domingo, 1 de fevereiro de 2009

UMA ALFINETADA (46)

JANEIRO CHUVOSO E CONFLITUOSO
1. Battisti, o tal revolucionário italiano é um falastrão. Tenta se dizer refugiado político para escapar da cana dura. É um mero criminoso comum, cruel e sanguinário. Seus crimes foram cometidos por vingança e sem conotação política. Virou revolucionário na prisão, só para tentar escapar de penas mais duras. Não dá para imaginar que um Marighella, um Lamarca, um Bacuri, um Onofre Pinto, da linha armada de resistência ao Golpe de 64 aqui no Brasil fariam algo que se iguale ao que o italiano fez. Nessa Tarso e Lula pisaram na bola e rever isso faria um bem danado para todos. Reconhecer erros faz parte da trajetória de qualquer homem público. No mais existe muita falação indevida sobre a atuação brasileira. Não gosto nem um pouco da posição assumida por alguns favoráveis à extradição, mas não consigo me colocar a favor desse senhor.

2. Nesse janeiro comemora-se 25 anos do MST – Movimento dos Sem Terra. Repudiado e muito mal entendido por muitos, continua sendo nosso único movimento social em plena atividade. Sabe reivindicar e tornou a luta pela posse da terra menos desigual nesse país. De certa forma, o MST organiza a vontade dos pobres brasileiros e antes que o critiquem, deve merecer de todos uma atenção toda especial. Só pelo ódio visceral que desperta em certos setores conservadores possui a minha admiração e respeito. Uma reforma agrária popular não é só uma questão de justiça social, mas também de eficiência econômica.

3. Estamos a viver num estado de ignorância. Muita gente faz questão de continuar confundindo tudo, não com o intuito de explicar, mas de embaralhar a cabeça dos incautos. Malha-se Lula por aqui como se Judas fosse, mas isentam Daniel Dantas, o rei do colarinho branco e das falcatruas. Notícia boa foi o bloqueio de 2 bilhões de dólares em suas contas no exterior. O dinheiro de Dantas pode até ser usado no combate ao crime no Brasil. Ironia? Enquanto ele conta com facilidades por aqui, lá fora é um contumaz perdedor. O que esse personagem continua aprontando é infinitamente pior do que o tal do "mensalão" e nem por isso o cutucam com a vara curta. Interesses valiosos em questão.

4. Da trégua na fratricida guerra patrocinada por Israel, já escrevi por aqui tudo o que penso. Não existe a menor dúvida sobre quem foi o Davi e quem foi o Golias neste imbróglio. Israel atacou até instalações das Nações Unidas em sua fúria doentia e nesse momento está às voltas com algo mais sério: precisam se defender das acusações de crimes de guerra, todos praticamente comprovados. A esperança vem do povo israelense, traduzido na manchete do jornal Jerusalém Post: "Apenas nosso poder não pode nos proteger, não nos permite fazer o que bem entender... Nosso poder cresce por meio de sua utilização prudente". Portanto, defender Israel nesse momento é um tanto insano.

PS.: Hoje, domingo, foi um dia dos mais corridos, após a tregua na incessante chuva que nos acometia. De manhã, feira dominical, com direito a compra de CDs e LPs na Feira do Rolo. Às 11h fui assistir Noroeste 1 x 2 Portuguesa de Desportos, debaixo de um sol que fez arder minha careca. Às 14h fui com o Amilton inspecionar áreas em conflito, num trabalho para a ONG recém criada "SOS Cerrado".Às 16h algo divinal no SESC, com a salsa e o merengue bauruense do novíssimo grupo Salsaloka (10 músicos em estado de graça). À noite sai com o filho e seu amigo de Cuiabá, o Pablo, indo comer batatas no Fiu-Fiu. A publicação de hoje teve que sair às pressas. Amanhã capricho mais...

10 comentários:

Anônimo disse...

ao ler sobre o mst concordei com a maneira de avaliar o movimento:
se incomoda os poderosos deve ser bom, lembrei-me do da velha roposa Quercia que costumava dizer que em politica,[INIMIGO DE INIMIGO MEU, É MEU AMIGO}
um forte ebraço

Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

Mariguela, lamarca, fidel castro são assassinos e terroristas assim como o batisti, mataram milhares de pessoas, sanquinários como todos os homens que matam, nada justifica, mas parece que o sr tem uma obsessão por terroristas até anda com um por aí.

Mafuá do HPA disse...

Caro Anônimo
O sr por acaso anda me seguindo por aí? Tem me visto com terrorista? Aqui em Bauru? Eles existem por aqui? Tem certeza do que está falando? Não anda sonhando acordado?

Fora as ironias. Gosto de debater com gente de quem, no mínimo, enfrenta o seu oponente com um nome conhecido. Acho mei odifícil debater nessas condições e fazendo suposições, charadas e repetidas besteiras.

Tome tento...
HPA, direto do mafuá.

Anônimo disse...

Caro amigo, boa tarde.
Encontrei seu blog durante uma pesquisa no google sobre o caso Battisti.
Concordamos com sua posição inteligente sobre o MST, mas há um equivoco no caso Battisti, acredito eu, por conta da falta de informação da imprensa e sua posição parcial.
A veja da semana passada a exemplo de todos os orgãos da elite brasileira e européia estão distorcendo e usando esse caso como um golpe de idéias.
Muita informação está sendo escondida e o que o senhor precisar de esclarecimentos estamos a disposição para compreender melhor o caso Battisti.
A principal questão amigo é que esse caso hoje trata-se de um debate altamente ideologico e nós não podemos fazer voz com a direita europeia, a brasileira e devemos manifestar contra o STF que representado pelo reacionário Gilmar Mendes pretende agradar os setores malevolos de nossa sociedade.

No mais ficamos a sua disposição para quaisquer esclarecimentos, assim como o MST e outros segmentos sociais, partidos de esquerda estamos representando o Comite Pró-Battisti. Parabens pelo blog.

Atenciosamente
CIRCULO LEONEL BRIZOLA

Mafuá do HPA disse...

Meus caros do Circulo leonel Brizola:

Em primeiro lugar, um dos políticos que mais admiro é Brizola. Um baluarte nunca esquecido. Quero em breve postar umas fotos da única visita dele a Bauru.
Depois, li tudo o que podia sobre Battisti. Fico com a posição externada pela revista Carta Capital (a melhor brasileira hoje)e por Mino Carta. Defendo intransigentemente ativistas políticos, onde quer que estejam. No entanto, vejo sinais claros de que Battisti é um aproveitador e um falsário. Só isso. No mais concordamos em tudo.

Queria o contato de vocês, como site, emails, fotos para publicar aqui.
Pode ser?
abracitos bauruenses
HPA

Anônimo disse...

Concordo com a observação da turma do circulo Brizola Henqique. Tem se escrito muita coisa que não é real e até o mino Carta é passivel de erros, de equivocos.
Vamos falar de forma hipotetica, que o rapaz seja um falastrão, mas como alertou o pessoal do circulo, trata-se agora de um confronto de idéias nossas contra as ideias de um Gilmar mendes, de um Berlusconi, nenhum de nós estava lá na época para saber realmente o q acoteceu, tudo passa por muita suposição, a propria carta capital reconhce que berlusconi tem os juizes em suas mãos, o certo é que nessa briga de valores, de idéias, fico com o governo brasileiro, não me importando qual a real situação da época, hoje virou briga ideologica, espero q entenda vc é um homem inteligente e sabe reconsiderar.
No mais o circulo leonel brizola tem um site bem conhecido que reune todos os circulos leonel brizola do brasil, depois posto o endereço aqui q não me recordo de cabeça.
Um grande abraço
Wellington

Anônimo disse...

ih lá vem esses gajos defenderem terroristas comunistas.

Anônimo disse...

Aí Henrique, é contra covardes anonimos e reaços desses aí acima que temos que contrariar, entende agora? Mais do q o Battisti é travar esse debate contra os fascistas e neoliberalistas, se o STF do Gilmar mendes extraditar o Battisti mes que vem será um duro golpe e uma perda ideológica, isso se tornou uma guerra e temos q apoiar o Lula e o Tarso contra Gilmar, Berlusconi, Veja.
Sobre o circulo brizola é só entrar no google e digitar que é o primeiro site a aparecer.
Abraços
Well

Anônimo disse...

Aguentar os direitosos comemorarem a extradição do Battisti não dá.
Liberdade ao Cesare já.
Ortiz

Mafuá do HPA disse...

AMIGOS E ANÔNIMOS
Revejo minha posição, pois não consigo aceitar estar do lado de pessoas que criticam o meu mode de pensar e agir até agora. Posso ainda não concordar plenamente com Battisti, mas me posiciono a favor dos que defendem sua permanência no país, pois não posso me colocar ao lado de pessoas que defendem idéias contrárias as que sempre defendi.
Henrique, direto do mafuá