quarta-feira, 8 de julho de 2009

RETRATOS DE BAURU (61)

ISAÍAS MILANESI DAIBEM, UM SOCIALISTA EM AÇÃO
Isaías tem dentro de si o bichinho da política a lhe inquietar. É de uma quase extinta linhagem de autênticos socialistas, daqueles que acreditam no que professam e fazem disso o grande moinho a girar suas vidas. Tem também na causa ferroviária uma de suas maiores paixões. Foi vereador dos mais atuantes e não consegue se afastar da arte de ensinar, sendo um dos nossos mais respeitados professores. Além da atuação voltada para o social, possui um vínculo muito forte com a igreja católica, sendo parte atuante do que restou do seu setor mais progressista, ligado ao deputado Plínio de Arruda Sampaio. Isaías tentou se reeleger à vereança no último pleito e segundo ele mesmo, seguindo conselhos de sua família, como não conseguiu seu intento, mesmo tendo alcançado expressiva votação, fez sua despedida dos cargos eletivos. Isso nunca foi motivo para deixar de continuar atuando nos bastidores, hoje militando no PSB. Vê-lo pela cidade, rodeado de amigos inseparáveis e sempre se posicionando ao lado da real possibilidade de um outro mundo, mais justo e igualitário é a constatação de que pessoas como ele são mais do imprencindíveis. Isaías possui a militância política no sangue, mais vermelho do que nunca. Ou melhor, vermelho sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

ESSE É BATUTA.
ESSE NÃO ACEITA ALGUMAS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE HOJE, COMO SE FOSSEM COISAS PRATICADAS PELA ESQUERDA.
ESSE SABE QUE DO GRUPO QUE GOVERNA NOSSA CIDADE HOJE, MUITOS SE DIZEM DE ESQUERDA, MAS NA VERDADE SÃO PIORES DO QUE TUDO O QUE CRITICAM.
ISAÍAS É DA ANTIGA, PAU QUE NÃO SE VERGA, MADEIRA DE LEI, ARUEIRA, HOMEM DE PRINCÍPIOS E DAQUELES POUCOS EM QUE PODEMOS COLOCAR A MÃO NO FOGO.

PAULO LIMA

Mafuá do HPA disse...

Essa carta do Isaias saiu publicada hoje na Tribunado Leitor, do JC e cai como uma luva para demonstrar a grandiosidade desse personagem de nossa Bauru. Reproduzo aqui a carta:

22/07/2009
Centralizador?
Recentemente, o nosso prefeito Rodrigo Agostinho causou certo espanto ao declarar-se centralizador, resvalando para uma categoria política já experimentada em diversos momentos e com representantes célebres ao longo da história, experiência que não gostaríamos ver repetida porque não contribui para o avanço democrático que todos queremos e, certamente, também o senhor prefeito.

Oriundo do Legislativo, o mais aberto e democrático de todos os poderes, o senhor prefeito, especialmente agora, quando engajou-se em um coletivo de partidos progressistas, de esquerda, do campo democrático e socialistas, empenhados em sua eleição, daí o espanto com a posição publicamente declarada. Não é bem assim que pensam e agem aqueles que têm compromisso com a transformação da sociedade. Não é bem assim que pensam e agem os lutadores sociais de todos os matizes, inclusive o jovem prefeito, temos certeza.

O centralizador pode desembocar no chamado “culto à personalidade”, outra categoria política conhecida , que agrada e conquista as massas, mas desagrada e perde as vanguardas, os coletivos, que constituem a razão de ser da política, concebida no seu mais profundo significado. E mais, acaba por emparedar seus colaboradores, assessores e companheiros; numa palavra, acaba por negar o próprio coletivo do qual é oriundo e que foi construído para juntos enfrentar a gigantesca tarefa de administrar esta cidade que espera e quer o avanço democrático. Por tudo isso, o figurino declarado não lhe “cai” bem.


Isaias Daibem

Douglas Gladi de Mello(Bauru-SP) disse...

O professor Isaias foi é o melhor atuante na área da história que eu já vi, um convicto socialista que eu admiro muito, um homem de palavra que eu aprendi muito.
As suas aulas me proporcionaram uma viagem, cada uma que ele dava eu viajava além no mundo da história e política, por isso vou levar para onde for todo esse aprendizado que ele me ofereceu, e que eu aceitei.
Nunca vi uma pessoa tão incrível quanto ele, agora que ele se aposentou das aulas contra a sua vontade fiquei muito triste, mas espero que ele volte a dar aulas logo, ou pelo menos atue na parte voluntária de cursos, palestras etc.
Esse homem é brilhante...acreditem nisso.

Fatima disse...

Boa tarde, professor Isaias,
é assim que lembramos do sr, professor da escola Ayrton Buch,temos saudades,mas ja que não
podemos mais ter o sr como professor que volte a ser nosso vereador , queremos ti ver por aqui.
abraço,
Fatima("mae" de aluno seu na epoca de Ayrton Buch)