais um capítulo. Desconheço a militância de Caio Coube, enfim, o termo "militante" remete para algo em prol da luta pelos desvalidos, causas populares e pelo que sei, o gajo está em outra vertente. Vou verificar e na edição de ontem do mesmo JC, foto do Rodrigo com o tal cheque e junto a novíssima (sic) e Imperfeita (sic) Suéllen Rosim. Valor estampado de R$ 5.953.854,07 e nele algo para algumas entidades da cidade, como Fundato, Abrec, Esquadrão Vida, Aelessab, Lar Santa Luzia para Cegos, Vila Vicentina, Lar para Idosos, Apiece, Acaê, Ceac e Apae. Para estes dividirem pouco mais de R$ 900 mil reais. Ele faz e divulga ao seu modo e jeito. Certo ou errado, o dinheiro chegará, sem esquecer que, emendas parlamentares são hoje instrumento da vergonhosa malversação proposta pelo ex-capitão junto ao Centrão. Virou moeda de troca para algo mais do que pernicioso na vida nacional. Sou opositor das mesmas, mas elas existem e estão aí, distribuindo algo país afora. Por fim, não me lembro de Caio conseguindo algo junto aos seus para isso e aquilo, olhares voltados para a periferia. Quanto à divulgação em forma de suposto cheque e ao lado da alcaide, são as formas utilizadas hoje para propagandear algo conseguido. Rodrigo é só mais um fazendo uso destes instrumentos.

Percorri a lista das entidades beneficiadas e me lembrei de mais pessoas. Entidades em situação de necessidade para fechar suas contas é o que mais temos. Umas mais, outras menos, algumas com reconhecida luta e trabalho atuante, outras nem tanto. Quem mensura isso? Eu só observo e dou alguns pitacos. Assim de memória lembro de três pelas quais nada vi na divisão do conseguido: o Esquadrão do Bem, da Maria Inês Faneco, o De Grão em Grão, da Tatiana Calmon e como leio na mesma edição do jornal, a Casa da Sopa da Vila Dutra, da Rose Lopes. "Gastos triplicam e Casa da Sopa precisa da ajuda de todos", leio em matéria. Eu converso sempre com a Faneco e a Tatiana, mas nunca o fiz com a Rose. Sei de sua luta e do desprendimento pelo que faz, como faz e principalmente, como faz. Essas três abnegadas mulheres representam algo tão grandioso nessa terra varonil, impossível da gente conter em algumas palavras. Elas fazem tanto, mais até do que a própria entidade pública municipal, pois além de tudo, isso em primeiro lugar, possuem credibilidade. Li o que Caio disse, vi o cheque do Rodrigo e por fim, bateu uma vontade doida de conversar e conhecer a Rose. Essas três mosqueteiras são a cara desta Bauru meio que escondida dos holofotes, mas representam dignamente o lado mais nobre desta cidade.

ENFIM, BAURU QUER OU NÃO VACINAR?
Denúncias ocorrem aos borbotões, mas num dia como hoje, sexta feira comendo frouxa, assim como a continuidade da pandemia e a Prefeitura Municipal de Bauru, atual administração da novíssima (sic) e imperfeita (sic) Suéllen Rosim, parece que tudo hoje está devidamente fechado e só voltando ao normal da segunda. Nada contra feriados serem emendados, até porque isso sempre ocorreu e isso não é exclusividade da alcaide atual, mas tem algo no que ocorre neste final de semana e necessita ser divulgado, propagado aos quatro ventos.

"É sobre como Bauru parece não querer aplicar vacinas... Acompanhei um vacinação semana passada é vou te dizer, é algo surreal na nossa cidade o que fazem e como fazem as aplicações nos postos. Estive no do centro, tinha uma aplicadora e uma anotadora e a pessoa que levei ficou mais de 3 horas lá para tomar a vacina. E hoje passei no posto do Jardim Europa e simplesmente está fechado. Ontem, hoje e amanha, com um comunicado que quem tiver que tomar segunda dose deve voltar na segunda. Enquanto isso várias cidades da nossa região com campanha para o dia D da segunda dose amanhã (como saiu no jornal na TV agora a pouco). A impressão é que fazemos de tudo para não vacinar em Bauru.... como é triste... e maio batemos recorde de casos de covid19 e estamos com fila nas utis de novo e tudo parece normal", me escreve um amigo pedindo anonimato.

A decisão pelo emendar me parece o menos sensato, pelo menos para o pessoal da Saúde. Nem a pandemia e o agravamento, necessidade de aplicar o maior número de vacinas e mais curto espaço de tempo possível. Isso uma coisa, mas pelo que o denunciante me escreve, algo pior ocorre: "No dia que estava vendo a pessoa ser vacinada, as atendentes recusaram umas dez pessoas com atestados médicos, dizendo que não serviam para tomar vacina rsrss. Parece que temos uma ordem de não vacinar, enquanto isso fiquei sabendo de empresário de Bauru, milionário e que tomou vacina na xepa do Núcleo Otávio Rasi, ele e vários gerentes da indústria dele do Distrito. Pode isso? Xepa para empresários e recusa para quem tem atestado médico de comorbidade.... bem Bauru. Ontem, hoje e amanhã Posto de Saúde fechado em plena pandemia? Nem vacinas de gripe que estão sendo aos sábados eles irão aplicar. Pouco caso.... e os casos não param de acontecer em Bauru... só aumentam", conclui.

Publico e nem me atrevo a ligar para órgão municipal, pois se tudo fechado, pura perda de tempo. Será que a novíssima (sic) está de plantão em suas lives ou hoje só atendendo aos fiéis de sua igreja? A verificar. Dizem que no domingo, a imperfeita (sic) estará também fazendo hora extra junto dos motociclistas e na inauguração da "bolota enferrujada" lá junto do Aeroclube. Para coisas assim ou ir cheirar como é feito do lanche do novo Burguer King da Nações, ah, para isso ela sempre tem tempo. Agora vacina só segunda e acolher a denúncia do empresário privilegiado, isso nem em sonho.

UMA CONVERSA MAIS QUE LIBERTÁRIA NO 48º LADO B DE AMANHÃ
APERITIVO para que tudo, todas e todos saibam que, amanhã, sábado, 05/06, 18h, aqui pelo meu facebook o 48º LADO B e desta feita, conversa reveladora com MARIA CRISTINA ZANIN, advogada comprometida com as causas sociais e a transformação deste país. Algo mais sobre de seu envolvimento com a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e dos envolvimentos de quem está envolvidíssima com a resistência, sem nunca perder a rebeldia. Conversa pra lá de imperdível. Mais um bate papo com o mafuento HPA.
Eis o link para o vídeo com o aperitivo de 8 minutos: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4605124329517540

quinta-feira, 3 de junho de 2021

PERGUNTAR NÃO OFENDE (174)


DOMINGO O CAPIROTO ESTARÁ AQUI
Tenho um amigo internético que é do outro lado, aliás tenho vários, pois dentro mais de 4 mil pessoas, impossível e salutar muitas diferenças. Este passa dos limites. André Duarte é o que se chama de promoter e o conheço dos tempos de Cultura Municipal e por aqui, pelas vias escrevinhatórias das redes sociais. Em poucas ocasiões tivemos opiniões convergentes. Ele tenta esconder seu lado bolsonarista, tenta se mostrar isentão, mas isso é impossível. Já levou umas traulitadas por causa disso, mas não se cansa. Dias atrás posto a charge dos motoqueiros desfiladeiro abaixo junto do Bozo, este ao volante e ele simplesmente me posta como comentário, a imagem da divulgação do que teremos aqui nos próximos dias. Isso vale este post.

Como comentário escrevo lá: "cruz credo, não sei como tem coragem. Isso é coisa da ultra direita, gente pregando um país completamente atrasado. Esse astronauta só envergonha Bauru. Não sei como consegue...". Ele educadamente: "eh só um passeio de moto". Respondo: "Não é. É algo em apoio ao milicianismo em curso no Brasil. Algo mais que perigoso...". Ele retruca: "o cara sempre esteve presente na realização do arraial aéreo, agora chegou a réplica da capsula Soyuz ele tb vai estar lá... Daqui pra frente qq passeio de moto eh pro Bolsonaro? Vai mas redes do Marcos Pontes e procura a divulgação". Fui e vi, as entrelinhas dizem tudo e muito mais. Valério Marques Viana me ajuda com comentário: "o cara continua ministro da tecnologia desse desgoverno sem nunca ter rebatido nenhuma asneira dita na pasta onde atua, ou melhor, não atua. Isso não lhe parece suficiente? Basta estar junto aos porcos para se tornar um (e não, não me refiro ao porco animal, esse nos serve de alimento)".

Pois bem, isso posto, é claro que André sabe do que está em curso. Não revela, pois isso faz parte do jogo da ultradireita. Na coluna Entrelinhas do Jornal da Cidade, edição de hoje, quinta, 03/06, a explícita revelação do que está em curso para acontecer em Bauru. "BOLSONARO - Há um comentário que circula pela cidade a respeito da possível vinda do presidente da República, JAir Bolsonaro, a Bauru neste domingo. Não tem a ver com a Prefeitura, nem com o atual governo municipal, mas sim com o lançamento da réplica da cápsula do astronauta Marcos Pontes e um passeio de motocicleta como parte do lançamento" e "MOTOCIATA - No próximo domingo, a partir das 9h30, haverá uma Motociata Solidária, para arrecadar alimentos nas ruas. O percurso, que também terá a presença do astronauta Marcos Pontes, se iniciará na praça do Avião, na av. dr. Mario Oliveira Mattosinho. Ao final, por volta das 12h, será inaugurado para o público a réplica da cápsula Soyuz TMA".

Precisa dizer mais alguma coisa? Mesmo assim digo. O filho do ex-capitão já se pronunciou dizendo estar assinando ficha com o partido da prefeita, a novíssima (sic) e imperfeita (sic) Suéllen Rosim. Bozo fará o mesmo e até provável o faça em Bauru. Vergonha é pouco. André e tantos outros seguem fazendo propaganda, nos querendo engambelar, fazer de bobo, primeiro se dizendo isentão e depois apregoando "campanha alimentar" junto dos motociclistas a defender o miliciano e sua forma de desGovernar este país. Estejamos preparados, pois de hoje até domingo, nos preparos seremos praticamente alijados da cidade, pois qualquer resquício de demonstração pública de contrariedade é motivo para averiguações, investigações e como já se deu em outros lugares, enjaulamento precoce. Isso tudo é mais que um acinte para a história desta cidade. Resistir é preciso.


DE COINCIDÊNCIA NÃO DEVE TER NADA...
Desço cedo para o Mafuá, passar umas horas junto de meu cão, ouvindo MPB e folheando livros, os inseparáveis deste meu mundinho cada vez mais restrito. Tenho um oásis particular e dele me sirvo. Pois bem, descia a Treze de Maio e ali na beirada da calçada um senhora ao lado de seu carro, arrumando algo no porta malas. Bato os olhos de forma mais apurada e ela com uma boina do jeito que já tive algumas e desde ter perdido a última, estou acéfalo e procurando nova. Adoro esse tipo de boina. Abaixo o vidro do outro lado do carro e pergunto a ela onde comprou. Ela leva um susto e me explica: "Foram nos chineses da Batista. Entre aqui mesmo pela Treze, para quem desce do lado esquerdo, está em várias lojas e vários modelos e cores". Agradeci e continuei viagem até o Mafuá.

Chegando lá, faço a festa com o cão, ligo o som e ao pegar o celular pra ver as novidades, levo um susto. Eu sei que, se você clica algo pelo qual está interessado via celular, como por exemplo, "lanche de estrume", em instantes aparecem aos borbotões indicações de onde encontro o tal acepipe. Para meu espanto ali estavam enfurnados no meio de outras postagens, um anúncio exatamente da boina que havia parado e comentado com a senhora. Naquele momento nem estava com o celular nas mãos e sim no bolso, mas mesmo assim, uma publicidade da tal boina (preço caro por sinal, estratosfericamente mais caro que o preço dos chineses, mesmo sem ter ainda passado por lá). Como ficaram sabendo? Sei lá, achei coincidência. Naveguei mais e outra publicidade da boina. É algo muito específico para aparecer assim por acaso, ou não? Estarei vendo coisas ou tudo daqui por diante é assim mesmo. Eles nos vigiam mesmo com a maquineta no bolso. Que será de meus segredos daqui por diante? Ligo para um amigo e o conselho recebido é extremado: "Jogue imediatamente fora num bueiro qualquer seu aparelhinho de celular e volte a viver sem vigias nos seus calcanhares".
Em tempo: Eis este mafuento HPA envergando a tal da última boina do tipo que, misteriosamente querem lhe vender via internet, mas creio eu, depois dessa, comprarei das mãos dos chinas da Batista. Essa da foto comprei numa feirinha de calçada, próximo da Praça Mauá, centro portuário carioca - quanta saudade!!!

O CAÓTICO FUNCIONAMENTO DO desGOVERNO MUNICIPAL
A dívida da COHAB bate às portas de Bauru e pelo visto os atuais administradores não estão levando muito a sério isso de Bauru se tornar mais rápido que o um raio inadimplente e com dívida impagável pela frente. Amigo meu, gaiato e debochado, tem outra tese para explicar tudo: eles sabem muito bem o que vem pela frente, daí gastam tudo o que podem já, pois quando a coisa for inadiável talvez já tenham aumentando mais o numerário e, assim sendo, para quem deve alguns bilhões, alguns milhões a mais, talvez tudo passe desapercebido.

Veja bem, ao consultar as informações verdadeiras e corretas do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, resolvi dar uma espiada nas licitações em curso, desde janeiro de 2020, no portal da Prefeitura Municipal de Bauru, aqui: https://www2.bauru.sp.gov.br/ - Licitações Abertas. Quis checar se a maldita "reforma da UPA - Ipiranga" poderia, veja só, constar da lista. Enfim, se a Igreja quer fazer a reforma, que ao menos seus administradores a tenham como prioridade.

Caí duro! É uma lista mastodôntica!
Foram precisamente 265 licitações no ano passado!
De janeiro de 2021 até agora, já somam 116!!!
A impressão que dá é que TODAS AS SECRETARIAS resolveram tentar gastar os tubos, licitando artigos e quantidades à base de toneladas!

Não vi a maldita "reforma da UPA - Ipiranga" com licitação aberta em 2021, mas essa unidade da Vila Nipônica aparece ali mencionada em pelo menos uma licitação da Secretaria de Saúde, dando a entender que opera regularmente, tanto quanto os demais postos, que são: 18 núcleos municipais de saúde, 6 postos para a Saúde da Família, 6 postos municipais para a Saúde Mental, 8 unidades municipais para Pronto Atendimento, onde aparece a UPA - Ipiranga [ Rua José Miguel 21- 45 (esquina com Antonio Valderramas D'Aro), Vila Nipônica - Fone: (014) 3106-1121 / (014) 3106-1122 / (014) 3106-1125 - Horário de Funcionamento: 24 horas ], além de 13 Unidades Referenciais e uma unidade para a Saúde Coletiva, com o seu Centro de Controle de Zoonoses.

Conclui-se, então, que os titulares dos setores dessa Administração Municipal compram e gastam além da demanda rotineira, mesmo ante as ameaças de quebradeira geral nas finanças bauruenses, com os bilionários rombos da COHAB/Prefeitura, que começam a ser cobrados por bloqueio do BACENJUD.

Ou seja: desgoverno total ... Ou, não? Creio eu, a tese do amigo gaiato é mais do que plausível. Outro me diz algo na mesma linha: "Eles sabem o que estão a fazer. Devem estar muito bem instruídos e com informações de cocheira. Bestas somos nós, os pobres mortais que, querendo saber das coisas, precisamos ficar cavando isso como verdadeiros garimpeiros. De algo dá para ter certeza: o que vem pela frente será maior do que aquele tsunami japonês. Preparado que sou levanto o Mafuá em 15 metros da altura do chão, pois pretendo enxergar, no mínimo, tudo lá do alto.

quarta-feira, 2 de junho de 2021

CARTAS (229)


HOJE EU SÓ ESCREVO DELA, NADA MAIS - ELA É MERECEDORA DE MUITO MAIS

1.) O BLOCO "BAURU SEM TOMATE É MIXTO" ESTÁ DE LUTO COM A PERDA DE SUA INSUBSTITUÍVEL MUSA MÁRCIA PESTANA MOTA
Ela foi, é e será sempre uma brava guerreira, servidora municipal dentro da antiga e em sua época reluzente Casa dos Conselhos Municipais, depois brilhou ao nosso lado, em vários anos desfilando com galhardia junto dos tomateiros. Baluarte de nossa luta, se foi deixando aquele vazio imenso no peito de todos nós, os que não só pela admiração eterna como por segui-la. Essa legião de tomateiros hoje estão mais do que acéfalos, pois desorientados sem a presença dela entre nós, como no nosso último desfile pelo Calçadão da Batista em 2020. Neste ano, 2021, mesmo sem sairmos às ruas, ela teve presença significativa e marcante como MUSA de todos nós. Com ela parte de nossa alegria se esvai entre os dedos. Logo pela madrugada a notícia: "Ola querido. É a Andreza, nora da Márcia Pestana. Passo aqui para informar que ela está se despedindo dessa vida. Estamos com cuidados paliativos. Ela está a base de morfina. Sem dor física. Agora aguardamos o conforto espiritual. Coloquem ela em vossos pensamentos. Gratidão. Dona Márcia descansou...".
HPA, pelos tomateiros de plantão, quarta, 7H25, 02 de junho de 2021.


2.) DESPEDIDA, 13H
Daniel Pestana Mota empunhando seu violão faz a despedida para sua mãe, no velório agora há pouco encerrado, puxando o coro para Oração de São Francisco, em homenagem para Márcia Pestana Mota. Ele mesmo, pouco antes, me dizia dessa necessidade de interagirmos com a espiritualidade existente no povo brasileiro, sabendo como dela se utilizar para transformar, dialogar e propor o algo novo para este país. Menosprezando a força do que representa para junto de camada significativa da população, talvez deixemos de entendê-los e não consigamos estabelecer uma conversa onde exista de fato o interesse dos dois lados. Tudo isso no velório de dona Márcia, musa do bloco burlesco, farsesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é Mixto, perde irreparável e sem peças de reposição à vista. Entre lamentos, reforços da necessidade de união, conversações e reencontros, ela também possibilitando algo auspicioso dentro da luta a cada instante se intensificando mais. Márcia une muitos entorno de si e isso fica mais uma vez demonstrado hoje.

3.) MARCIA PESTANA MOTA, GUERREIRA QUE SE VAI
Não quero escrever de outra coisa hoje. Marcia merece isto de mim e muito mais. Para mim ela foi LUZ, muita luz. Eu a conheci já quase pra se aposentar e na Casa dos Conselhos Municipais, um lugar onde íamos todos, por volta de 2005 a 2008, ali na Manoel Bento Cruz nº 7-60, para reuniões variadas e múltiplas. Não sei se aquilo nasceu na administração de Tuga Angerami, mas sei que ele incentivava algo desta natureza. Um ambiente possibilitando a boa conversa, a reunião de pensamento de todas as matizes e tendo como a organizadora, quem agendava e viabilizava tudo, ela, Marcia. Foi paixão à primeira vista. Ela me arrebatou e creio eu, ela também foi arrebatada por mim, pois desde então nunca mais nos separamos, ou seja, nos mantivemos ligados, plugados e num entendimento culminando numa história que aqui conto e que me fez chorar hoje lá no seu velório.

Ela já estava desenganada e necessitava fazer mais uma cirurgia, porém, pessoa mais do que vivida, pesando aproximadamente 30 quilos, sofrendo muito, dores e vendo sua situação só se agravando decide: “não vou mais operar de nada”. E assim foi feito, ela a partir daí, tudo foi feito para amenizar seu sofrimento. No domingo passado, sua medicação para as fortes dores eram doses de morfina. Ela dormia e acordava, sem nunca ter perdido os sentidos. Quando acordada, lembrava de todos. Pedia para que não esquecessem do horário do medicamento do marido, pois este diabético. Do filho Jonas, para que não o deixassem sem comer. À noite, acordada, junto do filho Daniel e de sua esposa, diz algo assim:

- Pede para o Henrique ir embora, ele já ficou muito tempo por aqui.
- Que Henrique, mãe, o Perazzi? – pergunta Daniel.
- Sim – ela responde. Ele já ficou muito tempo aqui e deve estar cansado. Ontem deve ter estado na manifestação e deve ter muita coisa para escrever. Peça para ele ir descansar.

Eu não estive no hospital e nem poderia, mesmo que quisesse, mas ela se lembrou de mim e isso é um dos maiores reconhecimentos que tive em vida, ou seja, algo mais do que aproveitável que fiz ao longo dos meus 60 anos de vida. Marcia me enxergou ali no quarto do hospital, estava preocupada comigo. Eu fui no velório e pretendia ter uma breve passagem, enfim, ainda estamos em tempos de pandemia. Prostrado, resolvi no ato: ficaria todo o tempo do mundo. Chego lá com uma foto dela no último desfile do bloco do Tomate no Calçadão, em 2020, quando quase já chegando na praça Machado de Mello, braços abertos, sorri, tendo numa das mãos uma garrafa de água e noutra sua bengala – hoje herdada por uma de suas mais fiéis amigas, ali do lado do caixão o tempo inteiro. Escrevo algo na foto, “Saudade dos Tomateiros – Te adoramos 02/06/2021” e entrego a foto em tamanho grande, formato A3 nas mãos do Daniel e ele coloca junto ao caixão. Digo precisar sair, pois quero também pedir em nome do bloco uma coroa de flores. Ele me diz: “Deixe disso e se conseguir uma faixa, cartaz ou qualquer coisa escrita FORA BOLSONARO tem mais a cara dela”. Comprei a coroa e nela pedi para escrever bem grande “Os tomateiros te amam de paixão” e lembrei que no carro tinha ainda uns adesivos sem utilização, dados a mim pelo pessoal da Apeoesp e com o que ela gostaria de ter ali junto dela neste momento. Volto ao salão e entrego para o Daniel e ele também coloca junto dela. Ele me diz: “é assim que ela queria estar e assim está”.

Passo o resto da manhã ali e revejo gente querida. Os familiares todos, Washington Pestana que ainda não conhecia, nem o Jonas o outro filho. Não mais que umas vinte pessoas por ali passam e todos bem próximos. Cito só alguns, Rosana Fregolente, jornalista hoje na Emdurb, o Wagner da CSA – Comunidade Sustenta a Agricultura, o sindicalista Ismael, hoje morando em Agudos, Rita Bordini e Tatiana Calmon. Reuni muitas histórias dela ao longo do que pude conversar, mantendo a distância, todas bem dentro do que sempre soube, uma brava guerreira, dessas que não entregou os pontos sequer um minuto. O agravamento de sua saúde, já debilitada nos últimos anos se deu de forma mais acelerada depois do Bolsonaro ter chegado ao poder (“como possibilitamos algo assim”, perguntava sempre) e do falecimento de Roque Ferreira. Todos estamos mais do que doentes, uns resistindo mais outros menos, eis a questão.

Padre Matheus Brito, da Humanidade Livre, a pedido da família vem falar palavras não só religiosas e no final entoa um “Fora Bolsonaro”. “Ela é uma ideia ambulante, espírito de esquerda que não morre”, disse Matheus. Eis o link de sua fala: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4598036056893034. Tanta coisa volta à mente e a lembrança de dois meses atrás, ela já enfraquecida, eu tentando a entrevistar para o Lado B, ela renegando e com uma justificativa que agora não me sai da cabeça: “Eu não vou aguentar”. As histórias dela eu quero contar, mas não sei todas, daí já combinei com o Daniel, ele me contará, as dele e as dela e do marido, num bate papo para muito breve. Eu me identifico demais da conta com gente com essa guerreira, pois das histórias que fui ouvindo, todas, sem tirar nem por, tem muito de algo quase perdido hoje em dia, um desprendimento, sapiência de não se deixar vergar, dessas pessoas inquebrantáveis. Conto num outro texto disso, das vezes em que criou caso nas muitas seções por onde passou na Prefeitura. Mudava sempre que encontrava coisas erradas e as pessoas sem disposição para fazer corretamente, batia de frente e quando não conseguia melhorar a coisa, pedia para sair. Encontrou seu lugar na Casa dos Conselhos e depois, quando a descobrimos – ou ela nos descobriu, sei lá – no bloco Bauru Sem Tomate é Mixto.

Sim eu tirei fotos dela e de alguns momento ali no velório e não vejo nada de ruim nisso, pois contou com anuência e autorização dos familiares. Na verdade, estava como uma barata tonta, sem saber como retribuir o pedido dela para mim no domingo passado ir pra casa e assim, desta feita também não fui, fiquei até o fim, quando todos cantaram a Oração de São Francisco, Tatiana Calmon falou algo e seu corpo partiu para outra cidade com intuito de ser cremada. Eis o link deste momento, gravado por mim: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4598312026865437. Vai demorar pra cair a ficha. Hoje não quero pensar em outra coisa, Marcia Pestana Mota está em todos meus pensamentos e assim deve continuar até conseguir abrir os olhos novamente. Ela é uma das que me dão forças para continuar na lida, pois tudo ainda está mais do que inconcluso nesta cidade e país. Ela nos quer lutando e sabe, seguirei seu exemplo. Em breve, quando tudo isso passar, a primeira esbórnia coletiva que iremos fazer, será também em sua homenagem, com muita cantoria, gente amiga reunida, declarada conspiração e destes loucos por alegria.

Essa danada era mais do que querida, era AMADA DE PAIXÃO.

4.) CARTA DE MINHA LAVRA ENCAMINHADA PARA TRIBUNA DO LEITOR DO JORNAL DA CIDADE

MARCIA MARCOU AQUELE LUGAR
Desço para o velório da servidora municipal Márcia Pestana Mota na manhã desta quarta e ao passar diante da casa - rua Manoel Bento Cruz nº 7-60 -, ladrilhos expostos na parede frontal, onde antes funcionou por décadas órgão não mais existente na estrutura da Prefeitura, a Casa dos Conselhos Municipais, algo inevitável. Ali ela trabalhou boa parte de sua vida e foi por seu intermédio que, o lugar ficou estigmatizado como reduto democrático e de altas possibilidades. Pessoa de temperamento altivo, forte, resoluto, conseguiu fazer frutificar a ideia de verdadeiro oásis dentro desta cidade, benfazejo para tantas conversações e discussões. 

Não existe como, hoje mesmo, vendo na placa ali funcionar escritório de advocacia, para mim, aquela casa terá por todo o sempre a cara de Márcia e de tudo o que rolou ali dentro. Isso tudo não tem como ser apagado e nem o tempo conseguirá tal feito, pois seu sorriso e fidalguia está mais do que estampado e embutido, diria mesmo, encravado no ar e pelas paredes. Hoje, nem os Conselhos Municipais funcionam mais como dantes e gente como a já saudosa servidora, só nos enche de muita saudade, pois era daquelas a comprar briga junto dos temas ali fervilhando.

Márcia teve ao longo de sua vida profissional a inconstância como lema, pois ao observar algo errado, batia de frente, criava caso e assim, quando não conseguia fazer a coisa andar a contento, preferia respirar outros ares. Fez assim por vários setores e departamentos. Por fim, na Casa dos Conselhos, onde se aposentou, conseguiu direcionar o lugar para algo transcendendo as administrações. Se hoje não existe mais um lugar concentrando essas atividades, os culpados foram conhecidos acabrestadores. Ela não aceitaria isso nem em sonho.

Relembrar isso ao passar ali faz parte do sonho ainda inconcluso desta cidade, hoje muito mais desvirtuado, pois vivemos momento não mais neoliberal, já enfronhado num ultradireitismo doentio, odiento, algo impensável em mentes pulsando algo transformador. Gente como Márcia deve padecer um bocado dentro das esferas do serviço público, mas ao se espelharem no que já tivemos de resistência em postos chaves, talvez o reluzir em busca de novos ares. Que ela nos inspire para isso. Essa guerreira é mais do que motivo para não me permitir desistir de tudo o que ainda temos pela frente. Viva Márcia!
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

terça-feira, 1 de junho de 2021

BAURU POR AÍ (191)


A PREFEITURA ESTÁ NA LONA, MAS NÃO ASSUME ISSO – NOSSAS DÍVIDAS
Abro o único jornal impresso destas plagas, o Jornal da Cidade, edição de hoje e na coluna Entrelinhas, o vereador coroné Meira é citado: “O coronel Meira (PSL) foi incisivo ao afirmar que o município não tem dinheiro para as reformas, então apoia a iniciativa da entidade religiosa”. Ele versava sobre uma igreja em campanha arrecadatória para reforma de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, assunto já abordado aqui. O que quero discorrer é sobre a constatação do vereador sobre a situação financeira dos cofres municipais diante de tudo o que temos pela frente, desde pagamento de contas, salários e compromissos futuros, os tais inadiáveis e já acordados com a Justiça, ou seja, terão que ser pagos doa a quem doer.

O coroné sabe muito bem, estamos devendo até as calças e sem dinheiro nem para uma mera repaginada numa UPA. Seria situação para já nos entendermos como no fundo do poço? Preocupado em responder a contento essa instigante pergunta fui verificar a quantas anda nossa executada dívida com a COHAB. Dei uma olhada, agora, no processo: 0012357-66.2018.8.26.0071 contra a COHAB Bauru na 6º Vara Cível. Quais são os três andamentos mais recentes? 25 de maio, terça-feira passada: pedido de penhora - Banco Cidade - valor: R$ 93.824.676,18 - (atualizado até janeiro de 2021); 25 de maio, terça-feira passada: pedido de penhora - Anderson Clai da Silva Camargo e Outro - valor: R$ 1.052.772,08 - (atualizado até 28/02/2021); 25 de maio, terça-feira passada: pedido de bloqueio - CEF - valor: R$ 41 milhões - Petição EM CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. No site da prefeitura, (Bauru, um tempo novo, Bauru, sem limites), podemos ler, em 17 de janeiro de 2021:

"A prefeita Suéllen Rosim desejou sucesso ao novo presidente, e agradeceu ao antecessor, Arildo Lima Jr., que ficou por pouco mais de um ano no cargo. “Fiz a indicação do Coronel Canova pensando no melhor para a Cohab e para Bauru, procurando dar continuidade às negociações da companhia e sempre com transparência". Ou seja: nhenhenhém de quem não tem o que dizer... Coronel Alexandre Canova, o administrador do maior pepino bauruense, sentado em cima da maior dívida a atormentar a vida financeira e também lorotista juramentado: “O nosso primeiro objetivo é resgatar a credibilidade da Cohab, que foi perdida ao longo do tempo. Vamos promover alguns ajustes, para reduzir as dívidas e o montante devedor, que é elevado. Temos que fazer o melhor para Cohab e para Bauru, sempre”. O danado só não fez nada, como está caladinho da silva neste insólito momento. Só Jesus na causa... Ou, não?

Sabe você quanto é 1% - UM POR CENTO - para alguma proposta ao Juiz André Luís, da Sexta Vara, de algum necessário e imediato início de amortização daquela DÍVIDA? Tchan-tchan-tchan:13 milhões e seiscentos mil reais!!! Na operação João de Barro, que aplaudimos e defendemos, consta dos autos que o levantamento do Gaeco consignou os saques do Gasparini Júnior, durante 12 anos, na Cohab-Bauru, em R$ 55 milhões. Na ponta do lápis, essa assombrosa cifra não passa de infames 4,1% dessa nova/velha dívida que Gasparini Júnior et caterva impuseram ao pobre povo bauruense! Pois então, amado leitor, me diga, aqui, agora: Como é que os bauruenses estão conseguindo, ainda, dormir à noite? Pelo observado pela fala do Meira, não temos mais grana nem para o trivial do dia a dia, daí, insolvência à vista. Eu que devo migalhas espalhadas pelos quatro cantos da cidade, devo ter a mesma reação da Prefeitura e começar a propor que a iniciativa privada lance campanha para saldar minhas pendências? Por falar nisso meu PIX é esse aqui divulgado a seguir, pois como a Prefeitura, só assim honrarei as contas todas...

JOÃO NA PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL E POLIVALENTE NO QUESITO SUAR A CAMISA
Ao pegar o Jornal da Cidade, edição de hoje aqui no portão de casa, eis um baita amigo em foto ali estampada na primeira página. JOÃO SIDNEY FELIPE, 67 anos está ilustrando a matéria “Prefeitura realiza teste em feirantes e rurais” e na foto, o braço do amigo está sendo perfurado pela agulha com as gotinhas salvadoras. Ufa! Estranhamento por estar tomando a dose só neste momento, pois pela idade auferida, já deveria ter feito e com as duas doses. Sendo só teste, ele ileso, vida que segue. Olho para a foto e imagino todo o entorno e como deve estar a vida do valente João, feirante de longa data. Quero escrever umas linhas deste cidadão, hoje para mim, uma importante personalidade destas plagas. Ele já viveu de tudo na vida e hoje, cuidando da mãe, com os pés e mãos rachadas, sempre mexendo com terra e suas implicações. O conheço de longa data e quando o conheci, décadas atrás ele vendia roupas finas numa dessas lojas da Batista de Carvalho, Wilson Roupas, sempre com roupas impecáveis, vinco e dobras na estica. Não sei como se deu o desenlace com este lado de sua vida, mas logo a seguir já estava com banca na feira.

Tinha arrendando umas terras e ali suava literalmente a camisa, calças e cueca. Trabalhou pra dedeu, sempre o fez. Plantava e vendia nas feiras, sendo a principal a da Gustavo, dominical, numa banca que mantém até hoje, pra quem desce, lado esquerdo, pouco acima da esquina com a Ezequiel. Já vendeu de tudo, desde verdura, frutas e tudo o mais. Tentou de tudo. Ele namorou e casou com a irmã de minha primeira esposa e nas conversas que travávamos, peguei gosto pela sua simplicidade, honestidade e a não importância com linguajar e trajes. Do jeito que saia da roça adentrava a casa da sogra. Ela permitia, pois ele trazia junto sempre uma cesta com variedades. Não era dado as conversinhas e rodinhas. Tinha um propósito e dele não se afastava. Logo a seguir ele, da época em que tinha uma Brasília amarela, fez um ponto famoso para vender furtas e legumes, ali na rua Antônio Alves, defronte do Empório Barres, do outro lado da rua. Ficou famoso vendendo flores e mudas. Certa feita, por pouco não o inscrevi no quadro “Lata Velha”, naquele programa do Luciana Huck da TV Globo, pois o seu brotava plantas nas terras no interior do veículo.

João casou, descasou e hoje a dedicação de sua vida é para as plantas. Virou uma espécie de consultor para assuntos verdes lá do Ceasa Bauru, desde quando um amigo, este comerciante, o convidou para cuidar de seu box e daí pra frente é uma espécie de Embaixador do lugar, pois entende de tudo. Quantas vezes surge alguma dúvida sobre alguma planta, tempo certo para aguar, colher, plantar e quando algum vendedor por lá se vê em saia justa, sai com essa: “Melhor perguntar pro João”. O danado é referência, entendido mor em plantas variadas e múltiplas, portanto, pessoa de múltiplos saberes e utilidades. Atualmente fica lá pelo Ceasa todos os dias da semana e também aos sábados, pelo menos na parte da manhã e no domingo, para não perder o ponto, o vínculo e deixar de rever os amigos e seus clientes está na feira dominical. João não deve ter mais nenhum roupa dos seus tempos de calças de vinco, pois hoje, por onde ande, em suas vestes vestígios de terra. Esse o seu mundo, é nele que gravita e é soberano.

Ao olhar para a foto hoje estampada em destaque no único jornal impresso desta cidade, bela foto por sinal, autoria da Thayna Polin, assessoria da Prefeitura Municipal, essas histórias todas me voltam à mente e não me contenho. Sento e batuco algumas lembranças. O tempo voa, ele certa feita quis tentar sair desse negócio e tentar a vida em algo mais calmo. Foi quando prestou um concurso público, nem me lembro se para alguma coisa na Prefeitura ou cargo no serviço público estadual. Pediu apostilas e livros, mas sei que mesmo empenhado, a coisa não deu certo, não frutificou, não vicejou, pois mesmo que quisesse, seu negócio era outro. Ele é catedrático em questões de terras e plantas, conhecimento adquirido não por livros e compêndios, mas pela sapiência dos anos de labuta, vivência. Tempos atrás ele morava ali perto da Flor do Amor, no jardim São Geraldo, casa dos pais. Quando seu pai se foi, juntou a mãe, vendeu tudo e se bandeou para algum lugar rural, onde mora e planta. O hoje vacinado João tem história por essas plagas. Meu chapa. Escrevo dele infinitas histórias de cabeça, de memória e em todas, nenhum o desmereço, o desqualifico, pois ele é um grande sujeito, simples demais da conta. Seu olhar vislumbrado ali na foto do jornal me fará escapulir aqui de casa ir vê-lo na feira no próximo domingo e se não puder, baixo lá no Ceasa sem avisar e marcar hora. Saudade a gente só resolve assim, olhando o outro frente a frente, olhos nos olhos. Saudade de ouvir a voz do João.
Obs.: Clique no link a seguir e leia tudo o que já escrevi deste João no blog Mafuá do HPA: https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=Jo%C3%A3o+feirante


RELACIONAMENTO EXTRAPROFISSIONAL NA COHAB BAURU
Quanto mais a gente repassa, atentamente, a leitura das 545 páginas que o GAECO-Bauru e o juiz Fábio Bonini, da 4ª Vara Criminal de Bauru tornaram públicas, mais espanto, mais ira ...

Como está claramente enunciado no item XII, à página nº 543 - DO DESFECHO - foram indiciados como incursos em inúmeros crimes: Edison Bastos Gasparini Júnior, ex-presidente da COHAB de Bauru por 14 anos, além de sua equipe, Paulo Sérgio Gobbi, Mirian Renata de Castro Navarro, Marcelo Nascimento Alba e Thayná Maximiano Salcedo,

Como foram apreendidos todos os documentos profissionais e pessoais desse pessoal e quebrados os seus sigilos bancários, telefônicos e telemáticos, revelações terrivelmente espantosas remansam nas páginas do longo inquérito.

Um exemplo.

Constam, a partir da página nº 495, os detalhes de um RELACIONAMENTO EXTRAPROFISSIONAL.

Juntando habilidosamente pedras de um quebra-cabeça, os três promotores conseguiram provar que o presidente da empresa manteve longuíssimo "caso" com sua principal servidora na equipe.

No dilatado período de convivência profissional de ambos, quando o superintendente a promove ao cargo-chave para o exercício criminoso de ataque aos cofres da companhia, ou seja, a Chefia de Divisão DAF/FCVS/CPD, a denúncia apurou que entre 2015 e 2019 o casal viajou 27 vezes para Brasília-DF, viagens "todas custeadas em espécie e a título particular pelo então presidente Gasparini".

Para o Rio de Janeiro no mesmo período, entre 2015 e 2019, foram 29 viagens, "algumas com duração superior a 3 dias".

Está lá, na página nº 501:
"Além das mensagens e contatos acima demonstrados, o estreito relacionamento entre EDISON GASPARINI e MIRIAM RENATA chegou ao ponto de também dar ensejo a viagens internacionais conjuntas".

Para Frankfurt, Alemanha, entre 6 de maio de 2812 e 12 de maio de 2012 e para Nova Iorque, USA, entre 23 de março de 2013 a 27 de março de 2013, com todas as despesas tendo sido pagas por Gasparini, em dinheiro vivo.

Sobre essa presunção da acusação de que deve ter havido cohabitação entre o presidente a diretora, a veemência está na página nº 496:

"Primeiramente, conforme conteúdo extraído do aparelho celular de EDISON GASPARINI, que foi objeto de apreensão e análise 454, verifica-se que no dia 17/12/2019, às 01h09min19s, a denunciada MIRIAM RENATA envia uma mensagem bem carinhosa a GASPARINI, através do aplicativo WhatsApp, dizendo “Saudade pra sempre”.

Foi na madrugada que antecedeu a manhã em que a polícia entra na casa dele e faz aquela inacreditável devassa ...