segunda-feira, 13 de julho de 2009

CENA BAURUENSE (33)

MÚSICA ERUDITA NO SESC, 80 ANOS DE TITO MADI E POUPATEMPO PRESERVANDO NOSSA HISTÓRIA
1. Brilhante o projeto criado pela professora Rosa Maria Tolon Marin aos domingos no SESC. Intitulado de "A Música Erudita: Prazer em Ouvir" está sendo apresentado durante esse mês, sempre aos domingos, às 11hs, tudo gratuito. Ali são apresentados diversos estilos musicais, sempre com diferentes solistas e composições musicais. Todo o projeto leva o nome da conceituada professora de música e tem por intuito oferecer ao público bauruense um pouco de música diferenciada, sempre com algo didático. Fui assistir o concerto de estréia em 05/07, com Pedro Pesone tocando o fortepiano e Luciano Pereira no clarinete clássico, num repertório dos mais inusitados, com músicas executadas no Brasil Império, entre 1790 e 1826. Sai de lá em estado de êxtase e maravilhado. Queria muito ter voltado ontem, mas fora de Bauru, perdi a rica oportunidade. Nos próximos, 19/07, "Quartenaglia Guitar Quartet" (mais aclamados quartetos de violões da atualidade, com obras de Bach, Stravinski e Villa-Lobos) e em 26/07, "Duo Scherzando" (soprano e piano com canções brasileiras, arias de óperas e música sacra). Rosa, minha amiga, que acaba de embarcar a mãe de volta para Cuba, após passar 3 meses em sua casa, está em estado de graça profissionalmente. Vibro de ver meus amigos em ascenção. Rosa merece só aplausos.

2. Tito Madi é outro que reverencio com louvor. Não é daqui de Bauru, mas possui aqui muitos parentes e amigos. Sua cidade natal é Pirajuí e ontem, 12/07 ele completou exatos 80 anos. Estava no Rio e acabei não indo visitá-lo, mas fiz questão de ligar para o abraço fraternal após ler uma linda matéria no jornal O Globo, com o título "Tito Madi, 80 anos de vida e de samba-canção". Fazendo uma ampla reflexão sobre a vida e a carreira ele constata que "a vida não é um samba-canção. Eles são sofridos, nas a vida, não. Eu crio um estado de tristeza para gerar essas músicas". Lameta por muitas saudades, todas muito bem vividas, como a dos amigos de juventude em sua cidade natal, da esposa já falecida, da oportunidade desperdiçada de ter sido jogador de futebol e por não ter seguido com o grupo Platters para abrir seus shows pela Europa. Tito é uma unanimidade e isso pode ser sentido pela fala de Milton Nascimento: "É uma das vozes mais bonitas do Brasil". Hoje, tenta se recuperar em casa de um AVC sofrido no começo de 2008, quando perdeu parte dos movimentos do lado esquerdo. Faz fisioterapia e recebe aulas de fono, pois acredita no retorno. Faço fé nisso e tudo farei para que esse retorno ocorra aqui, talvez no Alameda, numa noite triunfal de revival de todos seus sucessos. Virei grande amigo e faço questão de continuar esse forte relacionamento com alguém que dentro de uma serenidade conclama sobre seu passado: "Estou satisfeito". Satisfeito estamos todos nós, seus ardorosos fãs, pela qualidade de sua obra.

3. Algo a me emocionar é o que anda ocorrendo na unidade local do Poupatempo. Aqueles três carros ferroviários lá estacionados, sendo seu local de maior visitação é motivo de muito orgulho para mim e toda equipe da Secretaria de Cultura do governo anterior, o de Tuga Angerami. Aquilo foi obra nossa em conjunto com o Governo do Estado. Desde a inauguração do complexo tínhamos uma outra batalha a ser vencida e hoje ela está em fase de conclusão. Os carros estavam até então parcialmente cobertos, metade sob efeito de sol e chuva e parte coberta. A parte descoberta sofria demais, pois todos os carros são de madeira e da primeira década do século passado. Algo a nos ferir por dentro, pois necessitavam de constante manutenção. Depois de uma batalha iniciada lá atrás, o Consórcio que administra a unidade aceitou realizar a cobertura e ela está em fase de conclusão. Está ficando lindo. Passei por lá hoje e me emocionei ao ver das possibilidades de transformação daquele espaço coberto numa área de expansão cultural. Parabéns aos que propiciaram a finalização dessa obra. Tudo está ficando impecável e o brilhantismo do local está sendo reafirmado nesse momento. Convidem nossa Orquestra Municipal para lá se apresentarem na reinaguração do novo espaço, pois a grandiosidade do que está coberto ali merece todo nosso respeito. É uma parte da história de Bauru sendo melhor acobertada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Henrique: Li a matéria, obrigada pelos elogios.

Rosa Tolon