sábado, 17 de abril de 2010

CENA BAURUENSE (56)

FOTOS DE JOÃO ALCARÁ NO SESI E UM TRILLER DE CLARA MORENO

Escrevo aqui hoje sobre uma exposição que acontece no SESI Bauru (Rua Rubens Arruda 8-50), de 01 a 30/04, com as fotos de um amigo conhecido neste ano. JOÃO ALCARÁ é bauruense e ficou fora de Bauru por mais de trinta anos, residindo na maioria desse tempo em Sampa e voltando para cá no começo deste ano. Dentre suas atividades, uma delas é a fotografia. Viajou bastante e foi fotografando de tudo um pouco, pelos mais diferentes lugares do Brasil, além de algo bem de específico de nossa região, um ensaio feito em cima do cerrado, a vegetação típica do sertão paulista. A exposição possui um diferencial e ao bater os olhos me inspirou algo louvável. Todas as molduras das fotos foram feitas de material descartado de construções. Isso mesmo, você encontra fotos em madeiramento de janelas antigas, com as fotos no lugar dos vidros e outras possibilidades imaginadas pela cabeça do João. A qualidade é inegável e demonstra o quanto ele se pôs em movimento nos últimos tempos. Pena que o espaço do SESI comporte somente no máximo 16 fotos.

Dele pouco sei. Fui conhecê-lo durante o Carnaval, quando me foi apresentado pela amiga Alexandra Aiello, a Alê e batemos um longo papo sobre seu trabalho fotográfico. Estávamos numa trupe, instalados numa chácara e ele com sua máquina, fazendo constantes incursões pela mata no entorno, o tal cerrado. Fui revê-lo nesta semana, na quarta, 14/04, no show “Miss Balanço”, com a Clara Moreno (filha da cantora e compositora Joyce, ela a filha, uma das fontes inspiradoras da famosa música Clareana). Tomamos algumas cervejas juntos e fiquei de visitar sua exposição. Naquela noite, Ana Bia tirou fotos minha ao lado do João e na visita que fiz à exposição, cresceu a admiração, pelo belo trabalho, bem profissional e algo mais. Na visita ao SESI conheço Flávia Guedes Zimmermman, Auxiliar Administrativa e responsável pelas exposições por lá. Diz-me do belo projeto que o SESI faz com um rodízio de todas suas exposições, não só em vários locais na cidade, como nas unidades espalhadas pela região. Fiquei muito interessado em apresentar um projeto para quando completar o 100º registro do Retratos de Bauru e pretendo inscrevê-lo dentro do Edital lá existente (isso para 2011). Para encerrar com chave de ouro o post desse sábado, um filminho feito por mim na quarta, com um trecho de Clara Moreno cantando e encantando. Por fim, não deixem de ver o trabalho do João Alcará, na exposição “Imagens do Brasil”. É só até o final deste mês.

3 comentários:

Reynaldo disse...

Henrique..Meus parabens pelo seu texto "Demonizacao do Ira" publicado no jornal Bom Dia Bauru.Nos leitores temos que tomar muito cuidado e formarmos as nossa proprias opinioes quando lemos os jornais.Com certeza tem muita coisa imbutida nas reportagens que geralmente pendem para os interesses de alguem.Abracos.

Anônimo disse...

Parabéns meu caro Henrique!
Dei uma geral no seu mafua´ (que esta linkado no meu blog)
É muito bom ter notícias dos amigos novos e antigos!!!
Seu trabalho é bem diversificado e informativo.
Sigamos adiante!!

um grande abraço!!

João Nicodemos
www.poemasdonicodemos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Henrique
E ai tudo bem gostei da materia.
Tem o fone daquela Lu artista plastica.
abraço

www.flickr.com/joaoalcara
João Alcará - Fotógrafo de natureza