quarta-feira, 21 de abril de 2010

UMA MÚSICA (59)

DOMINGUINHOS NA BARRA BONITA E UM PONTO DE CULTURA, O CINEARTE

ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS - DOMINGUINHOS (Composição: Dominguinhos / Naldo Cordel) Refrão: Olha, isso aqui tá muito bom/ Isso aqui tá bom demais/ Olha, quem tá fora qué entra/ Mas quem tá dentro não sai. Verso: Vou perder me afogar no teu amor/ Vou desfrutar me lambuzar deste calor/ Te agarrar pra descontar minha paixão/ Aproveitar o gosto dessa animação.

A letra dessa música me embalou durante muito tempo, quando trabalhei no Bradesco, lá pelos anos 80. Eu e o amigo Paulão Zanferrari cantávamos quando tínhamos nossos momentos de reclamação da situação vivenciada por um trabalho cheio de rotina, dentro de uma grande instituição bancária ("quem tá fora qué entra, mas quem tá dentro não sai"). Ela nunca mais me saiu da memória. Assim como a admiração por Dominguinhos, um dos seus criadores (Meses atrás ganhei um LP do Lázaro Carneiro, inteiro asanfonado pelo mestre Dominguinhos). Pois ele esteve aqui na região final da semana passada, em Lins e na Barra Bonita. E foi num final de semana marcado pela realização dos Stand Ups (contei três), ou seja, os falatórios intermináveis feitos por uma só pessoa no palco, todos tentando algo no estilo engraçadinho, mas a maioria de gosto discutível. Não tive como resistir, fugi de todos, bati as asas. E para algo mais do que único, convido uma legião de amigos e voamos quase 60km.

Domingo, 18/04, comecinho da noite, um evento gratuito na Barra Bonita, um show em praça pública com nada menos que DOMINGUINHOS, nosso rei do acordeon. Lotamos o carro da Ana Bia, indo eu, ela, Vinagre, Duílio Duka e a mana Helena. Chegamos por volta das 19h, horário marcado para início e com pouco menos de trinta minutos de atraso, o instrumentista e uma maravilhosa banda sobem ao palco. Comprando uma cervejinha ouço de um cara ao lado: “Esse aí só toca isso, não sai desse batidão”. Olhei para ele com a cara mais incrédula do mundo, pois o que estava a ouvir no palco antes do show é que foi de uma infelicidade de dar gosto. Show de Dominguinhos e os programadores locais ficam a tocar rock, pagode e funk antes de um show de baião nordestino. Pura falta de sensibilidade e quanto ao comentário, infeliz e com certeza feito por alguém já totalmente dominado por essa porcariada que nos despejam no dia-a-dia. Do show, só aplausos efusivos. Dancei na grama da Praça do Teleférico, o que já pode ser considerado um grande feito. Dominguinhos estava falante, fez questão de chamar um dos mais exaltados de sua banda de B.B. King do sertão, no que foi aplaudido e num outro momento trouxe ao palco Ozzi dos Palmares, que arrasou com sua viola. Vinagre aproveitou para papear com o Secretário de Cultura da Barra e encontramos por lá um alegre casal bauruense, que haviam passado o dia por lá e até almoçado com o cantor.

Quase ao final do show, saímos de fininho e cheios de remorso fomos para a sede da antiga legião Mirim, onde os amigos Marcelo Cavinatto e a esposa Cacá estavam inaugurando o mais novo Ponto de Cultura da cidade, com o projeto "Cinearte, Cinema e Arte para Todos" todo voltado para o cinema. Na programação do final de semana, que havia começado sexta, a exibição do filme “Zuzu Angel”. Já falei desse espaço por aqui e volto a dizer, está em franca recuperação e em breve deverá se tornar um dos agitos daquela cidade. Comemos pipoca, assistimos trechos do filme, circulamos pelo local e falamos dos embates futuros nesse ano eleitoral. No retorno, dos cinco, um não bebeu, justamente o Vinagre e foi ele quem nos trouxe em segurança para Bauru. Voltamos todos cantarolado Dominguinhos pelo caminho e ouvindo os roncos do Duka. Gravei um trechinho do Dominguinhos comandando o espetáculo lá pelos lados das barrancas do Tietê:

Um comentário:

Anônimo disse...

Dominguinhos é fantástico,um mestre,vem da cidade de minha mãe,Garanhuns,e mexe com as raízes!maravilhoso aproveitar essas oportunidades.compartilho com os que gostam algo q encontrei no youtube,momento mágico em 2007 no encontro de Lua com Yamandu Costa(q vimos juntos em Jau,lembra?).gde bjo!Marisa F.

http://www.youtube.com/watch?v=glhnv18HGog