sexta-feira, 2 de novembro de 2007

UMA DICA DE LEITURA (7)



OS ENTREVISTÕES DA CAROS AMIGOS
Adoro ler esses entrevistões ao estilo do que fazia o velho e bom (insubstituíveis) O Pasquim. Quem produz hoje em dia algo de responsa é a Caros Amigos, que a cada mês produz uma entrevista, daquelas de abalar estruturas. São aguardadas com grande expectativa. A revista já está na edição 127 e na última, a de outubro/2007, quem fez e aconteceu foi o jornalista Paulo Henrique Amorim, que além de estar na nova Record News, escreve num dos mais lidos e respeitados blogs atuais.


Reproduzo aqui alguns trechos da bombástica entrevista:

- "...neste momento particularmente trevoso da história da imprensa brasileira, que se confunde com o período trevoso da própria articulação política brasileira de que a imprensa é reflexo, que é essa dificuldade insuperável que uma parte da sociedade brasileira tem em admitir que exista uma alternativa política que não seja a que sempre nos governou."
- "Cacciola é a bomba do Riocentro no colo de FHC (...) e como diria o Stanislaw Ponte Preta, urubu vai voar de costas. Aquilo foi uma oprração feita nas barbas do Pedro Malan, do Chico Lopes, da Tereza Grossi e da diretoria do Banco Central - a operação para salvar o Cacciola foi decidida numa mesa onde estava toda a cúpula do Banco Central, com o Malan presente. Estava lá a cúpula do PSDB."
- "Eu tenho o sentimento, a desconfiança profunda, de que o pai, a mãe e o tesoureiro do mensalão são o Daniel Dantas. (...) o caixa do mensalão se chama Daniel Dantas. (...) Espero que a história e o STF restabeleçam a verdade, que é a lisura do Luiz Gushiken, foi ele quem tirou o Daniel dos fundos de pensão. Se não fosse o Gushiken, o Daniel estava lá até hoje. E outra coisa: no Brasil, o Daniel não perde uma causa na Justiça."
- "...o mensalão está por provar-se, vamos ver se precisava de mesada para o professor Luizinho votar no PT, ele que passou a vida votando no PT. (...) Então essa história de mensalão é uma marca que a mídia conservadora e golpista aplicou na testa do Lula e o governo Lula vai carregar até o túmulo."
- "...a imprensa brasileira se transformou num partido político. O Fernando Henrique já sacou isso, ele não é o presidente do PSDB, ele é presidente do partido da mídia, do PM. (...) Renan Calheiros cometeu os crimes que 99% dos políticos brasileiros cometem. Renan provavelmente pagou a mulher com quem teve uma filha fora do casamento numa operação idêntica à de um ex-presidente. Sobre essa operação a mídia conservadora e golpista se cala até hoje. (...) A mídia brasileira não tem nada a ver com o Brasil."
- "Sobre 2010 eu acho o seguinte: é mais provável o Vesgo do Pânico ser eleito presidente da República do que o José Serra. Porque o brasileiro não escolhe em paulista presidente da República nem debaixo de vara. Chega de paulistério."
- Conselho do João Saad (já falecido) quando foi trabalhar na Band: "Se você puder, toma cuidado com uma pessoa. Você toma cuidado com o Serra, porque ele me atormenta, ele pega um repórter de rádio que faça uma pergunta enviesada pra ele, ele telefona pra mim demitir o repórter."



Tem mais, mas para saber tem que comprar a revista. É muito bom a gente tomar conhecimento de certos bastidores da política, que poucos ainda possuem coragem de colocar no papel. Essa revista é uma delas. Compro e tenho aqui no meu mafuá, desde o primeiro número.

Nenhum comentário: