domingo, 18 de abril de 2010

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (12)

GLOVER E O ATIVISMO DOS ARTISTAS TUPINIQUINS

Abro os jornais nesse último sábado e algo me chama a atenção. O ator norte-americano, Danny Glover, 63 anos, também ativista político, principalmente dos direitos dos negros, foi preso em seu país, na cidade de Maryland, por participar de uma manifestação diante da multinacional francesa da área de alimentos, a Sodexho. A empresa é acusada de práticas abusivas contra empregados e más condições de trabalho. Glover, juntamente com outros 11 manifestantes ficou detido pelo simples fato de efetuarem protestos pacíficos, num país, o dito maior propagador das liberdades individuais do planeta. Pura balela, comprovada na prática a cada notícia como essa. Pode sim, é pegar cana dura de alguns anos pela ousadia de protestar diante do poder econômico.

Outra coisa, girando o foco para nossos atores e artistas de um modo geral. Motivos para manifestações variadas temos visto aos borbotões pelo Brasil e alguém aí na platéia teria visto algum ator global participando de alguma dessas, pondo a cara para bater e comprando briga ao lado dos menos favorecidos? Vivem em sua grande e quase absoluta maioria, num outro mundo, totalmente apartados do resto do país. Se vivo fosse, Ernesto Varela (sim, EV está morto e seu criador, Marcelo Tas, vive outro momento, mais light e menos elucidativo), o intrépido repórter que perdia o amigo, mas nunca a piada, teria dito: “Meus caros atores globais, como é fácil se dizer contra isso e aquilo, mas sem se engajar em nada. Uma falinha aqui, outra acolá, um escritinho aqui, outro ali, mas sem pisar o pé na merda. Uma maravilha se dizer contra, mas ação concreta nenhuma, never de catibiriba, possibilidade nula, diria mesmo inexistente. O ocorrido com Danny Glover não lhes diz nada?”. E mais nada precisaria ser dito.

Por fim, algo que não me esqueço. Meu amigo, ativista contínuo e incessante das boas causas, sempre comprando brigas, levando esbarrões e bofetadas, Duílio Duka de Souza, um intrépido professor, funcionário público do estado mais rico da Federação (e com salários dos mais injustos), certa vez, quando ainda dirigente da Apeoesp, foi até Durban, África do Sul, num Congresso Mundial sobre Educação e lá encontrou-se com Danny Glover. No registro feito, ambos na foto (percebam, só para distinguirem melhor, o mais baixo é o Duka), num dos momentos de descontração do Encontro, aliás num encontro de guerreiros. Reverencio a ambos com a mesma intensidade. Varela deixaria a todos uma perguntinha: “Quem no Brasil entre nossos astros poderia ser porcamente comparado a Danny Glover? Me digam”. Cai o pano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui no nosso Brasil credito isso a um Chico Buarque de Hollanda. Esse não se intimida de expor sua cara em defesa do MST, reforma agrária, mas não o vejo na frente de luta, como o ator americano. Chico mesmo assim é um bravo a lutar por um Brasil melhor. Sua obra não fica exposta a serviço dessa porcariada toda que visualizamos hoje por aí.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Concordo contigo Paulo Lima. Por isso que o Chico é tão deixado de lado pela grande imprensa.
O Danny Glover por ser um ator hollywoodiano se atreve mais, aqui no caso dos globais nem pensar.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação