segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

COLUNA DO JORNAL BOM DIA (09) E UMA ALFINETADA (49)

RÁDIOS COMUNITÁRIAS - Esse saiu publicado no Bom Dia de 21/02
Participo há mais de dois anos das discussões sobre Rádios Comunitárias dentro do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), seção Bauru. Ele é dos mais discutidos, polêmico por natureza. Só aqui em Bauru já funcionaram mais de vinte. Somente uma está funcionando sem aparentes problemas. Muitas aguardam a legalização.

Dias atrás o presidente Lula, que agia com lentidão diante do tema, fez um belo pronunciamento e enviou um projeto de lei ao Congresso propondo a sua descriminalização. É a sensatez que todos os interessados esperavam de um presidente que já havia assumido ajudar o setor. Quem estava em compasso de espera, acordou.

Pelo projeto, operar rádio sem licença deixa de ser crime e os responsáveis responderão apenas a um processo administrativo. Isso gera um conflito de interesses com a politicagem do Congresso, mas chega em muito boa hora. Hoje, mais de 20 mil pedidos de outorgas dormitam na lenta burocracia do Ministério das Comunicações. O mérito é o fim das punições na esfera criminal. Seu funcionamento deixa de ser crime, mesmo ela estando em desacordo com a lei.

O FNDC precisa mais do que nunca voltar a se reunir, agrupar os interessados, separar o joio do trigo, prestar esclarecimentos e ampliar a discussão sobre a real possibilidade da disseminação livre de cultura, informações e entretenimento sem fins lucrativos. Ganhamos todos com isso.

COOPERATIVAS - Esse saiu n'O ALFINETE, junto com o das Rádios, na edição de 21/02
Estive em São Paulo na quarta, 18/02, participando de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa com o tema, “Cooperativas X Poder Público”. Um tema dos mais interessantes. O Brasil ainda não dá a devida importância para o sistema de cooperativas, ainda não entende direito que quem manda numa cooperativa é o seu cooperado e que com ela existe uma imensa possibilidade dele emplacar seu negócio de uma forma mais digna.

A experiência do setor é de aproximadamente 150 anos e precisa ser respeitada. O Governo do Estado de São Paulo age na contramão e estão numa fase de marginalizar algumas com as quais mantêm relação. Autoritarismo puro e não participando do diálogo, jogam contra, mostrando bem suas intenções para o setor. O trabalhador precisa procurar alternativas para continuar atuando de forma organizada, para melhor exigir e também cobrar. Tem quem tenha muito medo de ver trabalhador organizado.

O Projeto Guri é um ótimo exemplo do que falo. Sempre funcionou a contento, com gente dedicada e eficiente. O governador Serra alegando uma necessidade de seletizar os instrutores, faz um novo Concurso, exclui gente atuante e impõe novas listas. Não está nem aí para a real qualificação do setor e muito menos com as demissões ocorridas. No mínimo teriam que beneficiar as pessoas que já atuavam no setor. Errou e feio. Pior que isso, não aceita nem discutir. É um retorno aos anos obscuros, sem diálogo.

Conhecendo a fundo sua doutrina chego à conclusão de que ela é perfeita para a sobrevivência do nosso país, um modelo dos mais válidos e legítimo de trabalho. Para entender melhor isso tudo acessem o site da Cooperativa Cultural Brasileira: http://www.coopcultural.org.br/

HPA, 48 anos, daqueles que não se importam com a cor dos seus olhos, desde que vejam algo além dos jogos de futebol e revistas de mulher pelada. OBS.: As fotos são minhas. Numa delas, parte de alguns bauruenses lá presentes. A mesa foi composta por depª Célia Leão PSDB, Carlinhos de Almeida PT, Rui Falcão PT, Pedro Tobias PSDB (ficou pouquíssimo tempo), Marília Lima (presª CCB), Carlos Zimber (pres. Coop. Músicos), Inácio Moares (pres. Sind.Cooperados) e Fábio Nogueira (Secretário Cultura de Presidente Prudente).

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa informação está correta: Em Bauru já funcionaram mais de 20 rádios comunitárias. Tudo isso? Não é exagero isso não?
Confirme, por favor.
João Paulo Dias