sexta-feira, 19 de agosto de 2016
CENA BAURUENSE (150)
O RECONHECIMENTO RECEBIDO E ALGO SOBRE UM TERRITÓRIO "AINDA" LIVRE NA CIDADE
1.) O RECONHECIMENTO
Esse me acontece assim do nada, inesperado e muito me enaltece. Envaidecido fico, diria derretido, se desmanchando como manteiga aquecida. Ao final da tarde, paro o carro para atender um telefonema. Era uma antiga amiga, Celinha, hoje assessora parlamentar do vereador Markinhos da Diversidade. O motivo é me comunicar que serei agraciado na próxima terça, 23/08, 20h, na Câmara Municipal de Bauru, sendo um dos premiados com o troféu “EU FAÇO A DIFERENÇA”, entregue para personalidades (viu que chique), empresas e instituições que se destacaram no combate ao preconceito e à desigualdade em Bauru, evento dando o pontapé inicial na Semana da Diversidade 2016, cujo tema deste ano é “Eu voto contra o preconceito”. Dentre tudo o que escrevinho por aqui e alhures, sempre tive como um dos temas principais a luta contra a discriminação (em sua totalidade), principalmente a que são submetidos os segmentos ligados ao movimento LGBT. Agora mesmo, publico abaixo algo referente ao tema e como sempre, com uma leve pitada de polêmica no ar.
2.) UM TEXTO JÁ ESTAVA NO PRELO SOBRE O TEMA EM QUESTÃO
O “SÍTIO” É UM DOS ÚNICOS LUGARES DE BAURU ONDE OCORRE PROSTITUIÇÃO SEM COBRANÇA DE PEDÁGIO
Não tenho certeza da procedência do termo “sítio” para designar um dos locais mais famosos de prostituição em Bauru. Sei é que ele existe e já foi motivo de inúmeras matérias jornalísticas. Está localizado ao lado da rodovia que dá acesso a Bauru à Jaú, mais especificamente ao lado do motel Riviera, entre o campus da Unesp e um braço dessa rodovia. Para facilitar sua localização, do outro lado da pista estão o SAGAE e o motel Tropical. Durante o dia todo (manhã, tarde e parte inicial da noite), por ali circulam há aproximadamente dez anos, ou até mais, um famoso ponto de prostituição masculina, quase exclusivo de travestis e, com algumas prostitutas femininas. O motivo de ali estarem, credito ao motel de baixo custo. Alguma deve ter iniciado algo por ali, criou fama e foram ficando. Nas proximidades só ruas de terra batida, com pouquíssimas residências e daí o nome “sítio”, lugar afastado, sem constrangimentos de abordagens. Elas ficam paradas nas esquinas, literalmente no meio do mato, onde são abordadas e levadas para o motel ou mesmo no próprio mato. Sol inclemente, com pouca sombra, poeira e tudo o que possa ser proveniente do mato, essa a localização e o cenário.
Não existe romantismo nesse trabalho profissional da prostituição. Quando se vê alguém trabalhando, por exemplo, na Nações Unidas, não pensem que estão ali e atuam de graça. Todo o território urbano da prostituição é alvo de pedágio. Isso aqui e em todo o país, nenhuma novidade. Essa é uma lei do asfalto. Sem aqui querer analisar se é correta ou não (claro que não é), isso existe e assim se processa esse tipo de trabalho. Para estar ali num ponto a pessoa paga para alguém uma espécie de diária. Alguém recebe para permitir que outrem ali permaneça em exposição algumas horas do dia oferecendo seu corpo como material de consumo. Pagamento feito para um cafetão, cafetina ou mesmo outros. Alguém se intitula dono de quadriláteros, oferecem velada segurança para o exercício da prostituição e quem não paga sofre o pão que o diabo amassou. Tudo isso de pleno conhecimento de tudo, todas e todos. Por enquanto, nenhuma novidade.
Tempos atrás foi notícia na mídia o fato de uma cafetina ter sido espancada no local. Teve que ir embora de Bauru. Ela agenciava travestis no sítio, mas entrou em desacordo com outro segmento que age também nos mais diferentes pontos dessa e de todas as demais cidades do país, o do tráfico. Expulsa, abandona tudo e cria uma nova situação, essa não tendo informação se já foi preenchida por outrem ou não. O fato é que, essa ausência criou algo libertário na cidade, um território livre. Sem ninguém para dizer “esse espaço é meu”, todas e todos puderam dar início ao seu trabalho diário sem ter que pagar diária por isso a ninguém. Cito o fato como novidade, num mundo onde tudo é tão delimitado, “isso aqui é meu”, “até aqui você pode circular” e coisa e tal.
Como sei disso? Essas notícias são do conhecimento geral. Quem ouve histórias aqui e ali, se interessam por todas, inclusive por essas. As da prostituição sempre me interessaram. Fazer um amplo estudo sobre elas, suas particularidades é algo que, talvez um dia venha a me dedicar. Por enquanto, fico no superficial, ou seja, no caso específico desse texto, algo surreal diante do modus operandi da prostituição como ocorre hoje nas ruas brasileiras: um local ainda sem as cruéis amarras da diária para ali permanecerem. Inusitado? Sim, muito. Por quanto tempo permanecerá assim? Nem imagino. O fato em si a chamar a atenção desse escriba, causador de frisson entre os/as profissionais é que, algo assim pode vir a se transformar num bom exemplo para uma verdadeira revolução, rebeldia coletiva, expandindo-se para outros pontos. Se isso ocorrer me convidem, pois ajudo levantar tabuleta: “FORA PEDÁGIO!”.
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
MEMÓRIA ORAL (201)
PARA SABER DAS NOVIDADES POLÍTICAS DE AGUDOS FUI ATÉ O SALÃO DO ENOQUE – TOMEI CONHECIMENTO DE TUDO Com o início da campanha eleitoral desse ano, excepcionalmente mais curta e ofuscada pelas Olimpíadas e, depois pelas votações do impedimento final da presidenta Dilma Rousseff e a cassação de Eduardo Cunha. Na internet já estão mais do que evidentes os sinais dos primeiros esboços do que está por vir. Ouço hoje de minha irmã: “Agora só está dando candidato se oferecendo pra gente na internet”. Os amigos, parentes, conhecidos, vizinhos e quetais começam a se apresentar e a tentar uma aproximação. São muitos e a tendência é crescer. Bauru terá mais de 300 candidatos a vereador para 17 vagas e seis concorrendo para prefeito.
Tenho comigo que para alguém se inteirar das últimas notícias, as quentes e as frias, nada como em cada cidade dar sempre aquela passadinha para saber o que está rolando de conversinhas em alguns específicos lugares onde esses fluem divinalmente. Cito alguns: banca de jornais, pontos de táxi e salões de barbearias. Matutei com meus pauzinhos, escolhi um e lá fui marcar presença e saber das novidades.
Com a barba e o cabelo meio degringolado, optei por uma barbearia, a Alternativa, na vizinha cidade de Agudos. No nome da casa uma lembrança a um dos ídolos do seu proprietário, Raul Seixas (ele tem outros, Che Guevara, Elvis, Bin Laden e Gandhi). Enoque de Morais é, aos 65 anos, 35 de profissão um experiente nos quesitos barba, cabelo e bigode, talvez o mais renomado de Agudos, senão em perfeição, mas em resistência. Imagine a situação, uma cidade onde nas últimas quatro eleições a mesma família elegeu seus representantes e hoje, fazem de tudo para se eternizarem no poder. Existe um movimento contrário a isso e muitas das conversas nesse sentido nascem, crescem e vicejam, passando pelo salão do Enoque em algum momento. Daí, aquele apertado recinto transforma-se num afamado QG, onde se discute possibilidades, circulam candidatos, surgem ideias e são lançadas plataformas. Tudo isso conquistado com a sapiência da experiência adquirida com o passar dos anos.
O Alternativa reúne muito disso. Existia uma lenda, que circula pela cidade, afirmando que foi baixado uma norma impedindo que os da situação por ali circulassem, sob pena de serem desligados de seus cargos. Enoque desmente entre risos e afirma não ter essa importância toda. Hoje ao chegar lá o encontro tocando violão ao lado de uma importante figura do cenário agudense, o espírito de moleque Ricardo Egídio Antonio, o Ricardo 10. Peço para gravá-lo ao violão e ele me agracia até com um trecho cantado, claro, com Raul Seixas. Cumprimentos feitos, ele olha para minha fisionomia e acerta na mosca: “Veio aqui para que tente consertar o visual da carapuça?”. Sim, é claro, um dos motivos era esse.
Sento na cadeira e ele executa o serviço à moda antiga, com tesoura e navalha, pescoço ensaboado e essas maquinetas modernas só para alguns acertos. Falamos é claro, de política e principalmente das possibilidades do candidato da oposição, Altair, vencer o da família Octaviani. Nisso adentra o lugar Márcio Ferreira, coincidentemente candidato a vereador e já chega com algo novo sobre o tema: “Dentre dez pessoas abordadas na rua, diziam que sete poderiam votar com Altair, mas já estou chegando à conclusão serem oito”. Pergunto sobre as possibilidades dele, Márcio se eleger e antes que pudesse responder, Enoque sai com essa: “Olhe aqui esse adesivo. É meu, da última eleição, onde dizia Esse Candidato não é Laranja e tive somente 35 votos”. Não é nada decepcionante, para uma cidade que já teve mais de 300 candidatos e com uma população girando nos 30 mil habitantes.
Percebo confiança na fala deles e de todos que passam pela porta e colocam a cara para dentro para o cumprimento, que em cidade pequena é quase obrigatório. Pergunto do João Lúcio Balduzzi e do barulho que vem fazendo pela internet, tendo uma das últimas publicações exposto caixões de defunto abandonados em terrenos baldios da cidade. Todos estão mais do que unidos em busca de desbancar algo que, para todos eles já passou dos limites. Na sucessão de nomes que vou perguntando, ouço quase uma resposta coletiva: “Está conosco”. Qualquer forasteiro como eu, diante desse fato, entende facilmente algo: está ocorrendo na cidade uma união generalizada visando uma Agudos renovada para o próximo mandato.
“Aqui foi adiado a escolha do candidato e nem sabemos ainda se eles vão sair com o Carlão ou com outra pessoa, seu filho ou sabe-se lá quem. O tempo já se encerrou, mas por problemas internos do Cartório, a decisão sai nos próximos dias. Não se sabe ainda quem vai concorrer com o Altair. Carlão depende de se livrar de suas complicações processuais, mas o povo está desacreditado deles e esse ano tem tudo para ocorrer uma surpresa na cidade”, é o que dizem meio que e coro. Ciente de que, a coisa se ainda não ferveu na cidade, está prestes e o algo novo pipocando de um lado e de outro, vejo que a eleição em Agudos está quente, quase pegando fogo.
Enoque passa a navalha no meu pescoço sem cortar, nem tirar sangue, tudo dentro dos conformes. Tiramos fotos para registrar a veracidade do feito. O faço se sentar na sua cadeira e tiramos foto dele fingindo-se se deixar barbear. Para um dos quadros na parede, com a foice e o martelo emoldurados, diz que outro dia um cliente veio e queria leva-lo, mas nem deixou o gajo fazer sua oferta e ele ali continua na parede, tendo logo acima nada menos que outro quadro, um com Jimi Hendrix. Vamos chupar um sorvete atravessando a rua e na despedida Enoque me enche de esperança: “Meu caro, não há mal que perdure para sempre. Um dia a casa cai. E meu salão, por mais modesto, pequeno, nele se reúnem pessoas para trocar ideias e é com a troca de ideias que você forma pessoas. Faço isso desde muito tempo e mesmo pensando em me aposentar ano que vem, por onde estiver, estarei fazendo isso, lutando pelo melhor dessa cidade. Se o lugar acabou tendo essa característica de resistência, isso se deve a um trabalho que nunca deixei de fazer. Todos sabem que sou oposição a quem governa essa cidade”. Obs.: Para saber mais de Enoque, cliquem a seguir e leiam tudo o que já saiu no Mafuá do HPA sobre ele: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=enoque+agudos
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (90)
O FIM DA FICHA LIMPA
Primeiro esse texto de 15/08/2016:
ACABOU A FICHA LIMPA: http://www.brasilverdeamarelo.com/stf-acaba-com-a-lei-da-ficha-limpa-800-corruptos-livres/
Falava com meu advogado (sempre de plantão quando o negócio é HPA) na feira domingo exatamente sobre isso, o Hermann Schroeder Junior. Em Bauru um candidato a prefeito corria sérios riscos e em Agudos uma família inteira. Perguntei pra ele: "E vão poder se candidatar numa boa mesmo tendo seus nomes no Ficha Limpa?" Sua resposta: "Henrique, o Ficha Limpa acabou. Eles, o Judiciário brasileiro, queriam criminalizar o PT, conseguiram o intento e agora melaram tudo e todos os ainda com algum impedimento voltam a ser elegíveis". Não havia acreditado, mas agora veio a confirmação da notícia. O país está de vergonha em vergonha se transformando no paraíso dos que tudo podem e acobertados pela dita "lei" (sic) que nos rege. Não cansa viver num lugar assim?
Agora o de hoje, confirmando tudo:
"A FICHA LIMPA ACABOU”, AFIRMAÇÃO DO ADVOGADO HERMANN SCHROEDER JUNIOR E ALGO MAIS Anteontem compartilhei aqui um curto texto e dentre outras coisas, algo sacramentado pelo STF: “A Ficha Limpa Acabou”. Cheguei a afirmar que, duas candidaturas da região, dentre tantas outras, ambas concorrendo para prefeito, uma aqui em Bauru e outra em cidade vizinha estariam respirando aliviados, pois mesmo após perderem em todas as instâncias, as possíveis, as imagináveis e também as inimagináveis, poderiam concorrer sem maiores problemas, para tristeza de quem preza pela Justiça, ainda com “J” maiúsculo. Fui questionado: “Será isso mesmo?”. Fui em busca da resposta definitiva.
Hermann Schroeder Junior é advogado das causas impossíveis, pois ganhou causa minha na vizinha Agudos, contra o trio dos Octaviani’s e hoje, além das inúmeras causas que defende, junta documentos contra exatamente os dois personagens citados no texto, os candidatos em questão. Tem tudo o que podemos imaginar para comprovar o afastamento de ambos, mas está convencido de que nada do que possui, mesmo com toda comprovação possível, tudo será de pouca valia diante de nova decisão judicial. Estive com ele hoje no meio da tarde de hoje em seu escritório no 17º andar de um edifício comercial na rua Primeiro de Agosto e sua explicação é bem elucidativa sobre o tema:
“É simples, meu caro Henrique, antes o Ficha Limpa era julgado pelo Tribunal de Contas e bastava a condenação lá das contas do prefeito, vereadores ou candidatos eram afastados, tornando-se inelegíveis. Hoje, em decisão polêmica do STF, tudo passa a ser decidido pelas câmaras municipais. Precisa dizer mais? Acabou. Se me perguntam se a Lei da Ficha Limpa existe, respondo que sim, pois continua existindo, mas virou uma Lei de Perfumaria. Deixando para os vereadores decidirem sobre a validade ou não de suas contas, os prefeitos nadam de braçada, pois dominam a imensa maioria delas. Com o Tribunal decidindo, órgão técnico, com certa distância das cidades, muitos profissionais do ramo, mas nas mãos dos vereadores, com eles dando a última palavra nas contas, com poucos entendendo de contas públicas, a isenção foi para as cucuias.
Isso para o caso dos prefeitos que querem concorrer e estão enrolados no Tribunal de Contas. Por outro lado existem outros tantos condenados por motivos variados, um deles candidato em Bauru. Quando esses eram julgados e condenados pelo Tribunal de Contas, estando com trânsito em julgado, já tendo encerrado todas as instâncias jurídicas de sentença condenatória, eram considerados inelegíveis. Esse nosso aqui de Bauru foi condenado aqui na cidade, em São Paulo e Brasília, sendo que nessa última saiu a condenação definitiva, a que o afastaria, mas isso não ocorre. Daí por diante o caso passa para a fase dos outros recursos, os tais embargos de declaração. É criado um motivo, levantada uma dúvida, um questionamento, recursos disponíveis na legislação e, por causa disso, o processo tem que ser novamente julgado. Bota tempo nisso e quando o recurso cai, outro é levantado. No Novo Código Penal algo impõe que, quem entra com muitos recursos leva multa, mas pelo visto, vale a pena levar as multas e continuar protelando a decisão. Tem um outro lado, quando o ministro do Supremo, o Teori Savaski disse que, se o réu é condenado em 2ª instância já valeria a condenação, nem precisando ir para a 3ª. Mas isso só foi usado até agora contra o PT, nada mais. Está em vigor, mas usado mesmo, nunca contra outros que não fossem do PT.
Henrique, você precisa entender uma coisa. O PT aceitou concorrer e disputar eleições usando as regras ditadas e mantidas pela burguesia. A regra é deles e são mutáveis. A qualquer tempo mudam ao bel prazer. Eles nunca vão admitir uma derrota, perder jamais. O PT teve seus méritos, pois conseguiu com as regras da burguesia fazer algo de bom, porém se manteve também com essas regras e ao fazer algo em prol do povão criou um ódio mortal em certos setores estabelecidos, oligárquicos, donos da Casa Grande. Imagina o negro sair da senzala e querer ir filar a bóia na casa do senhorio? Fazer isso com as regras da burguesia vigentes, deu no que deu, acabou. Entenda, meu caro, a direita é muito bem organizada no país. Nascemos com uma Colônia, onde imperava uma exploração generalizada, de tudo e isso está enraizado até hoje no seio de nossas elites. A sociedade brasileira ainda vive sob o manto de um ranço colonial. Gilberto Freire já profetizou isso nos anos 30, com o clássico “Casa Grande & Senzala”, algo intacto até hoje, o mesmo espírito de encarar o semelhante. E a Direita brasileira conseguiu provar, mesmo sendo deslavada mentira que, quem inventou a corrupção no país foi o PT e Lula. Parcela do povo acredita e repete isso. Eles, a Direita, não estão nem aí se a Lava Jato só existe porque foi criada pelo PT. O grande pânico deles é até hoje não terem conseguido provar nada contra o Lula e continuarão tentando, pois são também ruins de voto e aí perdem e feio para ele
Portanto, meu caro, digo e repito, a FICHA LIMPA nasceu bem intencionada, mas hoje não passa de mais uma lei sem eficácia. Escreva o que te digo: todos os que estão com algum problema pendente hoje vão se candidatar e sendo eleitos, tomarão posse e governarão sem delongas. Ou terão tudo aprovado pelos respectivos vereadores ou protelarão até não mais querer e, quando um dia, tudo for sacramentado, os mandatos já se findaram e nada mais terá aplicação. O sistema de recursos no Brasil é aberto, existindo condições de impor recursos inúteis, só com o intuito de protelar, tudo dentro da lei. Tudo demanda certo tempo para ser analisado, cada recurso envolve muito tempo. O PT caiu na armadilha montada pela Direita brasileira e não pode reclamar, pois aceitou disputar tudo com as regras estabelecidas por eles. Lenin, o revolucionário russo tem uma frase lapidar sobre isso e a uso para encerrar o assunto contigo: ‘A única garantia possível de democracia é um fuzil no ombro do trabalhador’. Reflita sobre ela e veja o que pode e deve ser feito”.
Minha modesta conclusão: A Ficha Limpa acabou.
terça-feira, 16 de agosto de 2016
DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (94)
BAURU POSSUI PRECIOSIDADES DE GRANDE VALOR - EIS UMA... Eu conheço o professor Luiz Augusto Teixeira Ribeiro de longa data. Ele é professor aposentado da UNESP de Bauru e, pelo que fiquei sabendo, um dos grandes boêmios que essa cidade já teve. Tem posicionamentos firmes, duros algumas vezes e muitos discordo, mas isso não impede de continuarmos nos cumprimentando. Não posso dizer ser seu amigo, mas nos conhecemos e nos respeitamos. Hoje mesmo tem uma carta de sua lavra na Tribuna do Leitor do JC, pela qual poderia passar um dia inteiro com ele num prolongado diálogo, desses entre a aspereza e a amenidade, dependendo da temperatura do que for ocorrendo. Mas isso é outra coisa.
Frequento um mesmo lugar que ele. Um ponto comercial ali na Baixada do Silvino, a loja de rações do nosso amigo em comum, o Lúcio. Ele fica mais tempo que eu por lá e sempre que o encontro, dá aquela vontade de papear e perguntar sobre acontecimentos do passado, que sei ele esteve metido. Um dos quais outro dia o questionei foi sobre a Casa da Eny. Ele me olhou assim de soslaio e disse: "Tem muita gente que fala besteira da Casa da Eny e não conheceu aquilo de verdade". Eu sei que ele conheceu e qualquer dia ainda sento e falaremos disso por uma tarde inteira.
O Luiz foi daqueles que nos anos 70/80 esteve em plena circulação, rodou e participou de muita coisa nessa cidade e tem, primeiro na memória muita coisa para ser relatada. Se abrir o seu baú de memórias, muita coisa vai ser desvendada por essas plagas. Acho que precisaríamos criar uma comitiva de gente daquela época para, todos sentados numa mesa desvendar e lembrar coisas do arco da velha. Imaginem a grandiosidade do feito, com suas fotos sendo mostradas. Acredito que até tenha gente que, pudesse ficar contrariada quando visse aquilo tudo exposto. São registros mais do que eternos. Peças únicas.
Eu sempre soube que ele tem um arquivo de fotos fantástico. Para quem é seu amigo no facebook, uma rica oportunidade de ir descobrindo e conhecendo uma Bauru desconhecida por muitos e não revelada em publicações do tipo Bauru Ilustrado. Hoje mesmo uma grande surpresa está publicada na sua página no facebook, fotos de Elke Maravilha quando de sua passagem pela Casa da Eny, anos 70, para, se não me engano, um show. Lindas fotos, linda a Elke retratada por ele. Vi as fotos e viajei no tempo e no espaço, ouvia sempre falar disso e agora, a comprovação, Elke esteve mesmo no famoso cabaré. Não só ela...
Não só a Elke foi clicada pelas lentes do Luiz, mas uma pá de gente importante, artistas e figurinhas e figurões. Vi uma foto da Wilza Carla fantástica, outra do Vinicius, Emilinha Borba, Dercy Gonçalves no aeroporto (o verdadeiro) e tantos outros. O seu acervo é coisa mais que rara e merece um estudo de caso, uma exposição, um livro e a reunião disso tudo, mostrando algo de uma Bauru oculta. Escrevo isso com certa emoção, pois me toquei da importância do que vi com os registros da Elke, ao navegar pelo seu face e ficar maravilhado. O Luiz precisa ser cercado, convencido a contar suas histórias e causos. Vejam as fotos da Elke e constatem se não tenho razão. Relembrar aquilo tudo é algo ainda não feito devidamente nessa cidade.
Hoje dia do falecimento de Elke Maravilha, 71 anos, essa minha homenagem para essa grande dama russa/brasileira.
Viva Elke!
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (111)
UM VEREADOR QUE CHUTE O PAU DA BARRACA (OU O BALDE) E ATÉ PERCA O MANDATO POR CAUSA DISSO Quero aqui relembrar uma conversa que tive com um conceituado advogado de Bauru, certa feita, ambos sentados num banco e esperando atendimento no Poupatempo. Falávamos de tudo um pouco e mais de nossa desesperança com os destinos do país. Isso coisa de uns dois, três anos atrás no máximo (a coisa degringolou e piorou muito mais). Num certo momento ele me disse algo assim: “Nós precisamos é de um vereador que enfrente esse sistema todo e brigue com o que representa a maioria dos que lá estão. Queria votar num que, se soubesse que faria isso e seria cassado pelos demais num curto espaço de tempo, entraria para a História. Não aguento ver como age a maioria dos que lá estão”.
Eu, nas últimas duas legislaturas estive muito bem representado. Votei em Roque Ferreira e, além de não ter me arrependido, sei que fez o que nenhum outro ousou fazer naquela casa de Leis: defendeu de fato e de direito a imensa maioria da população dessa cidade, os moradores de sua periferia, os que padecem mais dentro da crueldade do sistema vigente. O Roque pode até não se lembrar, mas já conversamos sobre isso, muito tempo atrás e ele me disse algo assim: “Posso até fazer isso, mas seria improdutivo, perderia o mandato e deixaria de fazer o que tem que ser de fato feito lá dentro”.
Sim, concordo com ele. O que ouvi do advogado é algo engasgado na garganta de muitos bauruenses, principalmente os que padecem pela falta de Justiça nas relações ditas normais, nessa e em todas as demais cidades desse país. Entendo a coisa assim: Roque fez e muito bem a sua parte, defendeu a contento o eleitorado que confiou nele seus votos. Ponto. Mas agiu um tanto sozinho nesse quesito lá nas hostes da Câmara. Faltam mais vereadores com esse tino, com um trabalho e atuação verdadeiramente voltado para os anseios da classe trabalhadora, periferia, assalariados, enfim, a grande massa urbana. E se o Roque esteve contido, sei que isso ocorre por estar sozinho no que faz. Instigado, provocado, incentivado, partilhando com outros, tudo poderia fluir melhor.
Daí, algumas perguntas, juntando o desejo do advogado e o que já faz esse vereador: Quem de fato hoje, dentre todos os que estão se lançando como candidatos preenchem essas expectativas? A classe trabalhadora possui candidatos preparados, de fato e de direito, para fazer a sua defesa? Quantos estão se propondo a isso, mas não guiados por um desejo pessoal e sim, de um grupo, uma categoria profissional, um segmento social? Roque poderia ser até mais vibrante do que já o é, mas sozinho, convenhamos, difícil. Num exercício de futurologia, imaginemos ele ao lado de mais alguns com a mesma disposição. E quantos elegeremos na próxima eleição com essa predisposição? O fato é um só, tem um segmento buscando votar em gente assim, mas eles existem? Falemos deles...
domingo, 14 de agosto de 2016
ALGO DA INTERNET (119)
PINCELADAS PELA IMPRENSA - QUERENDO ENTENDER DAS COISAS
UMA CONSTATAÇÃO PARA FECHAR A NOITE:
Na qualidade de brasileiro, após ler a entrevista do historiador argentino hoje no Página 12, chego a seguinte conclusão: O mesmo acontece no Brasil com o (des)Governo do interino e golpista Michel Temer & sua thurma. Em três meses e após colocar tudo na ponta do lápis, juntar tudo o que já foi feito, a única constatação possível é a de estarmos adentrando um nefasto período, muito próximo, igual ou até pior do que a Idade Média. Quem duvidar, por favor, não conteste, aguarde só mais um pouco, mais alguns meses e se esses que aí estão continuarem no poder, conversamos novamente sobre o assunto. O retrocesso já é latente, evidente e mais do que um escândalo, tanto aqui como na Argentina comandada pelo neoliberal e também envolvidíssmo em múltiplos escândalos, Maurício Macri. Pioramos a olhos vistos, tanto lá como aqui. Leiam e vejam da similaridade do ocorrido nos dois hermanos países.
http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/espectaculos/17-39736-2016-08-14.html
QUEREM MESMO SABER POR QUE INSISTO EM LER O ARGENTINO DIÁRIO PÁGINA 12? EIS A RESPOSTA...
Na edição de hoje, com a foto na capa, nosso Leonardo Boff dá o golpe mortal nos golpistas daqui e dali: a sacanagem contra a democracia é algo imperialista, para tomar conta do continente. Leiam a maravilha de entrevista e tirem as conclusões que se fizerem necessárias.
http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-306892-2016-08-15.html
COMPARAÇÃO OPORTUNA - O QUE ESTÃO A FAZER COM DILMA FIZERAM NO PASSADO COM SACCO E VANZETTI Nada mais justa a comparação feita pelo defensor de Dilma no Senado da República (até quando?), José Eduardo Cardoso, observando claras e malignas arbitrariedades processuais, todas eivadas de incontornáveis vícios com o que ocorreu décadas atrás no famoso processo que vitimou SACCO E VANZETTI nos Estados Unidos. A podridão está no ar e toma conta de tudo. Foi na veia do que de fato ocorre com uma Senado (e quase tudo o mais) corroído e contaminado, diria, dominado pelo que de pior temos no país nos tempos atuais, golpistas e neoliberais até a medula, entreguistas por natureza. Deu no Página 12 de hoje:
http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-306896-2016-08-15.html
COMPAREM AS DUAS MANCHETES DO MESMO JORNAL
A Folha de SP degringolou de vez. Constatem como e quando uma publicação passa a não valer mais nada, com perda total de credibilidade. Veja o que esse jornal faz para manter o estado de catatonia política do povo paulista. Jornalismo de valor mais do que discutível e claramente partidário. Isto é apenas um exemplo desta época de vergonha editorial. Destruição global da democracia brasileira e o triste papel desempenhado pela mídia nativa.
Na qualidade de brasileiro, após ler a entrevista do historiador argentino hoje no Página 12, chego a seguinte conclusão: O mesmo acontece no Brasil com o (des)Governo do interino e golpista Michel Temer & sua thurma. Em três meses e após colocar tudo na ponta do lápis, juntar tudo o que já foi feito, a única constatação possível é a de estarmos adentrando um nefasto período, muito próximo, igual ou até pior do que a Idade Média. Quem duvidar, por favor, não conteste, aguarde só mais um pouco, mais alguns meses e se esses que aí estão continuarem no poder, conversamos novamente sobre o assunto. O retrocesso já é latente, evidente e mais do que um escândalo, tanto aqui como na Argentina comandada pelo neoliberal e também envolvidíssmo em múltiplos escândalos, Maurício Macri. Pioramos a olhos vistos, tanto lá como aqui. Leiam e vejam da similaridade do ocorrido nos dois hermanos países.
http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/espectaculos/17-39736-2016-08-14.html
QUEREM MESMO SABER POR QUE INSISTO EM LER O ARGENTINO DIÁRIO PÁGINA 12? EIS A RESPOSTA...
Na edição de hoje, com a foto na capa, nosso Leonardo Boff dá o golpe mortal nos golpistas daqui e dali: a sacanagem contra a democracia é algo imperialista, para tomar conta do continente. Leiam a maravilha de entrevista e tirem as conclusões que se fizerem necessárias.
http://www.pagina12.com.ar/diario/elpais/1-306892-2016-08-15.html
COMPARAÇÃO OPORTUNA - O QUE ESTÃO A FAZER COM DILMA FIZERAM NO PASSADO COM SACCO E VANZETTI Nada mais justa a comparação feita pelo defensor de Dilma no Senado da República (até quando?), José Eduardo Cardoso, observando claras e malignas arbitrariedades processuais, todas eivadas de incontornáveis vícios com o que ocorreu décadas atrás no famoso processo que vitimou SACCO E VANZETTI nos Estados Unidos. A podridão está no ar e toma conta de tudo. Foi na veia do que de fato ocorre com uma Senado (e quase tudo o mais) corroído e contaminado, diria, dominado pelo que de pior temos no país nos tempos atuais, golpistas e neoliberais até a medula, entreguistas por natureza. Deu no Página 12 de hoje:
http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-306896-2016-08-15.html
O QUE EU SÓ VEJO NAS TVs ESTRANGEIRAS E NUNCA NAS DAQUI
O que eles enxergam que, a mídia nativa faz questão de ocultar. Entendam assistindo a isso:
https://www.facebook.com/AJUpFront/videos/1558509454457719/?pnref=story
https://www.facebook.com/AJUpFront/videos/1558509454457719/?pnref=story
COMPAREM AS DUAS MANCHETES DO MESMO JORNAL
A Folha de SP degringolou de vez. Constatem como e quando uma publicação passa a não valer mais nada, com perda total de credibilidade. Veja o que esse jornal faz para manter o estado de catatonia política do povo paulista. Jornalismo de valor mais do que discutível e claramente partidário. Isto é apenas um exemplo desta época de vergonha editorial. Destruição global da democracia brasileira e o triste papel desempenhado pela mídia nativa.
sábado, 13 de agosto de 2016
O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (27)
OS SINAIS DO RETROCESSO – CRIACIONISMO, SEPARAÇÃO E EMPRESÁRIOS
Em Bauru, num conceituado (sic) colégio privado um professor foi dignar-se a explicar aos seus alunos que esse tal de CRIACIONISMO não passa de lenda, algo criado pela criativa mente humana e surgiu para reforçar, referendar e fazer valer a existência de tanto conservadorismo mundo afora. Fez, deu algumas poucas aulas explicando o que são lendas e o que são as grandes verdades dessa vida, o que é feito para nos engambelar e o desviar a atenção para os grandes e inadiáveis problemas desse mundo, mas não durou muito. Seu modo “subversivo” de dizer a verdade, sem ocultar fatos, sem embromação lhe causou algo inevitável: a imediata demissão. Sim, esperavam o que? Falar a verdade nesse país resulta isso: problemas. Nem vem ao caso de perder tempo aqui com esse tal de criacionismo, pois até as pedras do reino mineral sabem tratar-se de invencionice humana. Não perco tempo com isso. Perco o tempo em constatar, mais e mais, do conservadorismo se infiltrando e tomando conta de tudo e todos. Como alguém em sã consciência consegue produzir um ensino baseado em fatos criados pelo que mais distorcido existe na mente humana? Estamos cheios de exemplos nesse sentido. Entenderam o grande mal se infiltrando no meio de tudo à nossa volta. Um grande lugar, prédio todo bonitão, vistoso por dentro e por fora, alunos aos borbotões e repassando aos alunos algo mentiroso, ou seja, confuncionando a cabeça dos jovens e tornando-os cada vez mais seres prostrados diante das transformações tão necessárias para o bem estar coletivo. Não me conformo com isso, desse declarado e escancarado retrocesso, elevado a estratosféricos níveis quando ocorrendo no quesito educacional.
Ainda no mesmo quesito, outra escola, mai precisamente uma faculdade, ou seja, promovendo o ensino superior e nela algo deplorável, a defesa da independência do estado de São Paulo da Federação, ou seja, aquilo tudo que foi o motivo do Movimento de 1932, quando SP tentou se separar do resto do país, insuflada por sua elite, prejudicada pela problemática do café e querendo se ver como mandante dos negócios do país, colocou o povo paulista, principalmente o mais pobre para lutar por interesses que não os seus. Insuflou um estado todo e até hoje existem os a defender a tal da SEPARAÇÃO, sem entender dos reais motivos, muitos ocultos até hoje e os mesmos dessa nova proposta de independência. Isso de querer ser, se manter e continuar sendo a locomotiva do país é um peso demasiadamente pesados para os costados do povo paulista. Quando dirigentes ligados à Educação, que deveria ser transformadora, imbuída de ideais norteadores de um novo país, progressista por natureza, voltado para as ciências, evolução natural das coisas e, no frigir dos ovos, nos deparamos com algo dessa natureza, a constatação de algo de muito errado e ruim está a ocorrer. Imaginem os senhores e senhoras um professor dessa instituição querer se propor a em sala de aula confrontar com a linha de pensamento dos seus dirigentes? Isso já ocorreu e o resultado é sempre o sepulcral silêncio e, consequentemente quem perde é a Educação.
Um evidente sinal do retrocesso é o papel hoje desempenhado pelos grandes EMPRESÁRIOS nacionais e suas associações de classe. Na sua imensa maioria são pessoas com grau superior, estudaram no exterior ou nas nossas melhores escolas, viajados, conhecendo o mundo quase todo, além de todas as benesses da vida. Passo a conhecer o que de fato representa essa tal de FIESP e outras federações dos donos do poder, os ditos proprietários, latifundiários, colarinhos mais do que brancos. Skaf, um dos seus líderes e ele já deixou claro não gostar de povo e muito menos de trabalhador. Até fala em nome do povo, mas só para inglês ver, pois os rejeita e os abomina. Vocês podem imaginar que alguém em sã consciência pode gostar do trabalhador e querer reduzir seus já combalidos direitos, algo tão duramente conquistados, como o 13º salário e até férias anuais? Pois a FIESP e o Skaf defendem abertamente isso e fazem lobby no Congresso para sua imediata aprovação. Só pensa nos seus botões e em mais nada. Na primeira dita crise, se aproveita desse momento golpista e golpeia violentamente o trabalhador. São esses os caras preparados para comandar nossa nação? Quero distância desses, pois quanto mais enricam, mas nos danam. Estou cada vez mais desacreditado de quem pensa e age como esse Skaf e gostaria que, não fosse esse o pensamento e a linha de ação predominante entre nossos empresários.
Assinar:
Postagens (Atom)
























