quarta-feira, 21 de novembro de 2007

UMA ALFINETADA (10)

A IMBECILIDADE HUMANA

Como você reagiria se alguém viesse com essa provocação: "Vivemos num mundo de bestas". Ou ainda pior: "A maioria de nossos atos e atitudes são bestiais". Tem quem já queira partir para a briga, porém, os mais sensatos param e após alguma reflexão acabam chegando na constatação de que, a história do ser humano está repleta de exemplos de imbecilidades, genocídios, injustiças, arrogância, etc e tal. Sendo assim, nada mellhor do que discutir a imbecilidade humana. Essa ídéia acaba de ser lançada pelo jornalista Mino Carta, no seu famoso blog ( http://www.blogdomino.blig.ig.com.br/), quando sugeriu a criação de uma grande lista, onde seriam reunidas todas elas. Bastou abrir os Comentários de seu blog para receber as sugestões dos leitores e a avalanche foi imediata. O diálogo sucedido à partir daí foi dos mais interessantes. Além das citações, foram surgindo idéias e sugestões das mais variadas.


"Acredito que sua lista seria apenas uma atualização das imbecilidades em voga, já que a humanidade sempre teve um certo apreço por coisas idiotas", foi uma sugestão. Outra bem criativa foi a de "quando der o ponto final de sua obra, notará que ainda há o que destrinchar". E assim sucessivamente: "Pergunto aos meus botões em quantos volumes será publicada a obra", "como medir o grau de imbecilidade? Há por acaso algum imbecilômetro?" e "o processo de imbecilização já está muito amadurecido, e a revolução dos idiotas, consumada". Teve um outro que foi mais longe: "eu diria que é uma imbecilidade acreditar que o mundo está se tornando imbecil, a meu ver, é a natureza e a abrangência da imbecilidade que está em constante revolução".



E assim sendo, nada melhor do que apresentar para todos a lista, ou melhor, a prova cabal da imbecilização: 1) Torcer por futebol ou qualquer esporte explorado comercialmente; 2) Comer demais; 3) Poluir desnecessariamente o planeta; 4) Gastar mais do que se ganha; 5) Beber imoderadamente; 6) Fumar; 7) Abstinência sexual; 8) Consumir drogas; 9) Assistir TV várias horas por dia; 10) Gastar muito dinheiro com jogos de azar; 11) Votar nulo ou em branco; 12) Idolatrar artistas, jogadores, atletas ou políticos (ninguém merece); 13) Roubar; 14) Matar (exceto em legítima defesa); 15) Seguir qualquer religião; 16) Banalização da música, seu mau uso e os novos – e ignorantes – artistas do momento; 17) Os de esquerda acham que os de direita são imbecis – e vice-versa; 18) Aquecimento global; 19) Processos seletivos do mundo corporativo, como a Dinâmica de Grupo; 20) Representantes da nossa elite, que se atrevem em ficar classificando vinho de "jovem" ou "encorpado"; 21) Ode ao Neoliberalismo e ao Deus Mercado; 22) A grande mídia brasileira (que na verdade queria ser do Brazil) e sua campanha pela primazia de anunciar que o fim do mundo começou com esse Governo; 23) A "telebaixaria" e o cinismo dos donos dos meios de comunicação com o discurso da "liberdade de expressão"; 24) Consumo de refrigerantes; 25) Os tais formadores de opinião; 26) Culto às grifes e suas ifinitas interpretações; 27) Vulagridade Geral; 28) A nossa gloriosa "revolução" (na verdade, Golpe de 64), que perpetuou a paspalhonice e 29) A ascenção de Chávez, Morales e Rafael Correa, ou não entender o que realmente se passa nesses países; 30) A filosofia de boteco (vai um gole aí?).

Tem muito mais, porém nesse resumo que fiz, deu para perceber a grandiosidade da "coisa". Nem preciso ressaltar que, muitos eu endosso, outros, nem tanto e uns poucos, desaprovo totalmente. Reflitam todos vocês e vejam o que merece ser retirado, incluído, expelido, maltratado, evidenciado, catracado, ponderado, sublinhado... O tema é intrigante, não?


Henrique Perazzi de Aquino, 47 anos, vividos na grande maioria, driblando muita imbecilidade.
Legenda das charges: Duas Gilete Press com origem da fonte, primeiro Clayton e depois Angeli, ambos chupados da www.chargeonline.com.br

Nenhum comentário: