domingo, 12 de julho de 2009

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DO ERNESTO VARELA (03)

O JEITO "ESTELA" DE GOVERNAR
Parece que a coisa anda quente aí pela cidade de Bauru. Viajei antes do feriado e volto só amanhã para minha quente e agora também efervescente cidade. Pelo que leio nos jornais ou pelos email recebidos dos amigos, o bicho pegou e tiraram mesmo a secretária Pollyanna, da SEMEL. Hoje a acusam de despreparada, mas se ela o é, mais ainda o partido que detém o controle da Secretaria e a indicou. E se foi indicada, pior ainda, pois ficou claro um acordo de bastidores um tanto esquisito, onde pela absoluta falta de quadros para assumir a vaga, foi-se obrigado a recorrer a uma atleta, com pouca experiência em administração. Pior ainda, assumiu com mando restrito, pois estava mais do que evidente que quem continuaria ditando as cartas era o partido. Queriam que a moça atuasse como se fosse uma espécie de fantoche. No primeiro atrito, no primeiro ato de liberdade, ela contraiu a ira de um partido que possui dono na cidade, uma espécie de "Capitania Hereditária", onde quem não está do lado de quem detém o poder, consequentemente está fora.

Imaginem o repórter Ernesto Varela diante de um quadro desses, perguntando para os mandatários do dito partido sobre como acorreu a troca do cargo:

- Me diga, senhora vice-prefeita, quem escolheu o novo secretário, uma vez que o prefeito já disse que não foi ele, pois a Secretaria está sob jugo do seu partido. Ocorreu uma reunião da Executiva Municipal? Quem participou dessa reunião? Há quanto tempo não ocorrem reuniões desse partido na cidade? Onde fica mesmo a sede do partido em Bauru? Dizem que a escolha foi exclusiva da senhora, a vice-prefeita? Acha justo, correto e ético isso? Considera isso atitude democrática? É essa a democracia pregada por ti? É verdade que quem discorda do que você prega está fora dos planos do partido na cidade? Quem seria o tal funcionário demitido por Pollyanna, que causou esse rebuliço todo? Pode declinar o nome?

Ernesto Varela teria milhares de outras perguntas a fazer para essa senhora, porém nem Ernesto existe mais, nem repórteres com essa coragem. Uma pena, mas cá do meu canto informo que estarei tentando ouvir a versão da Pollyanna e assim que voltar para Bauru publico com riqueza de detalhes. Vai dar o que falar...

9 comentários:

Anônimo disse...

Camarada Henrique o Varela é o nosso alter ego e precisamos sempre coloca-lo em prática.
O jeito Estela sempre foi esse, as pessoas podem ter memoria curta, mas nós não, vamos lembrar que por não concordar com o jeito Estela, vc e outros militantes históricos e autenticos do PT quase foram expulsos do partido na época.
É preciso combater esses que se utilizam de um discurso, uma bandeira para beneficio pessoal, esses que contaminam e destroem com conquistas historicas de um partido.
Cabe a nós travarmos essa luta já que parece não haver mais oposição no PT, uns se aliaram e outros preferem ser "criticos construtivos".

Iremos sim destrinchar todo esse ocorrido até o fim.

E uma pergunta sem resposta até hoje: Por que em 2004 após uma aliança feita o então candidato Tuga rompeu com o casal do PT?? Quais foram o sérios motivos para isso???
Com a pergunta Ernesto Varela.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Henrique

Eu sei que você sempre possuiu uma afinidade muito grande com o PT e sempre se posicionou contrário à forma de comandar o PT que Estela e Batata impingiram ao partido. Lembra daquela vez em que até fizemos Boletim de Ocorrência numa eleição do Diretório Municipal onde eles traziam gente para votar em vãns. Você fotografou tudo e levou um carreirão de um policial civil que dirigia uma dessas vãns. Depois isso gerou um processo e ele, o motorista veio te pedir para retirar o processo, pois iria causar problemas para ele. Disse a ti que não conhecia muito bem como aquele pessoal fazia política. E você foi lá e ajudou o cara. Pois o casal continua agindo da mesma forma e continuará sempre.
Sei que quer voltar ao PT. Se voltar, volte para bater de frente com essa estrutura arcaica e destrutiva aos verdadeiros ideais do partido. Volte para desmascarar essa pouca vergonha acobertada. Ainda mais agora, que novamente dizem que tem gente querendo ser deputada. Vixe nossa!!! Bato na madeira só de pensar em algo tão ruim assim. O PT é bem diferente disso tudo que acontece por aqui.

Rosana

Anônimo disse...

Sou da Secretaria Municipal de Cultura e fico muito triste com tudo isso que aconteceu com a SEMEL. A moça da karatê é muito melhor do que a pessoa, o fotógrafo que colocaram aqui na Cultura. Ela era uma pessoa sensível, com vontade de aprender e sempre atendendo muito bem as pessoas, sincera e que sabia estar sendo colocada numa fogueira. Só não imaginava a maldade das pessoas. Já aqui na Cultura colocaram um pessoa totalmente despreparada, que não atende ninguém, é grosseiro, não faz nada para aprender e isso parece que ninguém está vendo. Cadê aquele movimento para retirá-lo do cargo? Agora quefiquei sabendo que cada Secretaria possui um dono, um partido a tonmar conta, fico mais preocupado, pois nada é tratado com critérios técnicos, tudo é político. A escolha é meramente para atender a interesses políticos e o prefeito fica de mãos atadas quando se submete a isso. Quem paga o pato é a SEMEL, a Cultura e tantos outros. Podem falar o que quiserem mas no governo anterior o critério era outro e nas trocas ocorridas, não existia isso.
Não aguentamos mais o Secretário da Cultura. Façam algo por favor.

JGR

Anônimo disse...

Pobre Bauru..Entra governo..Sai governo e tudo continua a mesma bagunca.

Anônimo disse...

Henrique
É dessa forma que voce quer voltar para o PT?

Anônimo disse...

LI LÁ NO JC E ACHEI INTERESSANTE REPRODUZIR AQUI (SOU O ARI, ATOR):

Abre-se o pano
Cena 1 - O casal José Carlos Batata e sua senhora Estela Almagro - não por coincidência, ele vereador, que apóia o atual prefeito de Bauru, e ela a atual vice-prefeita - com acesso sem restrições aos vários recintos do Palácio das Cerejeiras, no dia 10 do corrente, sexta-feira, chega ao terceiro andar da prefeitura, onde localiza-se o gabinete do chefe do Executivo Municipal.

Cena 2 - Os dois, sabedores de que ali, no gabinete do prefeito, estavam em reunião o prefeito Rodrigo Agostinho e a jovem esportista Pollyana Teixeira (PT), titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), já então bem tostada em óleo de rícino, aproximam-se da entrada do Gabinete e, “em voz alta... e no momento em que o prefeito Rodrigo Agostinho conversava com a ainda secretária de Esportes... pressionaram pela demissão da moça” (JC, “Entrelinhas”, 11/7).

Cena 3 - Ainda pela manhã, alguns vereadores e coordenadores de esporte tentaram conseguir a permanência da jovem karateca à frente da Semel, mas não conseguiram. À tarde, combalida e ferida em seu amor próprio, Pollyana entregou, demissionária, o seu cargo.

Cena 4 - Desta ópera bufa, exige o libreto a transcrição, ipsis litteris, do tópico “Não foi o PT” da coluna “Entrelinhas” (11/7) do JC: “Jorge Moura, militante do PT, disse que não foi o partido (PT) que decidiu pedir a cabeça de Pollyana, mas sim Estela Almagro e José Carlos Batata. Moura é de outra corrente interna e garante que não houve nenhuma reunião para se discutir um posicionamento no caso da secretária que caiu ontem”.

Em outras palavras, a Daniela Mercury o casal Batata (ou Almagro?) encerra a cena cantando em alto e bom som: “... Quem manda nesta cidade sou eu! O canto desta cidade... é meu!...” E cai o pano...

Comentários: personagem principal de uma ópera, mais que bufa, burlesca (não fosse tétrica), o prefeito deixou escancarada sua personalidade tíbia, insegura, tépida e imatura. Logicamente, governante que tenha tais predicados só pode administrar com esses atributos. Por isso mesmo, sua administração, até agora, pode também com aqueles atributos ser qualificada. Ora, se o alcaide não prescinde da vice-prefeita, que lhe dê uma secretaria. Porque não começar já, entregando-lhe a Semel?! Quem sabe tenhamos, aí, uma revelação! Será que não é por isso que dona Estela lutou?

Que o prefeito tome tenência para que possa cumprir seu mandato até o final, de modo a não prejudicar este já maltratado município. E creiam que por pouco o desrespeito às regras e até mesmo às normas constitucinais ainda não ocorreu. Tenham certeza os senhores leitores que alguns procedimentos legalmente duvidosos já foram evitados por seis ou sete vereadores de nossa Câmara, pelas análises e advertências sóbrias deste Jornal da Cidade e, “last but not least”, por colaboradores desta Tribuna, que tem nos dado oportunidade de exercemos nossa cidadania por meio de um dos poucos canais livres que nos resta: a imprensa livre e descomprometida com politicalhas.

Quem avisa amigo é, senhor prefeito: cuidado com o PT e suas correntes, elos e... grilhões. É assim que eles entendem o que vem a ser o governo, desde as primeiras prefeituras conquistadas pelo partido já há algum tempo, e até mesmo onde agora estão, na presidência da República. Quando eles não têm com quem criar confusões, brigam entre eles mesmos, como está sendo o caso do diretório do PT nesta cidade.

João Guilherme Ortolan

Mafuá do HPA disse...

GENTE

Fui instigado por um anônimo aqui com uma interpelação que não me assusta: "É assim que voce quer voltar para o PT".

Sim, é minha resposta, curta e grossa. O PT precisa de gente que venha para não ser vaquinha de presépio, daqueles que digam só Amém para tudo o que está sendo feito dentro do partido nos últimos anos. Se for aceito, estarei na trincheira de que o partido necessita urgente de ares novos aqui na cidade, renovação e uma maior abertura possibilitando oxigenação de quadros e valores. Deixo claro que estarei voltando para fazer oposição a tudo o que representa o casal mandatário do partido.

Diante disso, acho que não volto, mas insisto na tentativa.

Henrique. direto do mafuá

Anônimo disse...

Alguém poderia me dizer o que essa moça trouxe de concreto para Bauru nesses seis meses de governo? Trabalho aqui no prédio da Prefeitura e ela mal cumprimenta ninguém, peito estufado, viaja muito e trouxe o que para a cidade além dos gastos com as viagens todas? Citem alguma coisa, se existir, por favor.

Não posso publicar meu nome.
Fica claro o motivo, né.

Anônimo disse...

MEU CARO

VOCE HAVIA DITO QUE TERIA NOVIDADES COM A VERSÃO DA EX-SECRETÁRIA, INCLUSIVE COM A CITAÇÃO DO NOME DEMITIDO, O INÍCIO DE TUDO.
QUE ACONTECEU?
NÃO VAI DIZER MAIS NADA.
VAMOS FICAR SEM SABER?
TÁ FUGINDO DA RAIA.
TÁ COM MEDO DE QUE?

CONTINUAMOS AGUARDANDO, POIS COMUNGO DA MESMA IDÉIA: TEM GENTE QUE NÃO PODE SE ELEGER PARA NADA E O QUE PUDERMOS FAZER QPARA QUE ISSO DEIXE DE ACONTECER É SEMPRE BEM VINDO.

JGR