domingo, 26 de julho de 2009

UM COMENTÁRIO QUALQUER (48)

REFLEXÕES NUM DOMINGO CHUVOSO, NOROESTE PERDE, BOLSO ESTÁ VAZIO...
Hoje é um dia mais do que especial para Cuba e a sua rebeldia diante de um mundo capitalista e cada vez mais injusto, cruel e insano. A resistência emanada de uma pequena ilha, plantada em pleno mar do Caribe, quase na porta de entrada do Império do Capital (meio decadente é verdade, mas atuante). Outro dia fiquei impressionado ao assistir trechos do documentário do Michael Moore, gravados em Cuba. Ele levou doentes norte-americanos para conhecer Cuba. Todos eles tinham enormes dificuldades, principalmente financeiras para serem atendidos pelo sistema de saúde dos EUA. Eram tratados mal e porcamente no seu país, pois não tinham dinheiro suficiente para bancar o tratamento, por lá todo pago. É impressionante ir verificando a fisionomia de cada um quando constatavam que em Cuba os medicamentos, nos EUA tão caros, eram todos gratuitos em Cuba. A linda constatação do filme é de que o grande mal que Cuba causa ao resto do mundo, o motivo de tantas críticas estava exposto ali naquele momento: lá não se mercantiliza a saúde, a educação, a cultura, o transporte, nada. Nada disso gera lucro e isso incomoda. Sintam flashes disso retirados do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=7ncoFQdBIvU (Existem versões com legendas em português). Lembro tudo isso, pois hoje, 26/07 o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba promove o Dia Nacional da Rebeldia Cubana, na sede Nacional da Educafro. A atividade será composta por um ato-político com a presença do Cônsul de Cuba, Carlos Trejo Sosa, e da Consulesa da Venezuela, Doris Theis, e uma apresentação musical do grupo cubano SANDUNGA. Se soubesse disso com maior antecedência, lá estaria. Ainda mais porque acabo de retornar do campo do Noroeste, onde ele perdeu para um time juvenil, formado por reservas e garotos do Mirassol por 1x0. Estou de cabeça inchada.

Por fim duas coisas bem locais:
1) Lendo o JC de 24/07, algo na página 4 chama minha atenção: "O presidente do Convention Bureau de São José do Rio Preto e ex-secretário do Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Márcio Sansão, visitou Bauru. (...) Ele lembrou do processo de desenvolvimento do Trem Caipira naquela cidade: "Foi Bauru que nos apresentou a Maria Fumaça. O município foi muito importante no projeto"". Fiquei de peito estufado ao ler isso, pois Sansão reconhece o que fizemos pelo projeto daquela cidade, quando abrimos as portas do daqui de Bauru, o Ferrovia para Todos, tendo oportunidade de conhecer algo já atuante e em pleno funcionamento. Fizemos isso, durante os 4 anos que estivemos à frente do setor de Patrimônio Cultural e o resultado desponta nessa espécie de reconhecimento. O Projeto de Paraguaçu Paulista, sendo refeito após incêndio, também contou com o apoio e incentivo do de Bauru. Isso tudo é muito gratificante.

2) O deputado Vicentinho (PT-SP) estaria em Bauru na última sexta. Seu vôo não conseguiu pousar na cidade. Aeroporto novo, dito em alto e bom som como de "padrão internacional", nada desce quando garoa na cidade (ou um cachorro faz xixi na pista). A instrumentação, ainda não implantada, poderia muito bem ser feita nessas ocasiões, pelos idealizadores da mudança para aquele bucólico lugar, quando lá da pista ficariam gesticulando com tabuletas de aviso. Ele não veio e dessa forma, não conheceu a Estação da Paulista e de Tibiriçá, motivo de uma emenda do orçamento no valor de R$ 195 mil, para auxílio no restauro e reutilização daqueles espaços. A verba, que quase foi perdida, foi conseguida na "bacia das almas", pelo esforço do prefeito Rodrigo, indo até São Paulo e conseguindo oficializar documentação que Secretaria Municipal de Cultura tinha prazo até março 2009 para providenciar. O importante é que o dinheiro vem e algo poderá ser feito de imediato naquele espaço, que já respirou muita ação cultural. Torcemos para que isso volte a contecer.
Obs.: As duas fotos são de Bauru na sexta, tempo fechado, garoando, todos sem guarda-chuvas nas ruas e aeroporto fechado para balanço, ou melhor, aguardando saída do sol.

3 comentários:

Anônimo disse...

Coloca o Robertão Purini para ficar com bandeirinhas sinalizando do alto da torre.
E da-lhe elefantão em Bauru.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Ao ler seu blog vi que seu domingo não estava lá essas coisas
Sem grana no bolso noroeste perdeu pro Mirassol, isso sem falar nas
Péssimas noticias do dia a dia como gripe suína e corrupção, mas o pior ainda estava por vir ,o coringao me perde pro parmera.

Lázaro Carneiro

Mafuá do HPA disse...

PARECE TRANSMISSÃO DE PENSAMENTO, MAS NO MESMO DIA EM QUE ESCREVI O TEXTO SOBRE O AEROPORTO, RECEBO ESSE REPRODUZIDO ABAIXO:

Na última sexta feira, o Aeroporto Internacional de Bauru mais conhecido como "Robertão", foi novamente motivo de chacotas.

Dia nublado, com uma garoinha agradável e de novo nenhum avião consegue descer aqui, sem instrumentação não desce nem passarinho em dia de chuva no Aeroporto Internacional.

Esperávamos a chegada do avião em que estava o companheiro dep. Vicentinho e ficamos sabendo que o avião nem partira de SP pois o tempo impedia a aterrissagem em Bauru, um amigo e eu buscávamos informações e um funcionario do aeroporto internacional de Bauru dizia que provavelmente mais uma hora de espera e o avião chegaria. Ué, estavam esperando o que os funcionários?? Abrir o céu e fazer sol naquele dia nublado?? Pois se não tinha como descer naquele momento não seria depois de uma hora, porque não havia nenhuma tempestade, somente uma garoa, uma garoinha.

Cadê os idealizadores do aeroporto internacional de Bauru nessas horas?? Cadê os falastrões??? O ex dep. Robertão Purini um dos idealizadores poderia ficar do alto da torre com bandeirinhas sinalizando para os aviões descerem.

Uma pessoa disse que eu estava radicalizando pois o de Prudente também estava sem teto para aterrissagem, o problema é que o aeroporto de Prudente sempre ficou na dele, quietinho, aqui não. Cadê o aeroporto que iria descer boing 767, cargueiros, conexões com a Europa, Ásia, aviões de caça, lançamento de foguetes, ônibus espacial, e todo o carnaval que fizeram com esse aeroporto "internacional"??? O antigo aeroclube era mais fácil descer.

Parece que só os urubus conseguem rondar aquele local e sentir o cheiro da carniça de mais um elefantão.

Marcos Paulo
Movimento Comunismo em Ação - A RETOMADA