sexta-feira, 23 de novembro de 2007

RETRATOS DE BAURU (1)

GENERALIDADES - objetivos

Sempre fui um observador das pessoas de minha cidade. Gosto de vê-las, paro para observá-las. Perco horas nisso (e até empregos). Todos nós temos histórias para contar. Quem me dera ter tempo suficiente para escutar todas elas. Não tenho, mas mesmo assim, quero fazer algo de concreto, um velho projeto acalentado lá atrás, nem que para isso leve um tempo demasiado para atingir os objetivos. Vou fotografar as pessoas de minha cidade, os seus personagens populares, os tipos das ruas, figuras conhecidas e desconhecidas. Se conseguir postar um por semana, serão cinquenta ao final de um ano. Além das fotos, um pequeno texto de apresentação. É o tal do olhar para a minha aldeia, como nos ensinou o poeta, para dessa forma falar do mundo todo. Não serei o primeiro a fazer isso, muito menos o último. Quero ser apenas mais um, dando assim minhamo desta contribuição para perpetuar algo que vejo, sinto e que faz pulsar uma cidade, suas pessoas. Não reivindico primazia de nada. Quero fazer e só!

DENIS MARQUES

Denir Marques de Souza, ou só Denis Marques, como é conhecido por todos na cidade, é um mirrado cidadão, magro, baixo e detentor de muita eletricidade. Possuidor de uma energia meio que inesgotável, anda muito, por todos os cantos dessa cidade. Sempre o vejo andando, em busca de algo que é o sentido de sua vida: o jornalismo. Ou melhor, tentando fazer jornalismo. Tentando sobreviver. Vive só e já fez de tudo na vida.Trabalhou nos Correios, na FEPASA, na Prefeitura Municipal, na Emdurb e fez um certo sucesso como vendedor e divulgador de discos da Chantecler,Continental, Chororó e LDG. Em 1982 conseguiu seu intento que, foi obter a carteira de jornalista, após haver trabalhado como prático em vários órgãos na dita imprensa nanica, de pequena circulação, local e regional. É uma figura muito conhecida, sempre cheio de muitas idéias e com disposição para fazer e acontecer. De uns tempos para cá, diz ter aderido à religião evangélica, dando uma nova guinada em sua vida. Quando lhe pergunto sobre a Bauru de hoje, responde relembrando a Bauru de ontem: “Quando existia grandes indústrias por aqui e grandes empresas, hoje todas terceirizadas, como a CESP, CPFL, FEPASA, Noroeste do Brasil e IBC, era fácil o ser humano conseguir um emprego, um trabalho na sua área de atuação. Hoje dificultou.” Desistir jamais, pois vejo Denis insistindo, dando murro em ponta de faca, tentando a todo custo não se deixar vergar. Ele é um personagem de nossas ruas. Um belo personagem.

2 comentários:

maze disse...

ola eu maria jose cavalcanti gostaria de saber noticia sobre o denis marques que aparece na reportagem ,pois eu o conheço e faz muito tempo que não tenho noticias deles porfavor me ajude .meu email é mazepolaca@hotmail.com

maze disse...

quero saber noticias de uma pessoa amiga