sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DICA DE LEITURA (34)

FAUSTO BERGOCCE ME FALA DE ÉDOUARD BAILBY E O SAMAMBAIA
Cá estava em Itapuí na tarde de hoje, bem diante da Itabom, fotografando as ruínas de uma antiga estação da Cia Paulista de Estradas de Ferro, para um projeto férreo naquela cidade (falo disso mais adiante), quando toca o celular. Do outro lado FAUSTO BERGOCCE (esse macanudo aí da foto), amigo cartunista lá de Sampa a me pedir um favor delicioso. Ciente de que leio semanalmente Carta Capital, diz que acabara de receber uma ligação de Paris (que luxo!), de um amigo francês, que durante muitos anos residiu no Brasil, o tal do ÉDOUARD BAILBY. O havia revisto quando o visitou por lá no ano passado. O francês diz que deve ter saído por esses dias uma reportagem na revista brasileira sobre sua passagem pelo Brasil e o lançamento de um livro sobre o período, o SAMAMBAIA (saiu na edição 532, de 11/02 e a explicação dos motivos desse título são ótimas). Confirmo haver lido o texto e então ele me pede para escanear e lhe remeter pelo e-mail. Faço isso, mas reproduzo o mesmo aqui, pois ao lê-lo havia batido uma imensa vontade de ler também o tal livro e conhecer um pouco mais da vida e dos anos vividos em nosso país por esse francês de ótima cepa. Com o título de 'UMA DOCE REBELDIA", ocupando a seção Plural, escrita por GIANNI CARTA e com o subtítulo "Édouard Bailby narra aventuras pelo Brasil da tortura, do cangaço e da floresta". Li e e me deliciei. Grifei em amarelo uma frase deliciosa de quando Stroessner, o ditador paraguaio exilado no Brasil tenta o impressionar falando sobre flores. Bailby relata sobre o fato: "Como Franco e Pinochet, Stroessner ia à missa todo domingo". Publico as duas páginas da reportagem aqui (para ampliá-las basta clicar nelas, que elas ficarão imensas na tela) e acho que o amigo MINO CARTA não vai ficar bravo comigo por fazê-lo sem sua autorização, afinal a coisa que mais faço é divulgar a revista por aqui e nesse caso, também o livro, que têm a minha cara e a dos leitores da revista. Espero que gostem, como eu gostei. Dica do velho e bom FAUSTO, um caipira como nós, daqueles que não esquece de ligar constantemente só para dizer que dia desses aparecerá para um chopp. Desse jeito eu não "desembarrigo" nunca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah! Henrique que bela dica do Fausto! E que saudades dele... já vou procurar o livro na internet!
Abração!
W. Leite

Mafuá do HPA disse...

Esse mafuá está tornando-se internacional, pois Fausto repassou o que escrevi para Edouard e ele responde, direto de Paris:

De : faube
Envoyé : samedi 28 février 2009 15:22
À : Edouard Bailby
Objet : Re: Samambaia

Querido Edouard, li a matéria ( entrevista ) com você na Carta Capital e fiquei ainda mais honrado em tê-lo como amigo...parabéns. Você merece todas as homenagens !!! Agora só falta sair Samanbaia em português, que tal??? Meu amigo Henrique Perazzi ( colaborador da Carta ), gostou muito da matéria e ficou mais encantado quando lhe falei que você é meu amigo. Ele escreveu um texto sobre você, em seu blog www.mafuadohpa.blogspot.com , dê uma olhada, você vai gostar. Abraços e saudações do Fausto.

--Olá Henrique, é pra você...abraços do amigo Fausto.-


From: Edouard Bailby
To: 'faube'
Sent: Sunday, March 01, 2009 4:29 AM
Subject: RE: Samambaia


RE : obrigado meu caro Fausto.Já leu o meu livro ? Agradeça a matéria do seu amigo Henrique Perazzi. Amanhã almoçarei com Gianni Carta, correspondente de Carta Capital em Paris. Tudo ótimo por aqui com um tempo de primavera. Abraços, Edouard