terça-feira, 14 de setembro de 2010

DUAS FRASES (56)

QUASE UM STRIKE POLÍTICO E A DISCRIMINAÇÃO QUE NÃO ACABA MAIS
Cena bauruense acontecida hoje, 12h40, cruzamento da Avenida Rodrigues Alves com Nações Unidas, quando do retorno de buscar o filhote na escola. Dois carros se chocam e invadem a calçada da praça quase atingindo nove contados personagens políticos dessa eleição, todos ali estacionados e estaticamente sorrindo para os transeuntes. Ambos os carros subiram na calçada, freando a menos de um metro de provocarem um hilário STRIKE. As fotos tiradas por mim e meu filho comprovam o inusitado. Contei oito candidatos e até o presidente Lula dentre os a serem derrubados. Na parada para a foto, um boyzinho, desses com carrão que nem sei o nome, grita da janela que o "barbudo" poderia ter sido abalroado. Fiquei incrédulo (eram 9 e ele só achou que um deveria cair) e só não o mandei à PQP por absoluta falta de tempo. O sinal abriu e ele arrancou cantando pneus, como fazem todos os de reduzido QI. O ocorrido me faz escrevinhar algo mais sobre Preconceito e Discriminação.

Primeiro uma frase do Renato Russo, que estava querendo encaixá-la aqui de alguma forma. Hoje caiu como uma luva. “Se um ator faz o papel de um assassino, ninguém vai achar que ele é um assassino. Agora, se um ator faz papel de gay, todo mundo vai achar que ele é. Tem alguma coisa errada... Isso me interessa profundamente. A humanidade é desumana, mas acho que ainda temos uma chance”, essa a frase. No Brasil uma classe social parece não avançar e usam Lula como bode expiatório de tudo e para tudo, é o dedo, a barba, o linguajar, a pinga, o jeito caipira, a língua enrolada, etc e etc. O negócio já chegou à raias do absurdo. Na continuação disso tudo, agora é Dilma, a quase presidente do país. Falam tudo dela, que é feia, dentuça, desengonçada, guerrilheira, teleguiada, etc e etc. Quando o preconceito e a discriminação já estão embutidos dentro da pessoa, já era, não adianta mais, está irremediavelmente perdida. Os e-mails continuam a chegar aos borbotões, um mais escabroso que o outro. Esse pessoal tem uma imaginação fértil, uma criatividade toda voltada para o lado fútil e pior, um lado pernicioso, que num pulo pode passar para algo ainda mais agressivo.

Só para terem exemplos, mais dois e-mails recebidos.
1. "A candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, foi fotografada em Campo Grande, segunda-feira, utilizando um adorno no ouvido, além dos brincos. Trata-se - segundo noticiou um blog local, assinado por Valfrido Silva - de um "ponto eletrônico", que permite a quem o utiliza ouvir instruções de outra pessoa, talvez um assessor ou assessora. Vejam o presidente Lula ao lado da companheira Dilma. É claro que ele sabe que aquele “adorno” no ouvido da candidata é um ponto eletrônico. Sabe e aprova porque sabe também que ela é incompetente e incapaz de um simples raciocínio lógico. Os fatos contra a boneca de ventríloquo Dilma se acumulam, mas o eleitorado prefere o abismo. Pois bem: depois não se façam de vítimas, de que não foram avisados". A cada dia inventam fotos, datas, legendas e profetizam em cima disso. Verdadeiros pitonisas, gurus do apocalipse.

2. APELO DE UM AMIGO. Prezados Amigos e Amigas - Tenho recebido e-mails de cunho político e a grande maioria é contra a Dilma e esculachando o PT/Lula (não se consegue desvincular um do outro). Assim, para agir de forma democrática e contribuir com o debate e mostrar que Dilma já deu as suas contribuições para o avanço do Brasil, peço: 1)fotos dela lutando pela democracia (Tem que existir! Por exemplo: uma foto da Dilma nas Diretas Já!); 2) uma foto da Dilma em uma passeata pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita!; 3) uma foto da Dilma em algum evento pela Constituinte Livre e Soberana!; 4) uma foto no Impeachment do Collor; uma foto ou vídeo, que mostre ela indignada com o Mensalão ou com a história do dinheiro nas cuecas, nas malas, nas meias, etc; 5) uma foto ou vídeo de algum trabalho social de que ela já tenha participado; 6) uma foto ou vídeo em que ela se mostre autenticamente simpática (deve haver!!!); 7) uma foto dela com o marido (será que ela tem marido? Afinal de contas se ela for eleita queremos saber quem será o "primeiro damo" do Brasil); 8) ou como as "más línguas" dizem que ela é "sapatona" ao menos me enviem a foto da namorada (que será, caso ela seja eleita, a primeira dama do Brasil). Não podemos ter uma presidenta sobre a qual não sabemos absolutamente nada, a não ser da boca para fora. Chega de boatos, de "disse-me-disse". Queremos fotos! Notícias de jornal! Documentos históricos! Divulgue esta campanha e ajude a acabar com o Apagão Biográfico da Dilma. O Brasil quer saber mais!". Brincadeira de péssimo gosto, recheado de muito preconceito. Rebater um a um e traçar um perfil favorável dela é coisa das mais simples, mas eles tecem como se fosse algo intransponível, meramente impossível. E as fotos dela chavista, como se isso fosse algo de todo ruim.

Como sou um homem de ir juntando frases, encerro hoje com mais uma, um sonho de que esses repensem sobre o que estão a fazer. Essa do Goethe, bem velhinha e mais atual impossível: "...A nossa vida física... vida social, os nossos hábitos, costumes, filosofia, religião e até os nossos conhecimentos casuais, estão constantemente proclamando: ... É PRECISO RENUNCIAR!!!...".

Em tempo: Um verdadeiro strike está para acontecer na eleição presidencial e já no primeiro turno (hoje seria de lavada, 54% a 26%), quando Dilma será eleita e derrubará de uma vez só o preconceito e a discriminação, que uma minoria faz questão de ficar repassando entre eles mesmos, de um lugar para outro via internet, como baratas tontas, meio que sem rumo, desorientadas.

Nenhum comentário: