segunda-feira, 5 de abril de 2010

UMA AMIGA DO PEITO (36)

TATIANA CALMON, 47 ANOS DE IRREVERÊNCIA E POSTURA CRÍTICA
Amigos a gente conta nos dedos, nos de uma só mão, dizem muitos. Também penso assim, pois é cada vez mais difícil confiar nas pessoas diante do mundo atual. O negócio hoje é um "salve-se quem puder" ou até um "antes só que mal acompanhado". Outra amiga apregoa que "boi preto anda com boi preto". A amizade com Tatiana é mais nessa linha, pois quem pensa e age na mesma linha de pensamento acaba seguindo pela mesma trilha. E pensando assim é impossível não ser amigo dessa incansável batalhadora. Ser amigo dela é um privilégio, ser convidado para sua festança de aniversário, mais ainda.

Tatiana é uma pessoa alegre, de bem com vida, mesmo essa tendo lhe aplicado uns percalços ao longo do tempo. Driblou maravilhosamente tudo e consegue manter uma autenticidade difícil de ser encontrada hoje em dia. Pessoa rara, ou melhor, jóia rara. Convivo pouco com ela, trocamos poucas confabulações, mas nas poucas vezes bate uma empatia, uma certeza de que estamos no caminho certo ao tocar nossas vidas. Sua filha Dandara, 17 anos tem quase a idade do meu filho. Vivemos intensamente o nascimento dos dois e relembramos algo também sobre isso (qualquer dia posto aqui fotos dos dois sujos de macarronada).

No último sábado, 03/04, debaixo de uma chuva que insistia em cair durante todo o dia, amigos e parentes foram até sua casa e saborearam uma suculenta feijoada (sai de lá carregado e quase necessitando de serviços médicos). O melhor de tudo foi privar de momentos ao lado dela, do maridão, o vereador Roque Ferreira, dos filhos todos, irmãos, parentes e de gente que gostam e vivenciam o dia-a-dia de tão encantadora pessoa. Enquanto ela esteve na cozinha, cuidando do refino do acepipe a ser servido, a conversa divagou e falamos de tudo, mas quando parou para comer e pode jogar conversa fora, dominou o recinto. Só deu ela. Falou e cantou, isso mesmo, fui pego de surpresa quando ela adentra a área de sua casa empunhando um violão, presente do seu falecido pai, o Fredão Calmon e diz logo de cara: "Cuidado com esse, último presente de meu pai". E cuidou do objeto enquanto ele esteve em cena. Entrou cantando uma música de Mercedes Sosa, em castelhano. Engasgei com um osso de porco na traquéia e tentando localizar a máquina para gravar tudo, quase me cai o prato no chão e perco a apresentação, ao estilo do melhor e bom karaokê. Perdi a oportunidade da gravação.

Depois ela atendendo a pedidos cantou de tudo um pouco e me deixou gravar algo rápido. Não vou citar nomes dos presentes, pois não conheço todos de sua família e nem alguns amigos. Fica chato ficar citando só os que conheço. As fotos estão aí e o vídeo com ela cantando, uma raridade, que será guardado para sempre. Daqui para frente, algo irá lhe atormentar toda festa em que estiver presente, um pedido meu para que toque (toca só tres notas, como ela mesma disse) e cante Mercedes Sosa. Queríamos esperar a chuva passar para ir embora, mas como ela insistia em continuar, jantamos e depois, pouco a pouco o grupo foi se dispersando. Vendo a panela ainda com mais da metade, me despedi com um pedido: "Posso voltar amanhã?".

A Tatiana precisa viver uns cem anos para continuarmos aprontando um pouco mais (cada vez mais) e pregando umas peças nos poderosos deste mundo.

8 comentários:

Anônimo disse...

alegria de viver, maturidade, carinho.. são algumas palavras que podem ser ditas pra falar da tatiana. além de ser uma mulher guerreira - como se percebe logo de cara - é mesmo necessário que viva muito pra engrandecer nosso país que tanto precisa das mulheres que mudam o mundo. tatiana é uma delas. fiquei muito mais feliz do que já estou em compartilhar deste momento de muita paz e de muito amor. obrigada henrique. ana bia

Anônimo disse...

A Tatiana é uma pessoa rara, uma guerreira. Fiquei com vontade da feijoada. Adoro a comida e o jeito debochado dela rir da vida.
Amanda

Anônimo disse...

Conheço essa feijoada e posso afirmar que é a melhor do mundo. Tanto pela companhia quanto pelo sabor.
A chuvarada me impediu de ir, mas, ano que vem to lá.
Neiva

Paola disse...

Belo texto sobre uma pessoa maravilhosa!
Tati é daquele tipo de pessoa que a gente pode contar sempre... pra rir, chorar, comemorar...
Que bom ter você nas nossas vidas!
Amamos você!
Beijos.
Paola, Dú e Manô.

Anônimo disse...

É sempre bom compartilhar momentos especiais, com pessoas especiais... Em se tratando das comemorações da Tati, tudo vira espetáculo. Até porque, ela sozinha é um show completo!!! Minha irmã, minha amiga... é a melhor pessoa que conheço. Tenho muito orgulho de você. Te amo!
Esther

Anônimo disse...

Uma baita de uma guerreira e se me perguntarem como a qualifico:

Um touro indomável.

Rosana

Anônimo disse...

Muito fácil ser indomável, quando se tem um certo poder aquisitivo nesse país, a isso chamo de cômodo, indomável diria das pessoas que teem que matar 10 leões por dia para sobreviver, que buscam as suas sobrevivencias nas ruas todos os dias, vendendo balas, canetas, etc, a esses chamo indomáveis, e que teem que a cada dia tentar domar as suas próprias necessidades gritantes.

Anônimo disse...

Que a Tatiana viva não 100 anos mais 1.0000 anos, mas deem licença, vale salintar sem cantar, pois ela parece aquele samba de uma nota só, a mulher canta mal, desafina, entala a voz morre no final das notas,acrescentou coisas que não existem na letra da música Canción con Todos, isso é uma afronta bárbara, a grande celebre cantora Mercedes sosa (In memoriam).
Vamos combinar para a próxima cachaçada com a Tatiana manda ela cantar um samba de zeca pagodinho, estes são bem fáceis de serem cantados por gente da cachaça como Tatiana &Cia.
Só um grande compositor e interpetre como Fagner, que tem gabarito para cantar em qualquer idioma, até em mandarim,..rss e este sim fez uma parceria belissima com a Mercedes na música Anõs.
Recadinho para a Tatiana Calmom deixa isso de cantar em catelhano para quem sabe, tenta um samba de crioulo doido, esses são bem fáceis de cantar, e a tua turma da cachaça vão adorar, pois é a lingua de todos voces ok?