sexta-feira, 3 de julho de 2009

BAURU POR AÍ (19)
NINGUÉM GOVERNA SÓZINHO E ASSIM SENDO, VEM JUNTO CADA ENTULHO
Deixo claro não ser Comentarista Político ou qualquer coisa próxima disso. Seria muita pretensão. Sou um simples munícipe, como outro qualquer, morando em Bauru e preocupado com os destinos de sua cidade. Dito isso, quero dar meu pitaco sobre a provável reforma no secretariado do prefeito Rodrigo Agostinho após os seis primeiros meses de Governo. É triste ver como em qualquer administração pública, quer municipal, estadual ou mesmo federal, o eleito é obrigado a trazer consigo todos aqueles que com ele estiveram na campanha. Quase uma obrigação ou rompimento já no nascedouro. E junto disso tudo vem os amigos, apoiadores e apaniguados, alguns bons, outros nem tanto, junto os ditos entulhos, esses os tais que não largam o osso por nada nesse mundo. O presidente Lula tentou a presidência por três vezes e só chegou lá quando entendeu que no sistema vigente não o faria sózinho, isolado. Fez alianças, algumas detestáveis, mas governa e bem o país. É obrigado, como agora, a manter-se aliado a Sarney e ao PMDB. No outro lado do tabuleiro, a oposição, nesse caso, o PSDB, quer o rompimento, pois vê benefícios nisso. É o jogo político, um tabuleiro onde poucos saem sem sujar às mãos. Lula, mesmo com uma composição esdrúxula consegue manter quadros valiosos e em alguns ministérios faz um trabalho primoroso. O Brasil de Lula é infinitamente melhor do que o herdado pelos tucanos. Porém, nem todos possuem o carisma do sapo barbudo.

Rodrigo, nosso prefeito, tentou compor um governo diferente. Porém, o balaio de gato parido não é bem o que gostaria que estivesse ao seu lado. Engole a composição, o que conseguiu montar. Na sua cota pessoal, preencheu alguns cargos com amigos e esses também nem sempre corresponderam. Nos demais cargos, todos cedidos a grupos/partidos, muitos foram impostos e dão um trabalhão danado. A SEMEL, Secretaria de Esportes, comandada pela karateca Polyana, dentro da cota do PT, passa por agitos mil. Todos sabem que ela está lá porque aquele partido não possuía quadros para o cargo. Quando ela não mais aceita ser mero fantoche, tentam fritá-la a todo custo e no seu lugar outro com a mesma característica, um judoca, o soldado Sabino. Seis por meia dúzia. Ambos são atletas e, com certeza, vindo para fazer tudo o que o partido exigir deles. Na tentativa de querer ser independente, surgirá outra tentativa de fritura. Também tenho muito pena de ver no que está se transformando o DAE. Não gosto de ver mandatários públicos acuados. Na Cultura a situação é ainda pior, mas para não romper com um partido, base de apoio, tudo continua como se iniciou, mesmo debaixo de uma saraivada de críticas e de nenhum resultado prático. Um marasmo de endoidecer gente sã. São atitudes tomadas para que se continue tendo maioria na hora da aprovação dos projetos, o que eles chamam de governabilidade. Administrar nessas condições não é fácil. E romper com tudo isso é também muito difícil. Tem situações execráveis, que não podem permanecer ocultas, pois o jogo de bastidores é bem diferente do que nos é apresentado. E a cidade aí exigindo uma transformação imediata.
OBS.: A ilustração do guarda-chuva é do MAURO SOUZA e a do conchavo é do IVAN ZIGG.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desconfortável a situação da secretária de Esportes, a Pollyana, pela forma nada original de convocarem novo interessado ao cargo e irem tratando tudo com ela no cargo, com tudo sendo vazado para imprensa. Que situação mais chata e anti-ética. Essa é a forma de administrar que a pasta comandada pelo casal do PT (essa não é a forma do PT, é a deles) faz. Coloca alguém lá e depois se não reza na cartilha, frita sem delongas. Pensemos nisso na eleição do proximo ano.

Outra coisa, que chato toda a programação de aniversário de Bauru estar sendo feita pela Secretaria de Assuntos Econômicos e não pela de Cultura. Percebe-se que para os mandatários do atual Governo o secretário de Cultura não mais existe, pois nada mais passa pelo seu crivo. E ele não reclama, não faz nada, não espernmeia. Afinal, me digam, o que faz mesmo a atual Secretaria de Cultura, além de manter a burocracia. Li duas cartinhas de reclamações bem sensatas sobre como anda a situação interna para quem ainda se arrisca a fazer cursos de arte por lá. Horrível, não. E o teatro no último final de semana em completo abandono, banheiros horrorosos para gente que foi assistir um a peça custando caro. Tudo largado. Não teria como o sr prefeito assumir o leme da Cultura e dar um outro direcionamento para essa nau sem rumo?

Marisa